Buscar

O Combate ao Suicídio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola Municipal de Educação Básica Piauí
Professor(a): Rosângela Leal 
Aluno(a): __________________________________________ Turma: ________
Data: ____/____/____
Disciplina: Ensino Religioso - O Combate ao Suicídio
O COMBATE AO SUICÍDIO
O suicídio é um fenômeno complexo que intriga a humanidade ao longo dos séculos e que tem natureza multifatorial, ou seja, pode ser relacionado a fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros. Um dos principais agentes causadores do suicídio, entretanto, é o próprio estado mental do suicida, destacando-se que o acometimento de algum transtorno mental conforma um importante fator de risco: depressão, por exemplo, é o diagnóstico prevalente em suicídios consumados.
As estatísticas ilustram porque o tema representa um importante problema de Saúde Pública na atualidade: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, o que totaliza 800 mil casos por ano (OMS, 2019).
A MORTE NUNCA SERÁ SOLUÇÃO
Diga sim à vida! Eu sei que dói, e na maior parte das vezes a gente acha que não vai mais aguentar, mas se você acreditar em si mesmo, você consegue. Seja forte, uma hora, cedo ou tarde, tudo isso vai passar. As coisas melhoram e você aprende a ser feliz! Apenas mantenha-se vivo!
A FÉ COMO MECANISMO DE ESPERANÇA
“No cristianismo, a experiência de fé vem junto com a esperança. Um Deus que é amor e que morre por nós nos leva a ter esperança neste mesmo Deus. A entrega de Cristo por nós nos faz ver que a vida é um dom precioso, a ponto de Deus mandar o seu Filho ao mundo como vítima pascal a fim de nos salvar”, diz o Padre Waldir.
É de fundamental importância o cuidado e a atenção à singularidade sempre presente no sofrimento humano. A forma com que cada um poderá lidar com determinadas experiências dependerá também de sua própria organização psíquica, ou seja, da posse de recursos internos mais ou menos estruturados.
Algumas situações de tentativas de suicídio são resultantes de contextos nos quais o sujeito se vê acometido por uma invasão de estímulos que seu aparelho psíquico se mostra incapaz de processar. Assim, diante da vivência de intensa dor psíquica, para algumas pessoas o ato de matar-se parece ser a única via de descarga possível.
Suporte, apoio e compreensão dos familiares contribuem efetivamente, além de ser indicado o acompanhamento de profissionais especializados na área da saúde mental, sobretudo o tratamento psicológico, uma vez que estes poderão oferecer uma escuta adequada e legitimação de seu sofrimento, auxiliando no fortalecimento de recursos psíquicos para ressignificação do momento vivenciado.
Além destes, outros recursos, tais como o Centro de Valorização da Vida (CVV), podem ser acessados, visto que consistem em canais de acolhimento aos conteúdos emocionais despertados nessa fase. O telefone 188 está sem disponível para ajudar pessoas que em algum momento da vida precisam de ajuda.

Continue navegando