Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "A pedra nos rins é uma das doenças urológicas mais frequentes e sua incidência ainda é aumentando. Fatores de dieta e estilo de vida desempenham um papel importante na patogênese de formação de cálculos e precisam ser adaptados para reduzir ou prevenir a recorrência do cálculo. Para prevenir a cristalização, o pH urinário precisa ser monitorado com precisão em resposta a intervenções médicas ou dietéticas." Fonte: DE CONINCK, V. et al. Evaluation of a Portable Urinary pH Meter and Reagent Strips. Journal of Endourology. v. 32, n. 7, p. 647–652. Paris, 2018. . Acesso em 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o equilíbrio ácido-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Acidose é o excesso de ácidos e alcalose o acúmulo de bases, ambos no sangue ou em outros fluidos corporais.
II. ( ) A regulação de ácido-base procede de menos concentração de hidrogênio no liquido extracelular.
III. ( ) A metabolização celular gera mais quantidades de substâncias ácidas.
IV. ( ) O sistema tampão acontece no meio extracelular através da glicose.
V. ( ) O aumento da pressão parcial de CO2 (PaCO2) causa acidose respiratória.
1. F, F, V, F, V.
2. V, F, F, V, V.
3. V, F, V, F, V.
4. V, V, F, F, V.
5. F, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Observamos numerosas e marcantes diferenças na composição da urina de indivíduos formadores de cálculos e não formadores de cálculos, com corpos maiores em comparação aos menores. Os participantes com maior IMC excretaram mais oxalato urinário, ácido úrico, sódio e fosfato do que os participantes com menor IMC e apresentaram menores valores de pH urinário.” Fonte: TAYLOR, E.N.; CURHAN, G.C. Body Size and 24-Hour Urine Composition. American Journal of Kidney Diseases, v. 48, n. 6, p. 905-915, Massachusetts, 2006. . Acesso em: 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado de volume e composição urinária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Durante o período diurno tem-se maior produção urinária já que as atividades do indivíduo estão reduzidas.
II. ( ) De 1200ml a 1500ml é o volume diário normal de urina de um adulto.
III. ( ) Poliúria é o aumento do volume urinário superior a 2500ml/24h.
IV. ( ) Oligúria é a diminuição do volume urinário menor que 500ml/24h.
V. ( ) Configura anúria quando estima-se o volume menor que 100ml/24h por 2 a 3 dias consecutivamente, já que indicam falha dos rins em produzir urina.
1. F, V, V, V, V.
2. F, V, F, V, F.
3. V, F, F, F, V.
4. V, F, V, F, V.
5. F, F, V, V, V.

Os néfrons são estruturas responsáveis pela filtração e formação urinária, formados basicamente por corpúsculo renal, que compõe o glomérulo envolvido pela cápsula de Bowman, os túbulos renais, a alça de Henle e o ducto coletor.
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir a assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O glomérulo renal é formado por rede de capilaridade dentro da cápsula de Bowman.
II. ( ) Os néfrons têm estruturas denominadas de túbulo superficial e túbulo distal.
III. ( ) Os néfrons justamedulares envolvem o ducto coletor, no qual promovem a concentração urinária.
IV. ( ) Os glomérulos são responsáveis pelo ultrafiltrado urinário, que se forma à medida que vai passando por toda extensão do néfron.
V. ( ) A taxa de filtração glomerular é um tipo de indicador de função renal, associado aos aspectos físicos e à quantidade de componentes que ultrapassam o glomérulo.
1. V, F, F, F, V.
2. V, F, F, V, F.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, V.
5. F, V, F, V, F.

A taxa de filtração glomerular (TGF) é utilizada para estimar a progressão da doença renal crônica. Há vários estudos que indicam que a mudança na TFG é relacionada a riscos de doenças renais. A depuração de substâncias que são filtradas livremente pelos glomérulos, que não sejam tão reabsorvidas e não saiam por secreção tubular, são as mais sofisticadas para analisar nesses casos.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a taxa de filtração glomerular (TFG), analise as afirmativas a seguir:
I. A taxa de filtração glomerular também avalia função intestinal, visto que participa da absorção de água.
II. A média da TFG em homens é de 125ml/min e nas mulheres 105ml/min, dessa forma, no homem tem maior limiar.
III. A constância da TFG nos rins é importante para homeostase corporal, pois ajuda a equilibrar os componentes orgânicos.
IV. Quanto mais baixa for a TFG, mais alto será o risco de progressão da doença.
1. I e IV.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: "A urina tornou-se um dos biofluidos mais atraentes na proteômica clínica, pois pode ser obtida de forma não invasiva em grandes quantidades e é estável em comparação com outros biofluidos. O proteoma urinário foi estudado por quase todas as tecnologias de proteômica, mas o perfil de proteínas urinárias e peptídeos baseados em espectrometria de massa emergiu como o mais adequado para aplicação clínica." Fonte: DECRAMER, S. et al. Urine in Clinical Proteomics. Biomarkers of Diseases & Conditions, v. 10, n. 7, p. 1850-1862, Rockville, 2008. . Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a composição final da urina no sistema renal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os integrantes da urina são basicamente: água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia.
II. Em estados patológicos podem surgir quantidades elevadas na urina de: corpos cetônicos, proteínas, glicose, porfirinas e bilirrubina.
III. Na urina pode surgir presenças de cilindros, cristais, células sanguíneas em pouca quantidade, células epiteliais. Isso tudo depende da quantidade e dos distúrbios metabólicos e renais apresentados do indivíduo.
IV. A composição final da urina pode apresentar restos fecais, o que é considerado normal.
V. É comum haver na urina excesso de bactérias, já que sua contaminação é recorrente.
1. III e V.
2. I, II e III.
3. III, IV e V.
4. I e V.
5. II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: "O córtex renal e as pirâmides renais da medula renal constituem o parênquima, que é a parte funcional do rim. No interior do parênquima encontram-se as unidades funcionais do rim em que são aproximadamente 1 milhão de estruturas microscópicas, chamadas de néfrons." Fonte: TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, p. 1014.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as unidades funcionais dos rins como parte de extrema importância para o adequado funcionamento do sistema renal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os néfrons são compostos basicamente por glomérulos, túbulos renais, alça de Henle e ducto coletor.
II. Os néfrons são constituídos de glândulas supra-renais e túbulos coletores.
III. O sistema funcional dos néfrons armazenam urina e filtram o plasma.
IV. As estruturas que compõem os néfrons são responsáveis pela filtração, reabsorção e secreção para regulação dos fluidos corporais.
1. I e II.
2. II e III.
3. III e IV.
4. I e IV.
5. I e III.

Os néfrons são unidades funcionais unidas por tecido conectivo dentro do rim, capazes de executar todas as funções do órgão renal, inclusive formar o líquido urinário. Os néfrons possuem acessórios complexos e de grande importância, nos quais cada região estrutural é responsável pelo funcionamento renal.
Analise a figura a seguir: De acordo com a imagem e o conteúdo estudado sobre a estrutura e função do néfrons, analise as afirmativas a seguir:
I. O que está representado no item 1 é o túbulo contorcido proximal, que se liga ao túbulo contorcido distal através da alça de Henle. Já no item 4, temos o túbulo contorcido distal, que se liga-se túbulo coletor.
II. O que está representado em 2 é o glomérulo, que se conecta ao túbulo proximal. Já no item 3, temos a alça de Henle, que é ligada ao túbulo contorcido distal e proximal.
III. O que está marcado em 5 é o ducto coletor, que é próximo aos glomérulos; e em 4, o túbulo contorcido proximal ao lado do ducto coletor.
IV. O que está marcado em 5 é o glomérulo conectado ao ducto coletor; e em 4, o túbulo contorcido distal, conectado à alça de Henle.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "Água e eletrólitos estão em equilíbrio dinâmico entre os vários compartimentos, estes separados entre si por membranas semipermeáveis: o intracelular do interstício pela membrana celular e o interstício do intravascular pelo endotélio." Fonte: Equilíbrio hidroeletrolítico e hidratação no paciente cirúrgico. Fundamentos em clínica cirúrgica. v. 41, n. 3, p. 287-300. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre regulação e o equilíbrio orgânico realizado pelo sistema renal, analise os termos a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Balanço positivo.
2) Balanço negativo.
3) Hipervolemia.
4) Hipovolemia.
5) Normovolemia.
( ) Substância sendo mais eliminada e entrando menos ao organismo.
( ) Substância elevada no plasma sanguíneo e a excreção reduzida.
( ) Estado de normalidade do volume plasmático na corrente sanguínea.
( ) Volume plasmático elevado, mais que o normal.
( ) Ingestão hídrica negativa e volume plasmático reduzido.

Leia o trecho a seguir: "Os rins são órgãos com formato de grão de feijão, que estão localizados na parede posterior da área abdominal, ao lado da coluna vertebral, detalhadamente na última vertebra torácica e terceira vértebra lombar, e próximo as costelas. O rim direito localiza-se próximo ao fígado, situando-se inferior em comparação ao rim esquerdo. Em um adulto, o tamanho médio do rim é cerca de 12cm de altura, 6cm de largura e 3cm de espessura, e peso 150g." Fonte: MARIEB, E. et al. Anatomia Humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2014, p. 751.
De acordo com essas informações o conteúdo estudado sobre anatomia renal, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Hilo renal.
2) Glândula supra-renal.
3) Cápsulas renais.
4) Córtex renal.
5) Medula renal.
( ) Região do rim com a qual veias, artérias e ureteres se conectem, tendo acesso ao funcionamento renal.
( ) Três camadas de tecidos responsáveis por constituírem o formato do rim e servir como barreira de proteção, são: cápsula fibrosa, cápsula de tecido adiposo e fáscia renal.
( ) Localiza-se na região superior na parte externa de cada rim.
( ) Área interna renal, mais profunda, em que são abundantes as pirâmides renais e o ápice da pirâmide é a papila renal.
( ) Em corte frontal do rim é uma região superficial de cor vermelho-claro, onde seus componentes se expandem nas pirâmides que são as colunas renais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "A pedra nos rins é uma das doenças urológicas mais frequentes e sua incidência ainda é aumentando. Fatores de dieta e estilo de vida desempenham um papel importante na patogênese de formação de cálculos e precisam ser adaptados para reduzir ou prevenir a recorrência do cálculo. Para prevenir a cristalização, o pH urinário precisa ser monitorado com precisão em resposta a intervenções médicas ou dietéticas." Fonte: DE CONINCK, V. et al. Evaluation of a Portable Urinary pH Meter and Reagent Strips. Journal of Endourology. v. 32, n. 7, p. 647–652. Paris, 2018. . Acesso em 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o equilíbrio ácido-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Acidose é o excesso de ácidos e alcalose o acúmulo de bases, ambos no sangue ou em outros fluidos corporais.
II. ( ) A regulação de ácido-base procede de menos concentração de hidrogênio no liquido extracelular.
III. ( ) A metabolização celular gera mais quantidades de substâncias ácidas.
IV. ( ) O sistema tampão acontece no meio extracelular através da glicose.
V. ( ) O aumento da pressão parcial de CO2 (PaCO2) causa acidose respiratória.
1. F, F, V, F, V.
2. V, F, F, V, V.
3. V, F, V, F, V.
4. V, V, F, F, V.
5. F, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Observamos numerosas e marcantes diferenças na composição da urina de indivíduos formadores de cálculos e não formadores de cálculos, com corpos maiores em comparação aos menores. Os participantes com maior IMC excretaram mais oxalato urinário, ácido úrico, sódio e fosfato do que os participantes com menor IMC e apresentaram menores valores de pH urinário.” Fonte: TAYLOR, E.N.; CURHAN, G.C. Body Size and 24-Hour Urine Composition. American Journal of Kidney Diseases, v. 48, n. 6, p. 905-915, Massachusetts, 2006. . Acesso em: 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado de volume e composição urinária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Durante o período diurno tem-se maior produção urinária já que as atividades do indivíduo estão reduzidas.
II. ( ) De 1200ml a 1500ml é o volume diário normal de urina de um adulto.
III. ( ) Poliúria é o aumento do volume urinário superior a 2500ml/24h.
IV. ( ) Oligúria é a diminuição do volume urinário menor que 500ml/24h.
V. ( ) Configura anúria quando estima-se o volume menor que 100ml/24h por 2 a 3 dias consecutivamente, já que indicam falha dos rins em produzir urina.
1. F, V, V, V, V.
2. F, V, F, V, F.
3. V, F, F, F, V.
4. V, F, V, F, V.
5. F, F, V, V, V.

Os néfrons são estruturas responsáveis pela filtração e formação urinária, formados basicamente por corpúsculo renal, que compõe o glomérulo envolvido pela cápsula de Bowman, os túbulos renais, a alça de Henle e o ducto coletor.
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir a assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O glomérulo renal é formado por rede de capilaridade dentro da cápsula de Bowman.
II. ( ) Os néfrons têm estruturas denominadas de túbulo superficial e túbulo distal.
III. ( ) Os néfrons justamedulares envolvem o ducto coletor, no qual promovem a concentração urinária.
IV. ( ) Os glomérulos são responsáveis pelo ultrafiltrado urinário, que se forma à medida que vai passando por toda extensão do néfron.
V. ( ) A taxa de filtração glomerular é um tipo de indicador de função renal, associado aos aspectos físicos e à quantidade de componentes que ultrapassam o glomérulo.
1. V, F, F, F, V.
2. V, F, F, V, F.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, V.
5. F, V, F, V, F.

A taxa de filtração glomerular (TGF) é utilizada para estimar a progressão da doença renal crônica. Há vários estudos que indicam que a mudança na TFG é relacionada a riscos de doenças renais. A depuração de substâncias que são filtradas livremente pelos glomérulos, que não sejam tão reabsorvidas e não saiam por secreção tubular, são as mais sofisticadas para analisar nesses casos.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a taxa de filtração glomerular (TFG), analise as afirmativas a seguir:
I. A taxa de filtração glomerular também avalia função intestinal, visto que participa da absorção de água.
II. A média da TFG em homens é de 125ml/min e nas mulheres 105ml/min, dessa forma, no homem tem maior limiar.
III. A constância da TFG nos rins é importante para homeostase corporal, pois ajuda a equilibrar os componentes orgânicos.
IV. Quanto mais baixa for a TFG, mais alto será o risco de progressão da doença.
1. I e IV.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: "A urina tornou-se um dos biofluidos mais atraentes na proteômica clínica, pois pode ser obtida de forma não invasiva em grandes quantidades e é estável em comparação com outros biofluidos. O proteoma urinário foi estudado por quase todas as tecnologias de proteômica, mas o perfil de proteínas urinárias e peptídeos baseados em espectrometria de massa emergiu como o mais adequado para aplicação clínica." Fonte: DECRAMER, S. et al. Urine in Clinical Proteomics. Biomarkers of Diseases & Conditions, v. 10, n. 7, p. 1850-1862, Rockville, 2008. . Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a composição final da urina no sistema renal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os integrantes da urina são basicamente: água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia.
II. Em estados patológicos podem surgir quantidades elevadas na urina de: corpos cetônicos, proteínas, glicose, porfirinas e bilirrubina.
III. Na urina pode surgir presenças de cilindros, cristais, células sanguíneas em pouca quantidade, células epiteliais. Isso tudo depende da quantidade e dos distúrbios metabólicos e renais apresentados do indivíduo.
IV. A composição final da urina pode apresentar restos fecais, o que é considerado normal.
V. É comum haver na urina excesso de bactérias, já que sua contaminação é recorrente.
1. III e V.
2. I, II e III.
3. III, IV e V.
4. I e V.
5. II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: "O córtex renal e as pirâmides renais da medula renal constituem o parênquima, que é a parte funcional do rim. No interior do parênquima encontram-se as unidades funcionais do rim em que são aproximadamente 1 milhão de estruturas microscópicas, chamadas de néfrons." Fonte: TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, p. 1014.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as unidades funcionais dos rins como parte de extrema importância para o adequado funcionamento do sistema renal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os néfrons são compostos basicamente por glomérulos, túbulos renais, alça de Henle e ducto coletor.
II. Os néfrons são constituídos de glândulas supra-renais e túbulos coletores.
III. O sistema funcional dos néfrons armazenam urina e filtram o plasma.
IV. As estruturas que compõem os néfrons são responsáveis pela filtração, reabsorção e secreção para regulação dos fluidos corporais.
1. I e II.
2. II e III.
3. III e IV.
4. I e IV.
5. I e III.

Os néfrons são unidades funcionais unidas por tecido conectivo dentro do rim, capazes de executar todas as funções do órgão renal, inclusive formar o líquido urinário. Os néfrons possuem acessórios complexos e de grande importância, nos quais cada região estrutural é responsável pelo funcionamento renal.
Analise a figura a seguir: De acordo com a imagem e o conteúdo estudado sobre a estrutura e função do néfrons, analise as afirmativas a seguir:
I. O que está representado no item 1 é o túbulo contorcido proximal, que se liga ao túbulo contorcido distal através da alça de Henle. Já no item 4, temos o túbulo contorcido distal, que se liga-se túbulo coletor.
II. O que está representado em 2 é o glomérulo, que se conecta ao túbulo proximal. Já no item 3, temos a alça de Henle, que é ligada ao túbulo contorcido distal e proximal.
III. O que está marcado em 5 é o ducto coletor, que é próximo aos glomérulos; e em 4, o túbulo contorcido proximal ao lado do ducto coletor.
IV. O que está marcado em 5 é o glomérulo conectado ao ducto coletor; e em 4, o túbulo contorcido distal, conectado à alça de Henle.
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "Água e eletrólitos estão em equilíbrio dinâmico entre os vários compartimentos, estes separados entre si por membranas semipermeáveis: o intracelular do interstício pela membrana celular e o interstício do intravascular pelo endotélio." Fonte: Equilíbrio hidroeletrolítico e hidratação no paciente cirúrgico. Fundamentos em clínica cirúrgica. v. 41, n. 3, p. 287-300. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre regulação e o equilíbrio orgânico realizado pelo sistema renal, analise os termos a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Balanço positivo.
2) Balanço negativo.
3) Hipervolemia.
4) Hipovolemia.
5) Normovolemia.
( ) Substância sendo mais eliminada e entrando menos ao organismo.
( ) Substância elevada no plasma sanguíneo e a excreção reduzida.
( ) Estado de normalidade do volume plasmático na corrente sanguínea.
( ) Volume plasmático elevado, mais que o normal.
( ) Ingestão hídrica negativa e volume plasmático reduzido.

Leia o trecho a seguir: "Os rins são órgãos com formato de grão de feijão, que estão localizados na parede posterior da área abdominal, ao lado da coluna vertebral, detalhadamente na última vertebra torácica e terceira vértebra lombar, e próximo as costelas. O rim direito localiza-se próximo ao fígado, situando-se inferior em comparação ao rim esquerdo. Em um adulto, o tamanho médio do rim é cerca de 12cm de altura, 6cm de largura e 3cm de espessura, e peso 150g." Fonte: MARIEB, E. et al. Anatomia Humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2014, p. 751.
De acordo com essas informações o conteúdo estudado sobre anatomia renal, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Hilo renal.
2) Glândula supra-renal.
3) Cápsulas renais.
4) Córtex renal.
5) Medula renal.
( ) Região do rim com a qual veias, artérias e ureteres se conectem, tendo acesso ao funcionamento renal.
( ) Três camadas de tecidos responsáveis por constituírem o formato do rim e servir como barreira de proteção, são: cápsula fibrosa, cápsula de tecido adiposo e fáscia renal.
( ) Localiza-se na região superior na parte externa de cada rim.
( ) Área interna renal, mais profunda, em que são abundantes as pirâmides renais e o ápice da pirâmide é a papila renal.
( ) Em corte frontal do rim é uma região superficial de cor vermelho-claro, onde seus componentes se expandem nas pirâmides que são as colunas renais.

Prévia do material em texto

Uroanálises - T.20222.B
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A pedra nos rins é uma das doenças urológicas mais frequentes e sua incidência ainda é aumentando. Fatores de dieta e estilo de vida desempenham um papel importante na patogênese de formação de cálculos e precisam ser adaptados para reduzir ou prevenir a recorrência do cálculo. Para prevenir a cristalização, o pH urinário precisa ser monitorado com precisão em resposta a intervenções médicas ou dietéticas.”
Fonte: DE CONINCK, V. et al. Evaluation of a Portable Urinary pH Meter and Reagent Strips. Journal of Endourology. v. 32, n. 7, p. 647–652. Paris, 2018. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29699425/>. Acesso em 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o equilíbrio ácido-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Acidose é o excesso de ácidos e alcalose o acúmulo de bases, ambos no sangue ou em outros fluidos corporais. 
II. ( ) A regulação de ácido-base procede de menos concentração de hidrogênio no liquido extracelular.
III. ( ) A metabolização celular gera mais quantidades de substâncias ácidas.
IV. ( ) O sistema tampão acontece no meio extracelular através da glicose.
V. ( ) O aumento da pressão parcial de CO2 (PaCO2) causa acidose respiratória. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F, V.
2. 
V, F, F, V, V.
3. 
V, F, V, F, V.
Resposta correta
4. 
V, V, F, F, V.
5. 
F, V, F, V, F.
2. Pergunta 2
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Observamos numerosas e marcantes diferenças na composição da urina de indivíduos formadores de cálculos e não formadores de cálculos, com corpos maiores em comparação aos menores. Os participantes com maior IMC excretaram mais oxalato urinário, ácido úrico, sódio e fosfato do que os participantes com menor IMC e apresentaram menores valores de pH urinário.”
Fonte: TAYLOR, E.N.; CURHAN, G.C. Body Size and 24-Hour Urine Composition. American Journal of Kidney Diseases, v. 48, n. 6, p. 905-915, Massachusetts, 2006. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17162145/ >. Acesso em: 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado de volume e composição urinária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Durante o período diurno tem-se maior produção urinária já que as atividades do indivíduo estão reduzidas.
II. ( ) De 1200ml a 1500ml é o volume diário normal de urina de um adulto.
III. ( ) Poliúria é o aumento do volume urinário superior a 2500ml/24h.
IV. ( ) Oligúria é a diminuição do volume urinário menor que 500ml/24h
V. ( ) Configura anúria quando estima-se o volume menor que 100ml/24h por 2 a 3 dias consecutivamente, já que indicam falha dos rins em produzir urina. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V, V.
2. 
F, V, V, V, V.
Resposta correta
3. 
F, V, F, V, F.
4. 
V, F, F, F, V.
5. 
V, F, V, F, V.
3. Pergunta 3
1/1
Os néfrons são estruturas responsáveis pela filtração e formação urinária, formados basicamente por corpúsculo renal, que compõe o glomérulo envolvido pela cápsula de Bowman, os túbulos renais, a alça de Henle e o ducto coletor. 
Considerando essas informações e sobre o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir a assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O glomérulo renal é formado por rede de capilaridade dentro da cápsula de Bowman.
II. ( ) Os néfrons têm estruturas denominadas de túbulo superficial e túbulo distal.
III. ( ) Os néfrons justamedulares envolvem o ducto coletor, no qual promovem a concentração urinária.
IV. ( ) Os glomérulos são responsáveis pelo ultrafiltrado urinário, que se forma à medida que vai passando por toda extensão do néfron.
V. ( ) A taxa de filtração glomerular é um tipo de indicador de função renal, associado aos aspectos físicos e à quantidade de componentes que ultrapassam o glomérulo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, F, V.
2. 
V, F, F, V, F.
3. 
F, F, F, V, V.
4. 
V, F, F, V, V.
Resposta correta
5. 
F, V, F, V, F.
4. Pergunta 4
1/1
A taxa de filtração glomerular (TGF) é utilizada para estimar a progressão da doença renal crônica. Há vários estudos que indicam que a mudança na TFG é relacionada a riscos de doenças renais. A depuração de substâncias que são filtradas livremente pelos glomérulos, que não sejam tão reabsorvidas e não saiam por secreção tubular, são as mais sofisticadas para analisar nesses casos. 
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a taxa de filtração glomerular (TFG), analise as afirmativas a seguir: 
I. A taxa de filtração glomerular também avalia função intestinal, visto que participa da absorção de água.
II. A média da TFG em homens é de 125ml/min e nas mulheres105ml/min, dessa forma, no homem tem maior limiar. 
III. A constância da TFG nos rins é importante para homeostase corporal, pois ajuda a equilibrar os componentes orgânicos. 
IV. Quanto mais baixa for a TFG, mais alto será o risco de progressão da doença.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III.
2. 
I e IV.
3. 
I e II.
4. 
II, III e IV.
Resposta correta
5. 
III e IV.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A urina tornou-se um dos biofluidos mais atraentes na proteômica clínica, pois pode ser obtida de forma não invasiva em grandes quantidades e é estável em comparação com outros biofluidos. O proteoma urinário foi estudado por quase todas as tecnologias de proteômica, mas o perfil de proteínas urinárias e peptídeos baseados em espectrometria de massa emergiu como o mais adequado para aplicação clínica”.
Fonte: DECRAMER, S. et al. Urine in Clinical Proteomics. Biomarkers of Diseases & Conditions, v. 10, n. 7, p. 1850-1862, Rockville, 2008. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18667409/>. Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre a composição final da urina no sistema renal, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os integrantes da urina são basicamente: água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia. 
II. Em estados patológicos podem surgir quantidades elevadas na urina de: corpos cetônicos, proteínas, glicose, porfirinas e bilirrubina. 
III. Na urina pode surgir presenças de cilindros, cristais, células sanguíneas em pouca quantidade, células epiteliais. Isso tudo depende da quantidade e dos distúrbios metabólicos e renais apresentados do indivíduo. 
IV. A composição final da urina pode apresentar restos fecais, o que é considerado normal.
V. É comum haver na urina excesso de bactérias, já que sua contaminação é recorrente.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e V.
2. 
I, II e III.
Resposta correta
3. 
III, IV e V.
4. 
I e V.
5. 
II, III e IV
6. Pergunta 6
1/1
Leia o trecho a seguir:
“O córtex renal e as pirâmides renais da medula renal constituem o parênquima, que é a parte funcional do rim. No interior do parênquima encontram-se as unidades funcionais do rim em que são aproximadamente 1 milhão de estruturas microscópicas, chamadas de néfrons.”
Fonte: TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, p. 1014.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as unidades funcionais dos rins como parte de extrema importância para o adequado funcionamento do sistema renal, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os néfrons são compostos basicamente por glomérulos, túbulos renais, alça de Henle e ducto coletor.
II. Os néfrons são constituídos de glândulas supra-renais e túbulos coletores.
III. O sistema funcional dos néfrons armazenam urina e filtram o plasma.
IV. As estruturas que compõem os néfrons são responsáveispela filtração, reabsorção e secreção para regulação dos fluidos corporais.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
2. 
II e III.
3. 
III e IV.
4. 
I e IV.
Resposta correta
5. 
I e III.
7. Pergunta 7
1/1
Os néfrons são unidades funcionais unidas por tecido conectivo dentro do rim, capazes de executar todas as funções do órgão renal, inclusive formar o líquido urinário. Os néfrons possuem acessórios complexos e de grande importância, nos quais cada região estrutural é responsável pelo funcionamento renal. 
Analise a figura a seguir:
De acordo com a imagem e o conteúdo estudado sobre a estrutura e função do néfrons, analise as afirmativas a seguir:
I. O que está representado no item 1 é o túbulo contorcido proximal, que se liga ao túbulo contorcido distal através da alça de Henle. Já no item 4, temos o túbulo contorcido distal, que se liga-se túbulo coletor.
II. O que está representado em 2 é o glomérulo, que se conecta ao túbulo proximal. Já no item 3, temos a alça de Henle, que é ligada ao túbulo contorcido distal e proximal. 
III. O que está marcado em 5 é o ducto coletor, que é próximo aos glomérulos; e em 4, o túbulo contorcido proximal ao lado do ducto coletor. 
IV. O que está marcado em 5 é o glomérulo conectado ao ducto coletor; e em 4, o túbulo contorcido distal, conectado à alça de Henle.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
Resposta correta
2. 
I, II e III.
3. 
I e III.
4. 
III e IV.
5. 
II e IV.
8. Pergunta 8
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Água e eletrólitos estão em equilíbrio dinâmico entre os vários compartimentos, estes separados entre si por membranas semipermeáveis: o intracelular do interstício pela membrana celular e o interstício do intravascular pelo endotélio.”
Fonte: Equilíbrio hidroeletrolítico e hidratação no paciente cirúrgico. Fundamentos em clínica cirúrgica. v. 41, n. 3, p. 287-300. São Paulo, 2008. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/268326051.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2020.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre regulação e o equilíbrio orgânico realizado pelo sistema renal, analise os termos a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Balanço positivo.
2) Balanço negativo.
3) Hipervolemia.
4) Hipovolemia.
5) Normovolemia.
( ) Substância sendo mais eliminada e entrando menos ao organismo.
( ) Substância elevada no plasma sanguíneo e a excreção reduzida.
( ) Estado de normalidade do volume plasmático na corrente sanguínea. 
( ) Volume plasmático elevado, mais que o normal. 
( ) Ingestão hídrica negativa e volume plasmático reduzido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 3, 2, 5.
2. 
2, 1, 5, 3, 4. 
Resposta correta
3. 
2, 1, 3, 4, 5.
4. 
2, 5, 4, 3, 1.
5. 
3, 2, 1, 5, 4.
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os rins são órgãos com formato de grão de feijão, que estão localizados na parede posterior da área abdominal, ao lado da coluna vertebral, detalhadamente na última vertebra torácica e terceira vértebra lombar, e próximo as costelas. O rim direito localiza-se próximo ao fígado, situando-se inferior em comparação ao rim esquerdo. Em um adulto, o tamanho médio do rim é cerca de 12cm de altura, 6cm de largura e 3cm de espessura, e peso 150g.”
Fonte: MARIEB, E. et al. Anatomia Humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2014, p. 751.
De acordo com essas informações o conteúdo estudado sobre anatomia renal, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Hilo renal.
2) Glândula supra-renal.
3) Cápsulas renais.
4) Córtex renal.
5) Medula renal.
( ) Região do rim com a qual veias, artérias e ureteres se conectem, tendo acesso ao funcionamento renal.
( ) Três camadas de tecidos responsáveis por constituírem o formato do rim e servir como barreira de proteção, são: cápsula fibrosa, cápsula de tecido adiposo e fáscia renal. 
( ) Localiza-se na região superior na parte externa de cada rim. 
( ) Área interna renal, mais profunda, em que são abundantes as pirâmides renais e o ápice da pirâmide é a papila renal. 
( ) Em corte frontal do rim é uma região superficial de cor vermelho-claro, onde seus componentes se expandem nas pirâmides que são as colunas renais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 5, 4, 3, 1.
2. 
5, 4, 3, 2, 1.
3. 
2, 1, 3, 4, 5.
4. 
3, 2, 1, 5, 4.
5. 
1, 3, 2, 5, 4. 
Resposta correta
10. Pergunta 10
1/1
Leia o trecho a seguir:
“O córtex é a região mais externa, localizada logo abaixo da cápsula renal. A medula é a região central e está dividida em zona externa e zona interna. A zona externa, por sua vez, apresenta uma estria externa e uma estria interna. A papila é a extremidade mais interna da medula renal interna e esvazia seu conteúdo em estruturas denominadas cálices maiores e menores, que são extensões do ureter. A urina de cada rim é drenada [...].”
Fonte: CONSTANZO, L. Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, p. 442. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anatomia renal, pode-se afirmar que a urina é encaminhada sequencialmente:
Ocultar opções de resposta 
1. 
para a uretra e em seguida para ser acumulada na bexiga e posterior excreção.
2. 
da uretra para a bexiga e posterior micção da urina.
3. 
para o ureter e transportada a bexiga, onde é realizado seu armazenamento e posteriormente a eliminação.
Resposta correta
4. 
através do rim e depois armazenada pelo ureter.
5. 
no ureter e logo a eliminação para o meio externo.

Mais conteúdos dessa disciplina