Buscar

AOL4 NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

Prévia do material em texto

conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
A nutrição na infância é responsável pelo estado nutricional nesta fase, mas reflete por toda vida. Conhecer as recomendações dietéticas para cada uma das faixas etárias pode auxiliar os nutricionistas na elaboração de recomendações nutricionais e planos alimentares para crianças, verificação se as ingestões estão de acordo com o recomendado, e acompanhamento do estado nutricional. De acordo com o material didático, qual a recomendação de cálcio para crianças de 4-18 anos?
Ocultar opções de resposta 
1. 
1100mcg/dia
2. 
1000mg/dia.
Resposta correta
3. 
1000g/dia.
4. 
350g/dia.
5. 
700mg/dia.
2. Pergunta 2
0/0
Uma das confusões muito comum está relacionada ao consumo de leite na infância. Alergias e intolerâncias são facilmente confundidas, causando dificuldade no diagnóstico e tratamento destas condições. No caso de uma criança diagnosticada, através de exames bioquímicos, com intolerância à lactose, qual a melhor conduta nutricional?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Retirada de toda a proteínas do leite da alimentação.
2. 
Uso de medicamento de reposição hormonal lactase.
3. 
Suspensão de alimentos com lactose, leite e derivados.
Resposta correta
4. 
Consumo de alimentos com baixo teor de gordura.
5. 
Prescrição de dieta vegana, para toda família.
3. Pergunta 3
0/0
Em situações de necessidade de suplementação, ou ainda, substituições totais do leite materno, são comercializadas fórmulas lácteas que se aproximam da composição do leite materno para administração em lactentes. As políticas de incentivo ao aleitamento materno evoluíram com o passar do tempo, sendo estimulado, na grande maioria dos hospitais, o aleitamento materno como uma forma segura e confiável de alimentação nos primeiros dois anos ou mais. Para corroborar com este incentivo, a regulação do comércio e propaganda destes produtos é um dos pontos de apoio. Qual das alternativas traz o marco jurídico desta regulação?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Lei Brasileira do Aleitamento Materno Exclusivo (LBAM).
2. 
Norma Internacional de Regulação de Fórmulas Lácteas (NIRFL).
3. 
Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL).
Resposta correta
4. 
Norma Brasileira de incentivo ao Aleitamento Materno (NBIAM).
5. 
Lei nº 11.947 – Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
4. Pergunta 4
0/0
A alimentação humana na primeira infância muda com rapidez. Logo ao nascer, o bebê já se alimenta, e nos primeiros dois anos de vida segue com um requerimento energético e de nutrientes bastante grande, para garantir o crescimento e desenvolvimento exponencias. A fase da lactação se caracteriza por consumo de leite, e, segundo a OMS, preferencialmente leite materno. Qual o período que representa a fase da lactação?
Ocultar opções de resposta 
1. 
0 meses a 2 anos.
Resposta correta
2. 
0 meses a 6 meses.
3. 
6 meses a 3 anos.
4. 
2 meses a 2 anos.
5. 
1 mês a 5 anos.
5. Pergunta 5
0/0
No atendimento nutricional, faz parte das atribuições do nutricionista realizar o cálculo diário de calorias. Através deste cálculo, será possível estimar as necessidades diárias de energia, a divisão através dos grupos de alimentos e a adequação a uma dieta saudável e apropriada. O cálculo é realizado da mesma forma, tanto na infância, quanto na idade adulta, representada através da seguinte fórmula: GE = TMB x AF. De acordo com o conteúdo estudado, quais os significados de GE, TMB e AF?
Ocultar opções de resposta 
1. 
GE – gestão de energia, TMB – taxa metabólica basal, AF – alimento fornecido.
2. 
GE – ganho energético, TMB – transferência metabólica, AF – atividade física.
3. 
GE – gasto energético, TMB – taxa metabólica basal, AF – atividade física.
Resposta correta
4. 
GE – gasto energético, TMB – tamanho de medida básica, AF – alimentação fetal.
5. 
GE – geração de energia, TMB – transformação média basal, AF – aumento fisiológico.
6. Pergunta 6
0/0
O aleitamento materno é preconizado tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ação promotora de saúde e boas práticas alimentares. Muitos são os estudos que comprovam os benefícios deste tipo de alimentação tanto para o bebê, quanto para a mãe. Na década de 80, era comum o estímulo ao consumo de fórmulas lácteas, mas atualmente sabe-se que o leite materno é um alimento completo, não necessitando de complementações até os 6 meses de vida do lactente. Porém, existem situações que não permitem a amamentação, como uso de medicamentos, por exemplo. Neste sentido, qual a doença que impede a amamentação?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Hepatite A.
2. 
Gonorreia.
3. 
Doenças Coronarianas.
4. 
Diabetes
5. 
HIV.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
O requerimento nutricional muda com o decorrer dos anos. Cada uma das fases tem demandas de crescimento e desenvolvimento, logo, são necessários ajustes a cada fase no consumo de nutrientes, para garantir uma nutrição adequada. Em relação às porcentagens de nutrientes, qual nutriente se mantém dentro das mesmas recomendações nas fases lactente, pré-escolar e da criança?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Lipídeos.
2. 
Carboidratos.
Resposta correta
3. 
Fibras alimentares.
4. 
Proteínas.
5. 
Lactose.
8. Pergunta 8
0/0
A obesidade na infância pode gerar inúmeros malefícios à saúde. Com um aumento de prevalência nos últimos anos, pode causar problemas como diabetes e hipertensão, além de aumento nos níveis séricos de colesterol e problemas de autoestima. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, qual das alternativas contém bons marcadores antropométricos para verificação da obesidade na infância, principalmente após os 2 anos de idade?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Peso, altura e IMC.
Resposta correta
2. 
Histórico de saúde e diário alimentar.
3. 
Idade, anamnese e peso.
4. 
Inquérito alimentar e peso.
5. 
Circunferência abdominal e da cabeça.
9. Pergunta 9
0/0
Os desvios nutricionais são considerados condições não ideais de alimentação e estado nutricional na infância. Organismo mundiais e nacionais de saúde realizam estudos relacionados a este assunto, visando a desenvolver marcos teóricos e políticas públicas, voltadas para a diminuição da mortalidade infantil. Segundo a OMS, quais os principais desvios nutricionais na infância?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Anemia Falciforme, Hipervitaminose, baixo peso, Marasmo e Kwashiorkor.
2. 
Desnutrição, anemia, hipovitaminoses, déficit de crescimento e obesidade.
Resposta correta
3. 
Falta de aleitamento materno, alergias alimentares, deficiência de zinco.
4. 
Déficit de crescimento, excesso de peso e alergias alimentares de 1º grau.
5. 
Birra, fobia a novos alimentos, nanismo e alimentação insuficiente.
10. Pergunta 10
0/0
O Brasil está passando por uma fase de transição nutricional. A prevalência de obesidade e sobrepeso em crianças tem se igualado e, em algumas regiões do país, ultrapassado a desnutrição. Os quadros de desnutrição, no entanto, ainda são uma grande preocupação na infância, tendo em vista as consequências para saúde futura da criança. Em relação à desnutrição energético proteica (DEP), quais as classificações trazidas pela literatura? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Hipovitaminósica, Anêmica e Proteico-lipídica.
2. 
Desnutrição A, Desnutrição B, Desnutrição C.
3. 
Marasmo, Kwashiorkor e Kwashiorkor marasmático.
Resposta correta
4. 
Baixo peso, Déficit de altura, Desnutrição Clássica.
5. 
Alta desnutrição, Desnutrição mediana, Desnutrição baixa.

Continue navegando