Buscar

deficiência mentaldesafios possibilidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas a seguir:
O CID-11 (Código Internacional de Doenças feito pela Organização Mundial de Saúde), ao distinguir Retardo Mental (F70-79) especificado no laudo mostrando o grau de inteligência, sendo assim estabelecida os quatro níveis de retardo mental que é dado por variação do quociente de inteligência (QI) que são o retardo mental leve, moderado, severo e profundo de acordo com a sua implicação.
· CID-11; a Deficiência Mental; inteligência.
· CID-10; a Deficiência Mental; inteligência.
· CID-11; o Retardo Mental; inteligência.
· CID-10; o Retardo Mental; inteligência.
10
A criança com necessidades educativas especiais na área da deficiência intelectual apresenta, exceto:
· Atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor
· Independência afetiva de um adulto
· Baixa auto estima decorrentes de situações escolares e familiares
· Falta de oxigenação no cérebro do bebê no parto
10
No passado a deficiência mental (D.M) era aceita como sendo uma doença – a oligofrenia – vinda de uma série de anomalias orgânicas que ocasionavam o déficit irreversível no funcionamento mental. Nesse contexto assinale a alternativa incorreta:
· O atraso mental tem adaptado como limitações nas conquistas de conhecimentos escolares, sociais de uma vida diária no ritmo mais lento no desenvolvimento cognitivo e na aptidão de conquistas das funções mentais superiores.
· A Secretária de Educação Especial do Ministério de Educação (MEC) adota essa definição para efeito de diagnóstico e caracterização dos portadores de deficiência mental.
· Ou seja, considerado como portador deficiência mental, aquele cujo teste de inteligência seja inferior aos obtidos por 97% a 98% das pessoas da mesma idade, que atenda aos padrões de independência e responsabilidade esperados do grupo etário cultural, isto é, aprenda habilidades acadêmicas básicas e participe de atividades apropriadas ao grupo social.
· Analisou as inserções dos conceitos de inclusão escolar e de educação inclusiva, encontrando 127 dissertações e teses, sendo que 12,6% delas tratavam de temas relacionados à deficiência mental.
10
Entende-se por educação em casa, a primeira etapa de desenvolvimento, sendo esta de máxima importância para a criança. É nesta etapa que há as suposições mais importantes para a criança, e os maiores aprendizados. Segundo SPECK (1978), estas possibilidades baseiam-se nos seguintes princípios, EXCETO:
· O meio ambiente que tem uma enorme influência na aprendizagem, através da estimulação direta ou indireta que é dada à criança.
· Os primeiros anos de infância que são o período mais propício para a estimulação, visto que correspondem à fase da vida em que o desenvolvimento psicofísico é mais rápido;
· Tudo o que a educação pode dedicar à criança nestas idades exige menor esforço educativo do que em idades mais avançadas.
· O meio ambiente possui uma pequena influência na aprendizagem, através da estimulação direta ou indireta que é dada à criança.
10
A educação escolar tem por fundamento atender a todos, mesmo quando há necessidade de adaptar a estrutura escolar e as práticas de ensino a cada criança, uma vez que as diferenças humanas são naturais. Nesse contexto assinale a alternativa incorreta:
· Seguindo esse princípio, num processo histórico surgiu a educação inclusiva, com o objetivo central de fortalecer, nas instituições escolares, equipes de trabalho que se preocupem em atuar ineficazmente perante uma variada gama de situações envolvendo alunos com necessidades educacionais especiais (singulares), de modo que eles, em sua singularidade, tenham a possibilidade de desenvolver tanto suas capacidades cognitivas quanto as sociais.
· A perspectiva da inclusão escolar não se restringe à superação das dificuldades do aluno ou à socialização, mas tem como proposta favorecer a emancipação intelectual por meio da incorporação de novos conhecimentos, de acordo com a possibilidade de ampliar o que já se conhece e de favorecer o desenvolvimento geral.
· Um estudo desenvolvido por LIMA (2009) avaliou que, para 63% dos pais de filhos com deficiência intelectual, a aprendizagem e o desenvolvimento são o principal motivo para os filhos estudarem na rede regular de ensino, enquanto 21% tiveram a socialização como motivador.
· Tal estudo enfatiza a importância que a educação escolar vem tomando em relação ao trabalho junto a alunos com deficiência intelectual, bem como o avanço histórico e técnico da inclusão escolar.
118:05
Progresso:0/10
 2 HORAS
AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA MENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
10
A partir das considerações de BATISTA; ENUMO (2004), BRASIL (2006, 2007, 2010), CASTRO; ALMEIDA; FERREIRA (2010), FLETCHER et al. (2009), MALLOY-DINIZ et al. (2010), SÁNCHEZ (2008), SMITH; STRICK (2008) e VYGOTSKY (1998), o currículo e o planejamento propostos ao aluno com deficiência intelectual devem gerar experiências em um ambiente:
· Em que seja possível definir ou reforçar a identidade do aluno (quem ele é, seu valor pessoal, sua cultura);
· Que não permita a acessibilidade ao ambiente físico
· Que não tenha contato com outros alunos
· Ambiente com muita luz
10
A deficiência intelectual caracteriza-se por
· Limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida no lar.
· Funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais.
· Funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual.
· Limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva.
10
As causas de deficiência mental são, exceto
· Genética
· Carência hormonal
· Gravidez conturbada
· Pressão alta na gravidez
10
Deficiência Mental se apropria _________ como a falta, insuficiência, falha, carência, imperfeições vinculadas ao significado de deficiência, ligada ao conceito de mente ou _____________. O termo deficiência mental, não é, e nem se caracteriza como problema ocorrido no cérebro humano que faz portadores possuírem deficiência e ___________ no desenvolvimento.
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.
· Do significado; intelecto; problemas.
· Da expressão; intelecto; problemas.
· Da expressão; intelecto; dificuldades.
· Do significado; intelecto; dificuldades.
10
De acordo com a Associação Americana para a Deficiência Mental e com Organização Mundial de Saúde (BAAUTSTA,1997) o resultado do teste de QI traduz em cinco graus de deficiência mental e divide se em grupos. Nesse contexto assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
(  1) são crianças com capacidades apenas apresentando um leve atraso na aprendizagem ou alguma dificuldade.
(   3) nesta fase os deficientes estão sendo observados que podem obter algum tipo de hábitos de autonomia pessoal e social. Podem aprender a comunicação pela linguagem verbal, e demonstram um pouco de dificuldade na expressão oral e na compreensão do convencional social.
(  v ) nesta fase as crianças presentam grandes problemas sensório-motores e de comunicação, necessitando de auxilio nas atividades básicas.
( IV) as crianças que se encaixam neste perfil necessitam muitas vezes de ajuda, no domínio da autonomia pessoal e social que são muito debilitados.
( 2) podem desenvolver aprendizagem sociais ou de comunicação, possuem capacidade de adaptação e integração na sociedade e no mercado de trabalho.
I-Limites ou bordeline QI-68-85 e IM(1)
II-Ligeiro QI-52-67 e IM8-12(2)
III-Moderado ou Médio QI-36-51 e IM 3-7 (Estágio de desenvolvimento Pré-Operatório)(3)
IV- Severo ou Grave: QI-21-35 e IM 3-7 (Estágio de desenvolvimento Sensório Motor)
V- Profundo QI-20-25 e IM 0-3 (Estágio de desenvolvimento Sensório Motor)
 
 
· I, III, V, IV, II.
· I, II, IV,V, III.
· II, V, IV, III, I.
· I, II, III, IV, V.
PÁGINAS
· 1
· 
· 2
AULA ANTERIOR
ENVIAR TESTESALVAR PROGRESSO NO QUESTIONÁRIO

Continue navegando