Buscar

Exercício de Fixação 02 TENTATIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 02
TENTATIVA 1 
Pergunta 1
Para Boaventura de Souza Santos, a base dos movimentos sociais ocorre de maneira distinta entre países centrais e países periféricos.
O estudioso também afirma que a crítica da regulação social capitalista é recorrente dentro dos movimentos, que inclusive já extrapola as paredes das fábricas.
Dentro desse contexto, analise as sentenças e marque a alternativa correta:
1. Nos países periféricos - como o Brasil por exemplo - os movimentos sociais surgem ligados aos movimentos operários e o sindicalismo urbano.
2. A luta feminista, nos países periféricos, foi a grande responsável pelo surgimento dos movimentos sociais.
3. “A Grande Marcha por Trabalho e Liberdade”, liderada por Martin Luther King, é um exemplo da ação dos movimentos sociais dos países centrais que se baseava em lutas pacifistas, feministas e ecológicas.
Assinale a alternativa correta: 
Somente as afirmações I e III estão corretas.
Pergunta 2
Os movimentos sociais são expressão de ruptura e de modificação de estruturas sociais. Surgem para contrapor algo, seja alguma injustiça ou o próprio poder dominante. A _______________ foi um dos primeiros exemplos de movimento social e ocorreu na França, em 14 de julho de 1789, marcando a Revolução Francesa.
Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Queda da Bastilha
Pergunta 3
A Idade Média é um período de tempo que vai desde o século V (queda do Império Romano do Ocidente, em 476) até o século XV (tomada de Constantinopla, em 1453). O modelo social e a forma de produção durante a Idade Média foi o FEUDALISMO.
Dentro desse contexto, preencha a lacuna adequadamente: 
Feudalismo.
Pergunta 4
O racismo é uma prática que constitui o cotidiano de milhões de brasileiros e brasileiras. Uma realidade que resulta do modo como a sociedade brasileira foi configurada em seus primórdios, ou seja, um país que foi construído a base da exploração e da violência contra a pessoa negra e a pessoa indígena. Dito de outro modo, a maioria das instituições brasileiras foi criada a partir de pilares racistas, pautada na ideia de que o povo europeu era um raça superior as demais, e que isto o autorizava a visualizar e tratar as demais raças como inferiores.Na atualidade, o racismo se configura como uma herança que herdamos de nossos colonizadores e mesmo após passados mais de 500 anos, ainda se mantém embutido em todas as estruturas da nossa sociedade, o que remete ao entendimento de que, como sociedade, temos uma dívida histórica para com estes povos. E, neste sentido, as políticas afirmativas ganham extrema importância, pois através delas o enfrentamento e a superação do racismo têm sido mais efetivos, fato que se verifica na realidade, dado que as políticas afirmativas são:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
(V)Instrumentos estrategicamente criados com o objetivo de firmar direitos como, por exemplo, as cotas raciais e sociais.
(V)Respostas do Estado às demandas requeridas nos processos de luta construídos por diversos movimentos sociais.
(V)Instrumentos que buscam reverter os processos sociais que foram prejudiciais ao desenvolvimento e a capacidade de aprimoramento humano de diversos indivíduos e grupos.
(V)Instrumentos capazes de amenizar os prejuízos históricos causados a indivíduos e grupos que sofrem racismo por sua condição étnica, religiosa, de gênero, de sexualidade, por características linguísticas, físicos e/ou cultural.
(V)Respostas do Estado aos prejuízos históricos causados a diversas populações.
A sequência correta é:
V, V, V, V, V. 
Pergunta 5
Os movimentos sociais estão presentes na história da humanidade, pois são a resposta social diante da opressão, da miséria e de tantas outras mazelas sociais. A Revolução Francesa foi um marco, uma referência em termos de mudança social. Inspirada por uma série de influências, tinha como lema principal: 
Liberdade, igualdade e fraternidade
Pergunta 6
O filme "As sufragistas" (2015) retrata a realidade de um determinado grupo de mulheres britânicas que viveram no início do século 20 e que representavam o movimento social que também ficou conhecido como Movimento Sufragista.
Foi de extrema relevância não só para o Reino Unido, porque se expandiu e influenciou mulheres em todo o mundo a se organizarem para conquistar seus direitos.
Assinale a alternativa correta sobre as reinvindicações desse movimento:
Luta feminina pelo direito ao voto e à participação política
Pergunta 7
Uma das principais características do modelo de estratificação social usado na Idade Média - o feudalismo - é a falta de mobilidade social.
Assinale a alternativa que melhor explica o significado do termo "mobilidade social":
É a capacidade de mudar de status social.
Pergunta 8
Os movimentos sociais estão presentes ao longo da história. Demandas por mudanças são constantes e os conflitos gerados pelo embate entre as partes relacionadas são igualmente constantes. Os movimentos da sociedade em busca de mudanças, em sua maioria, foram duramente reprimidos e, às vezes, além do uso da violência, a morte era empregada como meio de punir aqueles que buscavam a mudança social nas mais diferentes sociedades.
A respeito dos objetivos de um movimento social, assinale a alternativa que melhor o define:
Consiste em unir pessoas com um interesse comum em busca de uma mudança social.
Pergunta 9
Os movimentos sociais fizeram parte da História do Brasil, desde o Brasil-Colônia. As revoltas e movimentos da sociedade daquela época podem ser categorizados como movimentos sociais. Porém, na definição mais moderna de movimentos sociais, verificamos que houve um período da história recente do Brasil em que isso se intensificou.Que período foi esse?
A década de 1980 como enfrentamento à Ditadura Militar e os movimentos de redemocratização e constitucionalistas.
Pergunta 10
As péssimas condições de trabalho e de vida vivenciada pelas sociedades capitalistas, após a Revolução Industrial, foram os fatos que levaram os trabalhadores a iniciarem movimentos sociais, com o objetivo de manifestarem suas insatisfações diante do novo modelo de sociedade implantado pelo capitalismo. Os séculos XVII e XVIII foram fortemente marcados pelas lutas organizadas que reuniram milhares de trabalhadores em fábricas e em praças públicas para reclamar por justiça social e por dignidade humana. Assim, podemos dizer que a principal reivindicação dos movimentos sociais históricos (também conhecidos como tradicionais) foi: 
Melhor distribuição da riqueza socialmente produzida.
BENEDIXIMUS!

Outros materiais