Buscar

Exercício de Fixação 02 TENTATIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 02
TENTATIVA 2 
Pergunta 1
A complexidade e o pluralismo são características que refletem a formação dos movimentos sociais. A politização das demandas, de acordo com as carências da sociedade, possibilita que se aglutinem pessoas e organizações interessadas por determinada causa, criando assim uma identidade coletiva.
Dentro desse contexto, analise as afirmações e verifique quais as reais possibilidades de formação de movimentos sociais:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )As Igrejas, durante muito tempo, foram locais que contribuíram para a formação de movimentos sociais, especialmente as Pastorais.
( )As ONG's - Organizações Não Governamentais são atores sociais importantes da fundação de movimentos, como os ambientais por exemplo.
( )As universidades não contribuem na formação de movimentos sociais, pois devem ser locais neutros.
( )A precária situação dos trabalhadores rurais influenciou a formação de movimentos organizados pelo direito à terra.
( )Os trabalhadores das cidades não compõem movimentos sociais, pois essa organização está restrita aos trabalhadores rurais.
A sequência correta é: 
V-V-F-V-F
Pergunta 2
O racismo é uma prática que constitui o cotidiano de milhões de brasileiros e brasileiras. Uma realidade que resulta do modo como a sociedade brasileira foi configurada em seus primórdios, ou seja, um país que foi construído a base da exploração e da violência contra a pessoa negra e a pessoa indígena. Dito de outro modo, a maioria das instituições brasileiras foi criada a partir de pilares racistas, pautada na ideia de que o povo europeu era um raça superior as demais, e que isto o autorizava a visualizar e tratar as demais raças como inferiores.Na atualidade, o racismo se configura como uma herança que herdamos de nossos colonizadores e mesmo após passados mais de 500 anos, ainda se mantém embutido em todas as estruturas da nossa sociedade, o que remete ao entendimento de que, como sociedade, temos uma dívida histórica para com estes povos. E, neste sentido, as políticas afirmativas ganham extrema importância, pois através delas o enfrentamento e a superação do racismo têm sido mais efetivos, fato que se verifica na realidade, dado que as políticas afirmativas são:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Instrumentos estrategicamente criados com o objetivo de firmar direitos como, por exemplo, as cotas raciais e sociais.
( )Respostas do Estado às demandas requeridas nos processos de luta construídos por diversos movimentos sociais.
( )Instrumentos que buscam reverter os processos sociais que foram prejudiciais ao desenvolvimento e a capacidade de aprimoramento humano de diversos indivíduos e grupos.
( )Instrumentos capazes de amenizar os prejuízos históricos causados a indivíduos e grupos que sofrem racismo por sua condição étnica, religiosa, de gênero, de sexualidade, por características linguísticas, físicos e/ou cultural.
( )Respostas do Estado aos prejuízos históricos causados a diversas populações.
A sequência correta é:
V, V, V, V, V. 
Pergunta 3
As péssimas condições de trabalho e de vida vivenciada pelas sociedades capitalistas, após a Revolução Industrial, foram os fatos que levaram os trabalhadores a iniciarem movimentos sociais, com o objetivo de manifestarem suas insatisfações diante do novo modelo de sociedade implantado pelo capitalismo. Os séculos XVII e XVIII foram fortemente marcados pelas lutas organizadas que reuniram milhares de trabalhadores em fábricas e em praças públicas para reclamar por justiça social e por dignidade humana. Assim, podemos dizer que a principal reivindicação dos movimentos sociais históricos (também conhecidos como tradicionais) foi: 
Melhor distribuição da riqueza socialmente produzida.
Pergunta 4
A sociedade de classes estabelece diferenças e, também, uma relação de dominação, seja cultural, ideológica ou política. Esse modelo de sociedade resulta em conflitos, divergências de todos os tipos. Marx afirma que a história da humanidade é a expressa por meio da luta de classes. A luta de uma classe contra a outra é considerada por Marx como uma luta: 
Política
Pergunta 5
O capitalismo se consolida como modo de produção dominante a partir da Revolução Industrial. O primeiro país em que se verifica uma intensificação desse modo de produção é _______________.
Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna: 
A Inglaterra
Pergunta 6
Os movimentos sociais estão presentes ao longo da história. Demandas por mudanças são constantes e os conflitos gerados pelo embate entre as partes relacionadas são igualmente constantes. Os movimentos da sociedade em busca de mudanças, em sua maioria, foram duramente reprimidos e, às vezes, além do uso da violência, a morte era empregada como meio de punir aqueles que buscavam a mudança social nas mais diferentes sociedades.
A respeito dos objetivos de um movimento social, assinale a alternativa que melhor o define:
Consiste em unir pessoas com um interesse comum em busca de uma mudança social.
Pergunta 7
Os movimentos sociais são expressão de ruptura e de modificação de estruturas sociais. Surgem para contrapor algo, seja alguma injustiça ou o próprio poder dominante. A _______________ foi um dos primeiros exemplos de movimento social e ocorreu na França, em 14 de julho de 1789, marcando a Revolução Francesa.
Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Queda da Bastilha
Pergunta 8
Os movimentos sociais estão presentes na história da humanidade, pois são a resposta social diante da opressão, da miséria e de tantas outras mazelas sociais. A Revolução Francesa foi um marco, uma referência em termos de mudança social. Inspirada por uma série de influências, tinha como lema principal:
Liberdade, igualdade e fraternidade
Pergunta 9
No livro Ideologia Alemã, Marx explora a forma como a sociedade é dividida. As classes sociais estabelecem uma eterna disputa entre trabalhadores e patrões, ou, nas palavras de Marx, proletariado e burguesia. A classe menos favorecida estará sempre atrelada aos interesses da burguesia em virtude de seu poder econômico.
Segundo Marx, a luta, por meio dos movimentos sociais, política e sindicatos, são a única forma de os trabalhadores podem se _______________ dos grilões da burguesia.
Emancipar
Pergunta 10
Os movimentos sociais fizeram parte da História do Brasil, desde o Brasil-Colônia. As revoltas e movimentos da sociedade daquela época podem ser categorizados como movimentos sociais. Porém, na definição mais moderna de movimentos sociais, verificamos que houve um período da história recente do Brasil em que isso se intensificou.Que período foi esse?
A década de 1980 como enfrentamento à Ditadura Militar e os movimentos de redemocratização e constitucionalistas.
BENEDIXIMUS!

Continue navegando