Logo Passei Direto
Buscar

AV2 - Desenvolvimento de Aplicações para Internet

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de resoluções do mercado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmacoes a seguir sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da tela.
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade.
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu Hamburguer.
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma janela.
1. V, F, V, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, V.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, V.

Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi originalmente planejado.
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis:
1. são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos específica para o dispositivo.
2. fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e seus dispositivos.
3. fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor.
4. são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real.
5. apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse desenvolvimento.

O Java Enterprise Edition (EE) tem várias camadas de APIs, termo em inglês "Application Programming Interface", que significa "Interface de Programação de Aplicativos". Essas APIs estão divididas em grupos de perfis hierárquicos de distribuição (profiles), sendo o Web Container um dos perfis mais utilizados.
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre o Web Container da Java EE na versão 8, é possível afirmar que ele inclui as tecnologias:
1. WebSocket e JTA.
2. servidor HTTP, HTTPs, EJB e JavaMail.
3. servidor HTTP, HTTPs, CDI e JTA.
4. JMS e Connector.
5. servidor HTTP, HTTPs, Servlet e JSP.

A plataforma Java EE pode ser implementada totalmente nos chamados servidores de aplicação ou parcialmente, pois uma parte dos desenvolvedores desejam usar apenas um rol de recursos da plataforma, de acordo com a necessidade dos sistemas.
Considerando a versão 8 do Java EE, o trecho apresentado e o conceito estudado sobre “Servidores de Aplicação X Web Containers”, analise as afirmativas a seguir.
I. A implementação de código aberto de referência completa da Java EE é chamada “GlassFish Server Open Source Edition”.
II. A implementação de referência parcial para o serviço JSF é feita no software JSF Jakarta Server.
III. Web Container é o nome dado a um servidor Web na plataforma Java EE, sendo praticamente sinônimos, não havendo diferenças significativas de recursos.
IV. Um exemplo de Web Container é o Apache Tomcat, que implementa as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP).
1. I e III.
2. II e IV.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e IV.

Embutindo todos os comandos de marcação em cada arquivo de HTML e padronizando-os, torna-se possível para qualquer navegador da Web ler e reformatar qualquer página da Web. A capacidade de reformatar páginas da Web depois de recebê-las é crucial [...].
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações a seguir e associe-as a suas respectivas funções:
1) 2) 3)

4)
5)
( ) Adiciona uma quebra de linha.
( ) Inicia um parágrafo.
( ) Formata um texto para itálico.
( ) Formata um texto para sobrescrito.
( ) Formata um texto para negrito.
1. 4, 3, 2, 5, 1.
2. 1, 2, 3, 4, 5.
3. 5, 3, 4, 2, 1.
4. 4, 2, 1, 5, 3.
5. 1, 4, 2, 3, 5.

A Hypertext Markup Language (HTML) é uma linguagem de hipertexto para descrever e formar a estrutura de páginas Web a partir de marcações, também chamadas de tags, com característica básica de não haver distinção entre letras maiúsculas e minúsculas (embora versões mais recentes do padrão exijam apenas letras minúsculas).
Analise o seguinte trecho de código em HTML:
  1. Maçã.
  2. Abacaxi.
  3. Limão.
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que será apresentado ao usuário, por padrão, em seu navegador:
1. uma lista desordenada de elementos textuais com marcadores posicionados antes dos elementos textuais informados.
2. uma lista ordenada com números posicionados antes dos elementos textuais informados.
3. três caixas de texto lado a lado, com cada elemento textual em uma delas.
4. um erro de execução do código pois ele apresenta marcações com atributos incompletos.
5. uma tabela com uma coluna e três linhas apresentando cada elemento textual em uma célula.

Leia o trecho a seguir: “Utilizar o conceito de Mobile First, que significa dispositivo móvel primeiro, faz com que você se prepare para o crescimento explosivo e as novas oportunidades emergentes nos celulares atualmente; force o foco e a priorização de seus produtos, adotando as restrições inerentes ao design móvel e que novas experiências sejam oferecidas ao desenvolvimento de novos recursos nativos para dispositivos móveis e modos de uso.”
Considerando as informações desse trecho e sobre as melhores maneiras de desenvolvimento para a Web com foco na técnica “dispositivos móveis primeiro”, pode-se afirmar que:
1. esse conceito facilita o desenvolvimento por eliminar a preocupação com a ordem dos elementos, já que o navegador quebra automaticamente as colunas na ordem sequencial.
2. o hipertexto foi idealizado no amplo espaço disponível na tela de um computador e agora é necessário fazer adaptações manuais na tecnologia HTML para que seus elementos funcionem em telas menores.
3. apesar de a ideia ser interessante, grandes empresas de Web do mundo estão reticentes para iniciar de fato a utilização desse conceito, visto que reduzir os elementos na tela causa muitos espaços em branco, deixando ruim o design.
4. o uso desse conceito traz problemas na manutenção das interfaces responsivas, já que é difícil realizar um design que se adapte a todos os tamanhos de telas, sendo necessário criar vários arquivos de estilos.
5. tem-se nesse conceito uma oportunidade para avaliar o que usuário realmente necessita, priorizando o minimalismo no conteúdo e na navegação, com usabilidade e acessibilidade.

Leia o trecho a seguir: “Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi originalmente planejado.”
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis:
1. fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor.
2. são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real.
3. são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos específica para o dispositivo.
4. fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e seus dispositivos.
5. apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse desenvolvimento.

Leia o trecho a seguir: “CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, como telas grandes, telas pequenas ou impressoras.”
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem CSS:
1. também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o desenvolvimento.
2. evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para detectar e efetuar transformações de design por dispositivos.
3. pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os documentos HTML.
4. funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas com as do HTML.
5. é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer linguagem de marcação baseada em XML.

Leia o trecho a seguir: “Atualmente, a Internet é uma infraestrutura de informações generalizada, seu protótipo inicial é frequentemente chamado de Infraestrutura de Informação Nacional (ou Global, ou Galáctica). Sua história é complexa e envolve muitos aspectos - tecnológicos, organizacionais e da sociedade. E sua influência atinge não apenas os campos técnicos das comunicações por computador, mas também toda a sociedade, à medida em que avançamos no uso crescente de ferramentas on-line para realizar comércio eletrônico, aquisição de informações e operações úteis da sociedade.”
Considerando essas informações sobre a Internet e sobre os estudos de sua história, pode-se afirmar que essa rede tem alterado drasticamente a vida das pessoas, com a facilitação na comunicação, sendo que:
1. em 1994, foi fundado o Consórcio World Wide Web (W3C), que é uma organização internacional que regulamenta a Web e está sob a coordenação dos países do grupo chamado G7.
2. a Internet foi criada para ser tolerante a falhas, funcionando mesmo em guerras; por isso, ela adotou um mecanismo chamado cliente-cliente, sem necessidade de servidores para funcionar.
3. apesar de poder ser utilizada livremente, a Internet é um sistema semiaberto uma vez que nem todas as suas especificações são públicas. Isso ocorre por ter protocolos militares em sua base.
4. desde seu início até nos dias atuais a Internet depende de financiamento público para seu funcionamento, pois é de interesse de todos os cidadãos e seu custo é alto para ser dividido entre empresas.
5. em 1985, a Internet estava estabelecida como uma tecnologia para pesquisadores e estava começando a ser usada por outras comunidades.

Leia o trecho a seguir: “A vantagem de uma linguagem de marcação sobre outra sem marcação explícita é a maior facilidade para criar um navegador destinado à linguagem de marcação: o navegador só precisa entender os comandos de marcação. TeX e troff são outros exemplos muito conhecidos de linguagens de marcação.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções:
1)

    2)
    3)
    4)

  • 5)

    ( ) Cria uma divisão horizontal.
    ( ) Cria uma célula da tabela.
    ( ) Cria uma lista desordenada.
    ( ) Define uma seção no documento.
    ( ) Define um item da uma lista.

Considerando o trecho e o conceito estudado sobre CSS, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Antes da versão 3 do CSS, os desenvolvedores estavam limitados a utilizar fontes de texto (tipos de letras) que são básicas dos dispositivos clientes. A solução de incorporar o arquivo de fonte no CSS 3 foi acertada, melhorando a usabilidade e facilitando ao desenvolvedor, angariando mais recursos a ele.
II. Atualmente, os sites podem ter tipografias mais sofisticadas, sem a necessidade de "artimanhas" de desenvolvedores que utilizavam imagens (GIF ou JPEG, por exemplo) para escreverem textos. Isso dificultava a manutenção por necessitar abrir editores de imagens para alteração de textos, deixava os sites mais pesados e não permitia que leitores de tela fizessem um bom trabalho.
1. Incorreta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado, sobre o futuro da plataforma Java EE, é possível afirmar que sua evolução inclui:
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. a transição de tecnologias para a Tomcat Foundation, para o desenvolvimento do da nova plataforma Java EE 9 de modo mais focado em tecnologias Web e Mobile.
2. a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation, um novo projeto iniciado, o Eclipse Enterprise para Java (EE4J), que utiliza como base os projetos Java EE 8 e Jakarta.

Leia o trecho a seguir: "Os primeiros navegadores a incorporar um motor de Javascript tinham alert, prompt, document.write e mais meia dúzia de maneiras de se interagir com o usuário. E só. A ideia de acessar a árvore de objetos do HTML trouxe poder às interfaces com o usuário na web."
Considerando o conceito estudado sobre “a pilha de desenvolvimento HTML, CSS e Javascript e os frameworks de apoio”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os códigos recebidos pelo navegador executam diferentes ações no lado do cliente via ações com Javascript, que podem ser acionados por eventos de componentes, como pressionar botões.
II. A utilização de validações Javascript no lado do cliente dispensa a implementação dessas verificações no lado do servidor e diminui o tráfego de dados.
III. A possível separação de HTML e CSS facilita a manutenção de aplicações Web, principalmente pelo o compartilhamento de folhas de estilo entre páginas.
IV. A aplicação de estilos é feita de modo separado do HTML e também do Javascript, o que dificulta para usuários inexperientes a ligação de um componente com seu estilo.
1. II e IV.
2. II e III.
3. I e IV.
4. I e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "Bootstrap é uma biblioteca popular front-end de código livre para desenvolvimento HTML, CSS e JS que contempla recursos para o desenvolvimento rápido e fácil de sites e aplicações web responsivos. Crie um protótipo rápido de suas ideias ou crie seu aplicativo inteiro [...]".
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre Bootstrap, analise as afirmativas a seguir.
I. Alert, Card e Carousel são alguns dos principais componentes básicos do Bootstrap.
II. Apesar de facilitar o desenvolvimento, o Bootstrap tende a deixar o site parecido com outros, pela dificuldade alta em customizar detalhes de interface dos componentes.
III. O Bootstrap funciona com um sistema de grids responsivos que possibilita que o design tenha sua divisão clara em colunas, que não precisam, necessariamente, ficar lado a lado na tela.
IV. O Bootstrap nasceu de um esforço de desenvolvedores da empresa mundial Facebook.
1. II e IV.
2. I e III.
3. I e IV.
4. II e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "Um wireframe (ou esquema da página) é um esboço básico de uma página individual, desenhado para indicar os elementos de uma página, seus relacionamentos e sua importância relativa. É muito parecido com a estrutura de arame que um escultor faz antes de adicionar argila, pois ela dá forma e fornece suporte."
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre o projeto para Web wireframe, analise as afirmativas a seguir.
I. O projeto wireframe depende do uso de recursos computacionais para ser aplicado, para que os desenhos fiquem próximos aos elementos da Web.
II. Podendo ser usado em etapa inicial de especificação, o wireframe é uma das ferramentas para se registrar diversas decisões sobre o projeto.
III. O wireframe pode ser considerada uma ferramenta evolutiva, pois permite a acomodação de alterações mais facilmente do que tentar ficar alterando o código fonte final.
IV. O wireframe é um projeto da categoria de design gráfico, trazendo conflitos de ordem tipográfica para a área de arquitetura da informação e projeto de conteúdo textual, pois define de modo muito básico os possíveis textos.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e III.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no trecho apresentado é a:
Ocultar opções de resposta
1. verbosidade.
2. volumosidade.
3. extensibilidade.
4. agregabilidade.
5. escalabilidade.

Ponderando que no cotidiano das empresas de desenvolvimento de software geralmente existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando na mesma base de código ao mesmo tempo, foram criadas ferramentas para suportar esse tipo de trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do ambiente de desenvolvimento, pode-se afirmar sobre as ferramentas citadas no trecho apresentado que:
1. elas são parte fundamental da maioria das ferramentas do tipo IDEs, e são incapazes de serem utilizadas de modo independente, em linha de comando, por exemplo.
2. essas ferramentas têm significativa complexidade e, devido a isso, têm alto custo de licenciamento e de adoção.
3. elas têm importância secundária no desenvolvimento Web, já que as equipes normalmente fazem um acordo de trabalhar em páginas separadas, travando a edição de arquivos por autor diretamente nos repositórios dos servidores.
4. essas ferramentas também são consideradas editores de código-fonte, e podem estar presentes alertando qualquer abertura de arquivo para edição.
5. são utilizadas ferramentas de gestão de versão, configuração de código e outros artefatos do projeto, controlando possíveis conflitos em arquivos e replicando alterações.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, pode-se afirmar que uma dificuldade relativa à programação dos Servlets é que:
Leia o trecho a seguir: “A Sun introduziu os servlets em 1996 como pequenos aplicativos baseados em Java, para acrescentar conteúdo dinâmico aos aplicativos web. Não muito depois, com o aumento da popularidade de Java, os servlets decolaram e se tornaram uma das tecnologias mais populares no desenvolvimento atual de Internet. Entretanto, os programadores de servlet sabem como é incômodo programar com Servlets, [...]”.
1. apesar de os Servlets fazerem parte da tecnologia Java, eles têm pouca compatibilidade com códigos de lógica de negócio dessa mesma tecnologia, o que torna as aplicações instáveis.
2. o código HTML, mesmo a parte estática de uma página dinâmica, fica embutido em uma classe Java, sendo tratado como uma parte de texto do tipo string. Isso agrega uma maior dificuldade de escrita e entendimento do código.
3. as ferramentas são desprovidas de suporte confiável para gerenciamento de toda a arquitetura envolvida, que é complexa e difícil de entender para os programadores.
4. eles não são portáveis em diferentes sistemas, dificultando a evolução e mudanças futuras caso haja necessidade de troca para um novo sistema operacional.
5. o custo de manutenção da tecnologia é alto, uma vez que os fornecedores cobram uma taxa anual de licença para cada servidor instalado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de resoluções do mercado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmacoes a seguir sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da tela.
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade.
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu Hamburguer.
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma janela.
1. V, F, V, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, V.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, V.

Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi originalmente planejado.
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis:
1. são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos específica para o dispositivo.
2. fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e seus dispositivos.
3. fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor.
4. são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real.
5. apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse desenvolvimento.

O Java Enterprise Edition (EE) tem várias camadas de APIs, termo em inglês "Application Programming Interface", que significa "Interface de Programação de Aplicativos". Essas APIs estão divididas em grupos de perfis hierárquicos de distribuição (profiles), sendo o Web Container um dos perfis mais utilizados.
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre o Web Container da Java EE na versão 8, é possível afirmar que ele inclui as tecnologias:
1. WebSocket e JTA.
2. servidor HTTP, HTTPs, EJB e JavaMail.
3. servidor HTTP, HTTPs, CDI e JTA.
4. JMS e Connector.
5. servidor HTTP, HTTPs, Servlet e JSP.

A plataforma Java EE pode ser implementada totalmente nos chamados servidores de aplicação ou parcialmente, pois uma parte dos desenvolvedores desejam usar apenas um rol de recursos da plataforma, de acordo com a necessidade dos sistemas.
Considerando a versão 8 do Java EE, o trecho apresentado e o conceito estudado sobre “Servidores de Aplicação X Web Containers”, analise as afirmativas a seguir.
I. A implementação de código aberto de referência completa da Java EE é chamada “GlassFish Server Open Source Edition”.
II. A implementação de referência parcial para o serviço JSF é feita no software JSF Jakarta Server.
III. Web Container é o nome dado a um servidor Web na plataforma Java EE, sendo praticamente sinônimos, não havendo diferenças significativas de recursos.
IV. Um exemplo de Web Container é o Apache Tomcat, que implementa as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP).
1. I e III.
2. II e IV.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e IV.

Embutindo todos os comandos de marcação em cada arquivo de HTML e padronizando-os, torna-se possível para qualquer navegador da Web ler e reformatar qualquer página da Web. A capacidade de reformatar páginas da Web depois de recebê-las é crucial [...].
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações a seguir e associe-as a suas respectivas funções:
1) 2) 3)

4)
5)
( ) Adiciona uma quebra de linha.
( ) Inicia um parágrafo.
( ) Formata um texto para itálico.
( ) Formata um texto para sobrescrito.
( ) Formata um texto para negrito.
1. 4, 3, 2, 5, 1.
2. 1, 2, 3, 4, 5.
3. 5, 3, 4, 2, 1.
4. 4, 2, 1, 5, 3.
5. 1, 4, 2, 3, 5.

A Hypertext Markup Language (HTML) é uma linguagem de hipertexto para descrever e formar a estrutura de páginas Web a partir de marcações, também chamadas de tags, com característica básica de não haver distinção entre letras maiúsculas e minúsculas (embora versões mais recentes do padrão exijam apenas letras minúsculas).
Analise o seguinte trecho de código em HTML:
  1. Maçã.
  2. Abacaxi.
  3. Limão.
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que será apresentado ao usuário, por padrão, em seu navegador:
1. uma lista desordenada de elementos textuais com marcadores posicionados antes dos elementos textuais informados.
2. uma lista ordenada com números posicionados antes dos elementos textuais informados.
3. três caixas de texto lado a lado, com cada elemento textual em uma delas.
4. um erro de execução do código pois ele apresenta marcações com atributos incompletos.
5. uma tabela com uma coluna e três linhas apresentando cada elemento textual em uma célula.

Leia o trecho a seguir: “Utilizar o conceito de Mobile First, que significa dispositivo móvel primeiro, faz com que você se prepare para o crescimento explosivo e as novas oportunidades emergentes nos celulares atualmente; force o foco e a priorização de seus produtos, adotando as restrições inerentes ao design móvel e que novas experiências sejam oferecidas ao desenvolvimento de novos recursos nativos para dispositivos móveis e modos de uso.”
Considerando as informações desse trecho e sobre as melhores maneiras de desenvolvimento para a Web com foco na técnica “dispositivos móveis primeiro”, pode-se afirmar que:
1. esse conceito facilita o desenvolvimento por eliminar a preocupação com a ordem dos elementos, já que o navegador quebra automaticamente as colunas na ordem sequencial.
2. o hipertexto foi idealizado no amplo espaço disponível na tela de um computador e agora é necessário fazer adaptações manuais na tecnologia HTML para que seus elementos funcionem em telas menores.
3. apesar de a ideia ser interessante, grandes empresas de Web do mundo estão reticentes para iniciar de fato a utilização desse conceito, visto que reduzir os elementos na tela causa muitos espaços em branco, deixando ruim o design.
4. o uso desse conceito traz problemas na manutenção das interfaces responsivas, já que é difícil realizar um design que se adapte a todos os tamanhos de telas, sendo necessário criar vários arquivos de estilos.
5. tem-se nesse conceito uma oportunidade para avaliar o que usuário realmente necessita, priorizando o minimalismo no conteúdo e na navegação, com usabilidade e acessibilidade.

Leia o trecho a seguir: “Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi originalmente planejado.”
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis:
1. fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor.
2. são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real.
3. são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos específica para o dispositivo.
4. fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e seus dispositivos.
5. apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse desenvolvimento.

Leia o trecho a seguir: “CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, como telas grandes, telas pequenas ou impressoras.”
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem CSS:
1. também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o desenvolvimento.
2. evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para detectar e efetuar transformações de design por dispositivos.
3. pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os documentos HTML.
4. funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas com as do HTML.
5. é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer linguagem de marcação baseada em XML.

Leia o trecho a seguir: “Atualmente, a Internet é uma infraestrutura de informações generalizada, seu protótipo inicial é frequentemente chamado de Infraestrutura de Informação Nacional (ou Global, ou Galáctica). Sua história é complexa e envolve muitos aspectos - tecnológicos, organizacionais e da sociedade. E sua influência atinge não apenas os campos técnicos das comunicações por computador, mas também toda a sociedade, à medida em que avançamos no uso crescente de ferramentas on-line para realizar comércio eletrônico, aquisição de informações e operações úteis da sociedade.”
Considerando essas informações sobre a Internet e sobre os estudos de sua história, pode-se afirmar que essa rede tem alterado drasticamente a vida das pessoas, com a facilitação na comunicação, sendo que:
1. em 1994, foi fundado o Consórcio World Wide Web (W3C), que é uma organização internacional que regulamenta a Web e está sob a coordenação dos países do grupo chamado G7.
2. a Internet foi criada para ser tolerante a falhas, funcionando mesmo em guerras; por isso, ela adotou um mecanismo chamado cliente-cliente, sem necessidade de servidores para funcionar.
3. apesar de poder ser utilizada livremente, a Internet é um sistema semiaberto uma vez que nem todas as suas especificações são públicas. Isso ocorre por ter protocolos militares em sua base.
4. desde seu início até nos dias atuais a Internet depende de financiamento público para seu funcionamento, pois é de interesse de todos os cidadãos e seu custo é alto para ser dividido entre empresas.
5. em 1985, a Internet estava estabelecida como uma tecnologia para pesquisadores e estava começando a ser usada por outras comunidades.

Leia o trecho a seguir: “A vantagem de uma linguagem de marcação sobre outra sem marcação explícita é a maior facilidade para criar um navegador destinado à linguagem de marcação: o navegador só precisa entender os comandos de marcação. TeX e troff são outros exemplos muito conhecidos de linguagens de marcação.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções:
1)

    2)
    3)
    4)

  • 5)

    ( ) Cria uma divisão horizontal.
    ( ) Cria uma célula da tabela.
    ( ) Cria uma lista desordenada.
    ( ) Define uma seção no documento.
    ( ) Define um item da uma lista.

Considerando o trecho e o conceito estudado sobre CSS, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Antes da versão 3 do CSS, os desenvolvedores estavam limitados a utilizar fontes de texto (tipos de letras) que são básicas dos dispositivos clientes. A solução de incorporar o arquivo de fonte no CSS 3 foi acertada, melhorando a usabilidade e facilitando ao desenvolvedor, angariando mais recursos a ele.
II. Atualmente, os sites podem ter tipografias mais sofisticadas, sem a necessidade de "artimanhas" de desenvolvedores que utilizavam imagens (GIF ou JPEG, por exemplo) para escreverem textos. Isso dificultava a manutenção por necessitar abrir editores de imagens para alteração de textos, deixava os sites mais pesados e não permitia que leitores de tela fizessem um bom trabalho.
1. Incorreta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado, sobre o futuro da plataforma Java EE, é possível afirmar que sua evolução inclui:
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. a transição de tecnologias para a Tomcat Foundation, para o desenvolvimento do da nova plataforma Java EE 9 de modo mais focado em tecnologias Web e Mobile.
2. a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation, um novo projeto iniciado, o Eclipse Enterprise para Java (EE4J), que utiliza como base os projetos Java EE 8 e Jakarta.

Leia o trecho a seguir: "Os primeiros navegadores a incorporar um motor de Javascript tinham alert, prompt, document.write e mais meia dúzia de maneiras de se interagir com o usuário. E só. A ideia de acessar a árvore de objetos do HTML trouxe poder às interfaces com o usuário na web."
Considerando o conceito estudado sobre “a pilha de desenvolvimento HTML, CSS e Javascript e os frameworks de apoio”, analise as afirmativas a seguir.
I. Os códigos recebidos pelo navegador executam diferentes ações no lado do cliente via ações com Javascript, que podem ser acionados por eventos de componentes, como pressionar botões.
II. A utilização de validações Javascript no lado do cliente dispensa a implementação dessas verificações no lado do servidor e diminui o tráfego de dados.
III. A possível separação de HTML e CSS facilita a manutenção de aplicações Web, principalmente pelo o compartilhamento de folhas de estilo entre páginas.
IV. A aplicação de estilos é feita de modo separado do HTML e também do Javascript, o que dificulta para usuários inexperientes a ligação de um componente com seu estilo.
1. II e IV.
2. II e III.
3. I e IV.
4. I e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "Bootstrap é uma biblioteca popular front-end de código livre para desenvolvimento HTML, CSS e JS que contempla recursos para o desenvolvimento rápido e fácil de sites e aplicações web responsivos. Crie um protótipo rápido de suas ideias ou crie seu aplicativo inteiro [...]".
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre Bootstrap, analise as afirmativas a seguir.
I. Alert, Card e Carousel são alguns dos principais componentes básicos do Bootstrap.
II. Apesar de facilitar o desenvolvimento, o Bootstrap tende a deixar o site parecido com outros, pela dificuldade alta em customizar detalhes de interface dos componentes.
III. O Bootstrap funciona com um sistema de grids responsivos que possibilita que o design tenha sua divisão clara em colunas, que não precisam, necessariamente, ficar lado a lado na tela.
IV. O Bootstrap nasceu de um esforço de desenvolvedores da empresa mundial Facebook.
1. II e IV.
2. I e III.
3. I e IV.
4. II e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "Um wireframe (ou esquema da página) é um esboço básico de uma página individual, desenhado para indicar os elementos de uma página, seus relacionamentos e sua importância relativa. É muito parecido com a estrutura de arame que um escultor faz antes de adicionar argila, pois ela dá forma e fornece suporte."
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre o projeto para Web wireframe, analise as afirmativas a seguir.
I. O projeto wireframe depende do uso de recursos computacionais para ser aplicado, para que os desenhos fiquem próximos aos elementos da Web.
II. Podendo ser usado em etapa inicial de especificação, o wireframe é uma das ferramentas para se registrar diversas decisões sobre o projeto.
III. O wireframe pode ser considerada uma ferramenta evolutiva, pois permite a acomodação de alterações mais facilmente do que tentar ficar alterando o código fonte final.
IV. O wireframe é um projeto da categoria de design gráfico, trazendo conflitos de ordem tipográfica para a área de arquitetura da informação e projeto de conteúdo textual, pois define de modo muito básico os possíveis textos.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e III.
4. III e IV.
5. II e III.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no trecho apresentado é a:
Ocultar opções de resposta
1. verbosidade.
2. volumosidade.
3. extensibilidade.
4. agregabilidade.
5. escalabilidade.

Ponderando que no cotidiano das empresas de desenvolvimento de software geralmente existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando na mesma base de código ao mesmo tempo, foram criadas ferramentas para suportar esse tipo de trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do ambiente de desenvolvimento, pode-se afirmar sobre as ferramentas citadas no trecho apresentado que:
1. elas são parte fundamental da maioria das ferramentas do tipo IDEs, e são incapazes de serem utilizadas de modo independente, em linha de comando, por exemplo.
2. essas ferramentas têm significativa complexidade e, devido a isso, têm alto custo de licenciamento e de adoção.
3. elas têm importância secundária no desenvolvimento Web, já que as equipes normalmente fazem um acordo de trabalhar em páginas separadas, travando a edição de arquivos por autor diretamente nos repositórios dos servidores.
4. essas ferramentas também são consideradas editores de código-fonte, e podem estar presentes alertando qualquer abertura de arquivo para edição.
5. são utilizadas ferramentas de gestão de versão, configuração de código e outros artefatos do projeto, controlando possíveis conflitos em arquivos e replicando alterações.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, pode-se afirmar que uma dificuldade relativa à programação dos Servlets é que:
Leia o trecho a seguir: “A Sun introduziu os servlets em 1996 como pequenos aplicativos baseados em Java, para acrescentar conteúdo dinâmico aos aplicativos web. Não muito depois, com o aumento da popularidade de Java, os servlets decolaram e se tornaram uma das tecnologias mais populares no desenvolvimento atual de Internet. Entretanto, os programadores de servlet sabem como é incômodo programar com Servlets, [...]”.
1. apesar de os Servlets fazerem parte da tecnologia Java, eles têm pouca compatibilidade com códigos de lógica de negócio dessa mesma tecnologia, o que torna as aplicações instáveis.
2. o código HTML, mesmo a parte estática de uma página dinâmica, fica embutido em uma classe Java, sendo tratado como uma parte de texto do tipo string. Isso agrega uma maior dificuldade de escrita e entendimento do código.
3. as ferramentas são desprovidas de suporte confiável para gerenciamento de toda a arquitetura envolvida, que é complexa e difícil de entender para os programadores.
4. eles não são portáveis em diferentes sistemas, dificultando a evolução e mudanças futuras caso haja necessidade de troca para um novo sistema operacional.
5. o custo de manutenção da tecnologia é alto, uma vez que os fornecedores cobram uma taxa anual de licença para cada servidor instalado.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
0/0 
A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite 
que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação 
do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles 
tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de 
resoluções do mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir 
sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da 
tela. 
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem 
redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade. 
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de 
modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu 
Hamburguer. 
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS 
variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma 
janela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F. 
2. 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
3. Incorreta: 
F, V, V, V. 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Atualmente, as páginas da Web são escritas em uma linguagem denominada HTML 
(HyperText Markup Language). A HTML permite que os usuários produzam páginas da 
Web que incluem texto, gráficos e ponteiros para outras páginas da Web.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 670. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
pode-se afirmar que essa linguagem é fundamental para a navegação Web, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
permite a formatação dos documentos por meio de marcações e 
possibilita a escrita de conteúdo sob a forma de hipertexto, que pode ser 
alterado em editores de texto. 
Resposta correta 
2. 
realiza a geração de novas páginas no servidor por meio de seus 
comandos, que são semelhantes aos da linguagem C++. 
3. 
realiza o controle de quais empresas podem fornecer um navegador 
Web, que faz o cadastro (registro) de páginas junto a mecanismos de 
buscas. 
4. 
faz um controle rígido das informações e comandos sem se preocupar 
com o texto, que é anexado nos servidores. 
5. 
faz a importação de documentos textuais e de outras mídias, 
transformando-os em arquivos executáveis binários nos navegadores. 
3. Pergunta 3 
0/0 
O Java Enterprise Edition (EE) é a especificação de uma plataforma amplamente 
utilizada para desenvolvimento de aplicações corporativas (por isso o nome 
enterprise), incluindo as aplicações web, possuindo diversos recursos como 
bibliotecas e funcionalidades implementadas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 20 set. 
2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre a 
plataforma Java EE, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a plataforma visa integridade total, evitando erros de acoplamento como 
os existentes em outras tecnologias, e para isso faz a utilização de um 
módulo único para ligação de desenvolvimentos de terceiros chamado 
Java Main Module (JMM). 
2. 
essa é uma plataforma extensa, chamada de J2EE até sua versão 1.4, e 
que objetiva reduzir o custo e a complexidade do desenvolvimento, 
implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas. 
Resposta correta 
3. 
 essa plataforma prega a velocidade de processamento com principal 
vantagem e, para isso acontecer, ela executa em um servidor padrão, de 
hardware e softwares fechados, chamado Java Enterprise Server. 
4. 
essa é uma plataforma que prega simplicidade máxima de codificação e 
minimalismo em seus módulos, sendo que sua base chamada núcleo 
atende a maioria dos desenvolvedores, sendo chamada de Java 
Enterprise Core (JEC). 
5. 
essa é uma plataforma completa de ponta-a-ponta, dispensando outras 
tecnologias e padrões tanto no cliente quanto no servidor. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma página da Web consiste em um cabeçalho e um corpo entre as tags (comandos de 
formatação/marcação) <html> e </html>, embora a maioria dos navegadores não 
reclame se essas tags não estiverem presentes.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 671. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções: 
1) <ol> 
2) <blockquote> 
3) <h1> 
4) <tr> 
5) <input> 
( ) Cria um cabeçalho do nível 1. 
( ) Define uma lista ordenada. 
( ) Cria uma citação longa. 
( ) Define um campo de entrada de dados. 
( ) Cria uma linha da tabela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 5, 4. 
Resposta correta 
2. 
3, 4, 2, 1, 5. 
3. 
1, 3, 2, 4, 5. 
4. 
3, 1, 2, 4, 5. 
5. 
4, 2, 1, 3, 5. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se 
adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, 
fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi 
originalmente planejado.” 
Fonte: MARCOTTE, E. Responsive Web Design. 2010. Disponível em: 
<https://alistapart.com/article/responsive-web-design/>. Acesso em: 13 set. 2019. 
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de 
desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador 
envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos 
específica para o dispositivo. 
2. 
fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da 
interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e 
seus dispositivos. 
Resposta correta 
3. 
fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores 
utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a 
página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor. 
4. 
são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do 
documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real. 
5. 
apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela 
dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse 
desenvolvimento. 
6. Pergunta 6 
0/0 
O Java Enterprise Edition (EE) tem várias camadas de APIs, termo em inglês 
"Application Programming Interface", que significa "Interface de Programação de 
Aplicativos". Essas APIs estão divididas em grupos de perfis hierárquicos de 
distribuição (profiles), sendo o Web Container um dos perfis mais utilizados. 
Fonte: ORACLE, 2019. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 
20/09/2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre o 
Web Container da Java EE na versão 8, é possível afirmar que ele inclui as tecnologias: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
servidor HTTP, HTTPs, Servlet e JSP. 
 
Resposta correta 
2. 
 WebSocket e JTA. 
3. 
servidor HTTP, HTTPs, CDI e JTA. 
4. 
JMS e Connector. 
5. 
servidor HTTP, HTTPs, EJB e JavaMail. 
7. Pergunta 7 
0/0 
A plataforma Java EE pode ser implementada totalmente nos chamados servidores de 
aplicação ou parcialmente, pois uma parte dos desenvolvedores desejam usar apenas 
um rol de recursos da plataforma, de acordo com a necessidade dos sistemas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, EnterpriseEdition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 
20/09/2019. 
Considerando a versão 8 do Java EE, o trecho apresentado e o conceito estudado sobre 
“Servidores de Aplicação X Web Containers”, analise as afirmativas a seguir. 
I. A implementação de código aberto de referência completa da Java EE é chamada 
“GlassFish Server Open Source Edition”. 
II. A implementação de referência parcial para o serviço JSF é feita no software JSF 
Jakarta Server. 
III. Web Container é o nome dado a um servidor Web na plataforma Java EE, sendo 
praticamente sinônimos, não havendo diferenças significativas de recursos. 
IV. Um exemplo de Web Container é o Apache Tomcat, que implementa as tecnologias 
Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
I e IV. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Embutindo todos os comandos de marcação em cada arquivo de HTML e 
padronizando-os, torna-se possível para qualquer navegador da Web ler e reformatar 
qualquer página da Web. A capacidade de reformatar páginas da Web depois de 
recebê-las é crucial [...].” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier 
Brasil, 2003. p. 671. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
analise as marcações a seguir e associe-as a suas respectivas funções: 
1) <b> 
2) <i> 
3) <p> 
4) <br> 
5) <sup> 
( ) Adiciona uma quebra de linha. 
( ) Inicia um parágrafo. 
( ) Formata um texto para itálico. 
( ) Formata um texto para sobrescrito. 
( ) Formata um texto para negrito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 2, 5, 1. 
Resposta correta 
2. 
1, 2, 3, 4, 5. 
3. 
5, 3, 4, 2, 1. 
4. 
4, 2, 1, 5, 3. 
5. 
1, 4, 2, 3, 5. 
9. Pergunta 9 
0/0 
A Hypertext Markup Language (HTML) é uma linguagem de hipertexto para descrever 
e formar a estrutura de páginas Web a partir de marcações, também chamadas de tags, 
com característica básica de não haver distinção entre letras maiúsculas e minúsculas 
(embora versões mais recentes do padrão exijam apenas letras minúsculas). 
Analise o seguinte trecho de código em HTML: 
<ol> 
<li>Maçã. </li> 
<li>Abacaxi. </li> 
<li>Limão. </li> 
</ol> 
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que será 
apresentado ao usuário, por padrão, em seu navegador: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma lista desordenada de elementos textuais com marcadores 
posicionados antes dos elementos textuais informados. 
2. 
um erro de execução do código pois ele apresenta marcações com 
atributos incompletos. 
3. 
uma tabela com uma coluna e três linhas apresentando cada elemento 
textual em uma célula. 
4. 
três caixas de texto lado a lado, com cada elemento textual em uma delas. 
5. 
uma lista ordenada com números posicionados antes dos elementos 
textuais informados. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
No evento JavaOne 2016, a Oracle anunciou a reinicialização do Java EE 8. No JavaOne 
2017, a Oracle lançou o Java EE 8 e anunciou a transferência do Java EE para uma 
determinada organização para aumentar a colaboração entre diferentes entidades e 
pessoas relacionadas ao desenvolvimento da tecnologia Java EE. 
Fonte: JAVA EE GUARDIANS. 2019. Disponível em: <https://javaee-guardians.io/> 
Acesso em 17 set. de 2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado, sobre o 
futuro da plataforma Java EE, é possível afirmar que sua evolução inclui: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation, um novo projeto 
iniciado, o Eclipse Enterprise para Java (EE4J), que utiliza como base os 
projetos Java EE 8 e Jakarta. 
Resposta correta 
2. 
a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation para o 
desenvolvimento do Java EE 9, com a continuidade esperada pela 
comunidade. 
3. 
a inclusão do código em uma plataforma de desenvolvimento 
colaborativa, nos mesmos moldes do sistema operacional Linux, dando 
origem ao projeto Open Jakarta. 
4. 
o enxugamento da plataforma para a deixar mais simples, objetiva e 
competitiva em relação à concorrência. 
5. 
a transição de tecnologias para a Tomcat Foundation, para o 
desenvolvimento do da nova plataforma Java EE 9 de modo mais focado 
em tecnologias Web e Mobile. 
1. Pergunta 1 
0/0 
O Java Enterprise Edition (EE) é a especificação de uma plataforma amplamente 
utilizada para desenvolvimento de aplicações corporativas (por isso o nome 
enterprise), incluindo as aplicações web, possuindo diversos recursos como 
bibliotecas e funcionalidades implementadas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 20 set. 
2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre a 
plataforma Java EE, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
a plataforma visa integridade total, evitando erros de acoplamento como 
os existentes em outras tecnologias, e para isso faz a utilização de um 
módulo único para ligação de desenvolvimentos de terceiros chamado 
Java Main Module (JMM). 
2. 
essa é uma plataforma extensa, chamada de J2EE até sua versão 1.4, e 
que objetiva reduzir o custo e a complexidade do desenvolvimento, 
implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas. 
Resposta correta 
3. 
essa é uma plataforma que prega simplicidade máxima de codificação e 
minimalismo em seus módulos, sendo que sua base chamada núcleo 
atende a maioria dos desenvolvedores, sendo chamada de Java 
Enterprise Core (JEC). 
4. 
 essa plataforma prega a velocidade de processamento com principal 
vantagem e, para isso acontecer, ela executa em um servidor padrão, de 
hardware e softwares fechados, chamado Java Enterprise Server. 
5. 
essa é uma plataforma completa de ponta-a-ponta, dispensando outras 
tecnologias e padrões tanto no cliente quanto no servidor. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Bootstrap é uma biblioteca popular front-end de código livre para desenvolvimento 
HTML, CSS e JS que contempla recursos para o desenvolvimento rápido e fácil de sites 
e aplicações web responsivos. Crie um protótipo rápido de suas ideias ou crie seu 
aplicativo inteiro [...]”. Fonte: Bootstrap. Bootstrap (Referência oficial). 2019. 
Disponível em: https://getbootstrap.com/. Acesso em 17 set. 2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre Bootstrap, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Alert, Card e Carousel são alguns dos principais componentes básicos do Bootstrap. 
II. Apesar de facilitar o desenvolvimento, o Bootstrap tende a deixar o site parecido 
com outros, pela dificuldade alta em customizar detalhes de interface dos 
componentes. 
III. O Bootstrap funciona com um sistema de grids responsivos que possibilita que o 
design tenha sua divisão clara em colunas, que não precisam, necessariamente, ficar 
lado a lado na tela. 
IV. O Bootstrap nasceu de um esforço de desenvolvedores da empresa mundial 
Facebook. 
Está correto somente o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e IV. 
3. Pergunta 3 
0/0 
A Hypertext Markup Language (HTML) é uma linguagem de hipertexto para descrever 
e formar a estrutura de páginas Web a partir de marcações, também chamadas de tags, 
com característica básica de não haver distinção entre letras maiúsculas e minúsculas 
(embora versões mais recentes do padrão exijam apenas letras minúsculas). 
Analise o seguinte trecho de código em HTML: 
<ol> 
<li>Maçã. </li> 
<li>Abacaxi. </li> 
<li>Limão. </li> 
</ol> 
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que será 
apresentadoao usuário, por padrão, em seu navegador: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
três caixas de texto lado a lado, com cada elemento textual em uma delas. 
2. 
uma lista ordenada com números posicionados antes dos elementos 
textuais informados. 
Resposta correta 
3. 
uma tabela com uma coluna e três linhas apresentando cada elemento 
textual em uma célula. 
4. 
um erro de execução do código pois ele apresenta marcações com 
atributos incompletos. 
5. 
uma lista desordenada de elementos textuais com marcadores 
posicionados antes dos elementos textuais informados. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Utilizar o conceito de Mobile First, que significa dispositivo móvel primeiro, faz com 
que você se prepare para o crescimento explosivo e as novas oportunidades 
emergentes nos celulares atualmente; force o foco e a priorização de seus produtos, 
adotando as restrições inerentes ao design móvel e que novas experiências sejam 
oferecidas ao desenvolvimento de novos recursos nativos para dispositivos móveis e 
modos de uso”. 
Fonte: WROBLEWSKI L. 2011. Mobile First. New York: Editora A book apart. p. 1. 
(Tradução nossa.) 
Considerando as informações desse trecho e sobre as melhores maneiras de 
desenvolvimento para a Web com foco na técnica “dispositivos móveis primeiro”, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 o hipertexto foi idealizado no amplo espaço disponível na tela de um 
computador e agora é necessário fazer adaptações manuais na tecnologia 
HTML para que seus elementos funcionem em telas menores. 
2. 
o uso desse conceito traz problemas na manutenção das interfaces 
responsivas, já que é difícil realizar um design que se adapte a todos os 
tamanhos de telas, sendo necessário criar vários arquivos de estilos. 
3. 
tem-se nesse conceito uma oportunidade para avaliar o que usuário 
realmente necessita, priorizando o minimalismo no conteúdo e na 
navegação, com usabilidade e acessibilidade. 
Resposta correta 
4. 
esse conceito facilita o desenvolvimento por eliminar a preocupação com 
a ordem dos elementos, já que o navegador quebra automaticamente as 
colunas na ordem sequencial. 
5. 
apesar de a ideia ser interessante, grandes empresas de Web do mundo 
estão reticentes para iniciar de fato a utilização desse conceito, visto que 
reduzir os elementos na tela causa muitos espaços em branco, deixando 
ruim o design. 
5. Pergunta 5 
0/0 
A JQuery é uma biblioteca rápida e pequena de JavaScript desenvolvida para 
simplificar os scripts do lado do cliente (client-side), oferecendo recursos otimizados, 
que interagem com elementos do documento HTML e solucionam problemas de 
incompatibilidade entre navegadores. 
Fonte: JQUERY. JQuery. 2019. Disponível em: <https://jquery.com>. Acesso em 15 set. 
de 2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre a JQuery, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A JQuery auxilia no processo de passagem e manipulação de itens dos documentos 
HTML e também de conteúdo internos de anexos, como planilhas .xls e documentos de 
texto do tipo .doc. 
II. Para utilização da biblioteca JQuery, basta incorporar seu código na página, usando 
a tag <script> e depois utilizar seletores para acessar os objetos e realizar ações. 
III. Para efetuar a seleção de um elemento e realizar uma ação na biblioteca JQuery, 
utilizamos a sintaxe Sel(“#ID”).acao();. 
IV. A biblioteca JQuery possui arquitetura compatível com instalação de plug-ins e 
extensões em geral. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 II e III. 
2. 
I e III. 
3. 
III e IV. 
4. 
II e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e IV. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se 
adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, 
fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi 
originalmente planejado.” 
Fonte: MARCOTTE, E. Responsive Web Design. 2010. Disponível em: 
<https://alistapart.com/article/responsive-web-design/>. Acesso em: 13 set. 2019. 
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de 
desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores 
utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a 
página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor. 
2. 
são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do 
documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real. 
3. 
são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador 
envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos 
específica para o dispositivo. 
4. 
fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da 
interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e 
seus dispositivos. 
Resposta correta 
5. 
apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela 
dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse 
desenvolvimento. 
7. Pergunta 7 
0/0 
A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite 
que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação 
do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles 
tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de 
resoluções do mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir 
sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da 
tela. 
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem 
redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade. 
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de 
modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu 
Hamburguer. 
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS 
variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma 
janela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F. 
2. 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
3. 
F, V, V, V. 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, 
layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, 
como telas grandes, telas pequenas ou impressoras.” 
Fonte: W3C. Documentação/referência oficial da linguagem CSS. 2019. Disponível em 
<https://www.w3.org/standards/webdesign/htmlcss>. Acesso em 12 set. 2019. 
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem 
CSS: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do 
HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o 
desenvolvimento. 
2. 
evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para 
detectar e efetuar transformações de design por dispositivos. 
3. 
pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os 
documentos HTML. 
4. 
funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos 
documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas 
com as do HTML. 
5. 
é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer 
linguagem de marcação baseada em XML. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Atualmente, a Internet é uma infraestrutura de informações generalizada, seu 
protótipo inicial é frequentemente chamado de Infraestrutura de Informação Nacional(ou Global, ou Galáctica). Sua história é complexa e envolve muitos aspectos - 
tecnológicos, organizacionais e da sociedade. E sua influência atinge não apenas os 
campos técnicos das comunicações por computador, mas também toda a sociedade, à 
medida em que avançamos no uso crescente de ferramentas on-line para realizar 
comércio eletrônico, aquisição de informações e operações úteis da sociedade.” 
Fonte: LEINER, B. M., CERF, V. G., CLARK D. D., KAHN R. E., KLEINROCK L., LYNCH D. C., 
POSTEL J., ROBERTS L. G. E WOLFF S. 2009. A brief history of the internet. SIGCOMM 
Comput. Commun. Rev. 39, 5 (October 2009), páginas 22-31, New York, NY, USA 
(tradução nossa). 
Considerando essas informações sobre a Internet e sobre os estudos de sua história, 
pode-se afirmar que essa rede tem alterado drasticamente a vida das pessoas, com a 
facilitação na comunicação, sendo que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
em 1994, foi fundado o Consórcio World Wide Web (W3C), que é uma 
organização internacional que regulamenta a Web e está sob a 
coordenação dos países do grupo chamado G7. 
2. 
a Internet foi criada para ser tolerante a falhas, funcionando mesmo em 
guerras; por isso, ela adotou um mecanismo chamado cliente-cliente, 
sem necessidade de servidores para funcionar. 
3. 
apesar de poder ser utilizada livremente, a Internet é um sistema 
semiaberto uma vez que nem todas as suas especificações são públicas. 
Isso ocorre por ter protocolos militares em sua base. 
4. 
desde seu início até nos dias atuais a Internet depende de financiamento 
público para seu funcionamento, pois é de interesse de todos os cidadãos 
e seu custo é alto para ser dividido entre empresas. 
5. 
em 1985, a Internet estava estabelecida como uma tecnologia para 
pesquisadores e estava começando a ser usada por outras comunidades. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A vantagem de uma linguagem de marcação sobre outra sem marcação explícita é a 
maior facilidade para criar um navegador destinado à linguagem de marcação: o 
navegador só precisa entender os comandos de marcação. TeX e troff são outros 
exemplos muito conhecidos de linguagens de marcação.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 670. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções: 
1) <ul> 
2) <td> 
3) <span> 
4) <li> 
5) <hr> 
( ) Cria uma divisão horizontal. 
( ) Cria uma célula da tabela. 
( ) Cria uma lista desordenada. 
( ) Define uma seção no documento. 
( ) Define um item da uma lista. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 1, 3, 5. 
2. 
5, 2, 1, 3, 4. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 2, 4, 5. 
4. 
 5, 2, 3, 4, 1. 
5. 
4, 2, 1, 5, 3. 
1. Pergunta 1 
0/0 
A versão 3 da tecnologia CSS permite o uso das chamadas Web Fonts e, sobre isso, leia 
o trecho a seguir: 
“A regra @font-face serve para que você utilize fontes fora do padrão do sistema em 
seus sites. Para que isso funcione, nós disponibilizamos as fontes necessárias em seu 
servidor e linkamos estas fontes no arquivo CSS. A sintaxe é bem simples e tem 
suporte a todos os navegadores, com algumas ressalvas.”. 
Fonte: W3C. Curso de CSS 3 do Escritório W3C Brasil. 2019. p. 55. Disponível em: 
http://www.w3c.br/pub/Cursos/CursoCSS3/css-web.pdf. Acesso em 12 set. 2019. 
Considerando o trecho e o conceito estudado sobre CSS, analise as asserções a seguir e 
a relação proposta entre elas: 
I. Antes da versão 3 do CSS, os desenvolvedores estavam limitados a utilizar fontes de 
texto (tipos de letras) que são básicas dos dispositivos clientes. A solução de 
incorporar o arquivo de fonte no CSS 3 foi acertada, melhorando a usabilidade e 
facilitando ao desenvolvedor, angariando mais recursos a ele. 
Porque: 
II. Atualmente, os sites podem ter tipografias mais sofisticadas, sem a necessidade de 
"artimanhas" de desenvolvedores que utilizavam imagens (GIF ou JPEG, por exemplo) 
para escreverem textos. Isso dificultava a manutenção por necessitar abrir editores de 
imagens para alteração de textos, deixava os sites mais pesados e não permitia que 
leitores de tela fizessem um bom trabalho. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
2. Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, 
layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, 
como telas grandes, telas pequenas ou impressoras.” 
Fonte: W3C. Documentação/referência oficial da linguagem CSS. 2019. Disponível em 
<https://www.w3.org/standards/webdesign/htmlcss>. Acesso em 12 set. 2019. 
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem 
CSS: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos 
documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas 
com as do HTML. 
2. 
também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do 
HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o 
desenvolvimento. 
3. 
é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer 
linguagem de marcação baseada em XML. 
Resposta correta 
4. 
evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para 
detectar e efetuar transformações de design por dispositivos. 
5. 
pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os 
documentos HTML. 
3. Pergunta 3 
0/0 
No evento JavaOne 2016, a Oracle anunciou a reinicialização do Java EE 8. No JavaOne 
2017, a Oracle lançou o Java EE 8 e anunciou a transferência do Java EE para uma 
determinada organização para aumentar a colaboração entre diferentes entidades e 
pessoas relacionadas ao desenvolvimento da tecnologia Java EE. 
Fonte: JAVA EE GUARDIANS. 2019. Disponível em: <https://javaee-guardians.io/> 
Acesso em 17 set. de 2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado, sobre o 
futuro da plataforma Java EE, é possível afirmar que sua evolução inclui: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a transição de tecnologias para a Tomcat Foundation, para o 
desenvolvimento do da nova plataforma Java EE 9 de modo mais focado 
em tecnologias Web e Mobile. 
2. 
a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation, um novo projeto 
iniciado, o Eclipse Enterprise para Java (EE4J), que utiliza como base os 
projetos Java EE 8 e Jakarta. 
Resposta correta 
3. 
a transição de tecnologias para a Eclipse Foundation para o 
desenvolvimento do Java EE 9, com a continuidade esperada pela 
comunidade. 
4. 
o enxugamento da plataforma para a deixar mais simples, objetiva e 
competitiva em relação à concorrência. 
5. 
a inclusão do código em uma plataforma de desenvolvimento 
colaborativa, nos mesmos moldes do sistema operacional Linux, dando 
origem ao projeto Open Jakarta. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma página da Web consiste em um cabeçalho e um corpo entre as tags (comandos de 
formatação/marcação) <html> e </html>, embora a maioria dos navegadores não 
reclame se essas tags não estiverem presentes.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 671. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções: 
1) <ol> 
2) <blockquote> 
3) <h1> 
4) <tr> 
5) <input>( ) Cria um cabeçalho do nível 1. 
( ) Define uma lista ordenada. 
( ) Cria uma citação longa. 
( ) Define um campo de entrada de dados. 
( ) Cria uma linha da tabela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 1, 3, 5. 
2. 
3, 1, 2, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 2, 4, 5. 
4. 
3, 1, 2, 4, 5. 
5. 
3, 4, 2, 1, 5. 
5. Pergunta 5 
0/0 
A JQuery é uma biblioteca rápida e pequena de JavaScript desenvolvida para 
simplificar os scripts do lado do cliente (client-side), oferecendo recursos otimizados, 
que interagem com elementos do documento HTML e solucionam problemas de 
incompatibilidade entre navegadores. 
Fonte: JQUERY. JQuery. 2019. Disponível em: <https://jquery.com>. Acesso em 15 set. 
de 2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre a JQuery, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A JQuery auxilia no processo de passagem e manipulação de itens dos documentos 
HTML e também de conteúdo internos de anexos, como planilhas .xls e documentos de 
texto do tipo .doc. 
II. Para utilização da biblioteca JQuery, basta incorporar seu código na página, usando 
a tag <script> e depois utilizar seletores para acessar os objetos e realizar ações. 
III. Para efetuar a seleção de um elemento e realizar uma ação na biblioteca JQuery, 
utilizamos a sintaxe Sel(“#ID”).acao();. 
IV. A biblioteca JQuery possui arquitetura compatível com instalação de plug-ins e 
extensões em geral. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
II e IV. 
Resposta correta 
3. 
 II e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
I e III. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Atualmente, a Internet é uma infraestrutura de informações generalizada, seu 
protótipo inicial é frequentemente chamado de Infraestrutura de Informação Nacional 
(ou Global, ou Galáctica). Sua história é complexa e envolve muitos aspectos - 
tecnológicos, organizacionais e da sociedade. E sua influência atinge não apenas os 
campos técnicos das comunicações por computador, mas também toda a sociedade, à 
medida em que avançamos no uso crescente de ferramentas on-line para realizar 
comércio eletrônico, aquisição de informações e operações úteis da sociedade.” 
Fonte: LEINER, B. M., CERF, V. G., CLARK D. D., KAHN R. E., KLEINROCK L., LYNCH D. C., 
POSTEL J., ROBERTS L. G. E WOLFF S. 2009. A brief history of the internet. SIGCOMM 
Comput. Commun. Rev. 39, 5 (October 2009), páginas 22-31, New York, NY, USA 
(tradução nossa). 
Considerando essas informações sobre a Internet e sobre os estudos de sua história, 
pode-se afirmar que essa rede tem alterado drasticamente a vida das pessoas, com a 
facilitação na comunicação, sendo que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
em 1985, a Internet estava estabelecida como uma tecnologia para 
pesquisadores e estava começando a ser usada por outras comunidades. 
Resposta correta 
2. 
a Internet foi criada para ser tolerante a falhas, funcionando mesmo em 
guerras; por isso, ela adotou um mecanismo chamado cliente-cliente, 
sem necessidade de servidores para funcionar. 
3. 
em 1994, foi fundado o Consórcio World Wide Web (W3C), que é uma 
organização internacional que regulamenta a Web e está sob a 
coordenação dos países do grupo chamado G7. 
4. 
desde seu início até nos dias atuais a Internet depende de financiamento 
público para seu funcionamento, pois é de interesse de todos os cidadãos 
e seu custo é alto para ser dividido entre empresas. 
5. 
apesar de poder ser utilizada livremente, a Internet é um sistema 
semiaberto uma vez que nem todas as suas especificações são públicas. 
Isso ocorre por ter protocolos militares em sua base. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os primeiros navegadores a incorporar um motor de Javascript tinham alert, prompt, 
document.write e mais meia dúzia de maneiras de se interagir com o usuário. E só. A 
ideia de acessar a árvore de objetos do HTML trouxe poder às interfaces com o usuário 
na web.” 
Fonte: W3C. Curso de HTML 5 do Escritório W3C Brasil. 2019. p. 65. Disponível em: 
https://www.w3c.br/pub/Cursos/CursoHTML5/html5-web.pdf. Acesso em 12 set. 
2019. 
Considerando o conceito estudado sobre “a pilha de desenvolvimento HTML, CSS e 
Javascript e os frameworks de apoio”, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os códigos recebidos pelo navegador executam diferentes ações no lado do cliente 
via ações com Javascript, que podem ser acionados por eventos de componentes, como 
pressionar botões. 
II. A utilização de validações Javascript no lado do cliente dispensa a implementação 
dessas verificações no lado do servidor e diminui o tráfego de dados. 
III. A possível separação de HTML e CSS facilita a manutenção de aplicações Web, 
principalmente pelo o compartilhamento de folhas de estilo entre páginas. 
IV. A aplicação de estilos é feita de modo separado do HTML e também do Javascript, o 
que dificulta para usuários inexperientes a ligação de um componente com seu estilo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
I e III. 
Resposta correta 
5. 
III e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Bootstrap é uma biblioteca popular front-end de código livre para desenvolvimento 
HTML, CSS e JS que contempla recursos para o desenvolvimento rápido e fácil de sites 
e aplicações web responsivos. Crie um protótipo rápido de suas ideias ou crie seu 
aplicativo inteiro [...]”. Fonte: Bootstrap. Bootstrap (Referência oficial). 2019. 
Disponível em: https://getbootstrap.com/. Acesso em 17 set. 2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre Bootstrap, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Alert, Card e Carousel são alguns dos principais componentes básicos do Bootstrap. 
II. Apesar de facilitar o desenvolvimento, o Bootstrap tende a deixar o site parecido 
com outros, pela dificuldade alta em customizar detalhes de interface dos 
componentes. 
III. O Bootstrap funciona com um sistema de grids responsivos que possibilita que o 
design tenha sua divisão clara em colunas, que não precisam, necessariamente, ficar 
lado a lado na tela. 
IV. O Bootstrap nasceu de um esforço de desenvolvedores da empresa mundial 
Facebook. 
Está correto somente o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
I e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
III e IV. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Atualmente, as páginas da Web são escritas em uma linguagem denominada HTML 
(HyperText Markup Language). A HTML permite que os usuários produzam páginas da 
Web que incluem texto, gráficos e ponteiros para outras páginas da Web.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 670. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
pode-se afirmar que essa linguagem é fundamental para a navegação Web, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
permite a formatação dos documentos por meio de marcações e 
possibilita a escrita de conteúdo sob a forma de hipertexto, que pode ser 
alterado em editores de texto. 
Resposta correta 
2. 
realiza a geração de novas páginas no servidor por meio de seus 
comandos, que são semelhantes aos da linguagem C++. 
3. 
faz a importação de documentos textuais e de outras mídias, 
transformando-os em arquivos executáveis binários nos navegadores. 
4. 
realiza o controle de quais empresas podem fornecer um navegador 
Web, que faz o cadastro (registro) de páginas junto a mecanismos de 
buscas. 
5. 
faz um controle rígido das informações e comandos sem se preocupar 
com o texto, que é anexado nos servidores. 
10. Pergunta 10 
0/0 
A plataforma Java EE pode ser implementada totalmente nos chamados servidores de 
aplicação ou parcialmente, pois uma parte dos desenvolvedores desejam usar apenas 
um rol de recursos da plataforma, de acordocom a necessidade dos sistemas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 
20/09/2019. 
Considerando a versão 8 do Java EE, o trecho apresentado e o conceito estudado sobre 
“Servidores de Aplicação X Web Containers”, analise as afirmativas a seguir. 
I. A implementação de código aberto de referência completa da Java EE é chamada 
“GlassFish Server Open Source Edition”. 
II. A implementação de referência parcial para o serviço JSF é feita no software JSF 
Jakarta Server. 
III. Web Container é o nome dado a um servidor Web na plataforma Java EE, sendo 
praticamente sinônimos, não havendo diferenças significativas de recursos. 
IV. Um exemplo de Web Container é o Apache Tomcat, que implementa as tecnologias 
Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
Resposta correta 
2. 
III e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
II e III. 
5. 
II e IV. 
1. Pergunta 1 
0/0 
A versão 3 da tecnologia CSS permite o uso das chamadas Web Fonts e, sobre isso, leia 
o trecho a seguir: 
“A regra @font-face serve para que você utilize fontes fora do padrão do sistema em 
seus sites. Para que isso funcione, nós disponibilizamos as fontes necessárias em seu 
servidor e linkamos estas fontes no arquivo CSS. A sintaxe é bem simples e tem 
suporte a todos os navegadores, com algumas ressalvas.”. 
Fonte: W3C. Curso de CSS 3 do Escritório W3C Brasil. 2019. p. 55. Disponível em: 
http://www.w3c.br/pub/Cursos/CursoCSS3/css-web.pdf. Acesso em 12 set. 2019. 
Considerando o trecho e o conceito estudado sobre CSS, analise as asserções a seguir e 
a relação proposta entre elas: 
I. Antes da versão 3 do CSS, os desenvolvedores estavam limitados a utilizar fontes de 
texto (tipos de letras) que são básicas dos dispositivos clientes. A solução de 
incorporar o arquivo de fonte no CSS 3 foi acertada, melhorando a usabilidade e 
facilitando ao desenvolvedor, angariando mais recursos a ele. 
Porque: 
II. Atualmente, os sites podem ter tipografias mais sofisticadas, sem a necessidade de 
"artimanhas" de desenvolvedores que utilizavam imagens (GIF ou JPEG, por exemplo) 
para escreverem textos. Isso dificultava a manutenção por necessitar abrir editores de 
imagens para alteração de textos, deixava os sites mais pesados e não permitia que 
leitores de tela fizessem um bom trabalho. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
O Java Enterprise Edition (EE) é a especificação de uma plataforma amplamente 
utilizada para desenvolvimento de aplicações corporativas (por isso o nome 
enterprise), incluindo as aplicações web, possuindo diversos recursos como 
bibliotecas e funcionalidades implementadas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 20 set. 
2019. 
Considerando a informação apresentada na questão e o conteúdo estudado sobre a 
plataforma Java EE, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
essa é uma plataforma que prega simplicidade máxima de codificação e 
minimalismo em seus módulos, sendo que sua base chamada núcleo 
atende a maioria dos desenvolvedores, sendo chamada de Java 
Enterprise Core (JEC). 
2. 
a plataforma visa integridade total, evitando erros de acoplamento como 
os existentes em outras tecnologias, e para isso faz a utilização de um 
módulo único para ligação de desenvolvimentos de terceiros chamado 
Java Main Module (JMM). 
3. 
essa é uma plataforma completa de ponta-a-ponta, dispensando outras 
tecnologias e padrões tanto no cliente quanto no servidor. 
4. 
essa é uma plataforma extensa, chamada de J2EE até sua versão 1.4, e 
que objetiva reduzir o custo e a complexidade do desenvolvimento, 
implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas. 
Resposta correta 
5. 
 essa plataforma prega a velocidade de processamento com principal 
vantagem e, para isso acontecer, ela executa em um servidor padrão, de 
hardware e softwares fechados, chamado Java Enterprise Server. 
3. Pergunta 3 
0/0 
A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite 
que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação 
do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles 
tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de 
resoluções do mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir 
sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da 
tela. 
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem 
redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade. 
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de 
modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu 
Hamburguer. 
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS 
variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma 
janela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
3. 
V, F, V, F. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, V, F, V. 
4. Pergunta 4 
0/0 
A plataforma Java EE pode ser implementada totalmente nos chamados servidores de 
aplicação ou parcialmente, pois uma parte dos desenvolvedores desejam usar apenas 
um rol de recursos da plataforma, de acordo com a necessidade dos sistemas. 
Fonte: ORACLE. Java Platform, Enterprise Edition. 2019. Disponível em: 
<https://www.oracle.com/java/technologies/java-ee-glance.html>. Acesso em 
20/09/2019. 
Considerando a versão 8 do Java EE, o trecho apresentado e o conceito estudado sobre 
“Servidores de Aplicação X Web Containers”, analise as afirmativas a seguir. 
I. A implementação de código aberto de referência completa da Java EE é chamada 
“GlassFish Server Open Source Edition”. 
II. A implementação de referência parcial para o serviço JSF é feita no software JSF 
Jakarta Server. 
III. Web Container é o nome dado a um servidor Web na plataforma Java EE, sendo 
praticamente sinônimos, não havendo diferenças significativas de recursos. 
IV. Um exemplo de Web Container é o Apache Tomcat, que implementa as tecnologias 
Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
III e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
I e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os estilos lógicos são definidos na folha de estilos, referida no início de cada página. 
Desse modo, todas as páginas têm o mesmo estilo e, se o webmaster decidir mudar 
<strong> de itálico com 14 pontos em azul para negrito com 18 pontos na cor rosa 
choque, bastará alterar uma definição para converter o Web site inteiro.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 677. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formatação de 
documentos HTML usando folhas de estilos, pode ser afirmar que essa técnica é 
fundamental para a padronização das páginas de um Web site, visto que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as folhas de estilos já estãopadronizadas pelos navegadores, sem 
possibilidade de mudança pelo desenvolvedor, evitando erros de 
programação. 
2. 
uma folha de estilos pode ser comparada a um arquivo #include em C: a 
mudança de uma definição provoca a alteração em todos os arquivos do 
programa. 
Resposta correta 
3. 
as folhas de estilos necessitam de validação de design e funcionam com 
dependência conectiva a frameworks clássicos de padronização de sites. 
4. 
as folhas de estilos precisam ser registradas em um servidor externo 
para funcionarem, dificultando a alteração por desenvolvedores não 
autorizados. 
5. 
existe linearidade sequencial entre classes de folhas de estilos, então as 
classes definidas ficam no mesmo nível em uma folha de estilos, 
padronizando a format 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Atualmente, as páginas da Web são escritas em uma linguagem denominada HTML 
(HyperText Markup Language). A HTML permite que os usuários produzam páginas da 
Web que incluem texto, gráficos e ponteiros para outras páginas da Web.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 670. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
pode-se afirmar que essa linguagem é fundamental para a navegação Web, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
permite a formatação dos documentos por meio de marcações e 
possibilita a escrita de conteúdo sob a forma de hipertexto, que pode ser 
alterado em editores de texto. 
Resposta correta 
2. 
faz a importação de documentos textuais e de outras mídias, 
transformando-os em arquivos executáveis binários nos navegadores. 
3. 
realiza a geração de novas páginas no servidor por meio de seus 
comandos, que são semelhantes aos da linguagem C++. 
4. 
faz um controle rígido das informações e comandos sem se preocupar 
com o texto, que é anexado nos servidores. 
5. 
realiza o controle de quais empresas podem fornecer um navegador 
Web, que faz o cadastro (registro) de páginas junto a mecanismos de 
buscas. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, 
layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, 
como telas grandes, telas pequenas ou impressoras.” 
Fonte: W3C. Documentação/referência oficial da linguagem CSS. 2019. Disponível em 
<https://www.w3.org/standards/webdesign/htmlcss>. Acesso em 12 set. 2019. 
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem 
CSS: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer 
linguagem de marcação baseada em XML. 
Resposta correta 
2. 
funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos 
documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas 
com as do HTML. 
3. 
também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do 
HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o 
desenvolvimento. 
4. 
evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para 
detectar e efetuar transformações de design por dispositivos. 
5. 
pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os 
documentos HTML. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se 
adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, 
fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi 
originalmente planejado.” 
Fonte: MARCOTTE, E. Responsive Web Design. 2010. Disponível em: 
<https://alistapart.com/article/responsive-web-design/>. Acesso em: 13 set. 2019. 
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de 
desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela 
dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse 
desenvolvimento. 
2. 
são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador 
envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos 
específica para o dispositivo. 
3. 
fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da 
interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e 
seus dispositivos. 
Resposta correta 
4. 
são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do 
documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real. 
5. 
fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores 
utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a 
página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Um wireframe (ou esquema da página) é um esboço básico de uma página individual, 
desenhado para indicar os elementos de uma página, seus relacionamentos e sua 
importância relativa. É muito parecido com a estrutura de arame que um escultor faz 
antes de adicionar argila, pois ela dá forma e fornece suporte”. 
Fonte: WODTKE, C.; GOVELLA, A. Information Architecture: Blueprints for the Web. 
2009. Indianapolis: Editora New Riders. p. 182. (Tradução nossa.) 
Considerando o trecho apresentado e o conceito estudado sobre o projeto para Web 
wireframe, analise as afirmativas a seguir. 
I. O projeto wireframe depende do uso de recursos computacionais para ser aplicado, 
para que os desenhos fiquem próximos aos elementos da Web. 
II. Podendo ser usado em etapa inicial de especificação, o wireframe é uma das 
ferramentas para se registrar diversas decisões sobre o projeto. 
III. O wireframe pode ser considerada uma ferramenta evolutiva, pois permite a 
acomodação de alterações mais facilmente do que tentar ficar alterando o código fonte 
final. 
IV. O wireframe é um projeto da categoria de design gráfico, trazendo conflitos de 
ordem tipográfica para a área de arquitetura da informação e projeto de conteúdo 
textual, pois define de modo muito básico os possíveis textos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
 I e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e III. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma página da Web consiste em um cabeçalho e um corpo entre as tags (comandos de 
formatação/marcação) <html> e </html>, embora a maioria dos navegadores não 
reclame se essas tags não estiverem presentes.” 
Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 
2003. p. 671. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, 
analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções: 
1) <ol> 
2) <blockquote> 
3) <h1> 
4) <tr> 
5) <input> 
( ) Cria um cabeçalho do nível 1. 
( ) Define uma lista ordenada. 
( ) Cria uma citação longa. 
( ) Define um campo de entrada de dados. 
( ) Cria uma linha da tabela. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 1, 3, 5. 
2. 
3, 1, 2, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 2, 4, 5. 
4. 
3, 4, 2, 1, 5. 
5. 
3, 1, 2, 4, 5. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“IDEs: outra grande vantagem na utilização da linguagem Java está em suas IDEs, que 
com certeza, são as melhores do mercado, em qualquer ramo de atividade em que você 
queira empregar essa linguagem. Além dessas vantagens, a arquitetura de servidor 
escrita em Java possibilita alguns benefícios adicionais, como escalabilidade [...]”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: VIII. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar que a consequência da escalabilidade nasaplicações 
Java, incluindo aquelas que sejam Web, é que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pode haver a separação de serviços com gerenciamento virtual de escala 
de acessos e de processamento. Isso, em Java, é realizado de modo 
fechado e integrado ao compilador presente na máquina virtual Java. 
2. 
existem várias bibliotecas internacionais com atualização contínua, 
fazendo com que as aplicações possam aumentar de recursos de modo 
fácil e transparente. 
3. Incorreta: 
os objetos instanciados se adaptam ao tamanho da memória RAM em um 
rico gerenciamento de escala, com compactação de dados de modo 
dinâmico. 
4. 
a máquina virtual pode ser instalada em computadores com pouca 
memória sem que a eficiência seja gravemente prejudicada. 
5. 
é possível distribuir a carga de processamento em diversos servidores 
modernos, tornando viável remover e adicionar servidores de acordo 
com a demanda. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. No entanto, Java é 
uma linguagem que necessita de grande volume de escrita de código, portanto, uma 
das principais desvantagens da linguagem é que mesmo tarefas simples geralmente 
envolvem a escrita de uma quantidade significativa de código. Em alguns casos, 
escrever muito código pode levar a certos problemas, chamados de code smells [...]” 
Fonte: FLAUZINO, M. et al. Are you still smelling it? A comparative study between Java 
and Kotlin language. 2018. Página 1. Disponível em: 
<http://professores.dcc.ufla.br/~durelli/sites/default/files/papers/SBCARS18.pdf>. 
Acesso em: 09 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web 
utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no 
trecho apresentado é a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
extensibilidade. 
2. 
agregabilidade. 
3. 
escalabilidade. 
4. 
volumosidade. 
5. 
 verbosidade. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0/0 
Ponderando que no cotidiano das empresas de desenvolvimento de software 
geralmente existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando na mesma base de 
código ao mesmo tempo, foram criadas ferramentas para suportar esse tipo de 
trabalho. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar sobre as ferramentas citadas no trecho apresentado 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
elas têm importância secundária no desenvolvimento Web, já que as 
equipes normalmente fazem um acordo de trabalhar em páginas 
separadas, travando a edição de arquivos por autor diretamente nos 
repositórios dos servidores. 
2. 
são utilizadas ferramentas de gestão de versão, configuração de código e 
outros artefatos do projeto, controlando possíveis conflitos em arquivos 
e replicando alterações. 
Resposta correta 
3. 
elas são parte fundamental da maioria das ferramentas do tipo IDEs, e 
são incapazes de serem utilizadas de modo independente, em linha de 
comando, por exemplo. 
4. 
essas ferramentas têm significativa complexidade e, devido a isso, têm 
alto custo de licenciamento e de adoção. 
5. 
essas ferramentas também são consideradas editores de código-fonte, e 
podem estar presentes alertando qualquer abertura de arquivo para 
edição. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A Sun introduziu os servlets em 1996 como pequenos aplicativos baseados em Java, 
para acrescentar conteúdo dinâmico aos aplicativos web. Não muito depois, com o 
aumento da popularidade de Java, os servlets decolaram e se tornaram uma das 
tecnologias mais populares no desenvolvimento atual de Internet. Entretanto, os 
programadores de servlet sabem como é incômodo programar com Servlets, [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Página: 218. Rio de 
Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, pode-se 
afirmar que uma dificuldade relativa à programação dos Servlets é que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
apesar de os Servlets fazerem parte da tecnologia Java, eles têm pouca 
compatibilidade com códigos de lógica de negócio dessa mesma 
tecnologia, o que torna as aplicações instáveis. 
2. 
o código HTML, mesmo a parte estática de uma página dinâmica, fica 
embutido em uma classe Java, sendo tratado como uma parte de texto do 
tipo string. Isso agrega uma maior dificuldade de escrita e entendimento 
do código. 
Resposta correta 
3. 
as ferramentas são desprovidas de suporte confiável para gerenciamento 
de toda a arquitetura envolvida, que é complexa e difícil de entender 
para os programadores. 
4. 
eles não são portáveis em diferentes sistemas, dificultando a evolução e 
mudanças futuras caso haja necessidade de troca para um novo sistema 
operacional. 
5. 
o custo de manutenção da tecnologia é alto, uma vez que os fornecedores 
cobram uma taxa anual de licença para cada servidor instalado. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Embora o HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo 
mais geral que o 
essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferentes da simples solicitação 
de uma página Web.” 
Fonte: TANENBAUM A. S. Redes de Computadores. Página: 694. Quarta edição. Editora 
Campus - Elsevier Brasil, 2003. 945 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos do HTTP, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o método GET é utilizado para envio de arquivos para o servidor via 
upload. 
2. 
para envio de informações aos scripts via método GET são utilizados 
parâmetros textuais incorporados na URL. 
Resposta correta 
3. 
o método GET, assim como o POST, também envia parâmetros no corpo 
da requisição HTTP. 
4. 
para envio de informações aos scripts pode-se utilizar métodos que 
incorporam arquivos de estilos de dados. 
5. 
o método POST foi criado para ser utilizado em formulários HTML, se 
diferenciando dos demais métodos por ter o campo Host desabilitado em 
seu corpo. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Para minimizar e melhorar o trabalho dos desenvolvedores em montar o ambiente de 
desenvolvimento, surgiram os ambientes de desenvolvimento integrado, do inglês 
Integrated Development Environment (IDE). Desenvolver sem eles torna o trabalho 
mais difícil, pois o desenvolvedor, enquanto ser humano, não consegue saber todas as 
referências e sintaxes de comandos de uma linguagem, nem é possível identificar 
rapidamente erros de digitação de modo manual. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os IDEs, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Alguns IDEs famosos no mercado são o Visual Studio, o NetBeans, o BlueJ, o IntelliJ e 
o Eclipse. 
II. Os IDEs se limitam a editar os códigos fontes de programas de modo mais intuitivo. 
III. Os IDEs geralmente podem trabalhar em conjunto com servidores, auxiliando nos 
testes, como por exemplo na integração com o Apache Tomcat como contêiner Web. 
IV. Apesar de serem bons para apresentar erros aos desenvolvedores a partir de 
interpretações do código, os IDEs são incapacitados de auxiliá-los na resolução desses 
erros. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
 II e III. 
3. 
 I, II e IV. 
4. 
 I e IV. 
5. 
II, III e I. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Todo Servlet segue um ciclo de vida composto de 3 fases: inicialização, atendimento 
às requisições e finalização. A inicialização ocorre quando o Servlet Container carrega 
o Servlet [...]. Após a inicialização, o Servlet pode atender requisições.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 31. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo de vida e fluxode 
processamento dos Servlets, analise as afirmativas a seguir. 
I. Um Servlet é carregado no contêiner Web na primeira vez em que ele é requerido, 
recebendo e respondendo a solicitação do usuário. 
II. Após responder a uma requisição o contêiner Web esvazia sua memória, a fim de 
deixá-la o mais livre possível. 
III. Se houver alguma alteração no código do Servlet, o trecho da alteração é compilado 
de modo separado para otimização. Esse tipo de processamento é chamado de Smart 
Parsing. 
IV. O desenvolvedor não precisa reiniciar o contêiner Web a cada nova versão de um 
script. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e III. 
4. 
 I, II e IV. 
5. 
I e IV. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Depois de dominar as etapas básicas de compilação e execução de programas Java, 
você vai querer utilizar um ambiente de desenvolvimento profissional. Na última 
década, esses ambientes têm se tornado tão poderosos e convenientes que 
simplesmente não faz muito sentido trabalhar sem eles”. 
Fonte: HORSTMANN, C.; CORNELL, G. Core Java – Fundamentals. 9. ed. Upper Saddle 
River: Prentice Hall, 2012. Página: 43. 
Para desenvolver aplicações Java é necessário boas ferramentas e um local adequado 
para execução e teste dos artefatos produzidos. No desenvolvimento Web isso não é 
diferente. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar que os itens que melhor compõem ambientes de 
desenvolvimento Java para a Web são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 editores de hipertexto, de folhas de estilo e de scripts de geração de 
página, contêiner Web com servidor HTTP e compilador ou 
interpretador de linguagem. 
Resposta correta 
2. 
editor de texto, navegador, diagramador de navegação e contêiner Web 
com servidor HTTP. 
3. 
servidor de e-mail, cliente dinâmico de páginas e editores de hipertexto, 
de folhas de estilo e de scripts de geração de página. 
4. 
antivírus, gerenciador de memória RAM, editores de hipertexto e 
compilador ou interpretador de linguagem. 
5. 
servidor proxy, editor de vídeo, editores de hipertexto, de folhas de 
estilo e de scripts de geração de página e contêiner Web com servidor 
HTTP. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Depois de organizar seus próprios arquivos separadamente da distribuição do 
Tomcat, a atualização do Tomcat fica mais fácil porque você pode substituir todo o 
diretório de distribuição do mesmo por um novo, sem se preocupar em atrapalhar 
seus próprios arquivos” 
Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 42. 2a. ed. 
Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 
páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, analise as 
categorias de pastas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas descrições 
dos arquivos nelas contidos. 
1) Pasta bin. 2) Pasta common. 3) Pasta conf. 4) Pasta logs. 5) Pasta webapps. 
( ) Armazena classes comuns do servidor. 
( ) Contém arquivos XML e os DTD correspondentes para a configuração do servidor. 
( ) Armazena arquivos de logs, os registros de operações do servidor. 
( ) Contém arquivos das aplicações web que são servidas. 
( ) Armazena arquivos de início e encerramento do serviço e outros scripts utilitários. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 3, 2, 4, 5, 1. 
2. 
2, 3, 1, 5, 4. 
3. 
5, 3, 4, 2, 1. 
4. 
1, 2, 4, 3, 5. 
5. 
 2, 3, 4, 5, 1. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Servlets são classes Java, desenvolvidas de acordo com uma estrutura bem definida, e 
que, quando instaladas junto a um Servidor que implemente um Servlet Container (um 
servidor que permita a execução de Servlets, muitas vezes chamados de Servidor de 
Aplicações Java), podem tratar requisições recebidas de clientes”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 29. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, analise os 
códigos que geralmente estão presentes em uma classe Servlet e associe-os com suas 
respectivas funções. 
1) import javax.servlet.http.HttpServletRequest; 
2) import javax.servlet.annotation.WebServlet; 
3) @WebServlet(“/Exemplo1”); 
4) package mypackage; 
5) import java.io.PrintWriter; 
( ) Informa ao servidor em qual endereço URL o Servlet pode ser chamado. 
( ) Define o pacote da classe. 
( ) Faz a importação da classe de requisição. 
( ) Faz a importação da classe que devolve o texto de resultado. 
( ) Faz a importação da classe que permite anotações no código. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 1, 3, 2, 4, 5. 
2. 
 4, 2, 1, 5, 3. 
3. 
5, 3, 4, 2, 1. 
4. 
3, 4, 1, 5, 2. 
Resposta correta 
5. 
 3, 4, 5, 2, 1. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Servlets são classes Java, desenvolvidas de acordo com uma estrutura bem definida, e 
que, quando instaladas junto a um Servidor que implemente um Servlet Container (um 
servidor que permita a execução de Servlets, muitas vezes chamados de Servidor de 
Aplicações Java), podem tratar requisições recebidas de clientes”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 29. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, analise os 
códigos que geralmente estão presentes em uma classe Servlet e associe-os com suas 
respectivas funções. 
1) import javax.servlet.http.HttpServletRequest; 
2) import javax.servlet.annotation.WebServlet; 
3) @WebServlet(“/Exemplo1”); 
4) package mypackage; 
5) import java.io.PrintWriter; 
( ) Informa ao servidor em qual endereço URL o Servlet pode ser chamado. 
( ) Define o pacote da classe. 
( ) Faz a importação da classe de requisição. 
( ) Faz a importação da classe que devolve o texto de resultado. 
( ) Faz a importação da classe que permite anotações no código. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Mostrar opções de resposta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Depois de dominar as etapas básicas de compilação e execução de programas Java, 
você vai querer utilizar um ambiente de desenvolvimento profissional. Na última 
década, esses ambientes têm se tornado tão poderosos e convenientes que 
simplesmente não faz muito sentido trabalhar sem eles”. 
Fonte: HORSTMANN, C.; CORNELL, G. Core Java – Fundamentals. 9. ed. Upper Saddle 
River: Prentice Hall, 2012. Página: 43. 
Para desenvolver aplicações Java é necessário boas ferramentas e um local adequado 
para execução e teste dos artefatos produzidos. No desenvolvimento Web isso não é 
diferente. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar que os itens que melhor compõem ambientes de 
desenvolvimento Java para a Web são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 editores de hipertexto, de folhas de estilo e de scripts de geração de 
página, contêiner Web com servidor HTTP e compilador ou 
interpretador de linguagem. 
Resposta correta 
2. 
antivírus, gerenciador de memória RAM, editores de hipertexto e 
compilador ou interpretador de linguagem. 
3. 
servidor proxy, editor de vídeo, editores de hipertexto, de folhas de 
estilo e de scripts de geração de página e contêiner Web com servidor 
HTTP. 
4. 
servidor de e-mail, cliente dinâmico de páginas e editores de hipertexto, 
de folhas de estilo e de scripts de geração de página. 
5. 
editor de texto, navegador, diagramador de navegação e contêiner Web 
com servidor HTTP. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Emborao HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo 
mais geral que o 
essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferentes da simples solicitação 
de uma página Web.” 
Fonte: TANENBAUM A. S. Redes de Computadores. Página: 694. Quarta edição. Editora 
Campus - Elsevier Brasil, 2003. 945 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos do HTTP, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
para envio de informações aos scripts pode-se utilizar métodos que 
incorporam arquivos de estilos de dados. 
2. 
o método POST foi criado para ser utilizado em formulários HTML, se 
diferenciando dos demais métodos por ter o campo Host desabilitado em 
seu corpo. 
3. 
o método GET, assim como o POST, também envia parâmetros no corpo 
da requisição HTTP. 
4. 
o método GET é utilizado para envio de arquivos para o servidor via 
upload. 
5. 
para envio de informações aos scripts via método GET são utilizados 
parâmetros textuais incorporados na URL. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As variáveis de ambiente são sequências de caracteres que contém informações como 
unidade, caminho ou nome de arquivo. As variáveis de ambiente controlam o 
comportamento de vários programas. Como exemplo de variáveis de ambiente temos: 
PATH, CLASSPATH, USER, TEMP, JAVA_HOME e etc.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 16. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar sobre a variável PATH que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 apesar de útil, ela interfere invasivamente no trabalho final do 
desenvolvedor, requisitando classes na versão correta do JDK, sendo 
utilizada para alterar locais de compilação no modo interno da 
plataforma Java EE. 
2. 
para o teste dessa configuração no Windows 10 é necessário, 
primeiramente, reiniciar a máquina. 
3. 
a sua configuração é útil e ajuda o desenvolvedor em seu trabalho diário, 
principalmente se ele desejar testar códigos via linha de comando. 
Resposta correta 
4. 
ela deve ser adicionada nas variáveis de ambiente do sistema 
operacional, apontando para a pasta denominada “util” do JDK. 
5. 
essa configuração de adição no sistema operacional corresponde a uma 
tarefa inicial, útil e obrigatória para o desenvolvedor. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A Sun introduziu os servlets em 1996 como pequenos aplicativos baseados em Java, 
para acrescentar conteúdo dinâmico aos aplicativos web. Não muito depois, com o 
aumento da popularidade de Java, os servlets decolaram e se tornaram uma das 
tecnologias mais populares no desenvolvimento atual de Internet. Entretanto, os 
programadores de servlet sabem como é incômodo programar com Servlets, [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Página: 218. Rio de 
Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, pode-se 
afirmar que uma dificuldade relativa à programação dos Servlets é que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
eles não são portáveis em diferentes sistemas, dificultando a evolução e 
mudanças futuras caso haja necessidade de troca para um novo sistema 
operacional. 
2. 
apesar de os Servlets fazerem parte da tecnologia Java, eles têm pouca 
compatibilidade com códigos de lógica de negócio dessa mesma 
tecnologia, o que torna as aplicações instáveis. 
3. 
o custo de manutenção da tecnologia é alto, uma vez que os fornecedores 
cobram uma taxa anual de licença para cada servidor instalado. 
4. 
as ferramentas são desprovidas de suporte confiável para gerenciamento 
de toda a arquitetura envolvida, que é complexa e difícil de entender 
para os programadores. 
5. 
o código HTML, mesmo a parte estática de uma página dinâmica, fica 
embutido em uma classe Java, sendo tratado como uma parte de texto do 
tipo string. Isso agrega uma maior dificuldade de escrita e entendimento 
do código. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
Ponderando que no cotidiano das empresas de desenvolvimento de software 
geralmente existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando na mesma base de 
código ao mesmo tempo, foram criadas ferramentas para suportar esse tipo de 
trabalho. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito do ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar sobre as ferramentas citadas no trecho apresentado 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são utilizadas ferramentas de gestão de versão, configuração de código e 
outros artefatos do projeto, controlando possíveis conflitos em arquivos 
e replicando alterações. 
Resposta correta 
2. 
essas ferramentas têm significativa complexidade e, devido a isso, têm 
alto custo de licenciamento e de adoção. 
3. 
elas têm importância secundária no desenvolvimento Web, já que as 
equipes normalmente fazem um acordo de trabalhar em páginas 
separadas, travando a edição de arquivos por autor diretamente nos 
repositórios dos servidores. 
4. 
essas ferramentas também são consideradas editores de código-fonte, e 
podem estar presentes alertando qualquer abertura de arquivo para 
edição. 
5. 
elas são parte fundamental da maioria das ferramentas do tipo IDEs, e 
são incapazes de serem utilizadas de modo independente, em linha de 
comando, por exemplo. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Como uma implementação de referência de várias versões de especificações de 
servlet/JSP, fáceis de implementar e com muitos recursos, o Tomcat é quase uma 
obrigação nos ambientes de desenvolvimento. As qualidades de suas versões mais 
recentes permitem que ele seja usado com frequência em ambientes de produção”. 
Fonte: DOUDOUX, J. 2019. Développons en Java. Disponível em: 
<https://www.jmdoudoux.fr/java/dej/chap-tomcat.htm>. Acesso em: 23 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, analise as 
informações sobre sua arquitetura básica disponíveis a seguir e associe-as com suas 
respectivas características. 
1) Servidor. 
2) Service. 
3) Engine. 
4) Host. 
5) Contexto. 
( ) Processa solicitações de diferentes conectores e é considerado o mecanismo de 
processamento do Servlet em Java. 
( ) Representa o nome de domínio cujas consultas são processadas. 
( ) Permite a criação de um ambiente de aplicação com associação de um aplicativo 
Web a um único caminho de URL. 
( ) Encapsula o contêiner Web. Em uma máquina virtual Java, só pode ser executado 
um servidor por vez. 
( ) Agrupa conectores, gerenciando as comunicações com um cliente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 1, 5, 4. 
2. 
3, 4, 5, 1, 2. 
Resposta correta 
3. 
5, 3, 4, 2, 1. 
4. 
3, 4, 1, 2, 5. 
5. 
3, 2, 4, 5, 1. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. No entanto, Java é 
uma linguagem que necessita de grande volume de escrita de código, portanto, uma 
das principais desvantagens da linguagem é que mesmo tarefas simples geralmente 
envolvem a escrita de uma quantidade significativa de código. Em alguns casos, 
escrever muito código pode levar a certos problemas, chamados de code smells [...]” 
Fonte: FLAUZINO, M. et al. Are you still smelling it? A comparative study between Java 
and Kotlin language. 2018. Página 1. Disponível em: 
<http://professores.dcc.ufla.br/~durelli/sites/default/files/papers/SBCARS18.pdf>. 
Acesso em: 09 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web 
utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no 
trecho apresentado é a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 verbosidade. 
Resposta correta 
2. 
agregabilidade. 
3. 
extensibilidade.4. 
escalabilidade. 
5. 
volumosidade. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Tomcat tem a capacidade de atuar também como servidor Web/HTTP, assim como 
pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Apache ou o Microsoft 
IIS. O Tomcat, porém, não implementa até o momento um container Enterprise Java 
Bean (EJB)”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 24. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. O Tomcat pode atender a diferentes sites utilizando o conceito de hosts virtuais. 
II. O Tomcat implementa a especificação completa do Java EE e, graças a isso, é capaz 
de suportar o funcionamento de aplicações Web feitas em Java. 
III. De código proprietário, o Tomcat é desenvolvido e mantido por desenvolvedores da 
instituição Apache. 
IV. O Tomcat foi criado no início da tecnologia de geração de páginas via Servlets, por 
meio da junção de dois projetos, em 1999. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
I e IV. 
Resposta correta 
4. 
I, II e III. 
5. 
II, III e IV. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O projeto Eclipse Web Tools Platform (WTP) estende a plataforma Eclipse com 
ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos Web e Java EE. Ele inclui editores 
de código-fonte e gráficos para uma variedade de idiomas, assistentes e aplicativos 
internos para simplificar o desenvolvimento [...].” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Web Tools Documentation. Disponível em: 
<https://projects.eclipse.org/projects/webtools>. Acesso em 23 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o WTP, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. O WTP oferece suporte à implantação, execução e teste dos aplicativos Web, além de 
também promover integração com contêineres Web. 
II. A função do WTP de completar o código automaticamente busca elementos de 
hipertexto, a fim de auxiliar o desenvolvedor. 
III. Apesar de bem atualizado, o WTP faz suporte até o HTML 4. 
IV. O pacote WTP tem compatibilidade plena com contêineres Web da Apache, sendo 
arriscada sua utilização com outros contêineres. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e IV. 
2. 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
I, III e IV. 
4. 
II, III e IV. 
5. 
II e III. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. No entanto, Java é 
uma linguagem que necessita de grande volume de escrita de código, portanto, uma 
das principais desvantagens da linguagem é que mesmo tarefas simples geralmente 
envolvem a escrita de uma quantidade significativa de código. Em alguns casos, 
escrever muito código pode levar a certos problemas, chamados de code smells [...]” 
Fonte: FLAUZINO, M. et al. Are you still smelling it? A comparative study between Java 
and Kotlin language. 2018. Página 1. Disponível em: 
<http://professores.dcc.ufla.br/~durelli/sites/default/files/papers/SBCARS18.pdf>. 
Acesso em: 09 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento Web 
utilizando Java, pode-se afirmar que a característica problemática de Java citada no 
trecho apresentado é a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 verbosidade. 
Resposta correta 
2. 
volumosidade. 
3. 
extensibilidade. 
4. Incorreta: 
agregabilidade. 
5. 
escalabilidade. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Originalmente projetado pela Sun Microsystems, o código fonte do Tomcat foi 
entregue à Apache Software Foundation em outubro de 1999. Nesse novo lar, o 
Tomcat foi incluído como parte do projeto Jakarta, um dos projetos da Apache 
Software Foundation.” 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Apache Tomcat, pode-se 
afirmar que a versão 9 do Tomcat inclui: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Servlet, JSP, EL, WebSocket e JASPIC. 
Resposta correta 
2. 
Servlet, XFRAME, JSP, WebSocket, e JASPIC. 
3. 
Servlet, JSP, XP, MobileSocket, e JASMOB. 
4. 
Servlet, JSP, XL, WebSocket, e JASMOB. 
5. 
Servlet, JSP, XMLSax, WebSocket e JASPIC. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As variáveis de ambiente são sequências de caracteres que contém informações como 
unidade, caminho ou nome de arquivo. As variáveis de ambiente controlam o 
comportamento de vários programas. Como exemplo de variáveis de ambiente temos: 
PATH, CLASSPATH, USER, TEMP, JAVA_HOME e etc.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 16. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar sobre a variável PATH que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
para o teste dessa configuração no Windows 10 é necessário, 
primeiramente, reiniciar a máquina. 
2. 
 apesar de útil, ela interfere invasivamente no trabalho final do 
desenvolvedor, requisitando classes na versão correta do JDK, sendo 
utilizada para alterar locais de compilação no modo interno da 
plataforma Java EE. 
3. 
a sua configuração é útil e ajuda o desenvolvedor em seu trabalho diário, 
principalmente se ele desejar testar códigos via linha de comando. 
Resposta correta 
4. 
essa configuração de adição no sistema operacional corresponde a uma 
tarefa inicial, útil e obrigatória para o desenvolvedor. 
5. 
ela deve ser adicionada nas variáveis de ambiente do sistema 
operacional, apontando para a pasta denominada “util” do JDK. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os autores do Tomcat gastaram bastante tempo para fazer o Tomcat funcionar de 
modo eficiente como um servidor Web independente; como resultado, é fácil 
configurar e executar um site sem se preocupar com os problemas que envolvem a 
conexão do Tomcat a um servidor Web de terceiros”. 
Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 38. 2a. ed. 
Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 
páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, pode-se 
afirmar que os componentes desse software, em que um serve as páginas processadas 
usando HTTP e o outro contém o contêiner web, são denominados respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Catalina e Coyote. 
2. 
Coyote e Catalina. 
Resposta correta 
3. 
 Jasper e Coyote. 
4. 
Catalina e Jasper. 
5. 
Jasper e Catalina. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Para minimizar e melhorar o trabalho dos desenvolvedores em montar o ambiente de 
desenvolvimento, surgiram os ambientes de desenvolvimento integrado, do inglês 
Integrated Development Environment (IDE). Desenvolver sem eles torna o trabalho 
mais difícil, pois o desenvolvedor, enquanto ser humano, não consegue saber todas as 
referências e sintaxes de comandos de uma linguagem, nem é possível identificar 
rapidamente erros de digitação de modo manual. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os IDEs, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Alguns IDEs famosos no mercado são o Visual Studio, o NetBeans, o BlueJ, o IntelliJ e 
o Eclipse. 
II. Os IDEs se limitam a editar os códigos fontes de programas de modo mais intuitivo. 
III. Os IDEs geralmente podem trabalhar em conjunto com servidores, auxiliando nos 
testes, como por exemplo na integração com o Apache Tomcat como contêiner Web. 
IV. Apesar de serem bons para apresentar erros aos desenvolvedores a partir de 
interpretações do código, os IDEs são incapacitados de auxiliá-los na resolução desses 
erros. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções deresposta 
1. 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
 I e IV. 
3. 
II, III e I. 
4. 
 II e III. 
5. 
 I, II e IV. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Servlets são classes Java, desenvolvidas de acordo com uma estrutura bem definida, e 
que, quando instaladas junto a um Servidor que implemente um Servlet Container (um 
servidor que permita a execução de Servlets, muitas vezes chamados de Servidor de 
Aplicações Java), podem tratar requisições recebidas de clientes”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 29. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, analise os 
códigos que geralmente estão presentes em uma classe Servlet e associe-os com suas 
respectivas funções. 
1) import javax.servlet.http.HttpServletRequest; 
2) import javax.servlet.annotation.WebServlet; 
3) @WebServlet(“/Exemplo1”); 
4) package mypackage; 
5) import java.io.PrintWriter; 
( ) Informa ao servidor em qual endereço URL o Servlet pode ser chamado. 
( ) Define o pacote da classe. 
( ) Faz a importação da classe de requisição. 
( ) Faz a importação da classe que devolve o texto de resultado. 
( ) Faz a importação da classe que permite anotações no código. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 3, 4, 2, 1. 
2. 
 4, 2, 1, 5, 3. 
3. 
 3, 4, 5, 2, 1. 
4. 
 1, 3, 2, 4, 5. 
5. 
3, 4, 1, 5, 2. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O erro mais comum é escolher um número de porta que já esteja em uso. O servidor 
não poderá iniciar se houver outro processo no seu sistema utilizando as portas 
configuradas no Tomcat. Use o comando netstat -a ou outro semelhante para descobrir 
quais portas estão realmente em uso”. 
Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 50. 2a. ed. 
Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 
páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as portas utilizadas no 
Tomcat, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para 
a(s) falsa(s). 
I. Os servidores Web normalmente utilizam a porta 80, que é a porta padrão da 
instalação inicial do Tomcat. 
II. A porta padrão do conector Apache JServ Protocol (AJP) no Tomcat é a 8009. 
III. A porta padrão do Tomcat para conexão de dados segura do tipo HTTPs é a 443. 
IV. Alterações nas portas podem ser feitas ao editar o arquivo de configuração 
server.xml e reiniciar o serviço. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
F, F, V, V. 
3. 
F, V, V, V. 
4. 
F, V, F, V. 
Resposta correta 
5. 
V, F, V, F. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Embora o HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo 
mais geral que o 
essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferentes da simples solicitação 
de uma página Web.” 
Fonte: TANENBAUM A. S. Redes de Computadores. Página: 694. Quarta edição. Editora 
Campus - Elsevier Brasil, 2003. 945 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos do HTTP, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o método POST foi criado para ser utilizado em formulários HTML, se 
diferenciando dos demais métodos por ter o campo Host desabilitado em 
seu corpo. 
2. 
o método GET é utilizado para envio de arquivos para o servidor via 
upload. 
3. 
para envio de informações aos scripts pode-se utilizar métodos que 
incorporam arquivos de estilos de dados. 
4. 
para envio de informações aos scripts via método GET são utilizados 
parâmetros textuais incorporados na URL. 
Resposta correta 
5. 
o método GET, assim como o POST, também envia parâmetros no corpo 
da requisição HTTP. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O protocolo HTTP começa com uma solicitação que, por sua vez, o devolve com uma 
resposta. [...] Após enviar a solicitação, o navegador pode enviar alguns cabeçalhos que 
fornecem informações a respeito da solicitação, seu conteúdo [...].” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Páginas 1 e 2. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre parâmetros de 
requisição no protocolo HTTP 1.1, pode-se afirmar que as informações geralmente 
fornecidas no cabeçalho no momento da requisição ao servidor são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
tipo da requisição, host alvo, tempo máximo de espera do retorno, 
navegador do cliente e sistema operacional do cliente. 
2. 
tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional 
do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo 
Keep-Alive. 
Resposta correta 
3. 
tipo da requisição, host alvo, tipo de sincronização, navegador do cliente, 
sistema operacional do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa 
normalmente do tipo Keep-alive. 
4. 
tipo da requisição, host alvo, dados pessoais da conta do usuário, 
navegador do cliente e sistema operacional do cliente. 
5. 
tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional 
do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo 
Keep-Cross. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Todo Servlet segue um ciclo de vida composto de 3 fases: inicialização, atendimento 
às requisições e finalização. A inicialização ocorre quando o Servlet Container carrega 
o Servlet [...]. Após a inicialização, o Servlet pode atender requisições.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 31. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo de vida e fluxo de 
processamento dos Servlets, analise as afirmativas a seguir. 
I. Um Servlet é carregado no contêiner Web na primeira vez em que ele é requerido, 
recebendo e respondendo a solicitação do usuário. 
II. Após responder a uma requisição o contêiner Web esvazia sua memória, a fim de 
deixá-la o mais livre possível. 
III. Se houver alguma alteração no código do Servlet, o trecho da alteração é compilado 
de modo separado para otimização. Esse tipo de processamento é chamado de Smart 
Parsing. 
IV. O desenvolvedor não precisa reiniciar o contêiner Web a cada nova versão de um 
script. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I, II e IV. 
2. 
II, III e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
I e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Embora o HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo 
mais geral que o 
essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferentes da simples solicitação 
de uma página Web.” 
Fonte: TANENBAUM A. S. Redes de Computadores. Página: 694. Quarta edição. Editora 
Campus - Elsevier Brasil, 2003. 945 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos do HTTP, 
pode-se afirmar que: 
Mostrar opções de resposta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As variáveis de ambiente são sequências de caracteres que contém informações como 
unidade, caminho ou nome de arquivo. As variáveis de ambiente controlam o 
comportamento de vários programas. Como exemplo de variáveis de ambiente temos: 
PATH, CLASSPATH, USER, TEMP, JAVA_HOME e etc.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 16. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 736 páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-seafirmar sobre a variável PATH que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
essa configuração de adição no sistema operacional corresponde a uma 
tarefa inicial, útil e obrigatória para o desenvolvedor. 
2. 
a sua configuração é útil e ajuda o desenvolvedor em seu trabalho diário, 
principalmente se ele desejar testar códigos via linha de comando. 
Resposta correta 
3. 
para o teste dessa configuração no Windows 10 é necessário, 
primeiramente, reiniciar a máquina. 
4. 
ela deve ser adicionada nas variáveis de ambiente do sistema 
operacional, apontando para a pasta denominada “util” do JDK. 
5. 
 apesar de útil, ela interfere invasivamente no trabalho final do 
desenvolvedor, requisitando classes na versão correta do JDK, sendo 
utilizada para alterar locais de compilação no modo interno da 
plataforma Java EE. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A Sun introduziu os servlets em 1996 como pequenos aplicativos baseados em Java, 
para acrescentar conteúdo dinâmico aos aplicativos web. Não muito depois, com o 
aumento da popularidade de Java, os servlets decolaram e se tornaram uma das 
tecnologias mais populares no desenvolvimento atual de Internet. Entretanto, os 
programadores de servlet sabem como é incômodo programar com Servlets, [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Página: 218. Rio de 
Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets, pode-se 
afirmar que uma dificuldade relativa à programação dos Servlets é que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as ferramentas são desprovidas de suporte confiável para gerenciamento 
de toda a arquitetura envolvida, que é complexa e difícil de entender 
para os programadores. 
2. 
apesar de os Servlets fazerem parte da tecnologia Java, eles têm pouca 
compatibilidade com códigos de lógica de negócio dessa mesma 
tecnologia, o que torna as aplicações instáveis. 
3. 
o custo de manutenção da tecnologia é alto, uma vez que os fornecedores 
cobram uma taxa anual de licença para cada servidor instalado. 
4. 
o código HTML, mesmo a parte estática de uma página dinâmica, fica 
embutido em uma classe Java, sendo tratado como uma parte de texto do 
tipo string. Isso agrega uma maior dificuldade de escrita e entendimento 
do código. 
Resposta correta 
5. 
eles não são portáveis em diferentes sistemas, dificultando a evolução e 
mudanças futuras caso haja necessidade de troca para um novo sistema 
operacional. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Tomcat tem a capacidade de atuar também como servidor Web/HTTP, assim como 
pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Apache ou o Microsoft 
IIS. O Tomcat, porém, não implementa até o momento um container Enterprise Java 
Bean (EJB)”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: 24. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. O Tomcat pode atender a diferentes sites utilizando o conceito de hosts virtuais. 
II. O Tomcat implementa a especificação completa do Java EE e, graças a isso, é capaz 
de suportar o funcionamento de aplicações Web feitas em Java. 
III. De código proprietário, o Tomcat é desenvolvido e mantido por desenvolvedores da 
instituição Apache. 
IV. O Tomcat foi criado no início da tecnologia de geração de páginas via Servlets, por 
meio da junção de dois projetos, em 1999. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
II, III e IV. 
4. 
I e IV. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O método service é chamado pelo contentor de servlet depois que o método init do 
servlet permitir ao servlet responder a uma solicitação. Tipicamente, servlets 
executam dentro de contentores de servlet multi-sequenciais, que podem gerenciar 
com múltiplas solicitações consecutivamente.” 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Página: 18. Rio de 
Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna Ltda., 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o método service de um 
Servlet, analise as afirmativas a seguir. 
I. O método service de um Servlet retorna em sua última linha uma string, que é a 
página processada. 
II. O primeiro parâmetro do método service de um Servlet é do tipo 
HttpServletResponse, para que a ligação com a resposta HTTP seja realizada. 
III. O método service de um Servlet é responsável por receber e processar as 
requisições, enviando uma resposta ao cliente. 
IV. Se houver algum problema de processamento, o método service de um Servlet pode 
lançar uma exceção, de entrada ou de saída, do tipo ServletException. 
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
2. 
I, II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
III e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“IDEs: outra grande vantagem na utilização da linguagem Java está em suas IDEs, que 
com certeza, são as melhores do mercado, em qualquer ramo de atividade em que você 
queira empregar essa linguagem. Além dessas vantagens, a arquitetura de servidor 
escrita em Java possibilita alguns benefícios adicionais, como escalabilidade [...]”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Página: VIII. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar que a consequência da escalabilidade nas aplicações 
Java, incluindo aquelas que sejam Web, é que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a máquina virtual pode ser instalada em computadores com pouca 
memória sem que a eficiência seja gravemente prejudicada. 
2. 
existem várias bibliotecas internacionais com atualização contínua, 
fazendo com que as aplicações possam aumentar de recursos de modo 
fácil e transparente. 
3. 
os objetos instanciados se adaptam ao tamanho da memória RAM em um 
rico gerenciamento de escala, com compactação de dados de modo 
dinâmico. 
4. 
é possível distribuir a carga de processamento em diversos servidores 
modernos, tornando viável remover e adicionar servidores de acordo 
com a demanda. 
Resposta correta 
5. 
pode haver a separação de serviços com gerenciamento virtual de escala 
de acessos e de processamento. Isso, em Java, é realizado de modo 
fechado e integrado ao compilador presente na máquina virtual Java. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os autores do Tomcat gastaram bastante tempo para fazer o Tomcat funcionar de 
modo eficiente como um servidor Web independente; como resultado, é fácil 
configurar e executar um site sem se preocupar com os problemas que envolvem a 
conexão do Tomcat a um servidor Web de terceiros”. 
Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 38. 2a. ed. 
Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 
páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Tomcat, pode-se 
afirmar que os componentes desse software, em que um serve as páginas processadas 
usando HTTP e o outro contém o contêiner web, são denominados respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Catalina e Jasper. 
2. 
Catalina e Coyote. 
3. 
 Jasper e Coyote. 
4. 
Jasper e Catalina. 
5. 
Coyote e Catalina. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O protocolo HTTP começa com uma solicitação que, por sua vez, o devolve com uma 
resposta. [...] Após enviar a solicitação, o navegador pode enviar alguns cabeçalhos que 
fornecem informações a respeito da solicitação, seu conteúdo [...].” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets,JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Páginas 1 e 2. Rio de Janeiro-RJ: Editora 
Ciência Moderna Ltda., 2007. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre parâmetros de 
requisição no protocolo HTTP 1.1, pode-se afirmar que as informações geralmente 
fornecidas no cabeçalho no momento da requisição ao servidor são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
tipo da requisição, host alvo, tempo máximo de espera do retorno, 
navegador do cliente e sistema operacional do cliente. 
2. 
tipo da requisição, host alvo, dados pessoais da conta do usuário, 
navegador do cliente e sistema operacional do cliente. 
3. 
tipo da requisição, host alvo, tipo de sincronização, navegador do cliente, 
sistema operacional do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa 
normalmente do tipo Keep-alive. 
4. 
tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional 
do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo 
Keep-Alive. 
Resposta correta 
5. 
tipo da requisição, host alvo, navegador do cliente, sistema operacional 
do cliente e tipo da conexão realizada, sendo essa normalmente do tipo 
Keep-Cross. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Depois de dominar as etapas básicas de compilação e execução de programas Java, 
você vai querer utilizar um ambiente de desenvolvimento profissional. Na última 
década, esses ambientes têm se tornado tão poderosos e convenientes que 
simplesmente não faz muito sentido trabalhar sem eles”. 
Fonte: HORSTMANN, C.; CORNELL, G. Core Java – Fundamentals. 9. ed. Upper Saddle 
River: Prentice Hall, 2012. Página: 43. 
Para desenvolver aplicações Java é necessário boas ferramentas e um local adequado 
para execução e teste dos artefatos produzidos. No desenvolvimento Web isso não é 
diferente. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ambiente de 
desenvolvimento, pode-se afirmar que os itens que melhor compõem ambientes de 
desenvolvimento Java para a Web são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
servidor proxy, editor de vídeo, editores de hipertexto, de folhas de 
estilo e de scripts de geração de página e contêiner Web com servidor 
HTTP. 
2. 
editor de texto, navegador, diagramador de navegação e contêiner Web 
com servidor HTTP. 
3. 
antivírus, gerenciador de memória RAM, editores de hipertexto e 
compilador ou interpretador de linguagem. 
4. 
servidor de e-mail, cliente dinâmico de páginas e editores de hipertexto, 
de folhas de estilo e de scripts de geração de página. 
5. 
 editores de hipertexto, de folhas de estilo e de scripts de geração de 
página, contêiner Web com servidor HTTP e compilador ou 
interpretador de linguagem. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O erro mais comum é escolher um número de porta que já esteja em uso. O servidor 
não poderá iniciar se houver outro processo no seu sistema utilizando as portas 
configuradas no Tomcat. Use o comando netstat -a ou outro semelhante para descobrir 
quais portas estão realmente em uso”. 
Fonte: BRITTAIN J.; DARWIN I. Tomcat: the definitive guide. Página: 50. 2a. ed. 
Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA. Newton: O’Reilly Media, 2008. 496 
páginas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as portas utilizadas no 
Tomcat, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para 
a(s) falsa(s). 
I. Os servidores Web normalmente utilizam a porta 80, que é a porta padrão da 
instalação inicial do Tomcat. 
II. A porta padrão do conector Apache JServ Protocol (AJP) no Tomcat é a 8009. 
III. A porta padrão do Tomcat para conexão de dados segura do tipo HTTPs é a 443. 
IV. Alterações nas portas podem ser feitas ao editar o arquivo de configuração 
server.xml e reiniciar o serviço. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
F, V, V, V. 
5. 
V, V, F, F. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Algumas informações são necessárias para várias páginas, independentemente de 
quem é o usuário atual. O JSP suporta o acesso a esse tipo de informação 
compartilhada por meio do escopo de aplicação. As informações salvas no escopo de 
aplicação por uma página podem ser acessadas posteriormente por outra página, 
mesmo que as duas páginas tenham sido solicitadas por usuários diferentes.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 128. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escopo de aplicação, 
analise as afirmações a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. O escopo de aplicação é global, sendo o segundo mais abrangente em comparação 
aos demais. 
II. O escopo de aplicação é acessível pelo elemento ServletContext. 
III. O escopo de aplicação é iniciado com a primeira requisição da aplicação e 
permanece ativo na memória do servidor até a aplicação ser removida do contêiner 
Web. 
IV. Um bom uso do escopo de aplicação é compartilhar configurações locais da 
aplicação, como estilos de elementos de uma página específica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 V, V, F, V. 
2. 
 F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. Incorreta: 
V, F, V, F. 
4. 
F, V, V, V. 
5. 
 F, F, V, V. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Com a intenção de dar produtividade no desenvolvimento de aplicações Web usando 
a linguagem Java, a Sun Microsystems elaborou um conjunto de objetos que podem ser 
usados dentro de uma página JSP sem precisar de declaração. A esses objetos damos o 
nome de Objetos Implícitos”. 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro-RJ: Editora Ciência Moderna 
Ltda. 2007, p. 139. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre o objeto implícito 
request, analise as afirmativas a seguir. 
I. O objeto request permite o acesso a todas as informações da requisição feita pelo 
usuário em seu software cliente. 
II. O objeto request é uma representação compacta para a classe 
javax.servlet.http.HttpRequest. 
III. Os parâmetros recebidos no objeto request, podem advir como resultado da 
submissão de formulários, com campos de texto ou até mesmo incluindo arquivos 
binários. 
IV. O objeto request incorpora atributos de exceções e sessões para centralizar 
diversas informações que o desenvolver frequentemente utiliza. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e III. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
 I e IV. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e II. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Pauline quer usar JSPs em suas aplicações - ela está realmente cansada de escrever 
HTML no seu método println() do PrintWriter do seu servlet. Ela decide aprender JSPs, 
criando uma página dinâmica simples que exibe o número de vezes que ela foi 
solicitada. Ela sabe que você pode colocar um código Java normal em um JSP usando 
um scriptlet – que significa simplesmente o código Java dentro de uma tag <% ... %>”. 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro-RJ: Alta Books. 2008, p. 284. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escrita de scriptlets, 
analise as informações sobre a estrutura de códigos e associe-as com suas respectivas 
funções. 
1) <%= %> 
2) <%! %> 
3) <%@ %> 
4) <%-- --%> 
5) <% /* /* %> 
( ) Comentário de uma linha. 
( ) Diretivas de inserção de elemento ou informação ao contêiner. 
( ) Saída (output) de resultados. 
( ) Comentário de duas ou mais linhas. 
( ) Declaração de atributos e método. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 5, 1, 2 
2. 
3, 4, 1, 5, 2 
3. 
5, 3, 4, 2,1 
4. 
 4, 3, 1, 5, 2 
Resposta correta 
5. 
3, 2, 4, 5, 1 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Eclipse é famoso pelo Java Integrated Development Environment (IDE), mas nosso 
IDE C/C++ e PHP também são bastante interessantes. Você pode combinar facilmente 
o suporte a idiomas e outros recursos em qualquer um de nossos pacotes padrão, e o 
Eclipse Marketplace permite customização e extensão praticamente ilimitadas.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Desktop e Web IDEs – Site oficial. Disponível em: 
<https://www.eclipse.org/ide/>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Eclipse, pode-se 
afirmar que o pacote para desenvolvimento Web e o tipo de projeto no Eclipse são, 
respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Web Tools Platform e Dynamic Web Project. 
Resposta correta 
2. 
Web Tools Platform e JSP Project. 
3. 
Web Application Platform e Dynamic Web Project. 
4. 
Web Application Platform e Web Dynamic Project. 
5. 
Dynamic Web Platform e Web Tools Project. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O objeto session recebe uma referência ao objeto HttpSession, que representa a 
sessão do cliente atual. As informações armazenadas como atributos HttpSession 
correspondem a objetos no escopo da sessão JSP. Por padrão, a sessão persiste por um 
período especificado na implantação do aplicativo da web descritor [...]”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 544. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir 
sobre o objeto implícito session e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) O objeto session faz a criação, a destruição de sessões e, ainda, a obtenção de 
valores de variáveis presentes em uma sessão. 
II. ( ) O método invalidate() deixa inválida uma sessão e remove os objetos associados 
a ela. 
III. ( ) Os atributos de sessão podem ser compartilhados por dois ou mais usuários, 
pelo método shareContext(). 
IV. ( ) Esse objeto de sessão é de uso restrito às classes primárias, sendo seu uso 
excluído da criação de filtros, por exemplo, pois eles são chamados em segundo plano. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, V. 
2. 
F, F, V, V. 
3. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
F, V, V, V. 
5. 
V, F, V, F. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O upload de arquivo tem um papel significativo – além de aplicativos de e-mail – no 
desenvolvimento Java. Upload de arquivos no servidor é uma função importante que é 
oferecida em mais e mais tipos de aplicativos, incluindo sistemas de gerenciamento de 
documentos baseados na Web [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro-RJ: 
Editora Ciência Moderna Ltda. 2002, p. 317. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre upload de arquivos, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Para incluir um campo de envio de arquivos, a marcação HTML geralmente é 
semelhante a <input name=”nome-do-campo” type=”file”>. 
II. Para criar um campo de envio de arquivos, é necessário utilizar um formulário do 
tipo “multipart/form-file”. 
III. Para o recurso de upload, é possível utilizar os dois métodos de requisição do 
protocolo HTTP, o POST e o GET. 
IV. Para o processamento de uma requisição com upload, no lado do servidor podem 
ser usadas bibliotecas que facilitam o trabalho do desenvolvedor, como a Apache 
Commons FileUpload. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
 II e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
I e IV. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A partir da especificação 3.0 da Servlet API, é possível utilizar o recurso annotations, 
ou anotações. Isto simplifica o desenvolvimento, pois todas as informações necessárias 
podem ficar restritas ao arquivo da classe do servlet.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Página: 193. Disponível 
em <https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anotações, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A anotação WebServlet é utilizada para configurar o servlet. 
II. O recurso de uso de anotações é um complemento ao arquivo web.xml, que ainda é 
obrigatório. 
III. As anotações funcionam com comandos iniciados pelo caractere @. 
IV. A sintaxe de escrita das anotações obedece às regras usuais de Java. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
 I e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Imagine um aplicativo para agências de viagens. É importante lembrar as datas e o 
destino inseridos para reservar o voo, para que o cliente não precise reinserir as 
informações na hora de fazer reservas de hotel e aluguel de carro. Esse tipo de 
informação, disponível apenas para solicitações do mesmo usuário, podem ser 
compartilhadas por meio do escopo da sessão”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 128. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre o escopo de sessão, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. O escopo de sessão permanece ativo até que o usuário deixe o sistema, por 
inatividade ou saída explícita, que é o momento em que ele invoca algum elemento de 
saída que destrói a sessão. 
II. O tempo de inatividade, que acaba por encerrar uma sessão, é uma proteção 
sistêmica que pode ser configurada de acordo com a necessidade da aplicação. 
III. As variáveis do escopo de sessão são gravadas no recurso state, ou estado, que é 
natural de implementações do protocolo HTTP em versões acima da 1.0. 
IV. Os escopos de sessão são flexíveis ao ponto de poderem ser compartilhados 
facilmente por diferentes sites, por meio de uma chave criptografada chamada 
Universal Session Key. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 II e IV. 
2. 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
 II e III. 
4. 
 I e IV. 
5. 
I e III. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho o a seguir: 
“Você não pode prevenir todos os erros, certamente, mas você pode pelo menos 
oferecer ao usuário uma página de resposta de erro mais amistosa (e mais atraente). 
Você pode elaborar uma página customizada para manipular os erros, e então usar a 
diretiva page para configurá-Ia.” 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Alta Books. 2008, p. 468. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre erros do protocolo HTTP, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Um dos erros frequentes emitidos por servidores web é o de página não encontrada 
e tem o código 404. 
II. Pode ser configurada no arquivo web.xml uma página específica para cada código de 
erro. 
III. O código de erro 600 é mais conhecido como Internal Server Error (Erro Interno de 
Servidor, em português). 
IV. Após o redirecionamento para uma página de erro customizada, a causa do erro 
pode ser mostrada para o usuário na consulta ao método getErrorCause. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
 I e III. 
5. 
II e IV. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“No ambiente de trabalho do Eclipse, você pode usar assistentes e recursos para criar 
uma aplicação Web e gerenciar todos os objetos de desenvolvimento relacionados a 
essa aplicação, a partir da pasta principal do projeto que a contém. Existem ainda 
recursos que auxiliam o desenvolvedor na edição do arquivo web.xml, que representa 
o Deployment Descriptor da aplicação Web.”Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Documentation. Dynamic Web projects and applications. 
Disponível em: <https://help.eclipse.org>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Deployment 
Descriptor, pode-se afirmar que o nome e descrição do recurso, localizado no Eclipse, 
que auxilia no preenchimento do arquivo Web.xml é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o Deployment Editor, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
2. 
o Project Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
Resposta correta 
3. 
o Project Descriptor, que fica acessível a partir do menu superior do 
Eclipse, sendo de utilização opcional ao desenvolvedor, já que é 
preenchido de modo semiautomático. 
4. 
o Descriptor Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor para preenchimento 
de dados com uso de imagens de polígonos. 
5. 
o Project Editor, que é acessível a partir de um botão ao lado do nome do 
projeto, abrindo caixas de texto para cada opção de itens constantes no 
Deployment Descriptor. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O upload de arquivo tem um papel significativo – além de aplicativos de e-mail – no 
desenvolvimento Java. Upload de arquivos no servidor é uma função importante que é 
oferecida em mais e mais tipos de aplicativos, incluindo sistemas de gerenciamento de 
documentos baseados na Web [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro-RJ: 
Editora Ciência Moderna Ltda. 2002, p. 317. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre upload de arquivos, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Para incluir um campo de envio de arquivos, a marcação HTML geralmente é 
semelhante a <input name=”nome-do-campo” type=”file”>. 
II. Para criar um campo de envio de arquivos, é necessário utilizar um formulário do 
tipo “multipart/form-file”. 
III. Para o recurso de upload, é possível utilizar os dois métodos de requisição do 
protocolo HTTP, o POST e o GET. 
IV. Para o processamento de uma requisição com upload, no lado do servidor podem 
ser usadas bibliotecas que facilitam o trabalho do desenvolvedor, como a Apache 
Commons FileUpload. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Mostrar opções de resposta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho o a seguir: 
“Você não pode prevenir todos os erros, certamente, mas você pode pelo menos 
oferecer ao usuário uma página de resposta de erro mais amistosa (e mais atraente). 
Você pode elaborar uma página customizada para manipular os erros, e então usar a 
diretiva page para configurá-Ia.” 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Alta Books. 2008, p. 468. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre erros do protocolo HTTP, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Um dos erros frequentes emitidos por servidores web é o de página não encontrada 
e tem o código 404. 
II. Pode ser configurada no arquivo web.xml uma página específica para cada código de 
erro. 
III. O código de erro 600 é mais conhecido como Internal Server Error (Erro Interno de 
Servidor, em português). 
IV. Após o redirecionamento para uma página de erro customizada, a causa do erro 
pode ser mostrada para o usuário na consulta ao método getErrorCause. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
 I e III. 
5. 
I e IV. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A diretiva é um recurso que você tem para dar instruções especiais ao Container no 
momento da tradução da página. As diretivas vêm em três sabores: page, include e 
taglib [...]. O código Java vem entre os símbolos <% e %>. Mas a diretiva acrescenta 
um caractere a mais no começo do elemento - o símbolo @ (arroba)! Se você vir um 
código JSP que começa com <%@, você já sabe que se trata de uma diretiva.” 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça! Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro-RJ: Alta Books. 2008, p. 287. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre diretivas, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A diretiva do tipo include serve para inserir o conteúdo de um arquivo, sendo 
frequentemente utilizada para incluir trechos que são repetidos em páginas de um site, 
como cabeçalho, menus e rodapé. 
II. Um dos recursos importantes da diretiva do tipo include é estabelecer o 
pageEncoding dos elementos de páginas, incluindo o da página que inclui as demais. 
III. A diretiva do tipo page permite a importação de classes e define informações da 
página para uso do servidor. 
IV. A diretiva do tipo taglib adiciona uma biblioteca, chamada de biblioteca de 
inferência, para o contêiner Web processar outras linguagens que não Java. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
 I e II. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Se aplicação web contiver páginas JSP localizadas em subdiretórios, os arquivos de 
origem do servlet são criados em um diretório (e pacote) que corresponde à estrutura 
da aplicação, então as páginas JSP ficam localizadas em diretórios diferentes, não 
colidindo.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 290. 
Considerando essas informações e o conteúdo sobre páginas JPS, analise as estruturas 
de pastas a seguir e associe-as com as respectivas descrições dos arquivos nelas 
contidos. 
1) Pasta WebContent 
2) Pasta WEB-INF 
3) Pasta META-INF 
4) Pasta WEB-INF/lib 
5) Subpastas criadas pelo usuário dentro de WebContent 
( ) Arquivos HTML, documentos JSP, imagens e arquivos texto que serão entregues aos 
clientes via protocolo HTTP para a formação da página HTML. 
( ) Arquivo de manifesto MANIFEST.MF, que indica dados básicos sobre uma aplicação 
para sua execução de modo apropriado. Esse é uma pasta opcional gerada pelo 
ambiente Eclipse. 
( ) Recursos que não estão acessíveis diretamente ao navegador, mas que são visíveis 
ao código dos Servlets no chamado ServletContext. Ela ainda contém o arquivo 
Deployment Descriptor: o web.xml. 
( ) Arquivos acessados pelo navegador que são divididos por tipos ou pela função, 
geralmente. Essa estrutura serve para organizar os arquivos, como é o caso de uma 
pasta para agrupar “imagens”. 
( ) Bibliotecas, geralmente com arquivos .jar, para inclusão de recursos nos servlets. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 3, 4, 5 
2. 
1, 3, 2, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
5, 3, 4, 2, 1 
4. 
 2, 3, 1, 5, 4 
5. 
3, 2, 4, 5, 1 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Eclipse é famoso pelo Java Integrated Development Environment (IDE), mas nosso 
IDE C/C++ e PHP também são bastante interessantes. Você pode combinar facilmente 
o suporte a idiomas e outros recursos em qualquer um de nossos pacotes padrão, e o 
Eclipse Marketplace permite customização e extensão praticamente ilimitadas.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Desktop e Web IDEs – Site oficial. Disponível em: 
<https://www.eclipse.org/ide/>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Eclipse, pode-se 
afirmar que o pacote para desenvolvimento Web e o tipo de projeto no Eclipse são, 
respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Web Application Platform e Dynamic Web Project. 
2. 
Web Tools Platform e Dynamic Web Project. 
Resposta correta 
3. 
Dynamic Web Platform e Web Tools Project. 
4. 
Web Application Platform e Web Dynamic Project. 
5. 
Web Tools Platform e JSP Project.6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“No Deployment Descriptor, que fica localizado no arquivo web.xml, são definidas 
configurações para uma determinada aplicação Web, que é composta de vários 
arquivos que ficam no contêiner web para processar as requisições que são 
respondidas com páginas HTML aos clientes. Uma dessas principais configurações está 
relacionada aos parâmetros de contexto.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que os 
parâmetros de contexto definem: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto de um servlet específico e 
sua marcação é a <context-param>. 
2. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto da aplicação e sua 
marcação é a <context-param>. 
Resposta correta 
3. 
eles usam padrões de URL para marcar outro arquivo XML, onde ficam as 
configurações que são utilizadas por toda a aplicação. 
4. 
o nome, via <context-name>, e conteúdo, via <context-value>, de 
atributos que podem ser utilizados em todo o contexto da aplicação e sua 
marcação é a <context>. 
5. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto de uma requisição 
específica e sua marcação é a <context-param>. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“No ambiente de trabalho do Eclipse, você pode usar assistentes e recursos para criar 
uma aplicação Web e gerenciar todos os objetos de desenvolvimento relacionados a 
essa aplicação, a partir da pasta principal do projeto que a contém. Existem ainda 
recursos que auxiliam o desenvolvedor na edição do arquivo web.xml, que representa 
o Deployment Descriptor da aplicação Web.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Documentation. Dynamic Web projects and applications. 
Disponível em: <https://help.eclipse.org>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Deployment 
Descriptor, pode-se afirmar que o nome e descrição do recurso, localizado no Eclipse, 
que auxilia no preenchimento do arquivo Web.xml é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o Project Descriptor, que fica acessível a partir do menu superior do 
Eclipse, sendo de utilização opcional ao desenvolvedor, já que é 
preenchido de modo semiautomático. 
2. 
o Project Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
Resposta correta 
3. 
o Descriptor Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor para preenchimento 
de dados com uso de imagens de polígonos. 
4. 
o Deployment Editor, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
5. 
o Project Editor, que é acessível a partir de um botão ao lado do nome do 
projeto, abrindo caixas de texto para cada opção de itens constantes no 
Deployment Descriptor. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A partir da especificação 3.0 da Servlet API, é possível utilizar o recurso annotations, 
ou anotações. Isto simplifica o desenvolvimento, pois todas as informações necessárias 
podem ficar restritas ao arquivo da classe do servlet.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Página: 193. Disponível 
em <https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anotações, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A anotação WebServlet é utilizada para configurar o servlet. 
II. O recurso de uso de anotações é um complemento ao arquivo web.xml, que ainda é 
obrigatório. 
III. As anotações funcionam com comandos iniciados pelo caractere @. 
IV. A sintaxe de escrita das anotações obedece às regras usuais de Java. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
I e III. 
Resposta correta 
4. 
I e II. 
5. 
 I e IV. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Utilizando Expression Language (EL), não é preciso informar em qual escopo está 
sendo buscado o atributo, sendo esse código assim formado: ${nome}. Como o escopo 
não é informado, o contêiner Web irá buscar o atributo seguindo uma ordem.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Expression Language 
(EL), ordene os escopos a seguir de acordo com a sequência de busca pelo contêiner 
Web: 
( ) Escopo de aplicação. 
( ) Escopo de página. 
( ) Escopo de sessão. 
( ) Escopo de requisição. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2. 
2. 
 4, 1, 3, 2. 
Resposta correta 
3. 
 1, 2, 3, 4. 
4. 
 2, 3, 4, 1. 
5. 
4, 2, 3, 1. 
10. Pergunta 10 
0/0 
 Leia o trecho a seguir: 
“O JSP fornece escopos diferentes para compartilhar objetos de dados entre páginas, 
solicitações e usuários. O escopo define por quanto tempo o objeto está disponível e se 
está disponível apenas para um usuário ou para todos os usuários da aplicação. Os 
seguintes escopos foram definidos: página, requisição, sessão e aplicação”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 124. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escopos, pode-se 
afirmar que o escopo de requisição: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ocorre e está compreendido em todas as páginas envolvidas no processo 
de requisição desde o início do pedido do cliente até a resposta ser 
devolvida pelo servidor via HTTP. 
Resposta correta 
2. 
pode ser utilizado para fazer redirecionamentos entre diferentes páginas 
para formação de um escopo mais amplo. 
3. 
está acessível de modo restrito e criptografado, por questões de 
segurança, no arquivo final processado que envia a resposta ao cliente. 
4. 
se estiver junto com uma aplicação que utiliza sessões, deve ter varáveis 
com nomes diferentes, já que ele é combinado na memória do contêiner 
Web. 
5. 
faz referência ao conteúdo após criação automática do objeto 
HttpRequest, que envia solicitações ao método genérico service. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Eclipse é famoso pelo Java Integrated Development Environment (IDE), mas nosso 
IDE C/C++ e PHP também são bastante interessantes. Você pode combinar facilmente 
o suporte a idiomas e outros recursos em qualquer um de nossos pacotes padrão, e o 
Eclipse Marketplace permite customização e extensão praticamente ilimitadas.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Desktop e Web IDEs – Site oficial. Disponível em: 
<https://www.eclipse.org/ide/>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Eclipse, pode-se 
afirmar que o pacote para desenvolvimento Web e o tipo de projeto no Eclipse são, 
respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Web Application Platform e Web Dynamic Project. 
2. 
Web Tools Platform e Dynamic Web Project. 
Resposta correta 
3. 
Web Application Platform e Dynamic Web Project. 
4. 
Web Tools Platform e JSP Project. 
5. 
Dynamic Web Platform e Web Tools Project. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Utilizando Expression Language (EL), não é preciso informar em qual escopo está 
sendo buscado o atributo, sendo esse código assim formado: ${nome}. Comoo escopo 
não é informado, o contêiner Web irá buscar o atributo seguindo uma ordem.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Expression Language 
(EL), ordene os escopos a seguir de acordo com a sequência de busca pelo contêiner 
Web: 
( ) Escopo de aplicação. 
( ) Escopo de página. 
( ) Escopo de sessão. 
( ) Escopo de requisição. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 4, 1, 3, 2. 
Resposta correta 
2. 
3, 1, 4, 2. 
3. 
 2, 3, 4, 1. 
4. 
4, 2, 3, 1. 
5. 
 1, 2, 3, 4. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“No ambiente de trabalho do Eclipse, você pode usar assistentes e recursos para criar 
uma aplicação Web e gerenciar todos os objetos de desenvolvimento relacionados a 
essa aplicação, a partir da pasta principal do projeto que a contém. Existem ainda 
recursos que auxiliam o desenvolvedor na edição do arquivo web.xml, que representa 
o Deployment Descriptor da aplicação Web.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Documentation. Dynamic Web projects and applications. 
Disponível em: <https://help.eclipse.org>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Deployment 
Descriptor, pode-se afirmar que o nome e descrição do recurso, localizado no Eclipse, 
que auxilia no preenchimento do arquivo Web.xml é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o Project Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
Resposta correta 
2. 
o Deployment Editor, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor gráfico para 
preenchimento do Deployment Descriptor. 
3. 
o Project Editor, que é acessível a partir de um botão ao lado do nome do 
projeto, abrindo caixas de texto para cada opção de itens constantes no 
Deployment Descriptor. 
4. 
o Project Descriptor, que fica acessível a partir do menu superior do 
Eclipse, sendo de utilização opcional ao desenvolvedor, já que é 
preenchido de modo semiautomático. 
5. 
o Descriptor Explorer, que fica geralmente localizado em um quadro na 
parte esquerda da tela, funcionando com um editor para preenchimento 
de dados com uso de imagens de polígonos. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Pauline quer usar JSPs em suas aplicações - ela está realmente cansada de escrever 
HTML no seu método println() do PrintWriter do seu servlet. Ela decide aprender JSPs, 
criando uma página dinâmica simples que exibe o número de vezes que ela foi 
solicitada. Ela sabe que você pode colocar um código Java normal em um JSP usando 
um scriptlet – que significa simplesmente o código Java dentro de uma tag <% ... %>”. 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro-RJ: Alta Books. 2008, p. 284. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escrita de scriptlets, 
analise as informações sobre a estrutura de códigos e associe-as com suas respectivas 
funções. 
1) <%= %> 
2) <%! %> 
3) <%@ %> 
4) <%-- --%> 
5) <% /* /* %> 
( ) Comentário de uma linha. 
( ) Diretivas de inserção de elemento ou informação ao contêiner. 
( ) Saída (output) de resultados. 
( ) Comentário de duas ou mais linhas. 
( ) Declaração de atributos e método. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 5, 1, 2 
2. 
3, 4, 1, 5, 2 
3. 
 4, 3, 1, 5, 2 
Resposta correta 
4. 
3, 2, 4, 5, 1 
5. 
5, 3, 4, 2, 1 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“No Deployment Descriptor, que fica localizado no arquivo web.xml, são definidas 
configurações para uma determinada aplicação Web, que é composta de vários 
arquivos que ficam no contêiner web para processar as requisições que são 
respondidas com páginas HTML aos clientes. Uma dessas principais configurações está 
relacionada aos parâmetros de contexto.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que os 
parâmetros de contexto definem: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto de uma requisição 
específica e sua marcação é a <context-param>. 
2. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto de um servlet específico e 
sua marcação é a <context-param>. 
3. 
eles usam padrões de URL para marcar outro arquivo XML, onde ficam as 
configurações que são utilizadas por toda a aplicação. 
4. 
o nome, via <context-name>, e conteúdo, via <context-value>, de 
atributos que podem ser utilizados em todo o contexto da aplicação e sua 
marcação é a <context>. 
5. 
o nome, via <param-name>, e conteúdo, via <param-value>, de atributos 
que podem ser utilizados em todo o contexto da aplicação e sua 
marcação é a <context-param>. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
 Leia o trecho a seguir: 
“O JSP fornece escopos diferentes para compartilhar objetos de dados entre páginas, 
solicitações e usuários. O escopo define por quanto tempo o objeto está disponível e se 
está disponível apenas para um usuário ou para todos os usuários da aplicação. Os 
seguintes escopos foram definidos: página, requisição, sessão e aplicação”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 124. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escopos, pode-se 
afirmar que o escopo de requisição: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
faz referência ao conteúdo após criação automática do objeto 
HttpRequest, que envia solicitações ao método genérico service. 
2. 
se estiver junto com uma aplicação que utiliza sessões, deve ter varáveis 
com nomes diferentes, já que ele é combinado na memória do contêiner 
Web. 
3. 
está acessível de modo restrito e criptografado, por questões de 
segurança, no arquivo final processado que envia a resposta ao cliente. 
4. 
pode ser utilizado para fazer redirecionamentos entre diferentes páginas 
para formação de um escopo mais amplo. 
5. 
ocorre e está compreendido em todas as páginas envolvidas no processo 
de requisição desde o início do pedido do cliente até a resposta ser 
devolvida pelo servidor via HTTP. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O escopo de página, ou pageScope, é o ambiente de presença e para acesso de 
variáveis que existe apenas durante o processamento da página, no momento em que 
ela é transformada em HTML e enviada ao navegador cliente. Caso essa página inclua 
outra, a página incluída não terá acesso ao escopo da página de origem.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 124. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo de página, 
analise as afirmações a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O escopo de página existe tanto em JSPs quanto em Servlets. 
II. ( ) O escopo de página é acessível pelo elemento ServletPageContent. 
III. ( ) O escopo de página encapsula a classe PageContext. 
IV. ( ) O escopo de página é o de vida mais curta entre os demais tipos de escopo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 V, F, V, F. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
 V, F, F, V. 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trechoa seguir: 
“A partir da especificação 3.0 da Servlet API, é possível utilizar o recurso annotations, 
ou anotações. Isto simplifica o desenvolvimento, pois todas as informações necessárias 
podem ficar restritas ao arquivo da classe do servlet.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Página: 193. Disponível 
em <https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anotações, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A anotação WebServlet é utilizada para configurar o servlet. 
II. O recurso de uso de anotações é um complemento ao arquivo web.xml, que ainda é 
obrigatório. 
III. As anotações funcionam com comandos iniciados pelo caractere @. 
IV. A sintaxe de escrita das anotações obedece às regras usuais de Java. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
 I e IV. 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
5. 
I e III. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Fazer páginas JSP é tão fácil que você pode escrever aplicativos JSP sem muito 
conhecimento da API subjacente. Entretanto se você quiser ser realmente um bom 
programador Java, precisa saber os dois: JSP e servlets. Ainda que você só use páginas 
JSP em seus aplicativos Web Java, entender servlets ainda é muito importante “ 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro-RJ: 
Editora Ciência Moderna Ltda. 2002, p. 217. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre páginas JSP, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 a nova versão da tecnologia dos JSPs tem grandes inovações, sendo 
alterada a extensão dos arquivos para jspi. 
2. 
funciona com scriptlets com marcações padrão ISO, com os mesmos 
caracteres de abertura e fechamento de marcações usados em outras 
linguagens como PHP, por exemplo. 
3. 
o trunfo da tecnologia dos JSPs, que trouxe facilidade aos 
desenvolvedores, é a inserção de código HTML dentro do código Java. 
4. 
 um arquivo JSP, que tem programações com uso de scriptlets, é 
convertido em servlet no contêiner Web para o processamento 
necessário. 
Resposta correta 
5. 
JSP é uma evolução da tecnologia Java para desenvolvimento Web, sendo 
uma substituição gradual dos servlets, que estão sendo descontinuados. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho o a seguir: 
“Você não pode prevenir todos os erros, certamente, mas você pode pelo menos 
oferecer ao usuário uma página de resposta de erro mais amistosa (e mais atraente). 
Você pode elaborar uma página customizada para manipular os erros, e então usar a 
diretiva page para configurá-Ia.” 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Alta Books. 2008, p. 468. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre erros do protocolo HTTP, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Um dos erros frequentes emitidos por servidores web é o de página não encontrada 
e tem o código 404. 
II. Pode ser configurada no arquivo web.xml uma página específica para cada código de 
erro. 
III. O código de erro 600 é mais conhecido como Internal Server Error (Erro Interno de 
Servidor, em português). 
IV. Após o redirecionamento para uma página de erro customizada, a causa do erro 
pode ser mostrada para o usuário na consulta ao método getErrorCause. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e II. 
Resposta correta 
4. 
 I e III. 
5. 
I e IV. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Utilizando Expression Language (EL), não é preciso informar em qual escopo está 
sendo buscado o atributo, sendo esse código assim formado: ${nome}. Como o escopo 
não é informado, o contêiner Web irá buscar o atributo seguindo uma ordem.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Expression Language 
(EL), ordene os escopos a seguir de acordo com a sequência de busca pelo contêiner 
Web: 
( ) Escopo de aplicação. 
( ) Escopo de página. 
( ) Escopo de sessão. 
( ) Escopo de requisição. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2. 
2. 
 4, 1, 3, 2. 
Resposta correta 
3. 
 2, 3, 4, 1. 
4. 
 1, 2, 3, 4. 
5. Incorreta: 
4, 2, 3, 1. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O objeto session recebe uma referência ao objeto HttpSession, que representa a 
sessão do cliente atual. As informações armazenadas como atributos HttpSession 
correspondem a objetos no escopo da sessão JSP. Por padrão, a sessão persiste por um 
período especificado na implantação do aplicativo da web descritor [...]”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 544. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir 
sobre o objeto implícito session e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) O objeto session faz a criação, a destruição de sessões e, ainda, a obtenção de 
valores de variáveis presentes em uma sessão. 
II. ( ) O método invalidate() deixa inválida uma sessão e remove os objetos associados 
a ela. 
III. ( ) Os atributos de sessão podem ser compartilhados por dois ou mais usuários, 
pelo método shareContext(). 
IV. ( ) Esse objeto de sessão é de uso restrito às classes primárias, sendo seu uso 
excluído da criação de filtros, por exemplo, pois eles são chamados em segundo plano. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
V, F, V, F. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O padrão de URL que você coloca em um mapeamento de servlet pode ser 
completamente inventado. Imaginário. Falso. Apenas um nome lógico que você quer 
fornecer aos clientes. Clientes que não precisam saber de nada sobre a real estrutura 
física da sua aplicação web”. 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Alta Books. 2008, p. 618. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as expressões que 
geralmente estão presentes para formação do padrão de URL no arquivo web.xml e 
associe-as com suas respectivas funções. 
1) Uma string de texto vazia "". 2) Uma string contendo somente "/". 3) Uma string de 
texto começando com "*.". 4) Uma string de texto começando com a "/" e sendo 
finalizada por "/*". 5) Strings de texto genéricas. 
( ) Todas URLs que contenham esse caminho são aplicadas ao filtro. 
( ) Extensões de arquivo. 
( ) Padrão especial para a raiz do contexto, do tipo http://host:port/<context-root>/. 
( ) Significa o servlet padrão da aplicação. 
( ) Uma URL única (casamento exato). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 3, 4, 5. 
2. 
4, 3, 1, 2, 5. 
Resposta correta 
3. 
4, 2, 1, 5, 3. 
4. 
3, 4, 5, 2, 1. 
5. 
 5, 3, 4, 2, 1. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O upload de arquivo tem um papel significativo – além de aplicativos de e-mail – no 
desenvolvimento Java. Upload de arquivos no servidor é uma função importante que é 
oferecida em mais e mais tipos de aplicativos, incluindo sistemas de gerenciamento de 
documentos baseados na Web [...]”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a Web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro-RJ: 
Editora Ciência Moderna Ltda. 2002, p. 317. 
Considerando essas informações e o conceito estudado sobre upload de arquivos, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Para incluir um campo de envio de arquivos, a marcação HTML geralmente é 
semelhantea <input name=”nome-do-campo” type=”file”>. 
II. Para criar um campo de envio de arquivos, é necessário utilizar um formulário do 
tipo “multipart/form-file”. 
III. Para o recurso de upload, é possível utilizar os dois métodos de requisição do 
protocolo HTTP, o POST e o GET. 
IV. Para o processamento de uma requisição com upload, no lado do servidor podem 
ser usadas bibliotecas que facilitam o trabalho do desenvolvedor, como a Apache 
Commons FileUpload. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
Resposta correta 
2. 
I e III. 
3. 
 II e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e II. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O escopo de página, ou pageScope, é o ambiente de presença e para acesso de 
variáveis que existe apenas durante o processamento da página, no momento em que 
ela é transformada em HTML e enviada ao navegador cliente. Caso essa página inclua 
outra, a página incluída não terá acesso ao escopo da página de origem.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 124. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo de página, 
analise as afirmações a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O escopo de página existe tanto em JSPs quanto em Servlets. 
II. ( ) O escopo de página é acessível pelo elemento ServletPageContent. 
III. ( ) O escopo de página encapsula a classe PageContext. 
IV. ( ) O escopo de página é o de vida mais curta entre os demais tipos de escopo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, V. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
4. 
 V, F, V, F. 
5. 
 V, F, F, V. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Eclipse é famoso pelo Java Integrated Development Environment (IDE), mas nosso 
IDE C/C++ e PHP também são bastante interessantes. Você pode combinar facilmente 
o suporte a idiomas e outros recursos em qualquer um de nossos pacotes padrão, e o 
Eclipse Marketplace permite customização e extensão praticamente ilimitadas.” 
Fonte: ECLIPSE, 2019. Eclipse Desktop e Web IDEs – Site oficial. Disponível em: 
<https://www.eclipse.org/ide/>. Acesso em: 11 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Eclipse, pode-se 
afirmar que o pacote para desenvolvimento Web e o tipo de projeto no Eclipse são, 
respectivamente: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Web Tools Platform e JSP Project. 
2. 
Dynamic Web Platform e Web Tools Project. 
3. 
Web Application Platform e Web Dynamic Project. 
4. 
Web Application Platform e Dynamic Web Project. 
5. 
Web Tools Platform e Dynamic Web Project. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Pauline quer usar JSPs em suas aplicações - ela está realmente cansada de escrever 
HTML no seu método println() do PrintWriter do seu servlet. Ela decide aprender JSPs, 
criando uma página dinâmica simples que exibe o número de vezes que ela foi 
solicitada. Ela sabe que você pode colocar um código Java normal em um JSP usando 
um scriptlet – que significa simplesmente o código Java dentro de uma tag <% ... %>”. 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro-RJ: Alta Books. 2008, p. 284. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escrita de scriptlets, 
analise as informações sobre a estrutura de códigos e associe-as com suas respectivas 
funções. 
1) <%= %> 
2) <%! %> 
3) <%@ %> 
4) <%-- --%> 
5) <% /* /* %> 
( ) Comentário de uma linha. 
( ) Diretivas de inserção de elemento ou informação ao contêiner. 
( ) Saída (output) de resultados. 
( ) Comentário de duas ou mais linhas. 
( ) Declaração de atributos e método. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 4, 3, 1, 5, 2 
Resposta correta 
2. 
5, 3, 4, 2, 1 
3. 
3, 4, 1, 5, 2 
4. 
4, 3, 5, 1, 2 
5. 
3, 2, 4, 5, 1 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A partir da especificação 3.0 da Servlet API, é possível utilizar o recurso annotations, 
ou anotações. Isto simplifica o desenvolvimento, pois todas as informações necessárias 
podem ficar restritas ao arquivo da classe do servlet.” 
Fonte: ORACLE, 2017. Java™ Servlet Specification Version 4.0. Página: 193. Disponível 
em <https://javaee.github.io/servlet-spec/downloads/servlet-4.0/servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anotações, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. A anotação WebServlet é utilizada para configurar o servlet. 
II. O recurso de uso de anotações é um complemento ao arquivo web.xml, que ainda é 
obrigatório. 
III. As anotações funcionam com comandos iniciados pelo caractere @. 
IV. A sintaxe de escrita das anotações obedece às regras usuais de Java. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
 I e IV. 
4. 
I e II. 
5. 
II e III. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Com mapeamentos de servlets, você tem duas estruturas para organizar: a estrutura 
física real de arquivos e diretórios na qual os recursos da sua aplicação 
web residem, e a estrutura virtual/lógica. A estrutura lógica existe simplesmente 
porque você a inventa!”. 
Fonte: BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça. Servlets & JSP. 2 ed. Rio de 
Janeiro: Alta Books. 2008, p. 618. 
Considerando essas informações e o conceito estudado a respeito de mapeamento de 
servlets, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso de mapeamentos de servlets é interessante para deixar as URLs amigáveis, 
pela definição de bons padrões de nomes de URL, sendo claros e bem descritivos 
quanto à função dos servlets. 
II. A marcação utilizada para nomear o servlet é a <servlet-classname>. 
III. Os nomes de servlets, indicados no item “Servlet Mappings”, devem coincidir com o 
nome do servlet declarado com a marcação <servlet> ou pela anotação na classe. 
IV. A estrutura de mapeamentos é do tipo chamado um-a-um, estando um servlet 
ligado a uma URL, para evitar conflitos, também conhecidos como ambiguidades. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
 I e IV. 
3. 
 I e II. 
4. 
II e III. 
5. 
 I e III. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Se aplicação web contiver páginas JSP localizadas em subdiretórios, os arquivos de 
origem do servlet são criados em um diretório (e pacote) que corresponde à estrutura 
da aplicação, então as páginas JSP ficam localizadas em diretórios diferentes, não 
colidindo.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2 ed. Gravenstein Highway North, Sebastopol, 
CA. Editora: O'Reilly Media, Inc. 2002, p. 290. 
Considerando essas informações e o conteúdo sobre páginas JPS, analise as estruturas 
de pastas a seguir e associe-as com as respectivas descrições dos arquivos nelas 
contidos. 
1) Pasta WebContent 
2) Pasta WEB-INF 
3) Pasta META-INF 
4) Pasta WEB-INF/lib 
5) Subpastas criadas pelo usuário dentro de WebContent 
( ) Arquivos HTML, documentos JSP, imagens e arquivos texto que serão entregues aos 
clientes via protocolo HTTP para a formação da página HTML. 
( ) Arquivo de manifesto MANIFEST.MF, que indica dados básicos sobre uma aplicação 
para sua execução de modo apropriado. Esse é uma pasta opcional gerada pelo 
ambiente Eclipse. 
( ) Recursos que não estão acessíveis diretamente ao navegador, mas que são visíveis 
ao código dos Servlets no chamado ServletContext. Ela ainda contém o arquivo 
Deployment Descriptor: o web.xml. 
( ) Arquivos acessados pelo navegador que são divididos por tipos ou pela função, 
geralmente. Essa estrutura serve para organizar os arquivos, como é o caso de uma 
pasta para agrupar “imagens”. 
( ) Bibliotecas, geralmente com arquivos .jar, para inclusãode recursos nos servlets. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 3, 4, 5 
2. 
1, 3, 2, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
3, 2, 4, 5, 1 
4. 
 2, 3, 1, 5, 4 
5. 
5, 3, 4, 2, 1 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As aplicações web podem ser empacotadas e assinadas em um arquivo no formato 
web ARchive (WAR) usando as ferramentas de arquivamento Java padrão. Por 
exemplo, um aplicativo para rastreamento de problemas pode ser distribuído em um 
arquivo chamado issuetrack.war.” 
Fonte: ORACLE. Java™ Servlet Specification Version 4.0. 2017. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/Servlet-spec/downloads/Servlet-4.0/Servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27/09/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a criação de arquivos 
WAR, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os arquivos do tipo WAR usam uma tecnologia de compactação diferente dos 
arquivos do tipo JAR: por possuírem um algoritmo mais otimizado, os arquivos WAR 
têm menos bytes do que os arquivos JAR. 
II. O mecanismo que possibilita o envio de uma nova versão da aplicação em formato 
WAR, sem necessidade de reinício do Tomcat, é denominado de Hot Switch. 
III. É possível enviar um arquivo WAR para o web contêiner com a criação de um 
aplicativo Shell Script, que executa comandos em lote. 
IV. Existem ferramentas que automatizam o processo de publicação das aplicações, 
com conferência e envio do arquivo WAR para o servidor, como o Apache Ant, por 
exemplo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
II e IV. 
4. Incorreta: 
II e III. 
5. 
 I e III. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“JDBC é uma API incluída dentro da linguagem Java para o acesso a banco de dados. 
Consiste em um conjunto de classes e interfaces escritas em Java que oferecem uma 
completa API para a programação com banco de dados e, portanto, é uma solução 
100% Java.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 205. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre JDBC, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Como o JDBC é feito em Java, essa tecnologia tem a vantagem de não precisar de uma 
plataforma específica para funcionar. 
II. O JDBC tem uma boa conexão com o MySQL, um dos sistemas gratuitos mais 
utilizados no mercado, e normalmente utiliza um driver denominado Connector/M. 
III. Há uma relação de suporte do JDBC com os pacotes java.sql e javax.sql que permite 
recursos variados como, por exemplo, transações distribuídas. 
IV. Os drivers JDBC utilizados para conexão com os bancos de dados são distribuídos 
pelos fabricantes com um formato JAR adaptado, chamado DAR. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e II. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
II, III e IV. 
4. 
II e IV. 
5. 
 I, III e IV. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Para usar o paradigma Model View Controller (MVC) efetivamente, você deve 
entender a divisão do trabalho na tríade MVC. Você também deve entender como as 
três partes da tríade se comunicam entre si e com outras visualizações e controladores 
ativos”. 
Fonte: BURBECK, S. Applications programming in smalltalk-80: how to use model-
view-controller (mvc). 1992. Disponível em: 
<http://www.math.sfedu.ru/smalltalk/gui/mvc.pdf>. Acesso em: 14/10/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. A meta da arquitetura MVC é promover maior sintonia entre o modelo mental 
humano e o modelo digital do computador, com separação bem definida de objetivos. 
II. Apesar da camada de lógica de negócio ficar separada da camada de visão, ela está 
ciente de sua existência e tem significativa dependência dessa camada de visão. 
III. A camada de modelo, ou model, representa os dados modelados, armazenando o 
conteúdo de objetos e incluindo restrições lógicas, sejam de negócios ou não. 
IV. A camada de visão faz o trabalho inicial de processamento da requisição para 
enviar para a camada de controle. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
II, III e IV. 
3. 
I, II e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e III. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Em algumas circunstâncias, você pode querer incluir o conteúdo de uma página HTML 
ou a saída de outro Servlet. Além disso, há casos que exigem que você passe o 
processamento de uma solicitação HTTP do seu Servlet para um outro Servlet. A 
especificação do Servlet atual responde a essas necessidades com uma interface 
chamada RequestDispatcher”. 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro: Editora 
Ciência Moderna, 2002. p. 64. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Request Dispatcher, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. A Request Dispatcher é uma importante interface do pacote javax.Servlet da Servlet 
API. 
II. O redirecionamento feito pela Request Dispatcher é igual ao do método 
response.redirect(). 
III. A utilização da Request Dispatcher auxilia na modularização da aplicação, visto que 
elementos de uma requisição podem ser enviados para um módulo específico. 
IV. Para obter a Request Dispatcher e empregá-la em uma página, deve-se utilizar o 
getDispatcher(). 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, III e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
 I, II e IV. 
5. 
 II e IV. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Dentro do bloco try…catch você define o trabalho com o banco de dados para se 
conectar e executar a instrução SQL. Ao importar o pacote java.sql.*, através da 
diretiva page, você tem acesso às classes e interfaces para manipular os bancos de 
dados relacionais em Java.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 219. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interação com banco de 
dados, ordene os passos a seguir de acordo com a sequência de utilização dos bancos 
de dados pelo contêiner web: 
( ) Realizar a conexão a partir de um método da classe DriverManager. 
( ) Carregar o driver JDBC do banco de dados. 
( ) Instalar o driver JDBC do banco de dados, geralmente distribuído com formato JAR. 
( ) Obter e percorrer um conjunto de dados ou a informação sobre a consulta ter sido 
bem-sucedida ou não. 
( ) Criar e executar declarações do tipo statement. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 1, 5, 4. 
Resposta correta 
2. 
2, 3, 1, 4, 5. 
3. 
1, 2, 5, 4, 3. 
4. 
1, 3, 2, 5, 4. 
5. 
3, 1, 2, 5, 4. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A estrutura de diretórios de uma aplicação web é imensa e tudo deve estar 
exatamente no lugar correto. Transferir uma aplicação web, por exemplo, pode 
causar problemas. Mas existe uma solução chamada arquivo WAR, que significa web 
ARchive.” 
Fonte: BASHAM, B. et al. Use a cabeça: Servlets & JSP. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 
2008. P. 611. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o formato WAR, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. A criação de arquivos do tipo WAR pode ser em ambientes do tipo IDEs, como o 
Eclipse, ou em uma linha de comando de sistemas operacionais, como o Windows. 
II. Os arquivos WAR são à prova de pirataria ou roubo de lógica de programação pois 
transmitem a lógica embutida nos arquivos compilados do tipo class, sem envio de 
códigos fonte a um servidor. 
III. Um arquivo WAR auxilia o desenvolvedor por centralizar todos os arquivos em um 
só,que tem o mesmo tamanho, em bytes, que a soma dos arquivos do projeto. 
IV. Arquivos WAR são específicos para a distribuição e implantação de aplicações web, 
ao passo que os arquivos JAR são para aplicações Java genéricas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 II e IV. 
2. 
I, III e IV. 
3. 
 I e IV. 
Resposta correta 
4. 
II e III. 
5. 
I, II e III. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Deployment Descriptor é um arquivo nomeado web.xml que contém informações 
sobre requisitos de segurança como, por exemplo, todos os recursos de configuração 
sobre a aplicação. O Deployment Descriptor e todos os arquivos das aplicações são 
colocados em um arquivo WAR, arranjados em uma bem definida hierarquia.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 51. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre criação e implantação 
de arquivos WAR, pode-se afirmar que o envio de arquivos WAR para publicação: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pode ser feito por HTTP, pela página de administração do web contêiner, 
no caso do Tomcat, via protocolo FTP ou secure FTP, sendo esse último 
mais indicado por realizar o envio de modo mais seguro. 
Resposta correta 
2. 
deve ser feito utilizando login e senha de desenvolvedor no site da 
Apache Foundation, que centraliza todas as aplicações, assinando cada 
uma delas digitalmente para a segurança dos usuários. 
3. 
pode ser feito por HTTP, pela página de administração do web contêiner, 
no caso do Tomcat, ou por e-mail, para um endereço gerenciado por 
softwares robôs. Essa foi uma tecnologia criada em 2014. 
4. 
deve ser feito por HTTPs, em um site que deve ser criado pelo 
desenvolvedor, uma vez que isso evita que o arquivo WAR seja 
interceptado por usuários não autorizados. 
5. 
 deve ser realizado em um protocolo próprio denominado Deploy 
Protocol, que se utiliza de criptografia e conexões próprias. 
 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Padrão DAO (Data Access Object) fornece uma interface independente, a qual você 
pode usar para persistir objetos de dados. A ideia é colocar todas as funcionalidades 
encontradas no desenvolvimento de acesso e trabalho com dados em um só local.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 399-400. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o padrão DAO, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. O padrão DAO, em seu modo simples, prevê que as instruções SQL devem ser 
colocadas em meio aos scriptlets somados ao HTML nas páginas JSP. 
II. Na prática, o padrão DAO é o segundo mais utilizado, ficando atrás apenas do 
padrão SDAO (Simple Data Access Object). 
III. Tipicamente, uma classe DAO inclui métodos para inserir, selecionar, atualizar e 
excluir objetos de um banco de dados. 
IV. O uso de classes DAO favorece o reuso de códigos SQL através da centralização 
desse tipo de código. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
2. 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
 I e II. 
4. 
I e III. 
5. 
II, III e IV. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Existem duas formas de conseguirmos um RequestDispatcher: através da solicitação 
ou do contexto. Independentemente de onde ele venha, você deve informar a ele para 
qual componente web você está encaminhando a solicitação. Em outras palavras, será 
o Servlet ou o JSP que assumirá o controle.” 
Fonte: BASHAM, B. et al. Use a cabeça: Servlets & JSP. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 
2008. p. 234. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre RequestDispatcher, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Para se realizar um redirecionamento, sem repassar os dados da requisição, o 
método sendRedirect pode ser utilizado, pois ele permite o redirecionamento para 
outro servidor com domínio diferente do endereço da URL base do site. 
II. É possível acrescentar dados de atributos na página de origem que fará o 
redirecionamento via método request.setAttribute. 
III. Os dados que foram adicionados na requisição do cliente podem ser recuperados 
na página de destino de processamento ao se utilizar o método response.getAttribute. 
IV. O uso do RequestDispatcher para redirecionamento altera a URL que foi informada 
ao cliente. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
 II, III e IV. 
3. 
I, III e IV. 
4. 
 I e II. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os drivers JDBC devem implementar a interface Driver e essa implementação deve 
conter um inicializador estático, que será chamado quando o driver for carregado. Este 
inicializador registra uma nova instância de si mesmo com o elemento 
DriverManager.” 
Fonte: ORACLE. JDBC™ 4.1 Specification. 2011. Disponível em: 
<https://download.oracle.com/otn-pub/jcp/jdbc-4_1-mrel-spec/jdbc4.1-fr-spec.pdf>. 
Acesso em 10 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a tecnologia JDBC, pode 
se afirmar que os tipos de drivers JDBC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Ele se conecta a 
vários tipos de softwares de bancos de dados e um exemplo é o driver 
native-jdbc. Os demais tipos não são tão eficientes, pois usam XML via 
HTTP. 
2. 
são 2, sendo o tipo 1 chamado de nativo. É o mais utilizado, por usar 
códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é chamado de ponte e é uma 
extensão do tipo 1, pois possibilita o uso de bancos de dados em rede via 
XML. 
3. 
são 3, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Os demais tipos, de 
números 2 e 3, usam XML e protocolos de chamada remota de 
procedimentos para conexão, respectivamente. 
4. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de ponte e um exemplo é o 
driver jdbc-odbc. Os tipos de 2 ao 4 vão desde o driver que usa código 
intermediário do fabricante até a possibilidade de uso de rede e de 
driver nativo Java. 
Resposta correta 
5. 
são 2, em que o tipo 1 é chamado de ponte ou bridge e é o mais utilizado, 
por fazer a ligação usando códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é uma 
extensão do tipo 1 que engloba a possibilidade de uso de bancos de 
dados em rede. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A estrutura do Model-View-Controller (MVC), um paradigma do desenvolvimento, 
oferece benefícios significantes para aplicações web, e estando familiarizado com isso 
você aumentará sua compreensão de uma gama de conceitos, alguns dos quais usam 
ou emprestam de MVC.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 385. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
pode-se afirmar que essa arquitetura nasceu: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
em 1979, na empresa Xerox PARC. No entanto, foi somente em 1992 que 
sua implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
Resposta correta 
2. 
em 1960, na empresa IBM. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
3. 
em 1979, na universidade Harvard, para resolver o problema de 
conflitos de código existentes até então em projetos em Smalltalk. 
4. Incorreta: 
em 1992, na empresa Microsoft, com sua implementação bem detalhada 
em um artigo científico. 
5. 
 em 1960, no governo dos USA. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As aplicações web podem ser empacotadas e assinadas em um arquivo no formato 
web ARchive (WAR) usando as ferramentas de arquivamento Java padrão. Por 
exemplo, um aplicativo para rastreamento deproblemas pode ser distribuído em um 
arquivo chamado issuetrack.war.” 
Fonte: ORACLE. Java™ Servlet Specification Version 4.0. 2017. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/Servlet-spec/downloads/Servlet-4.0/Servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27/09/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a criação de arquivos 
WAR, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os arquivos do tipo WAR usam uma tecnologia de compactação diferente dos 
arquivos do tipo JAR: por possuírem um algoritmo mais otimizado, os arquivos WAR 
têm menos bytes do que os arquivos JAR. 
II. O mecanismo que possibilita o envio de uma nova versão da aplicação em formato 
WAR, sem necessidade de reinício do Tomcat, é denominado de Hot Switch. 
III. É possível enviar um arquivo WAR para o web contêiner com a criação de um 
aplicativo Shell Script, que executa comandos em lote. 
IV. Existem ferramentas que automatizam o processo de publicação das aplicações, 
com conferência e envio do arquivo WAR para o servidor, como o Apache Ant, por 
exemplo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
I e II. 
5. 
 I e III. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“JDBC é uma API incluída dentro da linguagem Java para o acesso a banco de dados. 
Consiste em um conjunto de classes e interfaces escritas em Java que oferecem uma 
completa API para a programação com banco de dados e, portanto, é uma solução 
100% Java.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 205. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre JDBC, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Como o JDBC é feito em Java, essa tecnologia tem a vantagem de não precisar de uma 
plataforma específica para funcionar. 
II. O JDBC tem uma boa conexão com o MySQL, um dos sistemas gratuitos mais 
utilizados no mercado, e normalmente utiliza um driver denominado Connector/M. 
III. Há uma relação de suporte do JDBC com os pacotes java.sql e javax.sql que permite 
recursos variados como, por exemplo, transações distribuídas. 
IV. Os drivers JDBC utilizados para conexão com os bancos de dados são distribuídos 
pelos fabricantes com um formato JAR adaptado, chamado DAR. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e II. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
II e IV. 
4. 
 I, III e IV. 
5. 
II, III e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Separar o conteúdo no Servlet garante que a modularidade seja mantida. Nesse caso, 
um programador de JavaScript pode trabalhar independentemente do programador 
Servlet. A página contendo funções JavaScript pode, então, ser incluída.” 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro: Editora 
Ciência Moderna, 2002. p. 68. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a inclusão de páginas 
em Java para web, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e 
F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O recurso que foi incluído ao se utilizar o Request Dispatcher é responsável por 
enviar cabeçalhos HTTP e códigos de status para a resposta emitida pelo servidor. 
II. ( ) O método para inclusão usando Request Dispatcher é o includePage. 
III. ( ) O método de inclusão da Request Dispatcher é chamado sempre antes da página 
principal que o invocou, independentemente do número da linha onde ele for inserido. 
IV. ( ) O uso da marcação “<jsp:include” tem comportamento diferente ao do uso 
explícito da Request Dispatcher em Servlets. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, V, V, F. 
4. 
 V, V, F, V. 
5. 
 F, F, V, V. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Deployment Descriptor é um arquivo nomeado web.xml que contém informações 
sobre requisitos de segurança como, por exemplo, todos os recursos de configuração 
sobre a aplicação. O Deployment Descriptor e todos os arquivos das aplicações são 
colocados em um arquivo WAR, arranjados em uma bem definida hierarquia.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 51. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre criação e implantação 
de arquivos WAR, pode-se afirmar que o envio de arquivos WAR para publicação: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
deve ser feito utilizando login e senha de desenvolvedor no site da 
Apache Foundation, que centraliza todas as aplicações, assinando cada 
uma delas digitalmente para a segurança dos usuários. 
2. 
pode ser feito por HTTP, pela página de administração do web contêiner, 
no caso do Tomcat, ou por e-mail, para um endereço gerenciado por 
softwares robôs. Essa foi uma tecnologia criada em 2014. 
3. 
pode ser feito por HTTP, pela página de administração do web contêiner, 
no caso do Tomcat, via protocolo FTP ou secure FTP, sendo esse último 
mais indicado por realizar o envio de modo mais seguro. 
Resposta correta 
4. 
deve ser feito por HTTPs, em um site que deve ser criado pelo 
desenvolvedor, uma vez que isso evita que o arquivo WAR seja 
interceptado por usuários não autorizados. 
5. 
 deve ser realizado em um protocolo próprio denominado Deploy 
Protocol, que se utiliza de criptografia e conexões próprias. 
 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Padrão DAO (Data Access Object) fornece uma interface independente, a qual você 
pode usar para persistir objetos de dados. A ideia é colocar todas as funcionalidades 
encontradas no desenvolvimento de acesso e trabalho com dados em um só local.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 399-400. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o padrão DAO, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. O padrão DAO, em seu modo simples, prevê que as instruções SQL devem ser 
colocadas em meio aos scriptlets somados ao HTML nas páginas JSP. 
II. Na prática, o padrão DAO é o segundo mais utilizado, ficando atrás apenas do 
padrão SDAO (Simple Data Access Object). 
III. Tipicamente, uma classe DAO inclui métodos para inserir, selecionar, atualizar e 
excluir objetos de um banco de dados. 
IV. O uso de classes DAO favorece o reuso de códigos SQL através da centralização 
desse tipo de código. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I e II. 
2. 
I, II e IV. 
3. 
II, III e IV. 
4. 
III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e III. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os drivers JDBC devem implementar a interface Driver e essa implementação deve 
conter um inicializador estático, que será chamado quando o driver for carregado. Este 
inicializador registra uma nova instância de si mesmo com o elemento 
DriverManager.” 
Fonte: ORACLE. JDBC™ 4.1 Specification. 2011. Disponível em: 
<https://download.oracle.com/otn-pub/jcp/jdbc-4_1-mrel-spec/jdbc4.1-fr-spec.pdf>. 
Acesso em 10 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a tecnologia JDBC, pode 
se afirmar que os tipos de drivers JDBC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de ponte e um exemplo é o 
driver jdbc-odbc. Os tipos de 2 ao 4 vão desde o driver que usa código 
intermediário do fabricante até a possibilidade de uso de rede e de 
driver nativo Java. 
Resposta correta 
2. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Ele se conecta a 
vários tipos de softwares de bancos de dados e um exemplo é o driver 
native-jdbc. Os demais tipos não são tão eficientes, pois usam XML via 
HTTP. 
3. 
são 2, sendo o tipo 1 chamado de nativo. É o mais utilizado,por usar 
códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é chamado de ponte e é uma 
extensão do tipo 1, pois possibilita o uso de bancos de dados em rede via 
XML. 
4. 
são 3, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Os demais tipos, de 
números 2 e 3, usam XML e protocolos de chamada remota de 
procedimentos para conexão, respectivamente. 
5. 
são 2, em que o tipo 1 é chamado de ponte ou bridge e é o mais utilizado, 
por fazer a ligação usando códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é uma 
extensão do tipo 1 que engloba a possibilidade de uso de bancos de 
dados em rede. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Quase todos as aplicações web na Internet acessam um banco de dados. Bancos de 
dados armazenam informações de clientes, pedidos, produtos e até de mensagens em 
fóruns de discussão – em resumo, todas as informações que precisam sobreviver a 
uma reinicialização do servidor e são muito complexas para manipular em arquivos de 
texto sem formatação. Atualmente, existem muitos tipos de bancos de dados usados no 
setor. No entanto, bancos de dados relacionais são de longe os mais comuns. Além 
disso, um banco de dados relacional usa tabelas para representar as informações.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 148. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de bancos de 
dados por aplicações web, pode-se afirmar que os bancos de dados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são suportados por recursos de linguagens e servidores web, que geram 
páginas dinâmicas e oferecem recursos para realizar uma programação 
que comunica seus elementos por meio das API desses bancos de dados. 
Resposta correta 
2. 
são suportados por linguagens e servidores web por núcleos internos 
dos contêineres web, visto que a comunicação dos dados em texto por 
elementos distantes em uma rede tem se mostrado insegura e lenta. 
3. 
são elementos secundários da arquitetura de uma aplicação web, visto 
que atualmente a tecnologia XML com armazenamento em sistemas de 
arquivos tem se mostrado mais simples e eficiente. 
4. 
são importantes, mas, para poder utilizá-los em sua completude, a 
empresa deve ter grande poder aquisitivo, uma vez que o mercado ainda 
carece de boas aplicações de banco de dados gratuitas. 
5. 
são elementos com tecnologia bem alinhada aos contêineres web no 
quesito de estabilização tecnológica e sem mudanças significativas em 
seu modo de operação para apoio às aplicações web. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O formato portátil de distribuição e implantação para uma aplicação web definida na 
especificação Servlet é a web ARchive (WAR). Todos os servidores compatíveis com a 
API Servlet na versão 2.2 (ou posterior) fornecem ferramentas para instalar um 
arquivo WAR.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 591. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distribuição e 
implantação de aplicações web, pode-se afirmar que o formato WAR: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
funciona pela composição de dois arquivos complementares contendo 
toda a aplicação web e suas configurações e que, posteriormente, 
poderão ser distribuídos para os servidores web. 
2. 
usa criptografia MD5 para criar um arquivo compactado da aplicação 
que, após ser transmitido para o servidor, precisa de uma chave para sua 
utilização. 
3. 
funciona pela compactação de toda estrutura de pastas e arquivos de 
uma aplicação web por meio de um algoritmo Java próprio. 
4. 
utiliza bancos de dados relacionais chamados de bases WAR para fazer a 
junção dos arquivos e pastas de uma aplicação web, que poderá ser 
distribuída por lojas de aplicativos que consultem essas bases. 
5. 
funciona pela compactação de toda a estrutura de pastas e arquivos de 
uma aplicação web em um arquivo único, que é associado a um contexto 
de Servlet no contêiner web. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Outro exemplo comum do porquê de a apresentação estar separada da lógica de 
negócios é o desejo em querer apresentar os dados em diferentes idiomas ou 
apresentar diferentes subconjuntos de dados para usuários internos e externos”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os benefícios da 
arquitetura MVC, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso da arquitetura MVC contribui para que as aplicações sejam mais fáceis de 
manter, estabelecendo uma estrutura previsível e um vocabulário comum de projeto 
entre desenvolvedores. 
II. A reutilização de código é beneficiada pela separação das camadas de modo 
independente, sendo o reuso, assim, um conceito estimulado na arquitetura MVC. 
III. A garantia de escalabilidade de serviços é um trunfo da arquitetura MVC, 
possibilitando que a aplicação possa atender a diversos clientes ao mesmo tempo, já 
que prevê duplicação de núcleos de processamento. 
IV. A diminuição dos erros de programação ocorre na arquitetura MVC porque a 
maioria dos códigos são gerados automaticamente, por ferramentas previstas no 
padrão proposto. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
Resposta correta 
2. 
I e III. 
3. 
 II, III e IV. 
4. 
I, III e IV. 
5. 
II e IV. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Se estiver começando agora a desenvolver aplicações web em Java, você tem sorte. 
Poderá se beneficiar do saber coletivo das dezenas de milhares de desenvolvedores 
que já trilharam esse caminho e sobreviveram para contar. Usando tanto os padrões de 
projeto específicos do J2EE quanto outros, é possível simplificar o seu código e a sua 
vida. O padrão de projeto mais significativo para aplicações web, o MVC, possui até 
mesmo um framework absurdamente popular, o Struts.” 
Fonte: BASHAM, B. et al. Use a cabeça: Servlets & JSP. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 
2008. p. 737. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
pode-se afirmar que são exemplos de frameworks Java para web que implementam o 
padrão MVC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o Java Server Pages (JSP) e o Spring MVC. 
2. 
o Sprint MVC e o e Play! Framework. 
3. 
o Java Server Faces (JSF) e o Spring MVC. 
Resposta correta 
4. Incorreta: 
 o Ruby on Rails e o Java Server Faces (JSF). 
5. 
o Java Server Faces (JSF) e o CodeIgniter. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A estrutura do Model-View-Controller (MVC), um paradigma do desenvolvimento, 
oferece benefícios significantes para aplicações web, e estando familiarizado com isso 
você aumentará sua compreensão de uma gama de conceitos, alguns dos quais usam 
ou emprestam de MVC.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 385. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
pode-se afirmar que essa arquitetura nasceu: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
em 1992, na empresa Microsoft, com sua implementação bem detalhada 
em um artigo científico. 
2. 
em 1979, na empresa Xerox PARC. No entanto, foi somente em 1992 que 
sua implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
Resposta correta 
3. 
em 1979, na universidade Harvard, para resolver o problema de 
conflitos de código existentes até então em projetos em Smalltalk. 
4. 
 em 1960, no governo dos USA. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
5. 
em 1960, na empresa IBM. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Padrão DAO (Data Access Object) fornece uma interface independente, a qual você 
pode usar para persistir objetos de dados.A ideia é colocar todas as funcionalidades 
encontradas no desenvolvimento de acesso e trabalho com dados em um só local.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 399-400. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o padrão DAO, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. O padrão DAO, em seu modo simples, prevê que as instruções SQL devem ser 
colocadas em meio aos scriptlets somados ao HTML nas páginas JSP. 
II. Na prática, o padrão DAO é o segundo mais utilizado, ficando atrás apenas do 
padrão SDAO (Simple Data Access Object). 
III. Tipicamente, uma classe DAO inclui métodos para inserir, selecionar, atualizar e 
excluir objetos de um banco de dados. 
IV. O uso de classes DAO favorece o reuso de códigos SQL através da centralização 
desse tipo de código. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
Resposta correta 
2. 
II, III e IV. 
3. 
I, II e IV. 
4. 
 I e II. 
5. 
I e III. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Para usar o paradigma Model View Controller (MVC) efetivamente, você deve 
entender a divisão do trabalho na tríade MVC. Você também deve entender como as 
três partes da tríade se comunicam entre si e com outras visualizações e controladores 
ativos”. 
Fonte: BURBECK, S. Applications programming in smalltalk-80: how to use model-
view-controller (mvc). 1992. Disponível em: 
<http://www.math.sfedu.ru/smalltalk/gui/mvc.pdf>. Acesso em: 14/10/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. A meta da arquitetura MVC é promover maior sintonia entre o modelo mental 
humano e o modelo digital do computador, com separação bem definida de objetivos. 
II. Apesar da camada de lógica de negócio ficar separada da camada de visão, ela está 
ciente de sua existência e tem significativa dependência dessa camada de visão. 
III. A camada de modelo, ou model, representa os dados modelados, armazenando o 
conteúdo de objetos e incluindo restrições lógicas, sejam de negócios ou não. 
IV. A camada de visão faz o trabalho inicial de processamento da requisição para 
enviar para a camada de controle. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
I e IV. 
4. 
I, II e III. 
5. 
II e IV. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As aplicações web podem ser empacotadas e assinadas em um arquivo no formato 
web ARchive (WAR) usando as ferramentas de arquivamento Java padrão. Por 
exemplo, um aplicativo para rastreamento de problemas pode ser distribuído em um 
arquivo chamado issuetrack.war.” 
Fonte: ORACLE. Java™ Servlet Specification Version 4.0. 2017. Disponível em: 
<https://javaee.github.io/Servlet-spec/downloads/Servlet-4.0/Servlet-
4_0_FINAL.pdf>. Acesso em: 27/09/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a criação de arquivos 
WAR, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os arquivos do tipo WAR usam uma tecnologia de compactação diferente dos 
arquivos do tipo JAR: por possuírem um algoritmo mais otimizado, os arquivos WAR 
têm menos bytes do que os arquivos JAR. 
II. O mecanismo que possibilita o envio de uma nova versão da aplicação em formato 
WAR, sem necessidade de reinício do Tomcat, é denominado de Hot Switch. 
III. É possível enviar um arquivo WAR para o web contêiner com a criação de um 
aplicativo Shell Script, que executa comandos em lote. 
IV. Existem ferramentas que automatizam o processo de publicação das aplicações, 
com conferência e envio do arquivo WAR para o servidor, como o Apache Ant, por 
exemplo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
III e IV. 
Resposta correta 
3. 
 I e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma combinação comum de Servlets e JSP é usar um Servlet como o Controller (ou 
front component, como é chamado nos documentos JEE) para um aplicativo, com 
páginas JSP atuando como visualizações. Essa abordagem permite desenvolver o 
aplicativo de modo mais modular.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 303. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a 
arquitetura MVC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pode ser implementada com uso do Front Component, que atua como um 
gateway, extraindo informações da URL e das requisições e então delega 
a um objeto para executar a ação específica. 
Resposta correta 
2. 
pode ficar obsoleta após o surgimento de frameworks mais sofisticados, 
robustos e modulares que já se distanciaram em muito de sua ideia 
inicial. 
3. 
pode ser implementada com uso do Front Component. Todavia, várias 
utilizações mostraram que isso causa um excesso de conexões nesse 
elemento, com erros constantes de concorrência. 
4. 
tem se mostrado falha na segurança das aplicações, pois fica difícil ou 
inviável agregar itens de segurança de modo centralizado, já que ela tem 
que ser incluída em todos os códigos. 
5. 
pode ser implementada com uso do Front Component. No entanto, essa 
ideia tem caído em desuso, uma vez que a maioria dos projetos tem 
abandonado os Servlets. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Para ajudar programadores a escreverem um código portável entre os mecanismos de 
banco de dados, as bibliotecas padrões Java incluem uma API chamada Java Database 
Connectivity (JDBC). Além disso, a API JDBC define um conjunto de classes que pode 
executar instruções SQL.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 148. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso da API JDBC, 
analise os elementos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas descrições 
e funções. 
1) Class.forName. 2) ResultSet. 3) Statement. 4) java.sql. 5) getConnection. 
( ) Elemento que, após a realização da conexão, recebe as declarações em SQL para 
consulta no banco de dados. ( ) Método que aciona o driver adequado para conexão, 
informando como parâmetro único o caminho para a classe do driver. ( ) Pacote básico 
Java para se trabalhar com bancos de dados, desde a conexão de uma determinada 
fonte até o processamento dos dados ali armazenados. ( ) Método da classe 
DriverManager responsável por abrir uma conexão. ( ) Elemento que representa o 
conjunto de resultados de uma tabela no banco de dados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 1, 5, 3, 4, 2. 
2. 
 4, 2, 1, 5, 3. 
3. 
3, 4, 5, 2, 1. 
4. 
5, 3, 4, 2, 1. 
5. 
 3, 1, 4, 5, 2. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Quase todos as aplicações web na Internet acessam um banco de dados. Bancos de 
dados armazenam informações de clientes, pedidos, produtos e até de mensagens em 
fóruns de discussão – em resumo, todas as informações que precisam sobreviver a 
uma reinicialização do servidor e são muito complexas para manipular em arquivos de 
texto sem formatação. Atualmente, existem muitos tipos de bancos de dados usados no 
setor. No entanto, bancos de dados relacionais são de longe os mais comuns. Além 
disso, um banco de dados relacional usa tabelas para representar as informações.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 148. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de bancos de 
dados por aplicações web, pode-se afirmar que os bancos de dados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são suportados por linguagens e servidores web por núcleos internos 
dos contêineres web, visto que a comunicação dos dados em texto por 
elementos distantes em uma rede tem se mostrado insegura e lenta. 
2. 
são suportadospor recursos de linguagens e servidores web, que geram 
páginas dinâmicas e oferecem recursos para realizar uma programação 
que comunica seus elementos por meio das API desses bancos de dados. 
Resposta correta 
3. 
são importantes, mas, para poder utilizá-los em sua completude, a 
empresa deve ter grande poder aquisitivo, uma vez que o mercado ainda 
carece de boas aplicações de banco de dados gratuitas. 
4. 
são elementos secundários da arquitetura de uma aplicação web, visto 
que atualmente a tecnologia XML com armazenamento em sistemas de 
arquivos tem se mostrado mais simples e eficiente. 
5. 
são elementos com tecnologia bem alinhada aos contêineres web no 
quesito de estabilização tecnológica e sem mudanças significativas em 
seu modo de operação para apoio às aplicações web. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Separar o conteúdo no Servlet garante que a modularidade seja mantida. Nesse caso, 
um programador de JavaScript pode trabalhar independentemente do programador 
Servlet. A página contendo funções JavaScript pode, então, ser incluída.” 
Fonte: KURNIAWAN, B. Java para a web com Servlets, JSP e EJB. Rio de Janeiro: Editora 
Ciência Moderna, 2002. p. 68. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a inclusão de páginas 
em Java para web, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e 
F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O recurso que foi incluído ao se utilizar o Request Dispatcher é responsável por 
enviar cabeçalhos HTTP e códigos de status para a resposta emitida pelo servidor. 
II. ( ) O método para inclusão usando Request Dispatcher é o includePage. 
III. ( ) O método de inclusão da Request Dispatcher é chamado sempre antes da página 
principal que o invocou, independentemente do número da linha onde ele for inserido. 
IV. ( ) O uso da marcação “<jsp:include” tem comportamento diferente ao do uso 
explícito da Request Dispatcher em Servlets. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F. 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, V, F, V. 
4. 
 F, F, V, V. 
Resposta correta 
5. 
 V, V, F, V. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“As páginas JSP, assim como os Servlets, são parte da tecnologia Java Enterprise 
Edition (JEE), que é uma plataforma completa para a criação de aplicações 
corporativas. Isso significa que o JSP pode ser utilizado tanto com as mais simples 
aplicações quanto com as aplicações mais complexas e de alta demanda.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets e JSPs, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Servlets são compilados nos primeiros acessos do cliente, via navegador, nas URLs 
mapeadas a eles. 
II. ( ) O conceito de objetos implícitos nos Servlets é utilizado para facilitar o trabalho 
dos desenvolvedores. 
III. ( ) As JSPs foram feitas para aceitar de modo padrão solicitações HTTP, ou seja, 
para uso específico em aplicações web, que podem incluir acesso a bases de dados. 
IV. ( ) No desenvolvimento de Servlets, a programação é feita de modo análogo à 
produção de classes Java, cujos objetos trabalham montando o HTML a ser enviado 
como saída para requisições. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
2. 
F, V, V, F. 
3. 
 F, V, F, V. 
4. 
V, V, F, V. 
5. 
V, F, V, F. 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“JDBC é uma API incluída dentro da linguagem Java para o acesso a banco de dados. 
Consiste em um conjunto de classes e interfaces escritas em Java que oferecem uma 
completa API para a programação com banco de dados e, portanto, é uma solução 
100% Java.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 205. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre JDBC, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Como o JDBC é feito em Java, essa tecnologia tem a vantagem de não precisar de uma 
plataforma específica para funcionar. 
II. O JDBC tem uma boa conexão com o MySQL, um dos sistemas gratuitos mais 
utilizados no mercado, e normalmente utiliza um driver denominado Connector/M. 
III. Há uma relação de suporte do JDBC com os pacotes java.sql e javax.sql que permite 
recursos variados como, por exemplo, transações distribuídas. 
IV. Os drivers JDBC utilizados para conexão com os bancos de dados são distribuídos 
pelos fabricantes com um formato JAR adaptado, chamado DAR. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I, III e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
 I e II. 
4. 
II e IV. 
5. Incorreta: 
II, III e IV. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Os drivers JDBC devem implementar a interface Driver e essa implementação deve 
conter um inicializador estático, que será chamado quando o driver for carregado. Este 
inicializador registra uma nova instância de si mesmo com o elemento 
DriverManager.” 
Fonte: ORACLE. JDBC™ 4.1 Specification. 2011. Disponível em: 
<https://download.oracle.com/otn-pub/jcp/jdbc-4_1-mrel-spec/jdbc4.1-fr-spec.pdf>. 
Acesso em 10 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a tecnologia JDBC, pode 
se afirmar que os tipos de drivers JDBC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são 2, em que o tipo 1 é chamado de ponte ou bridge e é o mais utilizado, 
por fazer a ligação usando códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é uma 
extensão do tipo 1 que engloba a possibilidade de uso de bancos de 
dados em rede. 
2. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de ponte e um exemplo é o 
driver jdbc-odbc. Os tipos de 2 ao 4 vão desde o driver que usa código 
intermediário do fabricante até a possibilidade de uso de rede e de 
driver nativo Java. 
Resposta correta 
3. 
são 3, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Os demais tipos, de 
números 2 e 3, usam XML e protocolos de chamada remota de 
procedimentos para conexão, respectivamente. 
4. 
são 2, sendo o tipo 1 chamado de nativo. É o mais utilizado, por usar 
códigos Java junto aos Servlets. O tipo 2 é chamado de ponte e é uma 
extensão do tipo 1, pois possibilita o uso de bancos de dados em rede via 
XML. 
5. 
são 4, em que o driver de tipo 1 é chamado de nativo. Ele se conecta a 
vários tipos de softwares de bancos de dados e um exemplo é o driver 
native-jdbc. Os demais tipos não são tão eficientes, pois usam XML via 
HTTP. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma combinação comum de Servlets e JSP é usar um Servlet como o Controller (ou 
front component, como é chamado nos documentos JEE) para um aplicativo, com 
páginas JSP atuando como visualizações. Essa abordagem permite desenvolver o 
aplicativo de modo mais modular.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 303. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a 
arquitetura MVC: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pode ser implementada com uso do Front Component, que atua como um 
gateway, extraindo informações da URL e das requisições e então delega 
a um objeto para executar a ação específica. 
Resposta correta 
2. 
pode ficar obsoleta após o surgimento de frameworks mais sofisticados, 
robustos e modulares que já se distanciaram em muito de sua ideia 
inicial. 
3. 
pode ser implementada com uso do Front Component. Todavia, várias 
utilizações mostraram que isso causa um excesso de conexões nesse 
elemento, com erros constantes de concorrência. 
4. 
pode ser implementada com uso do Front Component. No entanto, essa 
ideia tem caído em desuso, uma vez que a maioria dos projetos tem 
abandonado os Servlets. 
5. 
tem se mostrado falha na segurançadas aplicações, pois fica difícil ou 
inviável agregar itens de segurança de modo centralizado, já que ela tem 
que ser incluída em todos os códigos. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Outro exemplo comum do porquê de a apresentação estar separada da lógica de 
negócios é o desejo em querer apresentar os dados em diferentes idiomas ou 
apresentar diferentes subconjuntos de dados para usuários internos e externos”. 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os benefícios da 
arquitetura MVC, analise as afirmativas a seguir. 
I. O uso da arquitetura MVC contribui para que as aplicações sejam mais fáceis de 
manter, estabelecendo uma estrutura previsível e um vocabulário comum de projeto 
entre desenvolvedores. 
II. A reutilização de código é beneficiada pela separação das camadas de modo 
independente, sendo o reuso, assim, um conceito estimulado na arquitetura MVC. 
III. A garantia de escalabilidade de serviços é um trunfo da arquitetura MVC, 
possibilitando que a aplicação possa atender a diversos clientes ao mesmo tempo, já 
que prevê duplicação de núcleos de processamento. 
IV. A diminuição dos erros de programação ocorre na arquitetura MVC porque a 
maioria dos códigos são gerados automaticamente, por ferramentas previstas no 
padrão proposto. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 II, III e IV. 
2. 
II e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
I e II. 
Resposta correta 
5. 
I, III e IV. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O Padrão DAO (Data Access Object) fornece uma interface independente, a qual você 
pode usar para persistir objetos de dados. A ideia é colocar todas as funcionalidades 
encontradas no desenvolvimento de acesso e trabalho com dados em um só local.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 399-400. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o padrão DAO, analise 
as afirmativas a seguir. 
I. O padrão DAO, em seu modo simples, prevê que as instruções SQL devem ser 
colocadas em meio aos scriptlets somados ao HTML nas páginas JSP. 
II. Na prática, o padrão DAO é o segundo mais utilizado, ficando atrás apenas do 
padrão SDAO (Simple Data Access Object). 
III. Tipicamente, uma classe DAO inclui métodos para inserir, selecionar, atualizar e 
excluir objetos de um banco de dados. 
IV. O uso de classes DAO favorece o reuso de códigos SQL através da centralização 
desse tipo de código. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
2. 
 I e II. 
3. 
I e III. 
4. 
III e IV. 
Resposta correta 
5. 
II, III e IV. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A estrutura do Model-View-Controller (MVC), um paradigma do desenvolvimento, 
oferece benefícios significantes para aplicações web, e estando familiarizado com isso 
você aumentará sua compreensão de uma gama de conceitos, alguns dos quais usam 
ou emprestam de MVC.” 
Fonte: GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações web com JSP Servlets, JavaServer 
Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence e Ajax. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna 
Ltda., 2007. p. 385. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a arquitetura MVC, 
pode-se afirmar que essa arquitetura nasceu: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
em 1979, na universidade Harvard, para resolver o problema de 
conflitos de código existentes até então em projetos em Smalltalk. 
2. 
 em 1960, no governo dos USA. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
3. 
em 1979, na empresa Xerox PARC. No entanto, foi somente em 1992 que 
sua implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
Resposta correta 
4. 
em 1992, na empresa Microsoft, com sua implementação bem detalhada 
em um artigo científico. 
5. 
em 1960, na empresa IBM. No entanto, foi somente em 1979 que sua 
implementação foi bem detalhada em um artigo científico. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Em resumo, a JavaServer Pages (JSPs) é uma tecnologia para o desenvolvimento de 
páginas web que incluem conteúdo dinâmico. Ao contrário de uma página HTML 
simples, que contém conteúdo estático que sempre permanece o mesmo, uma página 
JSP pode alterar seu conteúdo com base em um número de itens variáveis.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 13. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Servlets e JSPs, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Mesmo sendo tecnologias que possuem o mesmo propósito, é necessário escolher 
entre as páginas JSP ou os Servlets para serem utilizados nos projetos Java para web. 
II. ( ) As páginas JSP oferecem mais recursos que os Servlets e, por isso, são mais 
complexas de se escrever. 
III. ( ) Nas páginas JSP os códigos Java ficam embutidos dentro do HTML que será 
formado. 
IV. ( ) Nas páginas JSP é possível criar e utilizar marcações customizadas, chamadas de 
taglibs. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, V, F, V. 
3. 
V, F, V, F. 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Quase todos as aplicações web na Internet acessam um banco de dados. Bancos de 
dados armazenam informações de clientes, pedidos, produtos e até de mensagens em 
fóruns de discussão – em resumo, todas as informações que precisam sobreviver a 
uma reinicialização do servidor e são muito complexas para manipular em arquivos de 
texto sem formatação. Atualmente, existem muitos tipos de bancos de dados usados no 
setor. No entanto, bancos de dados relacionais são de longe os mais comuns. Além 
disso, um banco de dados relacional usa tabelas para representar as informações.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 148. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de bancos de 
dados por aplicações web, pode-se afirmar que os bancos de dados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
são elementos com tecnologia bem alinhada aos contêineres web no 
quesito de estabilização tecnológica e sem mudanças significativas em 
seu modo de operação para apoio às aplicações web. 
2. 
são importantes, mas, para poder utilizá-los em sua completude, a 
empresa deve ter grande poder aquisitivo, uma vez que o mercado ainda 
carece de boas aplicações de banco de dados gratuitas. 
3. 
são elementos secundários da arquitetura de uma aplicação web, visto 
que atualmente a tecnologia XML com armazenamento em sistemas de 
arquivos tem se mostrado mais simples e eficiente. 
4. 
são suportados por linguagens e servidores web por núcleos internos 
dos contêineres web, visto que a comunicação dos dados em texto por 
elementos distantes em uma rede tem se mostrado insegura e lenta. 
5. 
são suportados por recursos de linguagens e servidores web, que geram 
páginas dinâmicas e oferecem recursos para realizar uma programação 
que comunica seus elementos por meio das API desses bancos de dados. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O formato portátil de distribuição e implantação para uma aplicação web definida na 
especificação Servlet é a web ARchive (WAR). Todos os servidores compatíveis com a 
API Servlet na versão 2.2 (ou posterior) fornecem ferramentas para instalar um 
arquivo WAR.” 
Fonte: BERGSTEN, H. JavaServer Pages. 2. ed. Newton: O’Reilly Media, 2002. p. 591. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distribuição e 
implantação de aplicações web, pode-se afirmar que o formato WAR: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
funciona pela composição dedois arquivos complementares contendo 
toda a aplicação web e suas configurações e que, posteriormente, 
poderão ser distribuídos para os servidores web. 
2. 
funciona pela compactação de toda a estrutura de pastas e arquivos de 
uma aplicação web em um arquivo único, que é associado a um contexto 
de Servlet no contêiner web. 
Resposta correta 
3. 
funciona pela compactação de toda estrutura de pastas e arquivos de 
uma aplicação web por meio de um algoritmo Java próprio. 
4. 
utiliza bancos de dados relacionais chamados de bases WAR para fazer a 
junção dos arquivos e pastas de uma aplicação web, que poderá ser 
distribuída por lojas de aplicativos que consultem essas bases. 
5. 
usa criptografia MD5 para criar um arquivo compactado da aplicação 
que, após ser transmitido para o servidor, precisa de uma chave para sua 
utilização. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Existem duas formas de conseguirmos um RequestDispatcher: através da solicitação 
ou do contexto. Independentemente de onde ele venha, você deve informar a ele para 
qual componente web você está encaminhando a solicitação. Em outras palavras, será 
o Servlet ou o JSP que assumirá o controle.” 
Fonte: BASHAM, B. et al. Use a cabeça: Servlets & JSP. 2 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 
2008. p. 234. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre RequestDispatcher, 
analise as afirmativas a seguir. 
I. Para se realizar um redirecionamento, sem repassar os dados da requisição, o 
método sendRedirect pode ser utilizado, pois ele permite o redirecionamento para 
outro servidor com domínio diferente do endereço da URL base do site. 
II. É possível acrescentar dados de atributos na página de origem que fará o 
redirecionamento via método request.setAttribute. 
III. Os dados que foram adicionados na requisição do cliente podem ser recuperados 
na página de destino de processamento ao se utilizar o método response.getAttribute. 
IV. O uso do RequestDispatcher para redirecionamento altera a URL que foi informada 
ao cliente. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, III e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
 II, III e IV. 
4. 
I e IV. 
5. 
 I e II. 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina