Logo Passei Direto
Buscar

Teorias Econômicas e Desenvolvimento

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Para Douglass North a teoria neoclássica não foi e não tem sido eficiente em demonstrar as razões que levam às diferentes performances das economias ao longo do tempo (North, 1999). Ao discursar na entrega do Prêmio Nobel, North (1998) afirma categoricamente que esta incorre em dois erros fundamentais. Em primeiro lugar, não incorpora uma teoria das instituições e, em segundo, desconsidera a importância da história. A insatisfação do autor é com o fato de a teoria se preocupar exclusivamente com uma instituição: os mercados e as alterações que ocorrem nos preços relativos".
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente a teoria institucional do desenvolvimento formulada por Douglass North:
A North parte de uma perspectiva centrada nas instituições privadas e na sua atuação coordenada com as instituições estatais, assim as primeiras deveriam promover ações de fomento ao desenvolvimento e as segundas se concentrar em políticas públicas de assistência social.
B North prioriza as instituições ao focar nos direitos a propriedade e na garantia dos contratos, uma vez que estes estimulam os investimentos produtivos e reduzem a incerteza futura e, assim, constituem-se em condições facilitadoras ao desenvolvimento ao reduzir os “custos de transação”.
C Para North o desenvolvimento deveria ser promovido pelas instituições econômicas do setor privado. Por conseguinte, as grandes corporações deveriam atuar, por meio de lobby, em prol da liberalização dos mercados financeiros.

“[...] as coisas começaram a andar mal com a irrupção da Primeira Guerra Mundial. Reagindo à consequente instabilidade do sistema político e econômico mundial, os países voltaram a erguer barreiras comerciais. Em 1930, os Estados Unidos abandonaram o livre-comércio, instituindo a famigerada tarifa Smoot-Hawley. Segundo De Clerq (1988, p.201-2), essa tarifa "teve consequências desastrosas para o comércio internacional e, passado algum tempo ..., para o crescimento econômico e o emprego norte-americanos. Atualmente, ainda há economistas convencidos de que a Grande Depressão foi provocada principalmente por essas tarifas". Outros países, como a Alemanha e o Japão, erigiram elevadas barreiras comerciais e, também, passaram a criar poderosos cartéis, os quais se ligaram estreitamente ao fascismo e às agressões externas por eles perpetrados nas décadas seguintes. O sistema mundial de livre-comércio finalmente sucumbiu em 1932, quando a Grã-Bretanha, até então sua ferrenha defensora, cedeu à tentação de reintroduzir tarifas alfandegárias” (CHANG, 2004, p. 32)
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem a relação entre protecionismo liberalismo nos processos históricos de desenvolvimento dos Estados:
I. A liberalização total do comércio internacional tende a favorecer aqueles Estados que já ocupam uma posição central no capitalismo mundial.
II. o processo histórico de desenvolvimento contou com a utilização de práticas protecionistas destinadas a garantir o acúmulo de capital e a resguardar a indústria nascente.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas

Leia o texto abaixo: "O desenvolvimento econômico continua sendo um desafio essencial para o Brasil, assim como para a maioria dos países. Apesar das melhorias sociais e do desempenho econômico dos últimos anos, depois de mais de duas décadas de semiestagnação, o país ainda está longe de diminuir para níveis adequados suas principais contradições. A concentração de renda, a pobreza, a heterogeneidade estrutural e a inserção econômica internacional continuam em padrões longe dos apropriados. Nos indicadores de desempenho econômico e social, o Brasil costuma se posicionar em níveis ainda muito distantes dos alcançados por países desenvolvidos, e mesmo também dos atingidos por outros países em processo de desenvolvimento" (p.7)
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem sobre o processo de desenvolvimento:
I. Os processos de desenvolvimento não ocorrem de maneira linear e não apresentam, necessariamente, uma tendência a se espalhar de maneira homogênea em todos os países do mundo.
II. o desenvolvimento está inserido em uma determinada lógica de poder, vinculada às hierarquias estabelecidas no sistema internacional de Estados-Nação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e as concepções econômicas do alemão Georg Friedrich List, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais objetivos do nacionalismo econômico, presente na obra de List:
A Induzir o crescimento do Estado e do território alemães mediante a expansão militar do país e conquista de novos povos.
B Consolidar o câmbio de flutuante na Alemanha como uma técnica de controle de preços dos produtos manufaturados nacionais.
C Fortalecer o Estado e o capitalismo tardio alemão frente ao capitalismo originário e imperial da Inglaterra mediante a adoção de medidas protecionistas.
D Fomentar a abertura econômica alemã e o aumento de exportação de produtos primários por meio da negociação de tratados com a cláusula da nação mais favorecida.
E Incentivar uma política econômica liberal e simpática às ideias de Adam Smith por meio da proposta de medidas de ampliação das relações com a Inglaterra.

Leia o trecho a seguir: "No que se refere à ordem internacional, há uma gama enorme de instituições e fatores em geral que possibilitaram a expansão econômica fordista. Em primeiro lugar, como destacam Glyn et al (1990), foram criadas várias instituições internacionais importantes, que deram as condições para a expansão do comércio então verificada e para a reconstrução dos países arrasados pela Segunda Guerra. O FMI, como instituição financeira responsável por lidar com problemas no Balanço de Pagamentos dos países. Em seguida, o Banco Mundial, incumbido de financiar investimentos de longo prazo sobretudo para países desenvolvidos. O GATT, em terceiro, como o órgão que buscava supervisionar e impedir o aumento de tarifas comerciais que lograssem reduzir a intensidade do comércio internacional. Por fim, mas não menos importante, o Plano Marshall, através do qual uma enorme quantia de dólares foi investida sobretudo nos países da Europa Ocidental, criando as próprias condições de crescimento naqueles países e, além disso, criando a própria demanda por investimento norte-americano."
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que indique corretamente como se denomina o sistema monetário internacional no qual essas instituições estavam incluídas:
A Sistema Monetário de Bretton Woods
B Sistema Monetário de Luxemburgo
C Sistema Monetário de Madrid
D Sistema Monetário New Deal
E Sistema Monetário de Pequim

Leia o trecho a seguir: "O novo-desenvolvimentismo nasceu como uma crítica ao modelo e à estratégia liberais adotados nos anos 1990 no Brasil, quando se abandonava a ideia de desenvolvimento. Recolocando a macroeconomia no centro da discussão, o novo-desenvolvimentismo partiria do diagnóstico central de que o mercado sozinho não seria capaz de ajustar de maneira adequada os cinco preços macroeconômicos básicos. O modelo macroeconômico adotado desde 1994 no Brasil, tal como diagnostica a teoria, foi assinalado pela armadilha dos juros altos e câmbio sobreapreciado, o que mantém baixas taxas de crescimento econômico. Na raiz desse problema está a política de crescimento com poupança externa, isto é, a política de incorrer em déficits em conta-corrente" (CALABRESE, 2020, p. 195).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dois elementos que são centrais à teoria macroeconômica do novo-desenvolvimentismo:
A A implementação tecnológica e a integração regional.
B Os índices de desemprego e o desenvolvimento técnico.
C A taxa de inflação e o número de importações.
D As contas externas e a taxa de câmbio.
E O balanço de pagamentos e taxa SELIC.

Leio o texto a seguir: "O desenvolvimento recente chinês pode ser visto como a história da transição de uma economia centralmente planificada, com fortes restrições à ação do mercado e da iniciativa privada, a outra economia – de caráter planificada e, também, mercantil – com crescente peso quantitativo do setor privado. Neste aspecto, a importância da existência dos grandes bancos de desenvolvimento pode ser vista como apenas a ponta de um grande iceberg institucional a ser estudado. Não podemos isolar este fato (formação do sistema financeiro) de algo maior e concomitante: reformas institucionais profundas abriram campo tanto ao surgimento de um dinâmico setor privado quanto a um processo de centralização do grande capital estatal" (JABBOUR; PAULA, 2018, p. 7, adaptado).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e o enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais fatores que favorecem o desenvolvimento, de acordo com a teoria de Alexander Gerschenkron:
A A existência de um conjunto de normas macroeconômicas destinadas a diminuir a desigualdade econômica e distribuir renda.
B A construção de obras públicas de amplo alcance como método de incentivo ao setor de infraestrutura e de aquecimento da economia.
C A existência de bancos de investimentos criados com o objetivo de garantir o financiamento das necessidades de investimentos a longo-prazos.
D A construção de um sistema de crédito baseado na atração de capitais estrangeiros e no estabelecimento de acordos bilaterais para o desenvolvimento.
E A criação de planos quinquenais direcionados a pensar o crescimento econômico por meio do incentivo público a setores específicos da economia nacional.

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
A De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio. B Para Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento. C De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos. D De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo. E Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.
A
B
C
D
E

Leia o trecho a seguir: "Na visão novo-desenvolvimentista, a concorrência é necessária porque estimula a inovação por parte dos empresários que tentam maximizar o lucro, o que torna o capitalismo dinâmico e revolucionário, e estabelece remunerações e riquezas diferenciadas ao s indivíduos de acordo com suas habilidades. Mas devem existir regras reguladoras para que não se tenha como resultado da concorrência o óbvio: perdem os grandes porque numa briga sempre se incorre em custos e desaparecem os menores simplesmente porque são menores."
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina sobre o novo-desenvolvimentismo, assinale a alternativa que indique corretamente dois aspectos centrais defendidos por essa abordagem:
A a centralidade da planificação econômica como forma de se proteger da competitividade das empresas internacionais e a importância de um acordo político com as empresas nacionais.
B a importância da associação com o mercado internacional para incentivar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do crescimento dos setores de base.
C a centralidade da questão cambial para resgatar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do desenvolvimento.
D a necessidade de estabelecer um câmbio fixo para promover a competitividade do setor de serviços nacionais e a importância de um tratado internacional em prol do desenvolvimento.
E a relevância de se promover um rompimento com os países capitalistas centrais por meio da revolução burguesa e a importância de um pacto em prol da superação do imperialismo.

Leia o trecho a seguir: "Essa especificidade (Estado emprestador e investidor) nos permite aludir aos enunciados de Alexander Gerschenkron (1904 - 1978). O desafio político do desenvolvimento retardatário requer a superação dos obstáculos relacionados ao financiamento das atividades produtivas fora das modalidades de “acumulação primitiva” (colonização e/ou desapropriação camponesa violenta). Para este autor, alcançar o nível de desenvolvimento da Inglaterra no século XIX demandou a substituição da “acumulação primitiva clássica” pela criação de condições e instituições financeiras voltadas à implantação – rápida – de plantas industriais inteiras e unificação do mercado nacional via sistema de transportes. É esse processo de formação de instituições financeiras voltadas a o financiamento de longo prazo que distingue as experiências retardatárias em relação a experiência inglesa."
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
A De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio.
B Para Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento.
C De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos.
D De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo.
E Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Para Douglass North a teoria neoclássica não foi e não tem sido eficiente em demonstrar as razões que levam às diferentes performances das economias ao longo do tempo (North, 1999). Ao discursar na entrega do Prêmio Nobel, North (1998) afirma categoricamente que esta incorre em dois erros fundamentais. Em primeiro lugar, não incorpora uma teoria das instituições e, em segundo, desconsidera a importância da história. A insatisfação do autor é com o fato de a teoria se preocupar exclusivamente com uma instituição: os mercados e as alterações que ocorrem nos preços relativos".
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente a teoria institucional do desenvolvimento formulada por Douglass North:
A North parte de uma perspectiva centrada nas instituições privadas e na sua atuação coordenada com as instituições estatais, assim as primeiras deveriam promover ações de fomento ao desenvolvimento e as segundas se concentrar em políticas públicas de assistência social.
B North prioriza as instituições ao focar nos direitos a propriedade e na garantia dos contratos, uma vez que estes estimulam os investimentos produtivos e reduzem a incerteza futura e, assim, constituem-se em condições facilitadoras ao desenvolvimento ao reduzir os “custos de transação”.
C Para North o desenvolvimento deveria ser promovido pelas instituições econômicas do setor privado. Por conseguinte, as grandes corporações deveriam atuar, por meio de lobby, em prol da liberalização dos mercados financeiros.

“[...] as coisas começaram a andar mal com a irrupção da Primeira Guerra Mundial. Reagindo à consequente instabilidade do sistema político e econômico mundial, os países voltaram a erguer barreiras comerciais. Em 1930, os Estados Unidos abandonaram o livre-comércio, instituindo a famigerada tarifa Smoot-Hawley. Segundo De Clerq (1988, p.201-2), essa tarifa "teve consequências desastrosas para o comércio internacional e, passado algum tempo ..., para o crescimento econômico e o emprego norte-americanos. Atualmente, ainda há economistas convencidos de que a Grande Depressão foi provocada principalmente por essas tarifas". Outros países, como a Alemanha e o Japão, erigiram elevadas barreiras comerciais e, também, passaram a criar poderosos cartéis, os quais se ligaram estreitamente ao fascismo e às agressões externas por eles perpetrados nas décadas seguintes. O sistema mundial de livre-comércio finalmente sucumbiu em 1932, quando a Grã-Bretanha, até então sua ferrenha defensora, cedeu à tentação de reintroduzir tarifas alfandegárias” (CHANG, 2004, p. 32)
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem a relação entre protecionismo liberalismo nos processos históricos de desenvolvimento dos Estados:
I. A liberalização total do comércio internacional tende a favorecer aqueles Estados que já ocupam uma posição central no capitalismo mundial.
II. o processo histórico de desenvolvimento contou com a utilização de práticas protecionistas destinadas a garantir o acúmulo de capital e a resguardar a indústria nascente.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas

Leia o texto abaixo: "O desenvolvimento econômico continua sendo um desafio essencial para o Brasil, assim como para a maioria dos países. Apesar das melhorias sociais e do desempenho econômico dos últimos anos, depois de mais de duas décadas de semiestagnação, o país ainda está longe de diminuir para níveis adequados suas principais contradições. A concentração de renda, a pobreza, a heterogeneidade estrutural e a inserção econômica internacional continuam em padrões longe dos apropriados. Nos indicadores de desempenho econômico e social, o Brasil costuma se posicionar em níveis ainda muito distantes dos alcançados por países desenvolvidos, e mesmo também dos atingidos por outros países em processo de desenvolvimento" (p.7)
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem sobre o processo de desenvolvimento:
I. Os processos de desenvolvimento não ocorrem de maneira linear e não apresentam, necessariamente, uma tendência a se espalhar de maneira homogênea em todos os países do mundo.
II. o desenvolvimento está inserido em uma determinada lógica de poder, vinculada às hierarquias estabelecidas no sistema internacional de Estados-Nação.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e as concepções econômicas do alemão Georg Friedrich List, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais objetivos do nacionalismo econômico, presente na obra de List:
A Induzir o crescimento do Estado e do território alemães mediante a expansão militar do país e conquista de novos povos.
B Consolidar o câmbio de flutuante na Alemanha como uma técnica de controle de preços dos produtos manufaturados nacionais.
C Fortalecer o Estado e o capitalismo tardio alemão frente ao capitalismo originário e imperial da Inglaterra mediante a adoção de medidas protecionistas.
D Fomentar a abertura econômica alemã e o aumento de exportação de produtos primários por meio da negociação de tratados com a cláusula da nação mais favorecida.
E Incentivar uma política econômica liberal e simpática às ideias de Adam Smith por meio da proposta de medidas de ampliação das relações com a Inglaterra.

Leia o trecho a seguir: "No que se refere à ordem internacional, há uma gama enorme de instituições e fatores em geral que possibilitaram a expansão econômica fordista. Em primeiro lugar, como destacam Glyn et al (1990), foram criadas várias instituições internacionais importantes, que deram as condições para a expansão do comércio então verificada e para a reconstrução dos países arrasados pela Segunda Guerra. O FMI, como instituição financeira responsável por lidar com problemas no Balanço de Pagamentos dos países. Em seguida, o Banco Mundial, incumbido de financiar investimentos de longo prazo sobretudo para países desenvolvidos. O GATT, em terceiro, como o órgão que buscava supervisionar e impedir o aumento de tarifas comerciais que lograssem reduzir a intensidade do comércio internacional. Por fim, mas não menos importante, o Plano Marshall, através do qual uma enorme quantia de dólares foi investida sobretudo nos países da Europa Ocidental, criando as próprias condições de crescimento naqueles países e, além disso, criando a própria demanda por investimento norte-americano."
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que indique corretamente como se denomina o sistema monetário internacional no qual essas instituições estavam incluídas:
A Sistema Monetário de Bretton Woods
B Sistema Monetário de Luxemburgo
C Sistema Monetário de Madrid
D Sistema Monetário New Deal
E Sistema Monetário de Pequim

Leia o trecho a seguir: "O novo-desenvolvimentismo nasceu como uma crítica ao modelo e à estratégia liberais adotados nos anos 1990 no Brasil, quando se abandonava a ideia de desenvolvimento. Recolocando a macroeconomia no centro da discussão, o novo-desenvolvimentismo partiria do diagnóstico central de que o mercado sozinho não seria capaz de ajustar de maneira adequada os cinco preços macroeconômicos básicos. O modelo macroeconômico adotado desde 1994 no Brasil, tal como diagnostica a teoria, foi assinalado pela armadilha dos juros altos e câmbio sobreapreciado, o que mantém baixas taxas de crescimento econômico. Na raiz desse problema está a política de crescimento com poupança externa, isto é, a política de incorrer em déficits em conta-corrente" (CALABRESE, 2020, p. 195).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dois elementos que são centrais à teoria macroeconômica do novo-desenvolvimentismo:
A A implementação tecnológica e a integração regional.
B Os índices de desemprego e o desenvolvimento técnico.
C A taxa de inflação e o número de importações.
D As contas externas e a taxa de câmbio.
E O balanço de pagamentos e taxa SELIC.

Leio o texto a seguir: "O desenvolvimento recente chinês pode ser visto como a história da transição de uma economia centralmente planificada, com fortes restrições à ação do mercado e da iniciativa privada, a outra economia – de caráter planificada e, também, mercantil – com crescente peso quantitativo do setor privado. Neste aspecto, a importância da existência dos grandes bancos de desenvolvimento pode ser vista como apenas a ponta de um grande iceberg institucional a ser estudado. Não podemos isolar este fato (formação do sistema financeiro) de algo maior e concomitante: reformas institucionais profundas abriram campo tanto ao surgimento de um dinâmico setor privado quanto a um processo de centralização do grande capital estatal" (JABBOUR; PAULA, 2018, p. 7, adaptado).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e o enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais fatores que favorecem o desenvolvimento, de acordo com a teoria de Alexander Gerschenkron:
A A existência de um conjunto de normas macroeconômicas destinadas a diminuir a desigualdade econômica e distribuir renda.
B A construção de obras públicas de amplo alcance como método de incentivo ao setor de infraestrutura e de aquecimento da economia.
C A existência de bancos de investimentos criados com o objetivo de garantir o financiamento das necessidades de investimentos a longo-prazos.
D A construção de um sistema de crédito baseado na atração de capitais estrangeiros e no estabelecimento de acordos bilaterais para o desenvolvimento.
E A criação de planos quinquenais direcionados a pensar o crescimento econômico por meio do incentivo público a setores específicos da economia nacional.

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
A De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio. B Para Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento. C De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos. D De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo. E Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.
A
B
C
D
E

Leia o trecho a seguir: "Na visão novo-desenvolvimentista, a concorrência é necessária porque estimula a inovação por parte dos empresários que tentam maximizar o lucro, o que torna o capitalismo dinâmico e revolucionário, e estabelece remunerações e riquezas diferenciadas ao s indivíduos de acordo com suas habilidades. Mas devem existir regras reguladoras para que não se tenha como resultado da concorrência o óbvio: perdem os grandes porque numa briga sempre se incorre em custos e desaparecem os menores simplesmente porque são menores."
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina sobre o novo-desenvolvimentismo, assinale a alternativa que indique corretamente dois aspectos centrais defendidos por essa abordagem:
A a centralidade da planificação econômica como forma de se proteger da competitividade das empresas internacionais e a importância de um acordo político com as empresas nacionais.
B a importância da associação com o mercado internacional para incentivar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do crescimento dos setores de base.
C a centralidade da questão cambial para resgatar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do desenvolvimento.
D a necessidade de estabelecer um câmbio fixo para promover a competitividade do setor de serviços nacionais e a importância de um tratado internacional em prol do desenvolvimento.
E a relevância de se promover um rompimento com os países capitalistas centrais por meio da revolução burguesa e a importância de um pacto em prol da superação do imperialismo.

Leia o trecho a seguir: "Essa especificidade (Estado emprestador e investidor) nos permite aludir aos enunciados de Alexander Gerschenkron (1904 - 1978). O desafio político do desenvolvimento retardatário requer a superação dos obstáculos relacionados ao financiamento das atividades produtivas fora das modalidades de “acumulação primitiva” (colonização e/ou desapropriação camponesa violenta). Para este autor, alcançar o nível de desenvolvimento da Inglaterra no século XIX demandou a substituição da “acumulação primitiva clássica” pela criação de condições e instituições financeiras voltadas à implantação – rápida – de plantas industriais inteiras e unificação do mercado nacional via sistema de transportes. É esse processo de formação de instituições financeiras voltadas a o financiamento de longo prazo que distingue as experiências retardatárias em relação a experiência inglesa."
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
A De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio.
B Para Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento.
C De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos.
D De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo.
E Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.

Prévia do material em texto

APOL ECONOMIA POLÍTICA 2
Questão 1/10 - Economia Política
Leia o trecho a seguir:
"Para Douglass North a teoria neoclássica não foi e não tem sido eficiente em demonstrar as razões que levam às diferentes performances das economias ao longo do tempo (North, 1999). Ao discursar na entrega do Prêmio Nobel, North (1998) afirma categoricamente que esta incorre em dois erros fundamentais. Em primeiro lugar, não incorpora uma teoria das instituições e, em segundo, desconsidera a importância da história. A insatisfação do autor é com o fato de a teoria se preocupar exclusivamente com uma instituição: os mercados e as alterações que ocorrem nos preços relativos".
Fonte: LOPES, Herton Castiglioni. nstituições e crescimento econômico: os modelos teóricos de Thorstein Veblen e Douglass North. Revista de Economia Política, vol. 33, nº 4 (133), pp. 619-637, 2013. p. 622. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rep/v33n4/v33n4a04.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente a teoria institucional do desenvolvimento formulada por Douglass North:
	
	A
	North parte de uma perspectiva centrada nas instituições privadas e na sua atuação coordenada com as instituições estatais, assim as primeiras deveriam promover ações de fomento ao desenvolvimento e as segundas se concentrar em políticas públicas de assistência social.
	
	B
	North prioriza as instituições ao focar nos direitos a propriedade e na garantia dos contratos, uma vez que estes estimulam os investimentos produtivos e reduzem a incerteza futura e, assim, constituem-se em condições facilitadoras ao desenvolvimento ao reduzir os “custos de transação”.
	
	C
	Para North o desenvolvimento deveria ser promovido pelas instituições econômicas do setor privado. Por conseguinte, as grandes corporações deveriam atuar, por meio de lobby, em prol da liberalização dos mercados financeiros.
Questão 2/10 - Economia Política
“[...] as coisas começaram a andar mal com a irrupção da Primeira Guerra Mundial. Reagindo à consequente instabilidade do sistema político e econômico mundial, os países voltaram a erguer barreiras comerciais. Em 1930, os Estados Unidos abandonaram o livre-comércio, instituindo a famigerada tarifa Smoot-Hawley. Segundo De Clerq (1988, p.201-2), essa tarifa "teve consequências desastrosas para o comércio internacional e, passado algum tempo ..., para o crescimento econômico e o emprego norte-americanos. Atualmente, ainda há economistas convencidos de que a Grande Depressão foi provocada principalmente por essas tarifas". Outros países, como a Alemanha e o Japão, erigiram elevadas barreiras comerciais e, também, passaram a criar poderosos cartéis, os quais se ligaram estreitamente ao fascismo e às agressões externas por eles perpetrados nas décadas seguintes. O sistema mundial de livre-comércio finalmente sucumbiu em 1932, quando a Grã-Bretanha, até então sua ferrenha defensora, cedeu à tentação de reintroduzir tarifas alfandegárias” (CHANG, 2004, p. 32)
Fonte: CHANG, Há-Joon. Chutando a Escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora UNESP. 2004.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem a relação entre protecionismo liberalismo nos processos históricos de desenvolvimento dos Estados:
I. A liberalização total do comércio internacional tende a favorecer aqueles Estados que já ocupam uma posição central no capitalismo mundial.
PORQUE
II. o processo histórico de desenvolvimento contou com a utilização de práticas protecionistas destinadas a garantir o acúmulo de capital e a resguardar a indústria nascente.
Agora, avalie as assertivas acima e, depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas
	
	D
	A teoria institucionalista de North delineava que o Estado deveria investir na iniciativa privada e, concomitantemente a isso, deveria buscar uma cartela de investidores internacionais para custear os setores estratégicos da economia.
	
	E
	De acordo com o pensamento de North, as instituições possuíam um papel central no processo de desenvolvimento econômico, uma vez que elas são responsáveis pela garantia dos direitos sociais e políticos, abrindo espaço para a atuação econômica do setor privado.
Questão 3/10 - Economia Política
Leia o texto abaixo:
“O desenvolvimento econômico continua sendo um desafio essencial para o Brasil, assim como para a maioria dos países. Apesar das melhorias sociais e do desempenho econômico dos últimos anos, depois de mais de duas décadas de semiestagnação, o país ainda está longe de diminuir para níveis adequados suas principais contradições. A concentração de renda, a pobreza, a heterogeneidade estrutural e a inserção econômica internacional continuam em padrões longe dos apropriados. Nos indicadores de desempenho econômico e social, o Brasil costuma se posicionar em níveis ainda muito distantes dos alcançados por países desenvolvidos, e mesmo também dos atingidos por outros países em processo de desenvolvimento” (p.7)
Fonte: DATHEIN, Ricardo (Org.). Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas e as políticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8m95t/pdf/dathein-9788538603825.pdf
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Economia Política, análise as assertivas abaixo, que discutem sobre o processo de desenvolvimento:
I. Os processos de desenvolvimento não ocorrem de maneira linear e não apresentam, necessariamente, uma tendência a se espalhar de maneira homogênea em todos os países do mundo
PORQUE
II. o desenvolvimento está inserido em uma determinada lógica de poder, vinculada às hierarquias estabelecidas no sistema internacional de Estados-Nação.
Agora, avalie as assertivas acima e, depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
	
	D
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 4/10 - Economia Política
Leia o texto abaixo:
“Georg Friedrich List compreende a nação do ponto de vista político e não mais somente de um ponto de vista social como Smith (nação = sociedade civil). Ao fazê-lo, List desloca toda a problemática, colocando no centro da questão o desenvolvimento econômico como estratégia nacional. Ao operar essa mudança de foco, foge-se, a uma só vez, de uma visão dicotômica de Estado versus mercado como forma superior de organização do capitalismo, e inserem-se as categorias em seu contexto, o que passa pelo ambiente internacional de competição entre Estados e capitais. A partir daqui, não há mais de se falar em desenvolvimento econômico (em abstrato) como forma de ampliação de riqueza e de inovação tecnológica, por exemplo. Trata-se, agora, de estratégias nacionais de desenvolvimento e de criação de riqueza e desenvolvimento de tecnologia dentro de determinadas fronteiras, nas quais aquelas devem ser mantidas” (CALABRESE, 2020, p 201).
Fonte: CALABRESE, Felipe. Introdução à Economia Política: o percurso histórico de uma ciência social. InterSaberes: Curitiba. 2020, adaptado.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e as concepções econômicas do alemãoGeorg Friedrich List, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais objetivos do nacionalismo econômico, presente na obra de List:
	
	A
	Induzir o crescimento do Estado e do território alemães mediante a expansão militar do país e conquista de novos povos.
	
	B
	Consolidar o câmbio de flutuante na Alemanha como uma técnica de controle de preços dos produtos manufaturados nacionais.
	
	C
	Fortalecer o Estado e o capitalismo tardio alemão frente ao capitalismo originário e imperial da Inglaterra mediante a adoção de medidas protecionistas.
	
	D
	Fomentar a abertura econômica alemã e o aumento de exportação de produtos primários por meio da negociação de tratados com a cláusula da nação mais favorecida.
	
	E
	Incentivar uma política econômica liberal e simpática às ideias de Adam Smith por meio da proposta de medidas de ampliação das relações com a Inglaterra.
Questão 5/10 - Economia Política
Leia o trecho a seguir:
"No que se refere à ordem internacional, há uma gama enorme de instituições e fatores em geral que possibilitaram a expansão econômica fordista. Em primeiro lugar, como destacam Glyn et al (1990), foram criadas várias instituições internacionais importantes, que deram as condições para a expansão do comércio então verificada e para a reconstrução dos países arrasados pela Segunda Guerra. O FMI, como instituição financeira responsável por lidar com problemas no Balanço de Pagamentos dos países. Em seguida, o Banco Mundial, incumbido de financiar investimentos de longo prazo sobretudo para países desenvolvidos. O GATT, em terceiro, como o órgão que buscava supervisionar e impedir o aumento de tarifas comerciais que lograssem reduzir a intensidade do comércio internacional. Por fim, mas não menos importante, o Plano Marshall, através do qual uma enorme quantia de dólares foi investida sobretudo nos países da Europa Ocidental, criando as próprias condições de crescimento naqueles países e, além disso, criando a própria demanda por investimento norte-americano."
Fonte: LIMA, Ana Carolina Bottega de; STERNICK, Ivan Prates. Teoria da Regulação e crise do fordismo. p. 17. Disponível em: <file:///C:/Users/92007228/Downloads/4147-Texto%20do%20artigo-16052-2-10-20171127.pdf>.
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que indique corretamente como se denomina o sistema monetário internacional no qual essas instituições estavam incluídas:
	
	A
	Sistema Monetário de Bretton Woods
	
	B
	Sistema Monetário de Luxemburgo
	
	C
	Sistema Monetário de Madrid
	
	D
	Sistema Monetário New Deal
	
	E
	Sistema Monetário de Pequim
Questão 6/10 - Economia Política
Leia o trecho a seguir:
“O novo-desenvolvimentismo nasceu como uma crítica ao modelo e à estratégia liberais adotados nos anos 1990 no Brasil, quando se abandonava a ideia de desenvolvimento. Recolocando a macroeconomia no centro da discussão, o novo-desenvolvimentismo partiria do diagnóstico central de que o mercado sozinho não seria capaz de ajustar de maneira adequada os cinco preços macroeconômicos básicos. O modelo macroeconômico adotado desde 1994 no Brasil, tal como diagnostica a teoria, foi assinalado pela armadilha dos juros altos e câmbio sobreapreciado, o que mantém baixas taxas de crescimento econômico. Na raiz desse problema está a política de crescimento com poupança externa, isto é, a política de incorrer em déficits em conta-corrente” (CALABRESE, 2020, p. 195).
Fonte: CALABRESE, Felipe. Introdução à Economia Política: o percurso histórico de uma ciência social. InterSaberes: Curitiba. 2020.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dois elementos que são centrais à teoria macroeconômica do novo-desenvolvimentismo:
	
	A
	A implementação tecnológica e a integração regional.
	
	B
	Os índices de desemprego e o desenvolvimento técnico.
	
	C
	A taxa de inflação e o número de importações.
	
	D
	As contas externas e a taxa de câmbio.
	
	E
	O balanço de pagamentos e taxa SELIC.
Questão 7/10 - Economia Política
Leio o texto a seguir:
“O desenvolvimento recente chinês pode ser visto como a história da transição de uma economia centralmente planificada, com fortes restrições à ação do mercado e da iniciativa privada, a outra economia – de caráter planificada e, também, mercantil – com crescente peso quantitativo do setor privado. Neste aspecto, a importância da existência dos grandes bancos de desenvolvimento pode ser vista como apenas a ponta de um grande iceberg institucional a ser estudado. Não podemos isolar este fato (formação do sistema financeiro) de algo maior e concomitante: reformas institucionais profundas abriram campo tanto ao surgimento de um dinâmico setor privado quanto a um processo de centralização do grande capital estatal” (JABBOUR; PAULA, 2018, p. 7, adaptado).
Fonte: JABBOUR, Elias; PAULA, Luiz Fernando de. A China e a “socialização do investimento”: uma abordagem Keynes-Gerschenkron-Rangel-Hirschman. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, e182217, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rec/v22n1/1415-9848-rec-22-01-e182217.pdf
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Economia Política e o enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos principais fatores que favorecem o desenvolvimento, de acordo com a teoria de Alexander Gerschenkron:
	
	A
	A existência de um conjunto de normas macroeconômicas destinadas a diminuir a desigualdade econômica e distribuir renda.
	
	B
	A construção de obras públicas de amplo alcance como método de incentivo ao setor de infraestrutura e de aquecimento da economia.
	
	C
	A existência de bancos de investimentos criados com o objetivo de garantir o financiamento das necessidades de investimentos a longo-prazo.
	
	D
	A construção de um sistema de crédito baseado na atração de capitais estrangeiros e no estabelecimento de acordos bilaterais para o desenvolvimento.
	
	E
	A criação de planos quinquenais direcionados a pensar o crescimento econômico por meio do incentivo público a setores específicos da economia nacional.
Questão 9/10 - Economia Política
Leia o trecho a seguir:
"Na visão novo-desenvolvimentista, a concorrência é necessária porque estimula a inovação por parte dos empresários que tentam maximizar o lucro, o que torna o capitalismo dinâmico e revolucionário, e estabelece remunerações e riquezas diferenciadas aos indivíduos de acordo com suas habilidades. Mas devem existir regras reguladoras para que não se tenha como resultado da concorrência o óbvio: perdem os grandes porque numa briga sempre se incorre em custos e desaparecem os menores simplesmente porque são menores."
Fonte:  SICSÚ, João; PAULA, Luiz Fernando de; MICHEL, Renaut. Por que novo-desenvolvimentismo? Revista de Economia Política, vol. 27, nº 4 (108), pp. 507-524 outubro-dezembro/2007. p. 513. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rep/v27n4/a01v27n4.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina sobre o novo-desenvolvimentismo, assinale a alternativa que indique corretamente dois aspectos centrais defendidos por essa abordagem:
	
	A
	a centralidade da planificação econômica como forma de se proteger da competitividade das empresas internacionais e a importância de um acordo político com as empresas nacionais.
	
	B
	a importância da associação com o mercado internacional para incentivar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do crescimento dos setores de base.
	
	C
	a centralidade da questão cambial para resgatar a competitividade das empresas nacionais e a importância de um pacto em prol do desenvolvimento.
	
	D
	a necessidade de estabelecer um câmbio fixo para promover a competitividade do setor de serviços nacionais e a importância de um tratado internacional em prol do desenvolvimento.
	
	E
	a relevância de se promover um rompimento com os países capitalistascentrais por meio da revolução burguesa e a importância de um pacto em prol da superação do imperialismo.
Questão 10/10 - Economia Política
Leia o trecho a seguir:
"Essa especificidade (Estado emprestador e investidor) nos permite aludir aos enunciados de Alexander Gerschenkron (1904-1978). O desafio político do desenvolvimento retardatário requer a superação dos obstáculos relacionados ao financiamento das atividades produtivas fora das modalidades de “acumulação primitiva” (colonização e/ou desapropriação camponesa violenta). Para este autor, alcançar o nível de desenvolvimento da Inglaterra no século XIX demandou a substituição da “acumulação primitiva clássica” pela criação de condições e instituições financeiras voltadas à implantação – rápida – de plantas industriais inteiras e unificação do mercado nacional via sistema de transportes. É esse processo de formação de instituições financeiras voltadas ao financiamento de longo prazo que distingue as experiências retardatárias em relação a experiência inglesa."
Fonte: JABBOUR, Elias. PAULA, Luiz Fernando de. China and "socialization of investment": a Keynes-Gerschenkron-Rangel-Hisschman Aproach. Rev. econ. contemp. vol.22 no.1 Rio de Janeiro  2018  Epub June 11, 2018, p. 6.  Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rec/v22n1/1415-9848-rec-22-01-e182217.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
	
	A
	De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio. 
	
	B
	Para  Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento. 
	
	C
	De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos. 
	
	D
	De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo. 
	
	E
	Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.

Mais conteúdos dessa disciplina