Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário Embriologia Clinica

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
“A permeabilidade do crioprotetor na célula está relacionada ao baixo peso molecular do mesmo (Purdy, 2006). Dentre os crioprotetores testados, metanol é o que apresenta o menor peso molecular, o que aumentaria a velocidade de penetração na célula e, consequentemente, proveria uma maior proteção durante o processo de criopreservação, evitando a formação de cristais de gelo que podem romper as estruturas celulares.” 
Fonte: LENZ, D. R. et al. Avaliação de diferentes crioprotetores e tempos de descongelamento de sêmen de tambaqui Colossoma macropomum. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v. 42, n. 1, p. 36-41, jan./mar. 2018. Disponível em: <http://cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v42/n1/p36-41%20(RB703).pdf>. Acesso em: 05 set. 2020. 
Considerando a leitura do fragmento e os conteúdos estudados a respeito da importância dos crioprotetores, analise as afirmativas a seguir acerca das características dos crioprotetores intracelulares.
I. Eles protegem as células contra a desidratação. 
II. Provocam a diminuição da temperatura de congelamento no interior da célula. 
III. São substâncias atóxicas para as células.
IV. Aumentam a viscosidade da solução de congelamento.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
Resposta correta
I e II.
Incorreta:
III e IV.
I, III e IV.
II e III.
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“Foi desenvolvido um protocolo de decelurização de úteros inteiros de coelhos para obtenção de hidrogéis de matriz extracelular do endométrio. O revestimento de endométrio descelularizado sincrônico age como um suporte biomimético para o desenvolvimento de embriões de coelho e é comparável a protocolos já estabelecidos, possivelmente por causa da liberação lenta de proteínas endometriais específicas sincrônicas.” 
Fonte: CAMPO, H, et al. Tissue-specific decellularized endometrial substratum mimicking different physiological conditions influences in vitro embryo development in a rabbit model. Acta Biomater. v. 89, p. 126-138. 2019. Com modificações. Disponível em: <https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1742706119301709?token=59C15AD169B0E344A3F67B5C32F08D07559EC7861FD37DFB5AC87FA8387B9E0D6D2F6420C46584A5490AB3A178B203C2>. Acesso em: 05 Set 2020.
Considerando a leitura do fragmento e os conteúdos estudados a respeito da cultura de células e tecidos, analise as afirmativas a seguir acerca do cultivo de células em reprodução humana assistida.
I. O cultivo de embriões humanos é realizado em meio de cultura contendo células do endométrio.
II. O meio de cultura nutre o zigoto obtido por fertilização in vitro até a fase de blastocisto, quando será implantado.
III. O metabolismo do embrião se mantém estável durante os primeiros 6 dias de desenvolvimento.
IV. A adição de componentes da matriz extracelular pode ajudar o desenvolvimento embrionário in vitro.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
Resposta correta
Incorreta:
III e IV.
I, III e IV.
II e III.
I e II.
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“A criopreservação de espermatozoides foi introduzida pela primeira vez na década de 1950, após a descoberta fortuita de que o glicerol protegia essas células de danos relacionados à criopreservação. Seu tamanho pequeno e abundância relativa para experimentação facilitou o desenvolvimento de protocolos de congelamento eficazes à frente de estruturas maiores, como embriões e oócitos.”
Fonte: RODRIGUEZ-WALLBERG, K. A.; WATERSTONE, M.; ANASTÁCIO, A. Ice age: Cryopreservation in assisted reproduction - An update. Reprod Biol. v. 19, n. 2, p. 119-126. 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31085134/>. Acesso em: 04 set 2020. 
A leitura do fragmento do texto aborda as facilidades para realização da criopreservação de espermatozoides.
Assim, e de acordo com o conteúdo abordado sobre os procedimentos para criopreservação de espermatozoides, analise as afirmativas a seguir acerca da evolução dessas técnicas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As técnicas mais utilizadas para criopreservação de espermatozoides são baseadas em metodologias de congelamento lento.
II. ( ) A criopreservação de espermatozoides por técnicas de vitrificação são mais indicadas para pacientes que apresentam concentrações extremamente baixas de espermatozoides.
III. ( ) Os espermatozoides preservados por congelamento lento são bastante sensíveis à formação de cristais. 
IV. ( ) O principal desafio da criopreservação de espermatozoides na atualidade é a recuperação da motilidade após o descongelamento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V.
Incorreta:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Resposta correta
Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“Embora a literatura apresente altas taxas de recuperação de oócitos viáveis após o congelamento e a reexpansão (cerca de 85%), as taxas de nascimento por oócito reexpandido continuam baixas e giram em torno de 2%, com taxas de gestação clínica (pelo menos 1 saco gestacional visível à ultra-sonografia) e de nascimento por ciclo realizado com oócitos congelados-reexpandidos de 23,9 e 19,1%, respectivamente, enquanto que com oócitos frescos estas taxas são de 54,1 e 32,9% (p < 0,0001 para os dois parâmetros). Estes dados foram apresentados em uma pesquisa de metanálise realizada por Oktay e colaboradores, avaliando artigos publicados sobre o tema até junho de 2005.”
Fonte: SILVA, A. C. J. S. R. Preservação de Fertilidade. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v. 28, n. 6, p. 365-72. 2006. Com modificações. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032006000600008&script=sci_arttext>. Acesso em: 08 Set 2020.
O fragmento do texto apresenta a baixa taxa de gestação e nascimento obtida após o descongelamento de oócitos até 2005. Assim, e de acordo com os conteúdos abordados sobre as técnicas de congelamento de oócitos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Desde as primeiras tentativas de preservação de oócitos a -196° C pelo método de congelamento lento, o método se mostrou adequado. 
Porque:
II. As baixas concentrações de crioprotetores não permeáveis utilizados na preservação dos oócitos protege contra a cristalização. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com relatos recentes, 700.000 mulheres nos Estados Unidos e 300.000 mulheres no Brasil são diagnosticadas com câncer todos os anos. Aproximadamente 8% dessas mulheres têm menos de 40 anos de idade e correm o risco de perda de fertilidade após tratamentos anticancerígenos gonadotóxicos agressivos. Muitas estratégias foram desenvolvidas para prevenir a perda de fertilidade em mulheres jovens e meninas submetidas a estes tratamentos, os quais aumentam significativamente as taxas de sobrevivência para a maioria dos cânceres.”
Fonte: SILVA, L. H. F. M. E et al. Criopreserved ovarian tissue transplantation and bone restoration metabolism in castrated rats. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 45, n. 1, 2018. <https://www.scielo.br/pdf/rcbc/v45n1/pt_0100-6991-rcbc-45-01-e1577.pdf>. Acesso em: 09 set. 2020.
A leitura do fragmento do texto aborda os problemas de infertilidade após o tratamento do câncer. Assim, e de acordo com o conteúdo apresentado sobre os métodos de preservação da fertilidade da mulher, pode-se afirmar que a técnica mais promissora para preservar a fertilidade de meninas que se submeteram ao tratamento anticâncer antes da puberdade é:
criopreservação de oócitos.
útero de substituição. 
Incorreta:
utilização de oócitos doados.
criopreservação de tecidos ovarianos.
Resposta correta
criopreservação de embriões.
Pergunta6
A gema do ovo possui efeito protetor sobre a motilidade dos espermatozoides. As gemas são pressionadas sobre o papel de filtro para reter a membrana perivitelínica, que é tóxica. O filtrado é homogeneizado delicadamente e repartido entre tubos cônicos graduados e estéreis, os quais são centrifugados para separar as lipoproteínas de baixo peso molecular que têm ação protetora para a membrana plasmática do espermatozoide.
A leitura do texto permite identificar o papel de proteção da gema dos ovos sobre os espermatozoides. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a criopreservação de espermatozoides, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A gema do ovo é um crioprotetor não permeável.
II. ( ) O extrato de ovo é misturado aos espermatozoides antes do congelamento.
III. ( ) As proteínas da gema do ovo penetram a membrana plasmática do espermatozoide para remoção da água intracitoplasmática.
IV. ( ) O extrato de gema é adicionado aos espermatozoides e oócitos para favorecer a fertilização in vitro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
Incorreta:
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Resposta correta
Pergunta 7
Durante o congelamento, à medida em que a temperatura diminui e a água do meio se cristaliza, a concentração de solutos extracelulares aumenta. Por isso, quanto mais lenta for a velocidade de congelamento, mais a célula sofrerá desidratação. Por outro lado, caso a velocidade de congelamento seja muito rápida, a célula não perderá água o suficiente e essa água remanescente passará ao estado sólido, dentro da célula, o que poderá determinar a morte celular.
O fragmento do texto apresenta a relação entre o tempo de congelamento e a formação de cristais de gelo dentro da célula. Assim, e de acordo com os conteúdos abordados sobre as técnicas de congelamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. As baixas concentrações de crioprotetores utilizadas nas técnicas de congelamento aumentam o risco de formação de cristais de água durante a solidificação.
Porque: 
II. Quando altas concentrações de crioptotetores são adicionados à amostra, forma-se um material em estado vítreo, o qual não forma cristais de gelo.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Incorreta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“O método lento de congelamento não é somente um processo longo, mas também requer um dispendioso aparato de equipamentos de congelamento e grande volume de nitrogênio líquido. Apesar de possuir reconhecidas limitações quanto à prevenção na formação de cristais de gelo intracelular, esta técnica tornou-se altamente padronizada com considerável aplicação comercial e industrial. Além disso, oferece parâmetros precisos e meios comerciais prontos para utilização no congelamento e descongelamento, tornando possível sua realização após um período de treinamento curto.”
Fonte: DALCIN, L.; LUCCI, C. M. Criopreservação de embriões de animais de produção: princípios criobiológicos e estado atual. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v. 34, n. 3, p.149-159, jul./set. 2010. Disponível em: <http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/v34n3/RB264%20pag149-159.pdf>. Acesso em: 09 Set 2020. (adaptado).
Assim, e de acordo com o conteúdo abordado, analise as afirmativas a seguir acerca da técnica de congelamento lento e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O resfriamento da amostra é feito em uma máquina que permite a programação de queda da temperatura.
II. ( ) Utiliza baixas concentrações de crioprotetores.
III. ( ) São utilizados preferencialmente crioprotetores impermeáveis.
IV. ( ) Dispensa realização de seeding. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Incorreta:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Resposta correta
V, V, F, V.
Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“O diagnóstico de distúrbios genéticos antes da implantação pode ser feito entre 3 e 5 dias após a fertilização in vitro do oócito. Uma ou duas células são removidas do embrião que apresenta risco de defeito em um gene ou anomalia cromossômica. Essas células são analisadas antes da transferência para o útero. O sexo do embrião também pode ser determinado pela reação em cadeia da polimerase (PCR) e pelas técnicas de hibridização in situ por fluorescência (FISH).”
Fonte: MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N.; TORCHIA, M. G. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 10ª. Ed., 2016. p. 65. (adaptado).
A leitura do texto menciona a realização do diagnóstico preimplantacional. Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre as características inerentes ao período embrionário, analise os termos empregados para se referir aos eventos iniciais do desenvolvimento embrionário e a seguir associe-as com suas respectivas características.
1) Mórula.
2) Blastocisto.
3) Sinciciotrofoblasto.
4) Clivagem.
( ) Compacta, envolvida pela zona pelúcida.
( ) Divisões celulares do zigoto.
( ) Implanta no endométrio.
( ) Camada do trofoblasto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Incorreta:
2, 4, 3, 1.
1, 4, 2, 3.
Resposta correta
1, 2, 4, 3.
3, 1, 2, 4.
4, 1, 3, 2.
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Na última década tem havido esforços no aprimoramento dos meios de cultura e no entendimento da interação embrião-endométrio, levando em consideração que o momento mais apropriado e fisiológico para a implantação do embrião gerado por fertilização in vitro na cavidade uterina seja ao redor do quinto ou sexto dia, em estádio de blastocisto [...]. As taxas de implantação e gravidez são significativamente maiores quando transferimos embriões em estádio de blastocisto. Porém, as condições de culturas de que dispomos neste momento ainda são insuficientes para nos fornecer uma alta taxa de desenvolvimento até esta fase.”
Fonte: ALMODIN, C. G.; PEREIRA, LIS, A.; MINGUETTI-CAMARA, V. C. Co-cultura de embriões humanos em células vero e transferência em fase de blastocisto. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 21, n. 7, p. 409-414, ago. 1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031999000700007&lang=pt>. Acesso em: 17 jul. 2020. (adaptado).
A leitura do fragmento do texto permite verificar que até o ano da publicação do artigo, em 1999, as condições de cultura de embriões apresentavam resultados insatisfatórios para o desenvolvimento até o estádio de blastocisto. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o desenvolvimento dos meios de cultura no século XXI, pode-se afirmar que o desenvolvimento embrionário até o estádio de blastocisto atualmente:
foi superado pela troca diária do meio de cultura.
Incorreta:
foi resolvido pela comercialização de meios de cultura complexos, prontos para o uso. 
caiu no esquecimento, pois a implantação é realizada na fase de pronúcleos.
ainda representa o maior desafio da reprodução assistida.
foi resolvido pelo desenvolvimento de meios de cultura sequenciais.

Continue navegando