Buscar

Formação Economica - A4 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- [...] Segundo Aristides Lobo, numa frase que ficou famosa, o povo assistiu à proclamação da República completamente “bestializado”. Mas, como bem observou José Murilo de Carvalho, mais do que “bestializado” o povo foi “bilontra” (esperto), já que, de algum modo, percebeu o sentido histórico de um ato que mudava o regime mas mantinha a exclusão e a desigualdade na sociedade.”
 
Fonte: ENGEL, Magali Gouveia. Republicanismo. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889) Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p. 633.
 
Sobre a Proclamação da República e a participação da sociedade no fato assinale a alternativa correta: 
 A Proclamação da República foi assinada por um militar e marcava uma alteração na política brasileira sem alterar de fato as bases da sociedade.
 A Proclamação da República ocorreu em meio a vontade popular que protestando conseguiu retirar D. Pedro II do poder.
 A população passou a exigir sua vontade na República, pois agora poderia votar em seus representantes e alterar estruturas arcaicas da sociedade.
 A mudança política realizada pela Proclamação da República não alterou a ordem de poder e continuou mantendo no governo um monarca mas que desta vez poderia ser eleito.
2- “A centralização, tal qual existe [...], comprime a liberdade, [...] suga a riqueza [...] das províncias, constituindo-as satélites [...] do grande astro da corte - centro [...] que tudo corrompe e tudo concentra em si [...]. O regime de federação baseado [...] na independência recíproca das províncias, elevando-as à categoria de Estado [...] unicamente ligados pelo vínculo da mesma nacionalidade [...] é aquele que adotamos no nosso programa [...].”. 
 
Fonte: MANIFESTO Republicano de 1870. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3817523/mod_resource/content/2/manifesto%20republicano%201870.pdf> Acesso em 04 de abril de 2020.
 
O texto acima foi escrito em 1870 e manifestava o desejo de mudanças políticas no Brasil. Analisando o contexto político e o manifesto assinale a alternativa correta.
 O manifesto demonstra a insatisfação de uma parte da população com a política do Império que se mantinha descentralizada fazendo com que as províncias não possuíssem a devida participação política.
 O texto defende o federalismo de forma que o império deveria se dissolver em diversos países menores que possuiríam total autonomia e distintas nacionalidades.
 O manifesto foi escrito em um momento no qual se criticava a política do Segundo Reinado e sua centralização e se iniciava um movimento republicano garantindo a maior participação e autonomia dos estados.

Continue navegando