Buscar

Ferramentas de software para gestão de projetos - PROVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Se temos uma tarefa a ser realizada ao longo de 5 dias de 8 horas úteis cada, por 4 profissionais alocados todos eles em 100%, quantos homens-hora de trabalho temos para esta tarefa?
Alternativas:
160hh.checkCORRETO
120hh.
100hh.
140hh.
80hh.
Resolução comentada:
5 dias x 8 horas = 40 horas. 4 profissionais x 40 horas = 160 homens-hora.
Código da questão: 39010
2)
O Dicionário da EAP é um documento que acompanha e complementa a EAP, sendo bastante útil como complemento da Estrutura Analítica do Projeto. Com isto em mente, responda: qual das alternativas abaixo explica adequadamente a função do Dicionário da EAP?
Alternativas:
É o documento que detalha claramente os pacotes de trabalho do projeto.checkCORRETO
É a representação da EAP em um gráfico de Gantt.
É o conjunto de verbetes utilizados nos textos do projeto com o objetivo de esclarecer a linguagem utilizada a todos os leitores.
É um diagrama audiovisual onde estão representadas todas as informações da EAP.
É uma lista de referências bibliográficas em formato ABNT das informações contidas na EAP.
Resolução comentada:
A alternativa A e B estão erradas, pois o Dicionário da EAP se apresenta em forma de lista. A alternativa C e D estão erradas, porque o Dicionário da EAP não apresenta referências bibliográficas e também não apresenta verbetes e seus significados. A alternativa E é a resposta correta.
Código da questão: 39000
3)
Em relação às áreas de conhecimento do processo de gerenciamento de projetos, assinale aquela que melhor descreve a seguinte definição: “inclui processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário e somente o trabalho necessário para o projeto, com sucesso”.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Riscos.
Qualidade.
Partes interessadas.
Escopo.checkCORRETO
Cronograma.
Resolução comentada:
Escopo: inclui processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário e somente o trabalho necessário para o projeto, com sucesso.
Código da questão: 39026
4)
Leia o trecho a seguir:
O desenvolvimento do cronograma é um processo iterativo. O gerente do projeto e sua equipe devem ser capazes de realizar boas estimativas, documentá-las e analisar a qualidade dessas estimativas, identificando riscos e incertezas que serão considerados na definição das reservas gerenciais e reservas de contingência.
Assinale a alternativa que melhor representa o significado do texto.
Alternativas:
É um risco grande para o projeto estimar iterativamente os valores, a menos que sejam documentados e passem por um controle gerencial de reservas.
O cronograma deve ser desenvolvido de uma vez e não pode ser modificado uma vez que seja acordado com o cliente.
O gerente de projeto e a equipe realizam estimativas, mas quem aponta os valores finais é o patrocinador do projeto.
O processo iterativo permite o refinamento dos valores, levando em conta a identificação de novos riscos e ocorrências a cada iteração.checkCORRETO
Por ser iterativo, as estimativas do cronograma modificam-se a cada iteração, não guardando nenhuma relação com os valores estimados nas iterações anteriores.
Resolução comentada:
A alternativa A está errada, porque o cronograma pode, sim, ser modificado diante de novos eventos que ocorrem ao longo de seu desenvolvimento; a alternativa B está errada, porque o patrocinador não aponta valores finais para o cronograma; a alternativa C está errada, porque a cada iteração os valores guardam, sim, relação com as iterações anteriores, pois é um processo de refinamento de estimativas; a alternativa D está errada, porque é um completo absurdo; a alternativa E está correta.
Código da questão: 39003
5)
Observe as afirmações a seguir:
I. Acerto das condições comerciais do projeto antes de sua contratação.
II. Identificação dos requisitos.
III. Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado.
IV. Avaliação das consequências da realização do projeto para a empresa contratante, garantindo seu sucesso diante de seus próprios acionistas.
V. Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a: Escopo, Cronograma, Qualidade, Custo, Recursos e Risco.
Gerenciar um projeto inclui:
Alternativas:
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.checkCORRETO
II, III e IV, apenas.
Resolução comentada:
Acerto comercial antes da contratação é de responsabilidade da equipe comercial da empresa, e não do grupo de gerenciamento de projetos; a avaliação das consequências de um projeto é de responsabilidade do cliente, não do grupo de gerenciamento de projetos.
Código da questão: 38942
6)
Qual das alternativas abaixo faz a correspondência certa entre os “mandamentos da EAP” (à esquerda) com as explanações (à direita)?
Alternativas:
I-B; II-A; III-D; IV-C.
I-C; II-D; III-A; IV-B.
I-B; II-D; III-A; IV-C.checkCORRETO
I-B; II-D; III-C; IV-A.
I-D; II-B; III-A; IV-C.
Resolução comentada:
“Cobiçarás a EAP do próximo” = Antes de fazer a EAP, consulte projetos semelhantes e baseie-se nas EAPs adequadas; “Não usarás nomes em vão” = Não devem ser utilizados títulos vagos para os elementos da EAP; “Honrarás o pai” = Cada elemento da EAP deve ser um componente do subproduto do elemento ao qual está subordinado; “Não decomporás apenas um subproduto” = Um elemento da EAP não deve ter somente um componente. A sequência correta é, portanto: I-B; II-D; III-A; IV-C.
Código da questão: 39002
7)
Na planilha de recursos, qual o significado da coluna “Unidades Máximas”?
Alternativas:
A unidade máxima de um determinado tipo de recursos permitida por lei.
A quantidade máxima de unidades produtivas (fábricas) que podem operar.
O montante máximo de recursos financeiros a ser alocado.
No sistema métrico, a maior unidade a ser usada (quilômetros, toneladas, etc.).
O percentual máximo possível de ser utilizado de um determinado recurso.checkCORRETO
Resolução comentada:
“Unidades Máximas” refere-se ao percentual máximo possível de ser utilizado de um determinado recurso. Se temos um profissional alocado por 10 dias e em “Unidades Máximas”, estipulamos 50%, este profissional só poderá ser alocado até no máximo 4 horas úteis por dia (o dia tem 8 horas úteis).
Código da questão: 39007
8)
Quando estipulamos recursos do tipo “Trabalho” ou recursos do tipo “Custos” não precisamos preencher a coluna “Unidade do Recurso”, contudo esta mesma coluna precisa ser preenchida quando os recursos são do tipo “Material”. Assinale a alternativa que fornece uma explicação adequada para esta situação.
Alternativas:
Os recursos do tipo material, podendo ser adquiridos de países diferentes, podem ter seus custos expressos em várias moedas diferentes, o que exige que a coluna “Unidade do Recurso” seja preenchida.
Os recursos do tipo material podem não ter um tipo definido, o que permite que a colina “Unidade do Recurso” esteja em branco, o que torna as quantidades deste recurso seja do tipo absoluto.
Os recursos do tipo material, podendo ser adquiridos de países com sistemas de medida diferentes, podem vir dimensionados tanto no sistema métrico decimal (metros, litros, quilogramas) quanto no sistema imperial (pés, galões, libras).
Os recursos do tipo material podem ser de vários tipos, medidos em unidades diferentes (metros, quilogramas, unidades, volumes, milheiros, etc.), e, portanto, é preciso que se estipule a unidade para que as quantidades façam sentido.checkCORRETO
Os recursos do tipo material, podendo ser adquiridos em momentos diferentes do projeto, precisam que se estipule se o tempo para sua disponibilização será contado em horas, dias, semanas, meses ou anos.
Resolução comentada:
Como material podemos ter, por exemplo, cimento (medido em kg), água (medida em litros), tijolos, medidos em unidades ou milheiros. A alternativa D é a única que endereça
corretamente esta situação.
Código da questão: 39006
9)
Em relação às áreas de conhecimento do processo de gerenciamento de projetos, assinale aquela que melhor descreve a seguinte definição: “inclui todos os processos necessários para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactadas pelo projeto, analisar suas expectativas, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto”.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Qualidade.
Riscos.
Escopo.checkINCORRETO
Partes interessadas.CORRETO
Cronograma.
Resolução comentada:
Partes interessadas: inclui todos os processos necessários para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactadas pelo projeto, analisar suas expectativas e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto.
Código da questão: 39024
10)
Observe as linhas de base, listadas a seguir:
I. Linha de Base de Escopo.
II. Linha de Base de Cronograma.
III. Linha de Base de Custos.
IV. Linha de Base de Qualidade.
Assinale a alternativa que contempla apenas as linhas de base principais de um projeto:
Alternativas:
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.checkCORRETO
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Resolução comentada:
De acordo com o PMBOK (2017, p. 87), as linhas de base principais de um projeto são: Escopo, Cronograma e Custos.
Código da questão: 39011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando