Buscar

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
SEMINÁRIO DE PESQUISA
PROFESSORA: GLÓRIA AMARAL
DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO (3 páginas)
Aqui você deverá, EM NO MÁXIMO 3 LAUDAS, elencar as razões que o motivaram a realizar a pesquisa, evidenciando que se trata de um estudo baseado em sua vivência que se vê diante de um problema que necessita ser explorado cientificamente. Para tanto, informe o local onde realizará a pesquisa, justificando sua escolha. Escreva de modo informativo, evitando, a princípio fazer uso de citações de estudiosos do problema em questão. Apresente informações concretas sobre o desejo ou a necessidade de realizar sua investigação. 
JUSTIFICATIVA 
Ressalte que sua pesquisa encontra relevância para a universidade, par seu curso, para você, para a comunidade, para o local onde realizará a investigação e para a sociedade como um todo.
Problemas – questões norteadoras da pesquisa
Aqui você deverá se valer dos estudiosos 
Hipótese inicial/ autores que já discutem a problemática, mas já mencionando o foco de sua investigação, ou seja, seu objeto de estudo, limitando, assim, sua problemática. Para facilitar o desenvolvimento de sua pesquisa, é aconselhável encerrar esse tópico com a pergunta norteadora de sua inquietação, destacando, também, outras possíveis questões relacionadas á sua questão principal.
OBJETIVOS:
Geral: Explicite o que você pretende alcançar com o desenvolvimento de sua pesquisa. Oriento utilizar verbos como “discutir”, “analisar”, “refletir” ou outros verbos indicados para esse objetivo. 
Específicos: a partir do objetivo geral, defina seus objetivos específicos. Neste momento, você deverá propor ações concretas que melhor validarão seu estudo no espaço acadêmico. Além do verbo “identificar”, consulte a listagem de verbos indicados para esses objetivos.
METODOLOGIA
Para que seus objetivos sejam alcançados, você de prever, rigorosamente, que ações realizará em sua investigação. Indique passo a passo daquilo que irá fazer para desenvolver sua pesquisa. Essas ações envolvem tanto procedimentos intelectuais quanto técnicos, daí o rigor metodológico, próprio de todo saber científico. Para escrever sua metodologia de pesquisa, responda, em forma de texto, as seguintes perguntas:
1- Como sua pesquisa pode ser classificada básica ou aplicada? 
2- Abordagem quantitativa ou qualitativa? Ou transita por diferentes abordagens?
3- Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa?
Nesse momento, você deve descrever os elementos da sua pesquisa que a caracterizam como tal, para dar o leitor subsídios que o leve a compreender plenamente esses aspectos de sua investigação.
Desta parte em diante, você poderá optar descrever cada um dos objetivos, ressaltando como cada objetivo será alcançado 
 4 - Qual é o campo da sua pesquisa? Descreva o local, caracterize-o, aponte os elementos que fazem deste o campo apropriado para alcançar seus objetivos.
 5 - Quais são suas fontes? Descreva com o maior número de detalhes que você tiver: as características dos sujeitos, documentos, fenômenos (…), a quantidade, a forma de acesso, como serão escolhidos, quantos são, quando e onde serão acessados...
 6 – Quanto aos procedimentos, sua pesquisa se classifica como bibliográfica, documental, experimental, de levantamento, estudo de caso, participante, pesquisa-ação? 
 7- Quanto ao Plano da coleta de dados, como os dados serão coletados e que tratamento será conferido a eles (em caso de entrevistas, por exemplo, você deverá transcrevê-la)? Como seus dados serão coletados? Com quais instrumentos (roteiro de observação, de entrevista, formulários ...)? Quando? Onde? Por quem? Quais os procedimentos metodológicos11 necessários para a realização da pesquisa? 
O quadro, a seguir, dá a você um reforço sobre a construção dessa etapa de seu projeto.
	ASPECTO DA METODOLOGIA 
	ESPECIFICAÇÃO 
	 NATUREZA DA PESQUISA 
	(Pode ser: Básica ou Aplicada) 
=> 
	CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 
	ABORDAGEM (Pode ser: qualitativa e/ou quantitativa): 
=> 
	3.3 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 
	QUANTO AOS FINS (Pode ser: Descritiva, Exploratória, Explicativa, Aplicada, Metodológica, Intervencionista) 
=> 
	QUANTO AOS MEIOS (Pode ser: Pesquisa de campo, de laboratório, Bibliográfica, Documental, Experimental, Ex-post facto, Participante, Pesquisa-Ação, Estudo de Caso) 
=> 
	QUANTO AOS MEIOS (Pode ser: Pesquisa de campo, de laboratório, Bibliográfica, Documental, Experimental, Ex-post facto, Participante, Pesquisa-Ação, Estudo de Caso) 
=> 
	 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 
	POPULAÇÃO / UNIVERSO DA PESQUISA 
=> (Por que foi escolhida? / Quantos são? Quais são?): 
	AMOSTRA e CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DA AMOSTRA (Amostra Intencional, não-probabilística: por tipicidade/acessibilidade OU Amostra probabilística) 
=> (Quantos são? Quais são?): 
	AMOSTRA e CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DA AMOSTRA (Amostra Intencional, não-probabilística: por tipicidade/acessibilidade OU Amostra probabilística) 
=> (Quantos são? Quais são?): 
	SUJEITOS DA PESQUISA (pessoas que fornecerão os dados e, que, algumas vezes, correspondem à própria 
	SUJEITOS DA PESQUISA (pessoas que fornecerão os dados e, que, algumas vezes, correspondem à própria 
REFERENCIAL TEÓRICO
Em, no mínimo três laudas(03), apresente os autores nos quais você deverá desenvolver sua pesquisa, estabelecendo um diálogo entre eles por tratarem da mesma temática de sua pesquisa. Contudo, evidencie o(s) autor(es) que melhor irá conduzi-lo em sua investigação do início ao término, uma vez que seu interesse por ele(s) se dá exatamente por você comungar das mesmas razões que ele no trato com sua questão-problema. É nesse espaço que você deverá fazer uso de citações (direta/indireta), evidenciando seu domínio sobre o tema que se propõe a investigar.
Para constituir seu referencial teórico, você deverá: LER, RESENHAR E RESUMIR. 
REFERÊNCIA
Neste momento, é aconselhável elencar um autor considerado clássico nos estudos referentes ao seu objeto investigado, pelo menos 5 autores que também versam de maneira secundária o foco de seu problema e artigos cuja fonte seja segura e cientificamente reconhecida. Jamais acrescente autores que NÃO constam no corpo de seu trabalho. 
CRONOGRAMA
Tendo em vista que essa é a etapa inicial de seu TCC, elabore seu cronograma, a partir do próximo período, quando você deverá se matricular na referida Atividade Curricular. Verifique o Calendário Acadêmico 2019. Inclua as etapas: Aprofundamento do Referencial Teórico; Pesquisa de Campo/ Levantamento ou Coleta de Dados, Análise de Dados; Conclusão; Redação Final, Revisão, Entrega, Defesa.
	ETAPAS
	2019
	
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	Elaboração
do Projeto
	x
	x
	x
	X
	
	
	
	
	
	
	Levantamento Bibliográfico
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Aprofundamento teórico
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Coleta de dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Análise dos dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Sistematização dos dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Redação Final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Apresentação do TCC
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Sites sugeridos
http://bc.ufpa.br/wp-content/uploads/2018/10/Guia_de_Elaboracao_de_Trabalhos_Academicos.pdf
https://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2017/09/tcc-ferramentas-online-que-vao-te-ajudar-fazer-o-seu-projeto-de-conclusao-de-curso.html
https://brightside.me/wonder-curiosities/10-ways-to-search-google-for-information-that-96-of-people-dont-know-about-256760/
Software: https://fastformat.co/
Referências Sugeridas para Download https://formacademicospe.wordpress.com/2017/03/27/6-livros-de-metodologia-para-download/
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa.  4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PRODANOV, C. C.;  FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SILVA, E. L.da. MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.
DANNA, M. F.; MATOS, M. A. Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, 2006.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalhos científicos.
Referências Utilizadas
http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_1/tcc/exercicio-encontro-presencial-junho.pdf
http://www.feapa.com.br/dinamicportal/feapa/pdf/OFICINA_DIRETRIZES_TCC_Prof_Petronio_Potiguar.pdf

Continue navegando