Logo Passei Direto
Buscar

APOSTILA COM 110 QUESTÕES DE CONCURSO DE PSICOLOGIA ESCOLAREDUCACIONAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nos últimos anos é possível observar em dados oficiais oferecidos pelo Ministério da Educação que houve uma redução do número de alunos repetentes em toda a educação básica.
Com base nessa constatação, das alternativas a seguir, qual não deve ser considerada como concepção predominante para o trabalho de um psicólogo escolar?
A) O psicólogo escolar deve ter a concepção predominante de que todas as variáveis envolvidas na dificuldade do aluno devem ser investigadas.
B) O psicólogo escolar deve ter a visão de que os fatores condicionantes ou estruturantes podem ter relação direta com o fracasso do aluno.
C) O psicólogo escolar deve ter a visão de que muitas famílias de alunos que fracassam na escola se preocupam e se comprometem de forma positiva com a educação desse aluno.
D) O psicólogo escolar deve ter a predominante de que o aluno com apresenta conflitos internos que são reflexos de sua desestruturação familiar e que resultam em fracasso escolar.
E) A visão do psicólogo escolar deve ser no sentido de voltar sua atenção para o cotidiano escolar, focando não somente o aluno com dificuldade, mas também a rede de relações que permeiam o cenário escolar.

Considere a seguinte afirmação: "A não aprendizagem na escola é uma das causas do fracasso escolar/" Com base na afirmativa, responda como o psicólogo escolar deve encarar esse fato.
(A) Para o psicólogo escolar esse fato deve ser compreendido sob a perspectiva de que a escola é a única responsável pelo êxito escolar de seus alunos.
(B) Esse fato deve ser encarado pelo psicólogo escolar como algo inerente a um contexto mais amplo, isto é, a realidade escolar.
(C) Esse fato deve ser considerado pelo psicólogo escolar como reflexo de uma dificuldade da estrutura familiar do aluno.
(D) O psicólogo escolar deve encarar esse fato como algo isolado que acontece na vida de alguns alunos.
(E) O fato deve ser visto como algo que não reflete a realidade, pois a não aprendizagem é a única causa do fracasso escolar.

Assinale a alternativa que indica no que a função do psicólogo escolar se diferencia da função do educador.
(A) O psicólogo escolar tem o papel de intervir, visando a aprimorar/desenvolver ou remediar os fenômenos inerentes à interface psicoeducacional.
(B) O psicólogo escolar terá a função de desenvolver atividades clínicas, visando à melhora significativa da situação problema.
(C) O psicólogo escolar tem o dever de atuar de forma clínica e pedagógica, tendo por objetivo maior o bem-estar dos alunos e da equipe escolar.
(D) É papel do psicólogo escolar também atuar como educador, especialmente na intervenção com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
(E) Somente o psicólogo escolar pode atuar de forma clínica na escola, o que permite o atendimento da equipe pedagógica, aluno e família.

Considerando o Código de Ética Profissional em seu Artigo 9, Letra i, pode ser observado que o psicólogo deve "zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios do código de ética".
A esse respeito, é correto afirmar que:
A) o psicólogo, no seu fazer profissional na escola, sabe que há outros profissionais que não são psicólogos, que poderiam fazer uso de material privativo e que, portanto, essa regra não se aplicaria nessas condições.
B) é sabido pelo psicólogo escolar que no contexto da escola não cabe a ele zelar pela comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo.
C) esse princípio do Código de Ética não se aplica ao psicólogo escolar, haja vista que, em sua atuação, ele não faz uso de material privativo.
D) a direção da escola não deve ser privada do acesso aos materiais privativos do psicólogo, especialmente porque a direção deve ter ciência sobre as atividades do psicólogo escolar dentro da instituição.
E) o psicólogo escolar que trabalha com material privativo do psicólogo deve em qualquer circunstância zelar para que esse item do código seja cumprido.

Torna-se imprescindível a atuação do psicólogo escolar na elaboração de um projeto interventivo que auxilie a equipe pedagógica dos diferentes níveis da educação formal a lidarem de forma mais eficaz com os alunos com altas habilidades/superdotação.
Com base nessa consideração, assinale a alternativa que não estaria coerente com a atuação do psicólogo escolar.
(A) Os professores podem ser orientados pelo psicólogo escolar a lidarem de forma mais assertiva com as discrepâncias apresentadas entre o desempenho do aluno com altas habilidades/superdotação e o desempenho dos alunos considerados típicos.
(B) Cabe ao psicólogo escolar atuar visando a melhorar a interação entre professores, alunos típicos e aluno com altas habilidades/superdotação.
(C) O psicólogo escolar poderia desenvolver um trabalho psicoterapêutico junto ao aluno com altas habilidades/superdotação, de modo a aprimorar ainda mais as habilidades desse aluno.
(D) O psicólogo escolar poderia auxiliar a equipe pedagógica na elaboração de atividades voltadas ao aluno com altas habilidades/superdotação.
(E) O trabalho do psicólogo escolar poderia abranger a orientação de pais de alunos com altas habilidades/superdotação.

A atuação interventiva no fazer do psicólogo escolar pode focar diferentes formas de trabalho e visa sempre à promoção de ações mais assertivas na lida de alguma situação. Considere as seguintes propostas interventivas: I. Ação focada em remediar as dificuldades de alunos com deficiências na aprendizagem, pois esses invariavelmente acabam por delinquir e a intervenção mudaria esse fato. II. Ação interventiva com pais, alunos e professores poderia ser viabilizada de forma concomitante e surtiria maior resultado. III. Ação direcionada ao trabalho com professores de alunos com dificuldades escolares poderiam ser benéfica para o professor e, de forma indireta, para o aluno. Está correto o que se afirma em:
A) I e II, somente.
B) II e III, somente.
C) I e III, somente.
D) II, somente.
E) todas.

A atuação com pessoas com necessidades educativas especiais constitui uma das práticas do psicólogo escolar.
Assinale a alternativa que não condiz com esse tipo de atuação.
(A) O psicólogo escolar pode realizar a caracterização ou diagnóstico do aluno com essa necessidade.
(B) O psicólogo escolar pode desenvolver estratégias de intervenção grupai que ofereçam apoio à equipe pedagógica na lida com o aluno com essa necessidade.
(C) O psicólogo escolar pode promover ações que permitam a melhor socialização do aluno com essa necessidade.
(D) O psicólogo escolar poderá oferecer assistência pedagógica adequada às demandas específicas do aluno com essa necessidade.
(E) O psicólogo escolar poderá atuar de forma interventiva, oferecendo esclarecimentos às famílias dos alunos com essa necessidade.

Ao considerar a família como elemento importante na remediação da dificuldade do aluno que apresenta fracasso escolar, não é correto afirmar que:
(A) a família pode ser orientada a como lidar de forma menos traumática com essa situação.
(B) por mais que o psicólogo intervenha, cabe somente à família fazer com que o aluno supere sua dificuldade.
(C) o psicólogo poderá mediar o diálogo entre escola, família e aluno com dificuldade.
(D) o suporte familiar pode causar impacto positivo no comportamento do aluno com dificuldade.
(E) o planejamento de ações específicas junto ao aluno com dificuldade se faz necessário.

Cabe ao psicólogo escolar desenvolver atividades de cunho preventivo e educativo, tendo inclusive a prevenção como foco de atenção primária. Sendo assim, seria incoerente afirmar que:
A) atuações voltadas à prevenção podem atingir professores, alunos e comunidade.
B) atuar de forma preventiva junto aos alunos pode surtir efeitos positivos em sua vida escolar.
C) não se deve considerar que a intervenção educativa anule a importância da ação remediativa.
D) atuações que focam a prevenção no âmbito escolar podem ocorrer dentro ou fora da escola.
E) o trabalho de remediação é mais relevante do que o preventivo, pois permite reparar uma situação problema já instalada.

A atuação do psicólogo junto à comunidade é uma prática que assume importância na melhoria de como esta comunidade enxerga a escola. Com base nessa consideração, assinale a alternativa que não estaria coerente com a atuação do psicólogo escolar.
A) O trabalho do psicólogo escolar pode promover a ampliação do diálogo entre escola e comunidade.
B) O psicólogo escolar pode desenvolver programas interventivos que permitam levar informações à comunidade.
C) Invariavelmente a comunidade é resistente às ações interventivas do psicólogo escolar, mesmo esse trabalho ocorrendo de forma interdisciplinar.
D) A atuação do psicólogo escolar com a comunidade permite a compreensão da inter-relação pais/escola/aluno/meio.
E) A comunidade pode ser uma parceira da escola e o psicólogo escolar pode ser o agente facilitador dessa parceria.

O fazer profissional do psicólogo no âmbito da escola exige que ele tenha conhecimentos que o instrumentalizem em sua prática. Torna-se imprescindível que o psicólogo escolar seja capaz de compreender os fenômenos próprios desse contexto à luz das legislações e normativas vigentes. Sendo assim, assinale a alternativa cuja afirmação está equivocada.
A) Os Parâmetros Curriculares Nacionais são mais ajustados ao conhecimento do pedagogo e, portanto, não são necessários ao trabalho do psicólogo.
I. Para o psicólogo escolar fica claro que todos os alunos que apresentam insucesso escolar são vítimas de violência doméstica.
III. O psicólogo escolar deve ter uma preocupação de articular a história escolar com a história pessoal do aluno, e não somente a história familiar.
IV. O psicólogo escolar deve estar consciente de que os alunos que apresentam insucesso escolar são provenientes de lares e famílias desestruturados.
A) I, somente.
B) II e IV, somente.
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) todas.

No fazer profissional do psicólogo escolar, deve-se adotar uma postura crítica. Assinale a alternativa na qual essa postura crítica não é respeitada.
(A) A atuação do psicólogo escolar deve ser fundamentada no compromisso para a luta por uma escola democrática.
(B) O fazer do psicólogo escolar deve ser pela qualidade do ensino.
(C) O fazer do psicólogo escolar deve ter compromisso histórico e social com a noção de escola participativa.
(D) O psicólogo escolar tem o dever de também atender aos interesses políticos e partidários, pois estes interferem no contexto escolar.
(E) O psicólogo escolar deve se posicionar de modo a defender os direitos à cidadania dos alunos e dos profissionais da educação.

O psicólogo escolar assume diversas atribuições profissionais na escola. Sendo assim, assinale aquela que não se caracteriza como papel do psicólogo escolar.
A) Diagnóstico institucional.
B) Planejamento e execução de intervenções psicoeducacionais que capacitem a equipe escolar.
C) Orientação vocacional/profissional a jovens estudantes.
D) Avaliação diagnostica de alunos com dificuldades de aprendizagem.
E) Avaliação da saúde mental de professores que apresentam sintomas de esgotamento no trabalho, como estresse laborai, depressão, entre outros.

Assinale a alternativa em que se pode observar um desvio de função do psicólogo escolar.
(A) O psicólogo escolar pode atuar como clínico no contexto escolar, desde que essa atuação não interfira no seu fazer enquanto psicólogo escolar.
(B) O psicólogo escolar pode auxiliar na elaboração do projeto pedagógico da instituição escolar.
(C) Dentre as atribuições do psicólogo escolar, está a mediação do diálogo entre professor e aluno.
(D) O psicólogo escolar pode disseminar trabalhos científicos que permitam o diálogo entre a realidade acadêmica e a prática escolar.
(E) Orientar, supervisionar ou executar projetos interventivos junto aos professores.

O exercício profissional do psicólogo escolar fundamentado nos princípios do Código de Ética profissional.
I. Embora os princípios sejam gerais da profissão de psicólogo e não da especificidade da atuação do psicólogo escolar, tais princípios são norteadores e devem ser seguidos.
II. Os princípios éticos são gerados a partir de dilemas éticos e específicos de cada atuação profissional, portanto, quando se trata da atuação do psicólogo escolar, o Código de Ética não atende à demanda dessa realidade.
III. Os princípios devem ser atendidos, contudo, por vezes é preciso usar o bom senso e abrir exceção quanto ao uso e à aplicação do Código de Ética no contexto escolar.
A) I e III, somente.
B) III, somente.
C) I, somente.
D) II, somente.
E) nenhuma.

Uma das inúmeras contribuições da Psicologia Escolar aos contextos educativos refere-se à formação continuada de professores. Com base na especificidade do conhecimento psicológico e nas reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, analise as alternativas e assinale a incorreta.
A) O processo de formação continuada de professores, mediado pelo psicólogo escolar, deve privilegiar a apropriação de conhecimentos psicológicos, associada a análise e reflexão das situações cotidianamente vivenciadas pelos professores.
B) A apropriação dos conhecimentos científicos produzidos pela Psicologia do Desenvolvimento pode levar os professores a compreender que o aprendizado é a mola propulsora do desenvolvimento dos alunos para, assim, explorarem de maneira diferente o conhecimento científico e os conteúdos curriculares.
C) A formação de professores deve oportunizar momentos de reflexão acerca dos aspectos que constituem o sujeito e são integrantes de sua subjetividade.
D) A atuação da Psicologia Escolar na formação continuada docente pode ser a de destacar o quanto a intervenção do professor pode provocar o desenvolvimento das funções psicológicas dos alunos.
E) A modificação do trabalho do professor envolve a ressigificação do sentido subjetivo que o profissional atribui ao seu trabalho, sendo função do psicólogo escolar definir e estabelecer tal sentido.

Camila é psicóloga escolar de uma escola pública de Goiânia e foi contactada pelo coordenador pedagógico que pediu que intervisse em um conflito entre alunos do 1º ano do Ensino Médio que se agrediram física e verbalmente em sala de aula. O coordenador esclareceu, ainda, que um dos alunos é negro e que a turma exigia sua expulsão (transferência) da escola. Camila, confusa com o pedido que estava recebendo, perguntou sobre as medidas que haviam sido tomadas; o coordenador esclareceu que ele próprio conversou com os alunos e que, apoiado pela maioria dos professores, pretendia sugerir a transferência do aluno negro para outro turno. Considerando a especificidade do conhecimento psicológico na promoção do desenvolvimento humano e as reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, assinale a alternativa que apresenta possibilidades de ações da psicóloga escolar.
I. Conversar com os dois alunos para se desculparem e prometerem não se agredir novamente, sob pena de serem transferidos da escola.
II. Realizar oficinas terapêuticas com toda a turma voltadas para a reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial.
III. Propor ao aluno negro um acompanhamento psicoterapêutico para amenizar seu sentimento de discriminação.
IV. Planejar e desenvolver em conjunto com os professores um projeto de convívio e respeito à diversidade humana.
V. Dialogar com o coordenador e professores acerca dos aspectos relacionais, sociais e institucionais envolvidos na configuração do conflito.
A) III, somente.
B) I e II, somente.
C) II e IV, somente.
D) I, II e III, somente.
E) IV e V, somente.

Contemporaneamente, as estratégias de caráter institucional vêm se configurando como prática entre os psicólogos escolares que cada vez mais ampliam a compreensão dos fenômenos escolares para além da problemática individual.
Acerca da intervenção institucional em Psicologia Escolar, assinale a alternativa incorreta.
(A) Mapear a instituição cria subsídios para a compreensão da realidade, bem como dos processos que são constitutivos de subjetividades.
(B) O Mapeamento Institucional deve ser feito assim que o psicólogo ingressa na escola, ampliando sua compreensão do contexto no qual irá atuar e orientando a definição das ações. Após esse momento, o Mapeamento torna-se desnecessário, pois o profissional já conhece a escola.
(C) Em uma perspectiva institucional de atuação, o psicólogo escolar pode colaborar com a investigação e conscientização das concepções e ideais que sustentam as ações institucionais.
(D) Mapear, analisar e refletir sobre os aspectos institucionais de forma sistemática e contínua é etapa básica do processo de intervenção institucional.
(E) O psicólogo escolar pode assessorar os processos de gestão como o planejamento e coordenação das políticas, programas e ações educacionais que impactam as relações intersubjetivas.

A formação continuada dos profissionais que trabalham em uma instituição educativa - incluindo professores, coordenadores, técnico-administrativos e gestores - é um dos campos de intervenção da Psicologia Escolar.
A respeito dessa atuação, assinale a alternativa correta.
I. A formação continuada da equipe profissional da escola, mediada pelo psicólogo escolar, direciona-se para o aprofundamento e apropriação das bases teórico-conceituais que sustentam a proposta pedagógica da escola, especificamente quanto às concepções de desenvolvimento humano.
II. A formação continuada visa, sobretudo, a corrigir falhas e lacunas dos cursos de formação inicial. Dessa forma, cabe ao psicólogo escolar fazer um diagnóstico das fragilidades dos profissionais.
III. O processo de formação continuada planejado e conduzido pela Psicologia Escolar é uma estratégia para a conscientização das concepções e das práticas dos profissionais, com vistas a potencializar os processos educativos.
IV. A formação continuada busca modificar os comportamentos inadequados dos profissionais no que diz respeito às regras estabelecidas pela escola.
V. Ações de formação continuada com os gestores da instituição só se justificam quando eles não conseguem desempenhar satisfatoriamente as suas funções.
(A) IV, somente.
(B) I e III, somente.
(C) II e V, somente.
(D) I, III e IV, somente.
(E) II, IV e V, somente.

A relação que se estabelece entre a escola e as famílias dos alunos é um dos campos de atuação da Psicologia Escolar. Família e escola são os dois primeiros contextos educativos em que a criança vive e servem de referência à vida em sociedade. À luz das reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, particularmente no que se refere às possibilidades de intervenção nas relações entre família e escola, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
Assinale a alternativa incorreta.
A) Na concepção dos professores existe um modelo familiar mais adequado às necessidades educacionais, o qual, na opinião deles, não é cumprido pelos pais. Ao psicólogo escolar cabe planejar e executar cursos e palestras informativas que ensinem aos pais o que precisam fazer.
B) A escola tem um modelo idealizado de família, todavia, atualmente, há uma diversidade de famílias no que diz respeito à multiplicidade cultural, orientação sexual e composições. Sendo assim, uma contribuição dos psicólogos escolares é na conscientização dos profissionais da escola acerca da diversidade de modelos familiares.
C) Historicamente, o padrão da relação entre família e escola baseia-se na ocorrência de problemas (baixo rendimento acadêmico, indisciplina, relacionamento com os professores etc). Para modificar esse padrão relacionai, o psicólogo escolar pode oportunizar reflexões com a equipe escolar voltadas à construção de uma relação diferenciada.
D) A definição do que cabe aos pais na escola é um grande desafio, pois não é fácil distinguir os temas que lhes são próprios daqueles nos quais seu papel deve ser complementar. O psicólogo escolar deve oportunizar reflexões sobre esse desafio com os atores escolares e com os pais, para que possam construir colaborativamente uma relação saudável.
E) Um espaço de diálogo e discussão entre a família e a escola pode ser proposto pelo psicólogo escolar quando se identifica que existem divergências de opiniões entre os atores envolvidos na relação, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma relação de parceria entre família e escola.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nos últimos anos é possível observar em dados oficiais oferecidos pelo Ministério da Educação que houve uma redução do número de alunos repetentes em toda a educação básica.
Com base nessa constatação, das alternativas a seguir, qual não deve ser considerada como concepção predominante para o trabalho de um psicólogo escolar?
A) O psicólogo escolar deve ter a concepção predominante de que todas as variáveis envolvidas na dificuldade do aluno devem ser investigadas.
B) O psicólogo escolar deve ter a visão de que os fatores condicionantes ou estruturantes podem ter relação direta com o fracasso do aluno.
C) O psicólogo escolar deve ter a visão de que muitas famílias de alunos que fracassam na escola se preocupam e se comprometem de forma positiva com a educação desse aluno.
D) O psicólogo escolar deve ter a predominante de que o aluno com apresenta conflitos internos que são reflexos de sua desestruturação familiar e que resultam em fracasso escolar.
E) A visão do psicólogo escolar deve ser no sentido de voltar sua atenção para o cotidiano escolar, focando não somente o aluno com dificuldade, mas também a rede de relações que permeiam o cenário escolar.

Considere a seguinte afirmação: "A não aprendizagem na escola é uma das causas do fracasso escolar/" Com base na afirmativa, responda como o psicólogo escolar deve encarar esse fato.
(A) Para o psicólogo escolar esse fato deve ser compreendido sob a perspectiva de que a escola é a única responsável pelo êxito escolar de seus alunos.
(B) Esse fato deve ser encarado pelo psicólogo escolar como algo inerente a um contexto mais amplo, isto é, a realidade escolar.
(C) Esse fato deve ser considerado pelo psicólogo escolar como reflexo de uma dificuldade da estrutura familiar do aluno.
(D) O psicólogo escolar deve encarar esse fato como algo isolado que acontece na vida de alguns alunos.
(E) O fato deve ser visto como algo que não reflete a realidade, pois a não aprendizagem é a única causa do fracasso escolar.

Assinale a alternativa que indica no que a função do psicólogo escolar se diferencia da função do educador.
(A) O psicólogo escolar tem o papel de intervir, visando a aprimorar/desenvolver ou remediar os fenômenos inerentes à interface psicoeducacional.
(B) O psicólogo escolar terá a função de desenvolver atividades clínicas, visando à melhora significativa da situação problema.
(C) O psicólogo escolar tem o dever de atuar de forma clínica e pedagógica, tendo por objetivo maior o bem-estar dos alunos e da equipe escolar.
(D) É papel do psicólogo escolar também atuar como educador, especialmente na intervenção com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
(E) Somente o psicólogo escolar pode atuar de forma clínica na escola, o que permite o atendimento da equipe pedagógica, aluno e família.

Considerando o Código de Ética Profissional em seu Artigo 9, Letra i, pode ser observado que o psicólogo deve "zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios do código de ética".
A esse respeito, é correto afirmar que:
A) o psicólogo, no seu fazer profissional na escola, sabe que há outros profissionais que não são psicólogos, que poderiam fazer uso de material privativo e que, portanto, essa regra não se aplicaria nessas condições.
B) é sabido pelo psicólogo escolar que no contexto da escola não cabe a ele zelar pela comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo.
C) esse princípio do Código de Ética não se aplica ao psicólogo escolar, haja vista que, em sua atuação, ele não faz uso de material privativo.
D) a direção da escola não deve ser privada do acesso aos materiais privativos do psicólogo, especialmente porque a direção deve ter ciência sobre as atividades do psicólogo escolar dentro da instituição.
E) o psicólogo escolar que trabalha com material privativo do psicólogo deve em qualquer circunstância zelar para que esse item do código seja cumprido.

Torna-se imprescindível a atuação do psicólogo escolar na elaboração de um projeto interventivo que auxilie a equipe pedagógica dos diferentes níveis da educação formal a lidarem de forma mais eficaz com os alunos com altas habilidades/superdotação.
Com base nessa consideração, assinale a alternativa que não estaria coerente com a atuação do psicólogo escolar.
(A) Os professores podem ser orientados pelo psicólogo escolar a lidarem de forma mais assertiva com as discrepâncias apresentadas entre o desempenho do aluno com altas habilidades/superdotação e o desempenho dos alunos considerados típicos.
(B) Cabe ao psicólogo escolar atuar visando a melhorar a interação entre professores, alunos típicos e aluno com altas habilidades/superdotação.
(C) O psicólogo escolar poderia desenvolver um trabalho psicoterapêutico junto ao aluno com altas habilidades/superdotação, de modo a aprimorar ainda mais as habilidades desse aluno.
(D) O psicólogo escolar poderia auxiliar a equipe pedagógica na elaboração de atividades voltadas ao aluno com altas habilidades/superdotação.
(E) O trabalho do psicólogo escolar poderia abranger a orientação de pais de alunos com altas habilidades/superdotação.

A atuação interventiva no fazer do psicólogo escolar pode focar diferentes formas de trabalho e visa sempre à promoção de ações mais assertivas na lida de alguma situação. Considere as seguintes propostas interventivas: I. Ação focada em remediar as dificuldades de alunos com deficiências na aprendizagem, pois esses invariavelmente acabam por delinquir e a intervenção mudaria esse fato. II. Ação interventiva com pais, alunos e professores poderia ser viabilizada de forma concomitante e surtiria maior resultado. III. Ação direcionada ao trabalho com professores de alunos com dificuldades escolares poderiam ser benéfica para o professor e, de forma indireta, para o aluno. Está correto o que se afirma em:
A) I e II, somente.
B) II e III, somente.
C) I e III, somente.
D) II, somente.
E) todas.

A atuação com pessoas com necessidades educativas especiais constitui uma das práticas do psicólogo escolar.
Assinale a alternativa que não condiz com esse tipo de atuação.
(A) O psicólogo escolar pode realizar a caracterização ou diagnóstico do aluno com essa necessidade.
(B) O psicólogo escolar pode desenvolver estratégias de intervenção grupai que ofereçam apoio à equipe pedagógica na lida com o aluno com essa necessidade.
(C) O psicólogo escolar pode promover ações que permitam a melhor socialização do aluno com essa necessidade.
(D) O psicólogo escolar poderá oferecer assistência pedagógica adequada às demandas específicas do aluno com essa necessidade.
(E) O psicólogo escolar poderá atuar de forma interventiva, oferecendo esclarecimentos às famílias dos alunos com essa necessidade.

Ao considerar a família como elemento importante na remediação da dificuldade do aluno que apresenta fracasso escolar, não é correto afirmar que:
(A) a família pode ser orientada a como lidar de forma menos traumática com essa situação.
(B) por mais que o psicólogo intervenha, cabe somente à família fazer com que o aluno supere sua dificuldade.
(C) o psicólogo poderá mediar o diálogo entre escola, família e aluno com dificuldade.
(D) o suporte familiar pode causar impacto positivo no comportamento do aluno com dificuldade.
(E) o planejamento de ações específicas junto ao aluno com dificuldade se faz necessário.

Cabe ao psicólogo escolar desenvolver atividades de cunho preventivo e educativo, tendo inclusive a prevenção como foco de atenção primária. Sendo assim, seria incoerente afirmar que:
A) atuações voltadas à prevenção podem atingir professores, alunos e comunidade.
B) atuar de forma preventiva junto aos alunos pode surtir efeitos positivos em sua vida escolar.
C) não se deve considerar que a intervenção educativa anule a importância da ação remediativa.
D) atuações que focam a prevenção no âmbito escolar podem ocorrer dentro ou fora da escola.
E) o trabalho de remediação é mais relevante do que o preventivo, pois permite reparar uma situação problema já instalada.

A atuação do psicólogo junto à comunidade é uma prática que assume importância na melhoria de como esta comunidade enxerga a escola. Com base nessa consideração, assinale a alternativa que não estaria coerente com a atuação do psicólogo escolar.
A) O trabalho do psicólogo escolar pode promover a ampliação do diálogo entre escola e comunidade.
B) O psicólogo escolar pode desenvolver programas interventivos que permitam levar informações à comunidade.
C) Invariavelmente a comunidade é resistente às ações interventivas do psicólogo escolar, mesmo esse trabalho ocorrendo de forma interdisciplinar.
D) A atuação do psicólogo escolar com a comunidade permite a compreensão da inter-relação pais/escola/aluno/meio.
E) A comunidade pode ser uma parceira da escola e o psicólogo escolar pode ser o agente facilitador dessa parceria.

O fazer profissional do psicólogo no âmbito da escola exige que ele tenha conhecimentos que o instrumentalizem em sua prática. Torna-se imprescindível que o psicólogo escolar seja capaz de compreender os fenômenos próprios desse contexto à luz das legislações e normativas vigentes. Sendo assim, assinale a alternativa cuja afirmação está equivocada.
A) Os Parâmetros Curriculares Nacionais são mais ajustados ao conhecimento do pedagogo e, portanto, não são necessários ao trabalho do psicólogo.
I. Para o psicólogo escolar fica claro que todos os alunos que apresentam insucesso escolar são vítimas de violência doméstica.
III. O psicólogo escolar deve ter uma preocupação de articular a história escolar com a história pessoal do aluno, e não somente a história familiar.
IV. O psicólogo escolar deve estar consciente de que os alunos que apresentam insucesso escolar são provenientes de lares e famílias desestruturados.
A) I, somente.
B) II e IV, somente.
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) todas.

No fazer profissional do psicólogo escolar, deve-se adotar uma postura crítica. Assinale a alternativa na qual essa postura crítica não é respeitada.
(A) A atuação do psicólogo escolar deve ser fundamentada no compromisso para a luta por uma escola democrática.
(B) O fazer do psicólogo escolar deve ser pela qualidade do ensino.
(C) O fazer do psicólogo escolar deve ter compromisso histórico e social com a noção de escola participativa.
(D) O psicólogo escolar tem o dever de também atender aos interesses políticos e partidários, pois estes interferem no contexto escolar.
(E) O psicólogo escolar deve se posicionar de modo a defender os direitos à cidadania dos alunos e dos profissionais da educação.

O psicólogo escolar assume diversas atribuições profissionais na escola. Sendo assim, assinale aquela que não se caracteriza como papel do psicólogo escolar.
A) Diagnóstico institucional.
B) Planejamento e execução de intervenções psicoeducacionais que capacitem a equipe escolar.
C) Orientação vocacional/profissional a jovens estudantes.
D) Avaliação diagnostica de alunos com dificuldades de aprendizagem.
E) Avaliação da saúde mental de professores que apresentam sintomas de esgotamento no trabalho, como estresse laborai, depressão, entre outros.

Assinale a alternativa em que se pode observar um desvio de função do psicólogo escolar.
(A) O psicólogo escolar pode atuar como clínico no contexto escolar, desde que essa atuação não interfira no seu fazer enquanto psicólogo escolar.
(B) O psicólogo escolar pode auxiliar na elaboração do projeto pedagógico da instituição escolar.
(C) Dentre as atribuições do psicólogo escolar, está a mediação do diálogo entre professor e aluno.
(D) O psicólogo escolar pode disseminar trabalhos científicos que permitam o diálogo entre a realidade acadêmica e a prática escolar.
(E) Orientar, supervisionar ou executar projetos interventivos junto aos professores.

O exercício profissional do psicólogo escolar fundamentado nos princípios do Código de Ética profissional.
I. Embora os princípios sejam gerais da profissão de psicólogo e não da especificidade da atuação do psicólogo escolar, tais princípios são norteadores e devem ser seguidos.
II. Os princípios éticos são gerados a partir de dilemas éticos e específicos de cada atuação profissional, portanto, quando se trata da atuação do psicólogo escolar, o Código de Ética não atende à demanda dessa realidade.
III. Os princípios devem ser atendidos, contudo, por vezes é preciso usar o bom senso e abrir exceção quanto ao uso e à aplicação do Código de Ética no contexto escolar.
A) I e III, somente.
B) III, somente.
C) I, somente.
D) II, somente.
E) nenhuma.

Uma das inúmeras contribuições da Psicologia Escolar aos contextos educativos refere-se à formação continuada de professores. Com base na especificidade do conhecimento psicológico e nas reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, analise as alternativas e assinale a incorreta.
A) O processo de formação continuada de professores, mediado pelo psicólogo escolar, deve privilegiar a apropriação de conhecimentos psicológicos, associada a análise e reflexão das situações cotidianamente vivenciadas pelos professores.
B) A apropriação dos conhecimentos científicos produzidos pela Psicologia do Desenvolvimento pode levar os professores a compreender que o aprendizado é a mola propulsora do desenvolvimento dos alunos para, assim, explorarem de maneira diferente o conhecimento científico e os conteúdos curriculares.
C) A formação de professores deve oportunizar momentos de reflexão acerca dos aspectos que constituem o sujeito e são integrantes de sua subjetividade.
D) A atuação da Psicologia Escolar na formação continuada docente pode ser a de destacar o quanto a intervenção do professor pode provocar o desenvolvimento das funções psicológicas dos alunos.
E) A modificação do trabalho do professor envolve a ressigificação do sentido subjetivo que o profissional atribui ao seu trabalho, sendo função do psicólogo escolar definir e estabelecer tal sentido.

Camila é psicóloga escolar de uma escola pública de Goiânia e foi contactada pelo coordenador pedagógico que pediu que intervisse em um conflito entre alunos do 1º ano do Ensino Médio que se agrediram física e verbalmente em sala de aula. O coordenador esclareceu, ainda, que um dos alunos é negro e que a turma exigia sua expulsão (transferência) da escola. Camila, confusa com o pedido que estava recebendo, perguntou sobre as medidas que haviam sido tomadas; o coordenador esclareceu que ele próprio conversou com os alunos e que, apoiado pela maioria dos professores, pretendia sugerir a transferência do aluno negro para outro turno. Considerando a especificidade do conhecimento psicológico na promoção do desenvolvimento humano e as reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, assinale a alternativa que apresenta possibilidades de ações da psicóloga escolar.
I. Conversar com os dois alunos para se desculparem e prometerem não se agredir novamente, sob pena de serem transferidos da escola.
II. Realizar oficinas terapêuticas com toda a turma voltadas para a reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial.
III. Propor ao aluno negro um acompanhamento psicoterapêutico para amenizar seu sentimento de discriminação.
IV. Planejar e desenvolver em conjunto com os professores um projeto de convívio e respeito à diversidade humana.
V. Dialogar com o coordenador e professores acerca dos aspectos relacionais, sociais e institucionais envolvidos na configuração do conflito.
A) III, somente.
B) I e II, somente.
C) II e IV, somente.
D) I, II e III, somente.
E) IV e V, somente.

Contemporaneamente, as estratégias de caráter institucional vêm se configurando como prática entre os psicólogos escolares que cada vez mais ampliam a compreensão dos fenômenos escolares para além da problemática individual.
Acerca da intervenção institucional em Psicologia Escolar, assinale a alternativa incorreta.
(A) Mapear a instituição cria subsídios para a compreensão da realidade, bem como dos processos que são constitutivos de subjetividades.
(B) O Mapeamento Institucional deve ser feito assim que o psicólogo ingressa na escola, ampliando sua compreensão do contexto no qual irá atuar e orientando a definição das ações. Após esse momento, o Mapeamento torna-se desnecessário, pois o profissional já conhece a escola.
(C) Em uma perspectiva institucional de atuação, o psicólogo escolar pode colaborar com a investigação e conscientização das concepções e ideais que sustentam as ações institucionais.
(D) Mapear, analisar e refletir sobre os aspectos institucionais de forma sistemática e contínua é etapa básica do processo de intervenção institucional.
(E) O psicólogo escolar pode assessorar os processos de gestão como o planejamento e coordenação das políticas, programas e ações educacionais que impactam as relações intersubjetivas.

A formação continuada dos profissionais que trabalham em uma instituição educativa - incluindo professores, coordenadores, técnico-administrativos e gestores - é um dos campos de intervenção da Psicologia Escolar.
A respeito dessa atuação, assinale a alternativa correta.
I. A formação continuada da equipe profissional da escola, mediada pelo psicólogo escolar, direciona-se para o aprofundamento e apropriação das bases teórico-conceituais que sustentam a proposta pedagógica da escola, especificamente quanto às concepções de desenvolvimento humano.
II. A formação continuada visa, sobretudo, a corrigir falhas e lacunas dos cursos de formação inicial. Dessa forma, cabe ao psicólogo escolar fazer um diagnóstico das fragilidades dos profissionais.
III. O processo de formação continuada planejado e conduzido pela Psicologia Escolar é uma estratégia para a conscientização das concepções e das práticas dos profissionais, com vistas a potencializar os processos educativos.
IV. A formação continuada busca modificar os comportamentos inadequados dos profissionais no que diz respeito às regras estabelecidas pela escola.
V. Ações de formação continuada com os gestores da instituição só se justificam quando eles não conseguem desempenhar satisfatoriamente as suas funções.
(A) IV, somente.
(B) I e III, somente.
(C) II e V, somente.
(D) I, III e IV, somente.
(E) II, IV e V, somente.

A relação que se estabelece entre a escola e as famílias dos alunos é um dos campos de atuação da Psicologia Escolar. Família e escola são os dois primeiros contextos educativos em que a criança vive e servem de referência à vida em sociedade. À luz das reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, particularmente no que se refere às possibilidades de intervenção nas relações entre família e escola, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
Assinale a alternativa incorreta.
A) Na concepção dos professores existe um modelo familiar mais adequado às necessidades educacionais, o qual, na opinião deles, não é cumprido pelos pais. Ao psicólogo escolar cabe planejar e executar cursos e palestras informativas que ensinem aos pais o que precisam fazer.
B) A escola tem um modelo idealizado de família, todavia, atualmente, há uma diversidade de famílias no que diz respeito à multiplicidade cultural, orientação sexual e composições. Sendo assim, uma contribuição dos psicólogos escolares é na conscientização dos profissionais da escola acerca da diversidade de modelos familiares.
C) Historicamente, o padrão da relação entre família e escola baseia-se na ocorrência de problemas (baixo rendimento acadêmico, indisciplina, relacionamento com os professores etc). Para modificar esse padrão relacionai, o psicólogo escolar pode oportunizar reflexões com a equipe escolar voltadas à construção de uma relação diferenciada.
D) A definição do que cabe aos pais na escola é um grande desafio, pois não é fácil distinguir os temas que lhes são próprios daqueles nos quais seu papel deve ser complementar. O psicólogo escolar deve oportunizar reflexões sobre esse desafio com os atores escolares e com os pais, para que possam construir colaborativamente uma relação saudável.
E) Um espaço de diálogo e discussão entre a família e a escola pode ser proposto pelo psicólogo escolar quando se identifica que existem divergências de opiniões entre os atores envolvidos na relação, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma relação de parceria entre família e escola.

Prévia do material em texto

o o o o o o o o o o o o o o o 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
o o o o o o o o o o o o o o o 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
1 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
1) Nos últimos anos é possível observar em dados 
oficiais oferecidos pelo Ministério da Educação que 
houve uma redução do número de alunos repetentes 
em toda a educação básica. Com base nessa 
constatação, das alternativas a seguir, qual não 
deve ser considerada como concepção predominante 
para o trabalho de um psicólogo escolar? 
 
A) O psicólogo escolar deve ter a concepção 
predominante de que todas as variáveis envolvidas 
na dificuldade do aluno devem ser investigadas. 
B) O psicólogo escolar deve ter a visão de que os 
fatores condicionantes ou estruturantes podem ter 
relação direta com o fracasso do aluno. 
C) O psicólogo escolar deve ter a visão de que muitas 
famílias de alunos que fracassam na escola se 
preocupam e se comprometem de forma positiva com 
a educação desse aluno. 
D) O psicólogo escolar deve ter a predominante de 
que o aluno com apresenta conflitos internos que são 
reflexos de sua desestruturação familiar e que 
resultam em fracasso escolar. 
E) A visão do psicólogo escolar deve ser no sentido 
de voltar sua atenção para o cotidiano escolar, 
focando não somente o aluno com dificuldade, mas 
também a rede de relações que permeiam o cenário 
escolar. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
2) Considere a seguinte afirmação: "A não 
aprendizagem na escola é uma das causas do 
fracasso escolar”. Com base na afirmativa, responda 
como o psicólogo escolar deve encarar esse fato. 
 
A) Para o psicólogo escolar esse fato deve ser 
compreendido sob a perspectiva de que a escola é a 
única responsável pelo êxito escolar de seus alunos. 
B) Esse fato deve ser encarado pelo psicólogo escolar 
como algo inerente a um contexto mais amplo, isto é, 
a realidade escolar. 
C) Esse fato deve ser considerado pelo psicólogo 
escolar como reflexo de uma dificuldade da estrutura 
familiar do aluno. 
D) O psicólogo escolar deve encarar esse fato como 
algo isolado que acontece na vida de alguns alunos. 
E) O fato deve ser visto como algo que não reflete a 
realidade, pois a não aprendizagem é a única causa 
do fracasso escolar. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
3) Assinale a alternativa que indica no que a função 
do psicólogo escolar se diferencia da função do 
educador. 
 
A) O psicólogo escolar tem o papel de intervir, 
visando a aprimorar/desenvolver ou remediar os 
fenômenos inerentes à interface psicoeducacional. 
B) O psicólogo escolar terá a função de desenvolver 
atividades clínicas, visando à melhora significativa 
da situação problema. 
C) O psicólogo escolar tem o dever de atuar de forma 
clínica e pedagógica, tendo por objetivo maior o 
bem-estar dos alunos e da equipe escolar. 
D) É papel do psicólogo escolar também atuar como 
educador, especialmente na intervenção com alunos 
que apresentam dificuldades de aprendizagem. 
E) Somente o psicólogo escolar pode atuar de forma 
clínica na escola, o que permite o atendimento da 
equipe pedagógica, aluno e família. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
4) O exercício profissional do psicólogo escolar 
envolve atividades como: 
I. Atuação clínica frente aos possíveis problemas 
emocionais apresentados pelos professores, como 
depressão, ansiedade, entre outros. 
II. Desenvolvimento de trabalhos voltados à 
orientação de pais e professores quanto às 
dificuldades de aprendizagem apresentadas por 
alunos. 
III. Atuação preventiva com grupos de alunos frente 
a assuntos relacionados à sexualidade, drogas, entre 
outros. 
IV. Atuação no combate à violência na escola com 
atividades terapêuticas para trabalhar aspectos 
psicoafetivos das pessoas envolvidas. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I, somente, 
B) II e III, somente, 
C) I e III, somente. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
2 
 
D) II, III e IV, somente 
E) I, II e III, somente. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
5) Considerando o Código de Ética Profissional em 
seu Artigo 9, Letra i, pode ser observado que o 
psicólogo deve "zelar para que a comercialização, 
aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de 
divulgação do material privativo do psicólogo sejam 
feitas conforme os princípios do código de ética". A 
esse respeito, é correto afirmar que: 
 
A) o psicólogo, no seu fazer profissional na escola, 
sabe que há outros profissionais que não são 
psicólogos, que poderiam fazer uso de material 
privativo e que, portanto, essa regra não se aplicaria 
nessas condições. 
B) é sabido pelo psicólogo escolar que no contexto da 
escola não cabe a ele zelar pela comercialização, 
aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de 
divulgação do material privativo do psicólogo. 
C) esse princípio do Código de Ética não se aplica ao 
psicólogo escolar, haja vista que, em sua atuação, ele 
não faz uso de material privativo. 
D) a direção da escola não deve ser privada do 
acesso aos materiais privativos do psicólogo, 
especialmente porque a direção deve ter ciência 
sobre as atividades do psicólogo escolar dentro da 
instituição. 
E) o psicólogo escolar que trabalha com material 
privativo do psicólogo deve em qualquer 
circunstância zelar para que esse item do código seja 
cumprido. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
6) Torna-se imprescindível a atuação do psicólogo 
escolar na elaboração de um projeto interventivo 
que auxilie a equipe pedagógica dos diferentes níveis 
da educação formal a lidarem de forma mais eficaz 
com os alunos com altas habilidades/superdotação. 
Com base nessa consideração, assinale a alternativa 
que não estaria coerente com a atuação do psicólogo 
escolar. 
 
A) Os professores podem ser orientados pelo 
psicólogo escolar a lidarem de forma mais assertiva 
com as discrepâncias apresentadas entre o 
desempenho do aluno com altas 
habilidades/superdotação e o desempenho dos 
alunos considerados típicos. 
B) Cabe ao psicólogo escolar atuar visando a 
melhorar a interação entre professores, alunos 
típicos e aluno com altas habilidades/superdotação. 
C) O psicólogo escolar poderia desenvolver um 
trabalho psicoterapêutico junto ao aluno com altas 
habilidades/superdotação, de modo a aprimorar 
ainda mais as habilidades desse aluno. 
D) O psicólogo escolar poderia auxiliar a equipe 
pedagógica na elaboração de atividades voltadas ao 
aluno com altas habilidades/superdotação. 
E) O trabalho do psicólogo escolar poderia abranger 
a orientação de pais de alunos com altas 
habilidades/superdotação. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
7) A atuação interventiva no fazer do psicólogo 
escolar pode focar diferentes formas de trabalho e 
visa sempre à promoção de ações mais assertivas na 
lida de alguma situação. Considere as seguintes 
propostas interventivas: 
 
I. Ação focada em remediar as dificuldades de alunos 
com deficiências na aprendizagem, pois esses 
invariavelmente acabam por delinquir e a 
intervenção mudaria esse fato. 
II. Ação interventiva com pais, alunos e professores 
poderiaser viabilizada de forma concomitante e 
surtiria maior resultado. 
III. Ação direcionada ao trabalho com professores de 
alunos com dificuldades escolares poderiam ser 
benéfica para o professor e, de forma indireta, para 
o aluno. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I e II, somente. 
B) II e III, somente. 
C) I e III, somente. 
D) II, somente. 
E) todas. 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
3 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
8) A atuação com pessoas com necessidades 
educativas especiais constitui uma das práticas do 
psicólogo escolar. Assinale a alternativa que não 
condiz com esse tipo de atuação. 
 
A) O psicólogo escolar pode realizar a caracterização 
ou diagnóstico do aluno com essa necessidade. 
B) O psicólogo escolar pode desenvolver estratégias 
de intervenção grupai que ofereçam apoio à equipe 
pedagógica na lida com o aluno com essa 
necessidade. 
C) O psicólogo escolar pode promover ações que 
permitam a melhor socialização do aluno com essa 
necessidade. 
D) O psicólogo escolar poderá oferecer assistência 
pedagógica adequada às demandas específicas do 
aluno com essa necessidade. 
E) O psicólogo escolar poderá atuar de forma 
interventiva, oferecendo esclarecimentos às famílias 
dos alunos com essa necessidade. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
9) Ao considerar a família como elemento importante 
na remediação da dificuldade do aluno que 
apresenta fracasso escolar, não é correto afirmar 
que: 
 
A) a família pode ser orientada a como lidar de forma 
menos traumática com essa situação. 
B) por mais que o psicólogo intervenha, cabe somente 
à família fazer com que o aluno supere sua 
dificuldade. 
C) o psicólogo poderá mediar o diálogo entre escola, 
família e aluno com dificuldade. 
D) o suporte familiar pode causar impacto positivo 
no comportamento do aluno com dificuldade. 
E) o planejamento de ações específicas junto ao 
aluno com dificuldade se faz necessário. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
10) Cabe ao psicólogo escolar desenvolver atividades 
de cunho preventivo e educativo, tendo inclusive a 
prevenção como foco de atenção primária. Sendo 
assim, seria incoerente afirmar que: 
A) atuações voltadas à prevenção podem atingir 
professores, alunos e comunidade. 
B) atuar de forma preventiva junto aos alunos pode 
surtir efeitos positivos em sua vida escolar. 
C) não se deve considerar que a intervenção 
educativa anule a importância da ação remediativa. 
D) atuações que focam a prevenção no âmbito 
escolar podem ocorrer dentro ou fora da escola. 
E) o trabalho de remediação é mais relevante do que 
o preventivo, pois permite reparar uma situação 
problema já instalada. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
11) A atuação do psicólogo junto à comunidade é 
uma prática que assume importância na melhoria de 
como esta comunidade enxerga a escola. Com base 
nessa consideração, assinale a alternativa que não 
estaria coerente com a atuação do psicólogo escolar. 
 
A) O trabalho do psicólogo escolar pode promover a 
ampliação do diálogo entre escola e comunidade. 
B) O psicólogo escolar pode desenvolver programas 
interventivos que permitam levar informações à 
comunidade. 
C) Invariavelmente a comunidade é resistente às 
ações interventivas do psicólogo escolar, mesmo esse 
trabalho ocorrendo de forma interdisciplinar. 
D) A atuação do psicólogo escolar com a comunidade 
permite a compreensão da inter-relação 
pais/escola/aluno/meio. 
E) A comunidade pode ser uma parceira da escola e 
o psicólogo escolar pode ser o agente facilitador 
dessa parceria. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
12) O fazer profissional do psicólogo no âmbito da 
escola exige que ele tenha conhecimentos que o 
instrumentalizem em sua prática. Torna-se 
imprescindível que o psicólogo escolar seja capaz de 
compreender os fenômenos próprios desse contexto à 
luz das legislações e normativas vigentes. Sendo 
assim, assinale a alternativa cuja afirmação está 
equivocada. 
 
A) Os Parâmetros Curriculares Nacionais são mais 
ajustados ao conhecimento do pedagogo e, portanto, 
não são necessários ao trabalho do psicólogo. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
4 
 
B) O código de ética profissional invariavelmente 
deve ser um norteador para a atuação do psicólogo. 
C) O Estatuto da Criança e do Adolescente se 
constitui em ferramenta importante para o 
psicólogo. 
D) As resoluções publicadas pelo Conselho Federal de 
Psicologia devem servir de parâmetro para a 
atuação do psicólogo, independendo de sua área. 
E) O conhecimento do projeto pedagógico e do 
currículo da instituição escolar é fundamental para 
a atuação do psicólogo escolar. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
13) Sobre o fracasso escolar, é possível afirmar que 
muitos psicólogos escolares apresentam uma visão 
medicalizante acerca desse fenômeno. Com base no 
que foi exposto, responda o que é a visão 
medicalizante adotada por muitos psicólogos 
escolares. 
 
A) Visão que atribui ao fracasso ou dificuldade de 
aprendizagem uma relação causai de que o problema 
está relacionado a algum distúrbio psico-fisiológico 
do aluno. 
B) Trata-se de uma visão mais atual na qual a 
intervenção psicológica é vista como um tipo de 
remédio clínico que poderia ser profilático ao aluno 
com dificuldade. 
C) A visão medicalizante é uma visão na qual o 
psicólogo escolar assume o papel de médico, 
adotando assim posturas de cunho mais clínico, 
especialmente no caso de alunos com dificuldades. 
D) Essa visão defende que o psicólogo também 
poderia prescrever medicamentos específicos que 
ajudariam alunos com dificuldades, como é o caso de 
alunos com Déficits de atenção e/ou Hiperatividade. 
E) A visão medicalizante tem por foco a atuação 
multiprofissional entre o psicólogo, a equipe escolar 
e os profissionais da saúde. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
14) Leia as afirmações a seguir: 
I. A motivação para a aprendizagem do aluno 
depende de políticas educacionais efetivas que 
melhorem as condições de trabalho do professor e 
consequentemente a qualidade do seu trabalho em 
sala de aula. 
II. A motivação para a aprendizagem do aluno pode 
ter causas internas (intrínsecas) que não se 
relacionam necessariamente com a falta de 
motivação do professor para ensinar. 
III. A motivação do professor para ensinar pode ser 
melhorada por meio de intervenção psicológica 
terapêutica do psicólogo escolar com o professor 
desmotivado. 
 
Quanto à motivação voltada ao contexto escolar 
está correto o que se afirma em: 
 
A) I, somente. 
B) I e II, somente. 
C) II e III, somente. 
D) II, somente. 
E) Todas. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
15) Em muitos casos a história familiar e as carências 
materiais dos alunos com insucesso escolar são 
utilizadas para explicar com exclusividade os 
problemas escolares. Levando em conta essa 
consideração, leia as afirmações a seguir: 
 
I. O psicólogo escolar deve sempre avaliar o insucesso 
escolar como um todo, no complexo cenário do ensino 
e da aprendizagem do aluno. 
II. Para o psicólogo escolar fica claro que todos os 
alunos que apresentam insucesso escolar são vítimasde violência doméstica. 
III. O psicólogo escolar deve ter uma preocupação de 
articular a história escolar com a história pessoal do 
aluno, e não somente a história familiar. 
IV. O psicólogo escolar deve estar consciente de que 
os alunos que apresentam insucesso escolar são 
provenientes de lares e famílias desestruturados. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I, somente. 
B) II e IV, somente. 
C) I e III, somente. 
D) II e III, somente. 
E) todas. 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
5 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
16) No fazer profissional do psicólogo escolar, deve-
se adotar uma postura crítica. Assinale a alternativa 
na qual essa postura crítica não é respeitada. 
 
A) A atuação do psicólogo escolar deve ser 
fundamentada no compromisso para a luta por uma 
escola democrática. 
B) O fazer do psicólogo escolar deve ser pela 
qualidade do ensino. 
C) O fazer do psicólogo escolar deve ter compromisso 
histórico e social com a noção de escola 
participativa. 
D) O psicólogo escolar tem o dever de também 
atender aos interesses políticos e partidários, pois 
estes interferem no contexto escolar. 
E) O psicólogo escolar deve se posicionar de modo a 
defender os direitos à cidadania dos alunos e dos 
profissionais da educação. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
17) O psicólogo escolar assume diversas atribuições 
profissionais na escola. Sendo assim, assinale aquela 
que não se caracteriza como papel do psicólogo 
escolar. 
 
A) Diagnóstico institucional. 
B) Planejamento e execução de intervenções 
psicoeducacionais que capacitem a equipe escolar. 
C) Orientação vocacional/profissional a jovens 
estudantes. 
D) Avaliação diagnostica de alunos com dificuldades 
de aprendizagem. 
E) Avaliação da saúde mental de professores que 
apresentam sintomas de esgotamento no trabalho, 
como estresse laborai, depressão, entre outros. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
18) Assinale a alternativa em que se pode observar 
um desvio de função do psicólogo escolar. 
 
A) O psicólogo escolar pode atuar como clínico no 
contexto escolar, desde que essa atuação não 
interfira no seu fazer enquanto psicólogo escolar. 
B) O psicólogo escolar pode auxiliar na elaboração 
do projeto pedagógico da instituição escolar. 
C) Dentre as atribuições do psicólogo escolar, está a 
mediação do diálogo entre professor e aluno. 
D) O psicólogo escolar pode disseminar trabalhos 
científicos que permitam o diálogo entre a realidade 
acadêmica e a prática escolar. 
E) Orientar, supervisionar ou executar projetos 
interventivos junto aos professores. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
19) O exercício profissional do psicólogo escolar 
fundamentado nos princípios do Código de Ética 
profissional. 
 
I. Embora os princípios sejam gerais da profissão de 
psicólogo e não da especificidade da atuação do 
psicólogo escolar, tais princípios são norteadores e 
devem ser seguidos. 
II. Os princípios éticos são gerados a partir de 
dilemas éticos e específicos de cada atuação 
profissional, portanto, quando se trata da atuação 
do psicólogo escolar, o Código de Ética não atende à 
demanda dessa realidade. 
III. Os princípios devem ser atendidos, contudo, por 
vezes é preciso usar o bom senso e abrir exceção 
quanto ao uso e à aplicação do Código de Ética no 
contexto escolar. 
 
Está correto o que se afirma em: 
A) I e III, somente. 
B) III, somente. 
C) I, somente. 
D) II, somente. 
E) nenhuma. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
20) Uma das inúmeras contribuições da Psicologia 
Escolar aos contextos educativos refere-se à 
formação continuada de professores. Com base na 
especificidade do conhecimento psicológico e nas 
reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, 
analise as alternativas e assinale a incorreta. 
 
A) O processo de formação continuada de 
professores, mediado pelo psicólogo escolar, deve 
privilegiar a apropriação de conhecimentos 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
6 
 
psicológicos, associada a análise e reflexão das 
situações cotidianamente vivenciadas pelos 
professores. 
B) A apropriação dos conhecimentos científicos 
produzidos pela Psicologia do Desenvolvimento pode 
levar os professores a compreender que o 
aprendizado é a mola propulsora do desenvolvimento 
dos alunos para, assim, explorarem de maneira 
diferente o conhecimento científico e os conteúdos 
curriculares. 
C) A formação de professores deve oportunizar 
momentos de reflexão acerca dos aspectos que 
constituem o sujeito e são integrantes de sua 
subjetividade. 
D) A atuação da Psicologia Escolar na formação 
continuada docente pode ser a de destacar o quanto 
a intervenção do professor pode provocar o 
desenvolvimento das funções psicológicas dos alunos. 
E) A modificação do trabalho do professor envolve a 
ressignificação do sentido subjetivo que o 
profissional atribui ao seu trabalho, sendo função do 
psicólogo escolar definir e estabelecer tal sentido. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
21) Camila é psicóloga escolar de uma escola pública 
de Goiânia e foi contactada pelo coordenador 
pedagógico que pediu que intervisse em um conflito 
entre alunos do lº ano do Ensino Médio que se 
agrediram física e verbalmente em sala de aula. O 
coordenador esclareceu, ainda, que um dos alunos é 
negro e que a turma exigia sua expulsão 
(transferência) da escola. Camila, confusa com o 
pedido que estava recebendo, perguntou sobre as 
medidas que haviam sido tomadas; o coordenador 
esclareceu que ele próprio conversou com os alunos 
e que, apoiado pela maioria dos professores, 
pretendia sugerir a transferência do aluno negro 
para outro turno. Considerando a especificidade do 
conhecimento psicológico na promoção do 
desenvolvimento humano e as reflexões sobre 
atuação crítica em Psicologia Escolar, assinale a 
alternativa que apresenta possibilidades de ações da 
psicóloga escolar. 
 
I. Conversar com os dois alunos para se desculparem 
e prometerem não se agredir novamente, sob pena de 
serem transferidos da escola. 
II. Realizar oficinas terapêuticas com toda a turma 
voltadas para a reflexão sobre o preconceito e a 
discriminação racial. 
III. Propor ao aluno negro um acompanhamento 
psicoterapêutico para amenizar seu sentimento de 
discriminação. 
IV. Planejar e desenvolver em conjunto com os 
professores um projeto de convívio e respeito à 
diversidade humana. 
V. Dialogar com o coordenador e professores acerca 
dos aspectos relacionais, sociais e institucionais 
envolvidos na configuração do conflito. 
 
Está correto o que se afirma em: 
A) III, somente. 
B) I e II, somente. 
C) II e IV, somente. 
D) I, II e III, somente. 
E) IV e V, somente. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
22) Contemporaneamente, as estratégias de caráter 
institucional vêm se configurando como prática 
entre os psicólogos escolares que cada vez mais 
ampliam a compreensão dos fenômenos escolares 
para além da problemática individual. 
Acerca da intervenção institucional em Psicologia 
Escolar, assinale a alternativa incorreta. 
 
A) Mapear a instituição cria subsídios para a 
compreensão da realidade, bem como dos processos 
que são constitutivos de subjetividades.B) O Mapeamento Institucional deve ser feito assim 
que o psicólogo ingressa na escola, ampliando sua 
compreensão do contexto no qual irá atuar e 
orientando a definição das ações. Após esse 
momento, o Mapeamento torna-se desnecessário, 
pois o profissional já conhece a escola. 
C) Em uma perspectiva institucional de atuação, o 
psicólogo escolar pode colaborar com a investigação 
e conscientização das concepções e ideais que 
sustentam as ações institucionais. 
D) Mapear, analisar e refletir sobre os aspectos 
institucionais de forma sistemática e contínua é 
etapa básica do processo de intervenção 
institucional. 
E) O psicólogo escolar pode assessorar os processos 
de gestão como o planejamento e coordenação das 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
7 
 
políticas, programas e ações educacionais que 
impactam as relações intersubjetivas. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
23) A formação continuada dos profissionais que 
trabalham em uma instituição educativa - incluindo 
professores, coordenadores, técnico-administrativos 
e gestores - é um dos campos de intervenção da 
Psicologia Escolar. A respeito dessa atuação, assinale 
a alternativa correta. 
 
I. A formação continuada da equipe profissional da 
escola, mediada pelo psicólogo escolar, direciona-se 
para o aprofundamento e apropriação das bases 
teórico-conceituais que sustentam a proposta 
pedagógica da escola, especificamente quanto às 
concepções de desenvolvimento humano. 
II. A formação continuada visa, sobretudo, a corrigir 
falhas e lacunas dos cursos de formação inicial. Dessa 
forma, cabe ao psicólogo escolar fazer um 
diagnóstico das fragilidades dos profissionais. 
III. O processo de formação continuada planejado e 
conduzido pela Psicologia Escolar é uma estratégia 
para a conscientização das concepções e das 
práticas dos profissionais, com vistas a potencializar 
os processos educativos. 
IV. A formação continuada busca modificar os 
comportamentos inadequados dos profissionais no 
que diz respeito às regras estabelecidas pela escola. 
V. Ações de formação continuada com os gestores da 
instituição só se justificam quando eles não 
conseguem desempenhar satisfatoriamente as suas 
funções. 
 
Está correto o que se afirma em: 
A) IV, somente. 
B) I e III, somente. 
C) II e V, somente. 
D) I, III e IV, somente. 
E) II, IV e V, somente. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
24) A relação que se estabelece entre a escola e as 
famílias dos alunos é um dos campos de atuação da 
Psicologia Escolar. Família e escola são os dois 
primeiros contextos educativos em que a criança vive 
e servem de referência à vida em sociedade. À luz das 
reflexões sobre atuação crítica em Psicologia Escolar, 
particularmente no que se refere às possibilidades de 
intervenção nas relações entre família e escola, 
analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta. 
 
A) Na concepção dos professores existe um modelo 
familiar mais adequado às necessidades 
educacionais, o qual, na opinião deles, não é 
cumprido pelos pais. Ao psicólogo escolar cabe 
planejar e executar cursos e palestras informativas 
que ensinem aos pais o que precisam fazer. 
B) A escola tem um modelo idealizado de família, 
todavia, atualmente, há uma diversidade de famílias 
no que diz respeito à multiplicidade cultural, 
orientação sexual e composições. Sendo assim, uma 
contribuição dos psicólogos escolares é na 
conscientização dos profissionais da escola acerca 
da diversidade de modelos familiares. 
C) Historicamente, o padrão da relação entre família 
e escola baseia-se na ocorrência de problemas (baixo 
rendimento acadêmico, indisciplina, relacionamento 
com os professores etc). Para modificar esse padrão 
relacionai, o psicólogo escolar pode oportunizar 
reflexões com a equipe escolar voltadas à construção 
de uma relação diferenciada. 
D) A definição do que cabe aos pais na escola é um 
grande desafio, pois não é fácil distinguir os temas 
que lhes são próprios daqueles nos quais seu papel 
deve ser complementar. O psicólogo escolar deve 
oportunizar reflexões sobre esse desafio com os 
atores escolares e com os pais, para que possam 
construir colaborativamente uma relação saudável. 
E) Um espaço de diálogo e discussão entre a família 
e a escola pode ser proposto pelo psicólogo escolar 
quando se identifica que existem divergências de 
opiniões entre os atores envolvidos na relação, 
buscando contribuir para o desenvolvimento de uma 
relação de parceria entre família e escola. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
25) A intervenção junto à equipe técnica e aos 
gestores da escola é um campo recente de atuação 
do psicólogo escolar que se apoia na perspectiva 
institucional de atuação. Com base nessa 
perspectiva, analise os itens e identifique os que 
expressam possibilidades contemporâneas de 
atuação institucional. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
8 
 
I. Assessoria aos gestores, particularmente na 
conscientização dos problemas psíquicos que suas 
ações causam aos profissionais da escola. 
II. Planejamento e execução de projetos de 
acolhimento e de capacitação junto a professores, 
direção e equipe técnica. 
III. Realização de terapia coletiva com a equipe 
técnica para resolver conflitos interpessoais e melhor 
organizar as relações hierárquicas, amenizando as 
angústias dos profissionais. 
IV. Escuta clínica psicológica centrada em aspectos 
objetivos e subjetivos construídos na complexidade 
do cenário escolar. 
 
Está correto o que se afirma em: 
A) I, somente, 
B) I e II, somente. 
C) II e IV, somente, 
D) I e III, somente. 
E) III e IV, somente. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
26) As manifestações de violência estão cada vez 
mais frequentes no contexto escolar. A ocorrência do 
fenômeno bullying, por exemplo, tem se intensificado; 
refere-se a um conjunto de atitudes agressivas, 
intencionais e repetitivas, realizadas por um ou mais 
alunos contra outro(s), e que causam dor, angústia, 
mal-estar e sofrimento. Tomando como referência as 
possibilidades de atuação crítica e preventiva do 
psicólogo escolar em relação à temática da violência 
escolar, assinale a alternativa correta. 
 
A) Os altos índices de agressão escolar têm forte 
influência da desestruturação familiar, indicando a 
necessidade de o psicólogo escolar planejar cursos 
de orientação aos pais para ensinar a necessidade 
de colocarem limites nos filhos. 
B) A intervenção do psicólogo escolar deve 
direcionar-se ao fortalecimento da indiferença e da 
banalização em relação às agressões que ocorrem no 
contexto educativo. 
C) Contribuição importante do psicólogo escolar é no 
tratamento terapêutico dos estudantes agressores e 
na conscientização de suas ações, com vistas a 
adaptá-los às regras escolares. 
D) A construção de espaços de diálogo e de 
circulação dos afetos, sentidos e significados 
atribuídos à escola e às relações deve ser estimulada 
pelo psicólogo escolar como estratégia à redução dos 
fenômenos de violência. 
E) A rotulação de estudantes, o uso de apelidos e as 
gozações entre colegas e, também, insultos e 
ridicularizações são práticas associadas ao bullying 
que interferem no processo de aprendizagem e, por 
isso, cabe ao psicólogo escolar fazer avaliação 
psicológica das vítimas e iniciar o tratamento. 
 
VII CONCURSO DE PROVASE TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
27) Acerca da participação do psicólogo escolar nos 
processos de avaliação educacional, e com base nas 
possibilidades contemporâneas de atuação em 
Psicologia Escolar, analise as afirmativas e assinale 
a alternativa correta. 
 
I. A avaliação educacional engloba tanto o processo 
de ensino-aprendizagem quanto as ações 
institucionais, sendo que cabe ao psicólogo escolar 
trabalhar apenas em relação à primeira modalidade. 
II. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem 
é realizada pelos professores e dificilmente o 
psicólogo escolar poderá intervir, pois o professor 
tem autonomia para definir e realizar avaliações. 
III. A avaliação institucional tem como objetivo 
verificar o desempenho da instituição à luz dos 
critérios de qualidade da educação, não sendo um 
dos espaços de atuação do psicólogo escolar. 
IV. O psicólogo escolar pode trabalhar pela 
construção de uma cultura de análise e de mudança 
institucional, com bases nas potencialidades e 
fragilidades identificadas no processo de 
autoavaliação institucional. 
V. Atuando no âmbito da avaliação educacional, o 
psicólogo escolar pode observar as práticas 
pedagógicas e construir, com os docentes, 
metodologias diferenciadas de ensino. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) II, somente. 
B) I e III, somente. 
C) I, III e V, somente. 
D) II e III, somente. 
E) IV e V, somente. 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
9 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
28) As possibilidades de atuação psicológica nos 
contextos educativos têm se ampliado e diversificado 
significativamente nas últimas décadas. Dentre as 
alternativas, assinale aquela que não corresponde à 
atuação em Psicologia Escolar, conforme as diretrizes 
contemporâneas que orientam a área. 
 
A) Consultoria escolar. 
B) Assessoria à gestão institucional. 
C) Acompanhamento do processo ensino-
aprendizagem. 
D) Aulas de reforço escolar aos alunos com 
necessidades educativas especiais. 
E) Planejamento e desenvolvimento de projetos de 
capacitação para gestores. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
29) A inclusão de diferentes atores na intervenção 
de um problema escolar favorece a promoção do 
desenvolvimento e da aprendizagem. Ao se incluir o 
professor como coparticipante no processo de 
atendimento a seus alunos, por exemplo, emerge um 
espaço de interlocução que possibilita ao professor 
refletir sobre sua prática e assumir uma postura mais 
crítica diante das queixas escolares. Com base nas 
reflexões sobre atuação crítica e preventiva em 
Psicologia Escolar, analise as alternativas e assinale 
a incorreta. 
 
A) A participação do professor no entendimento das 
queixas escolares favorece sua conscientização em 
relação às concepções de desenvolvimento e 
aprendizagem. 
B) Ao incluir o professor, os psicólogos escolares 
criam condições para a desmistificação das 
explicações psicologizantes sobre as dificuldades de 
aprendizagem. 
C) A participação ativa do professor na busca de 
alternativas para o aprendizado dos alunos lhe 
possibilita apropriar-se de sua função e 
responsabilidade. 
D) O psicólogo escolar pode provocar, junto aos 
professores, o questionamento das concepções 
deterministas que, implicitamente e de forma pouco 
lúcida, estão presentes nas práticas pedagógicas. 
E) O trabalho do psicólogo escolar com os professores 
é uma maneira de ensinar-lhes técnicas de ensino 
mais adequadas. 
 
VII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2012) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
30) Queixas relativas a problemas de aprendizagem, 
dificuldades, distúrbios e transtornos engrossam os 
números de insucesso escolar. Em relação a tais 
temáticas, assinale a alternativa que expressa 
atuação coerente por parte do psicólogo escolar, 
com base nas produções recentes em Psicologia 
Escolar. 
 
A) O maior foco de intervenção do psicólogo escolar 
são os alunos que não aprendem, pois são as vítimas 
de um sistema educacional falido. 
B) O psicólogo escolar deve trabalhar pela 
conscientização dos múltiplos fatores envolvidos no 
fracasso escolar, inclusive os intraescolares. 
C) O modelo de intervenção remediativo é o que 
melhor auxiliará na modificação do quadro de 
insucesso escolar. 
D) A responsabilização ou culpabilização do aluno 
pelo não aprender é uma prática importante do 
psicólogo escolar como forma de conscientizar os 
alunos da sua responsabilidade pelos estudos. 
E) As dificuldades de aprendizagem têm, 
evidentemente, origem na inabilidade dos pais para 
ajudarem seus filhos com as tarefas de casa, os 
trabalhos extraclasse e a organização da rotina de 
estudo, aspectos que demandam orientação do 
psicólogo escolar. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
31) Refletindo acerca das origens históricas da 
Psicologia Escolar no Brasil e considerando os fatos 
que contribuíram para que a Psicologia se 
constituísse como um campo autônomo de 
conhecimento e de atuação, analise as afirmativas e, 
em seguida, assinale a incorreta. 
 
A) No fim do século XIX, o conhecimento psicológico 
passou a despertar maior interesse dentro da 
Medicina, provocando o aumento das teses de 
doutoramento que abordavam as questões de ordem 
psicológica, favorecendo a criação de laboratórios 
de Psicologia nos hospitais psiquiátricos e ampliando 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
10 
 
a importância do conhecimento psicológico para a 
Medicina Legal da época. 
B) O ensino normal brasileiro foi cenário das 
primeiras disseminações sobre concepções, 
produções e pesquisas em Psicologia no país, tendo 
em vista a relevância do conhecimento psicológico 
para o processo de formação de professores. 
C) O destaque que o conhecimento psicológico 
alcançou no estudo e na prática de áreas 
importantes como a Medicina e a Educação, desde o 
fim do século XIX, fez parte de um processo 
intencional de inserção da Psicologia no Brasil, que 
visava, desde sua gênese, dar visibilidade à área e 
garantir a sua condição de ciência autônoma. 
D) A fase universitária do ensino do conhecimento 
psicológico no Brasil é anterior à criação do curso de 
Psicologia no país, em 1962. 
E) Os estudos, aplicações e as consequentes 
padronizações produzidas pelos testes psicológicos, 
no âmbito do ensino normal brasileiro do início do 
século XX, foram, apesar de suas limitações, 
importantes motes para o desenvolvimento e 
aperfeiçoamento de novos trabalhos na área. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
32) “A Psicologia Escolar nasceu, desenvolveu-se e 
atingiu o estágio em que se encontra presentemente 
sob os signos da utilidade social, da controvérsia e 
da unidade na diversidade” (Pfromm Netto, 2001, p. 21). 
 
Analisando o desenvolvimento da Psicologia Escolar 
no Brasil, com seus desafios e perspectivas, examine 
as afirmativas a seguir. 
 
I. Desde suas raízes históricas, a Psicologia Escolar 
esteve interessada em contribuir para a promoção do 
bem-estar humano, o que manifesta sua inconteste 
“utilidade social”. 
II. O percurso da Psicologia Escolar no Brasil foi, e 
continua sendo, marcado pela “controvérsia”, 
caracterizada pela existência de múltiplos, e até 
distintos, enfoques, concepções, modelos teóricos e 
práticos acerca da própria profissão. 
III. A “controvérsia” presente na trajetória daPsicologia Escolar relaciona-se à variedade de 
entendimentos e conceitos sobre a educação e a 
escola, que, por sua vez, influenciam a compreensão 
acerca da atuação em Psicologia Escolar. 
IV. Salvaguardando a necessária contextualização 
histórica relativa às diversas fases da Psicologia 
Escolar no Brasil, nota-se a existência de uma 
“unidade na diversidade”, na medida em que os 
estudos, pesquisas e discussões produzidas na e pela 
área, mantiveram coesão com os fundamentos 
essenciais da Psicologia Escolar. 
V. A “unidade na diversidade” mantém-se na medida 
em que aumentam as produções em Psicologia 
Escolar orientadas por pressupostos teórico-
metodológicos análogos, favorecendo o surgimento 
de uma estandardização da área e inibindo o 
desenvolvimento de temas distanciados de seus 
tradicionais objetos de investigação. 
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em: 
 
A) I, II, III e IV, somente. 
B) I, II, III e V, somente. 
C) II, III, IV e V, somente. 
D) II, III e V, somente. 
E) todas. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
33) “A tendência atual da Psicologia Escolar de 
basear-se em conhecimentos científicos lastreados 
num enfoque interdisciplinar, acoplados a uma 
análise constante das implicações socioculturais do 
processo educativo, por certo, deverá continuar” 
(Novaes, 2001, p. 61). 
 
Considerando as discussões atuais e as perspectivas 
para a Psicologia Escolar no Brasil, analise as 
afirmativas a seguir e, em relação ao texto, aponte a 
correta. 
 
A) As críticas contemporâneas à Psicologia Escolar 
têm enfatizado a necessidade de se resguardar o 
foco de interesse e intervenção clássicos da área, de 
forma a manter a especificidade de seus profissionais 
e sustentar o rigor científico de suas intervenções. 
B) A visibilidade e o fortalecimento da atuação em 
Psicologia Escolar vinculam-se à manutenção de 
práticas e abordagens historicamente já 
consolidadas, que se traduzem pela investigação das 
questões singulares dos alunos, pelo planejamento e 
implementação de ações interventivas direcionadas 
ao não aprender e pelas pesquisas acerca dos 
componentes limitadores e inibidores do 
desenvolvimento psicológico humano. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
11 
 
C) A interdisciplinaridade presente nos estudos e 
pesquisas contemporâneas em Psicologia Escolar, 
especialmente nos trabalhos produzidos fora do país, 
instaurou uma nova compreensão sobre a 
aprendizagem e o desenvolvimento humanos, 
clarificando a necessidade de adoção de modelos 
educacionais internacionais, concebidos por 
sistemas escolares exitosos, que teriam muito a 
contribuir para superação dos seculares entraves da 
educação brasileira. 
D) A análise dos fatores e implicações socioculturais 
do processo educativo exige um refinamento 
metodológico importante que, orientado por 
instrumentos de pesquisa adequados, permitam ao 
Psicólogo Escolar investigar e mensurar os impactos 
promovidos pela carência cultural e ambiental na 
aprendizagem dos alunos. 
E) Entendendo o desenvolvimento humano e o 
processo educativo sob uma perspectiva interativa e 
sistêmica, as produções atuais em Psicologia Escolar 
enfatizam a importância da compreensão dialética 
das relações entre os indivíduos e o contexto sócio-
histórico. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
34) Considerando os debates contemporâneos 
acerca da atuação preventiva em Psicologia Escolar, 
examine as afirmações a seguir e assinale a correta. 
 
A) A atuação preventiva caracteriza-se como a 
melhor dentre todas as estratégias de intervenção 
em Psicologia Escolar, na medida em que não 
remedeia os problemas já instalados, mas sim, antevê 
a sua eclosão, evitando o surgimento de 
comportamentos, posturas e hábitos inadequados 
por parte dos alunos, impedindo, assim, o surgimento 
de entraves em seus processos educativos. 
B) O conceito de prevenção em Psicologia Escolar 
está relacionado ao conhecimento prévio de 
situações potencialmente conflituosas e 
problemáticas que possam se estabelecer no 
contexto educacional. Para detectar e prevenir o 
estabelecimento de tais ocorrências, o Psicólogo 
Escolar deve orientar-se por um conjunto de técnicas 
específicas, próprias de sua profissão, que lhe 
permitam tanto analisar os perfis individuais dos 
atores da escola, como investigar o clima 
organizacional da instituição. 
C) A atuação preventiva em Psicologia Escolar é 
composta por um conjunto de ações, 
propositadamente planejadas e permanentemente 
avaliadas, que visam a condicionar os profissionais e 
alunos da escola, de maneira a corrigir práticas que 
sejam indesejáveis. Palestras, workshops, vivências, 
grupos focais e atendimentos individuais são 
algumas estratégias que podem ser utilizadas no 
trabalho preventivo. 
(D) Em Psicologia Escolar, as intervenções 
preventivas caracterizam-se atuações que, de forma 
intencional, oportunizam espaço para a reflexão 
crítica dos profissionais da escola, de forma a 
clarificar as concepções que sustentam as suas 
práticas e suas relações no contexto escolar, 
favorecendo as mudanças que se fizerem necessárias 
e a corresponsabilização de todos pelos avanços 
imprescindíveis ao processo educativo. 
E) As ações de natureza preventiva representam a 
vanguarda da atuação em Psicologia Escolar no 
Brasil, sendo necessário, portanto, romper com os 
modelos de intervenção que contemplem práticas 
remediativas ou que considerem problemas já 
instalados. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
35) Sobre a motivação escolar, assinale a alternativa 
correta. 
 
A) As pesquisas atuais defendem não ser possível 
tecer generalizações sobre a motivação escolar, 
tendo em vista as complexas interações entre os 
aspectos subjetivos do aluno e os fatores pertinentes 
ao contexto no qual ele está inserido, sobretudo o 
ambiente e as emoções vivenciadas em sala de aula. 
B) A motivação é um atributo psicológico do sujeito, 
um impulso que confere energia a sua ação e que 
sustenta a persistência de sua atenção. A ausência 
de motivação é uma dificuldade de natureza 
subjetiva e intrínseca, que necessita ser corrigida 
com intervenções e investimentos extrínsecos. 
C) As discussões contemporâneas apontam que a 
motivação extrínseca é a estratégia de intervenção 
mais efetiva para a atuação do professor, tornando 
o processo de ensino e aprendizagem mais produtivo, 
na medida em que objetiva a manifestação de 
comportamentos, posturas e desempenhos mais 
adequados nos alunos. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
12 
 
D) Os problemas ligados à motivação escolar são 
relacionados à sua ausência ou distorção. Os níveis 
altos de motivação estão relacionados à eficácia no 
desempenho e são, por definição, positivos. Assim, 
quanto maior o nível quantitativo de motivação, 
maiores serão as possibilidades de êxito acadêmico. 
E) A motivação intrínseca é uma característica 
natural dos seres humanos, na qual o envolvimento 
em determinada tarefa acontece espontaneamente e 
é percebido como algo desafiador, instigante e 
prazeroso. Por não necessitar de pressões externas 
para que se desenvolva, a motivação intrínseca não 
está sujeita às influências do contexto social e 
escolar. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
36) Assinale a afirmativa correta. 
 
A) A habilidade de leiturae escrita é reconhecida 
como uma competência de importância fundamental, 
que está relacionada à capacidade individual do 
sujeito em aprender. 
B) Cabe ao Psicólogo Escolar trazer à comunidade 
escolar fartos conhecimentos sobre a importância do 
protagonismo do sujeito em seu processo de 
aquisição da leitura e da escrita, que se expressa 
pela capacidade bem sucedida de captar e 
memorizar o que está sendo ensinado. 
C) O Psicólogo Escolar contribui significativamente 
com os processos de ensino e aprendizagem, dentre 
os quais o da leitura e escrita, na medida em que 
oportuniza espaços de reflexão e conscientização 
sobre as concepções de desenvolvimento e de 
aprendizagem que sustentam as práticas 
pedagógicas da instituição à qual pertence. 
D) Para realizar o monitoramento do processo de 
aprendizagem da leitura e escrita, o Psicólogo 
Escolar deve fazer uma avaliação psicopedagógica 
prévia dos alunos, de forma a conhecer o nível em que 
cada um está e, assim, identificar precocemente 
potenciais dificuldades (comportamentais, motoras, 
afetivas ou cognitivas) que possam surgir em seus 
processos de alfabetização. 
E) As contribuições da Psicologia Escolar, que são 
essenciais na investigação dos entraves que podem 
surgir no processo de leitura e escrita dos alunos, são 
as que descortinam as condições e aptidões internas 
dos aprendizes, explicitando limitações relacionadas 
à memória, atenção, percepção e cognição. 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
37) Escolha a alternativa que representa a sequência 
correta de palavras no trecho a seguir. 
As especificidades de cada sujeito são definidas em 
sua interface com o mundo, mediante uma interação 
______ e _________ entre fatores ________ e 
_________ a ele, constituindo-se __________ e 
_____________. Nessa perspectiva, ao analisar as 
dificuldades que se apresentam durante o processo 
pedagógico, expressas nas ações de _________ e 
___________, a atuação do Psicólogo Escolar 
contribui para a desconstrução de posturas 
cristalizadas, na medida em que não responsabiliza 
os indivíduos envolvidos no processo (_________ e 
_________), mas sim, analisa as ____________ que 
esses atores estabelecem no contexto escolar. 
 
A) passiva; pontual; positivos; negativos; individual; 
isoladamente; aprender; memorizar; aluno; família; 
dificuldades 
B) ativa; constante; internos; externos; histórica; 
subjetivamente; ensinar; aprender; professor; aluno; 
relações 
C) ativa; pontual; internos; externos; histórica; 
comportamentalmente; memorizar; reproduzir; 
família; aluno; crises 
D) passiva; penosa; positivos; negativos; individual; 
constantemente; ensinar; aprender; professor; aluno; 
dificuldades 
E) ativa; constante; internos; próprios; individual; 
subjetivamente; imitar; memorizar; meninos; 
meninas; relações 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
38) Considerando as ações pertinentes à atuação do 
Psicólogo Escolar, analise as assertivas a seguir. 
 
I. O Psicólogo Escolar deve participar de fóruns, 
debates, grupo de trabalho e espaços coletivos de 
discussão, contribuindo para a ressignificação de 
concepções e práticas discriminatórias. 
II. A construção de sistemas educacionais inclusivos 
pressupõe que todos os alunos com deficiência (de 
natureza física, mental ou sensorial), com 
transtornos globais do desenvolvimento e com altas 
habilidades/superdotação, devam ser matriculados 
nas escolas regulares, sendo que tais instituições de 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
13 
 
ensino estão desobrigadas de seguirem as 
normatizações previstas pela legislação nacional 
para a Educação Básica. Nesse sentido, a atuação do 
Psicólogo Escolar, em conjunto com os demais atores 
da escola, é essencial, pois deverão ser construídas 
estratégias de ensino e avaliação paralelos à 
educação regular para tais alunos. 
III. Cabe ao Psicólogo Escolar subsidiar ações que 
viabilizem a transversalidade da educação especial, 
caracterizada pela existência de um processo 
distinto dos níveis, etapas e modalidades de ensino 
da educação regular formal. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I e II, somente. 
B) II e III, somente. 
C) I, somente. 
D) III, somente. 
E) nenhuma. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
39) Sobre a atuação do Psicólogo Escolar nos 
processos de identificação de necessidades 
educacionais especiais, assinale a alternativa 
correta. 
 
A) A construção de um sistema educacional inclusivo 
pressupõe que todos os alunos têm direito de estarem 
juntos, participando do processo educacional formal 
sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, a 
atuação do Psicólogo Escolar na identificação de 
necessidades educacionais especiais dos alunos 
representa um desserviço à inclusão, tendo em vista 
a segregação ao qual o aluno estará exposto. 
B) Considerando que a especificidade do 
conhecimento psicológico é fundamental para o 
diagnóstico da deficiência mental e dos transtornos 
globais do desenvolvimento, a atuação do Psicólogo 
Escolar na identificação de necessidades 
educacionais especiais dos alunos representa a 
principal contribuição da Psicologia Escolar à 
perspectiva da educação inclusiva. 
C) O processo de identificação das necessidades 
educacionais especiais dos alunos com deficiência 
(de natureza física, mental ou sensorial) e daqueles 
com transtornos globais do desenvolvimento não 
precisa contemplar os múltiplos elementos 
influenciadores do processo educativo, tendo em 
vista que as limitações e impedimentos de tais alunos 
são, reconhecidamente, causados individualmente e 
determinados organicamente. 
D) A atuação do Psicólogo Escolar na identificação 
de necessidades educacionais especiais deve 
orientar-se pela análise contínua das variáveis que 
possam intervir no processo de ensino e 
aprendizagem dos alunos, sejam as de cunho 
individual, as relacionadas às práticas de ensino ou 
as relativas às diretrizes dos sistemas educacionais. 
E) Diferentemente do caso dos alunos com 
deficiências e com transtorno global do 
desenvolvimento, o processo de identificação de 
necessidades educacionais especiais dos educandos 
com altas habilidades/superdotação deverá sinalizar 
quais as estratégias e apoios necessários ao seu 
progresso acadêmico, em suas múltiplas dimensões, 
de forma a proporcionar experiências educacionais 
significativas. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
40) Sobre a atuação do Psicólogo Escolar no processo 
de orientação profissional e vocacional, analise as 
afirmativas e marque a correta. 
 
A) A orientação profissional e vocacional constitui-
se um campo relevante de atuação do Psicólogo 
Escolar, direcionado para os estudantes do Ensino 
Médio e desenvolvido mediante testes psicológicos 
específicos para sondagens de aptidões. 
B) Ao considerar o desenvolvimento humano como um 
processo contínuo e interrupto, a atuação do 
Psicólogo Escolar na orientação profissional e 
vocacional não pode se restringir a uma sequência 
de ações pontuais que, descomprometidas da 
intenção de contribuir para o enriquecimento das 
percepções dos sujeitos envolvidos, busquem somente 
o ajustamento dos indivíduos ao mundo do trabalho. 
C) O êxito dos processos de orientação profissional e 
vocacional está relacionado à especificidade do 
conhecimento psicológico e, consequentemente, ao 
campo de atuação do Psicólogo Escolar. Nesse 
sentido, a intervenção de outros profissionais ou 
áreas de saber representa uma influência lesiva ao 
processo de sondagens das aptidões naturais e 
intrínsecas dos indivíduos. 
D) De forma a validar cientificamenteo processo de 
orientação profissional e vocacional, o Psicólogo 
Escolar deve se orientar pela aplicação de 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
14 
 
instrumentos padronizados de avaliação 
psicológicos, devidamente validados e autorizados 
pelo Conselho Federal de Psicologia. As demais 
estratégias disponíveis ao Psicólogo Escolar nos 
trabalhos de orientação profissional e vocacional 
(encontros grupais, dramatizações, oficinas, 
produções conjuntas etc.) constituem recursos 
acessórios e de secundária importância para o 
processo. 
E) Na atuação junto a comunidades escolares 
situadas em contextos desfavorecidos (social, 
econômica, culturalmente), o papel do Psicólogo 
Escolar no processo de orientação profissional e 
vocacional deve voltar-se para o aconselhamento 
profissional, visando a conscientizar os estudantes 
sobre as reais oportunidades laborativas disponíveis 
a eles, caracterizadas por atuações menos complexas 
e de menor destaque social. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
41) ‘Muitas crianças ainda fracassam no contexto 
escolar e não se sentem capazes de aprender’. Esse é 
um fato que constitui a realidade escolar no Brasil. 
Com base na afirmação, assinale a alternativa 
correta. 
 
A) Os alunos que não conseguem obter êxito escolar, 
em geral, fracassam por motivos relacionados 
somente ao ambiente familiar desestruturado. 
B) O fracasso escolar deve ser compreendido 
considerando aspectos sociais, familiares, 
desenvolvimentais e do próprio meio escolar do 
aluno. 
C) Uma solução definitiva para abordar o fracasso 
escolar seria medicalizar o aluno que apresenta 
dificuldades escolares. 
D) O fracasso escolar pode ser remediado quando se 
foca, especificamente, o atendimento no contexto 
familiar do aluno. 
E) As famílias dos alunos que fracassam, de um modo 
geral, são negligentes. Especialmente quando se 
considera que as mesmas deveriam disciplinar melhor 
seus filhos. 
 
 
 
 
 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
42) Assinale a alternativa em que não está correta a 
compreensão em relação à noção de atuação do 
Psicólogo Escolar. 
 
A) O Psicólogo Escolar pode atuar na execução de 
projetos de capacitação de professores. 
B) O Psicólogo Escolar pode oferecer capacitação aos 
administradores escolares. 
C) O papel do Psicólogo Escolar pode ser o de 
mediador entre a equipe pedagógica e os alunos e/ou 
pais. 
D) O papel do Psicólogo Escolar pode ser o de 
orientador pedagógico junto à equipe de 
profissionais que atua na escola. 
E) O Psicólogo Escolar pode atuar prestando 
consultoria junto à equipe pedagógica de uma 
escola. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
43) O aluno que apresenta dificuldade escolar pode 
encontrar na família apoio para a superação de sua 
dificuldade. Face a essa afirmação, assinale a 
alternativa que não corresponde ao papel da família 
no atendimento de crianças com dificuldades 
escolares. 
 
A) Cabe à família a responsabilidade da orientação 
pedagógica necessária ao atendimento da criança. 
B) A família pode ser considerada uma faceta 
importante no atendimento das crianças com 
dificuldades escolares. 
C) A família pode ser orientada a auxiliar a criança 
na realização das tarefas escolares. 
D) A orientação das famílias de crianças com 
dificuldades escolares pode ser realizada de forma 
multidisciplinar com a participação de orientadores 
pedagógicos. 
E) A família, por vezes, pode apresentar 
comportamento negligente com a criança. 
 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
15 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
44) Quanto às legislações e normativas vigentes 
acerca do contexto escolar e da profissão de 
psicólogo, analise as afirmações a seguir. 
 
I. O psicólogo que atua no contexto escolar deve ter 
como norteadores os Parâmetros Curriculares 
Nacionais de modo a realizar bem o seu trabalho. 
II. O Psicólogo Escolar nunca deve perder de vista o 
código de ética profissional. 
III. O Psicólogo Escolar deve ter ciência do projeto 
pedagógico da instituição escolar, de modo a fazer 
um bom planejamento de sua atividade profissional. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I e II, somente. 
B) II, somente. 
C) II e III, somente. 
D) todas. 
E) nenhuma. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
45) Leia as seguintes afirmações. 
 
I. A atuação com alunos que apresentam altas 
habilidades e/ou superdotação deve ser pensada do 
ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, social 
e afetivo desse aluno. 
II. Alunos que apresentam altas habilidades e/ou 
superdotação não necessitam de acompanhamento 
psicológico. 
III. A intervenção com alunos que apresentam altas 
habilidades e/ou superdotação deve ser pensada, 
respeitando as especificidades de cada aluno e sua 
habilidade. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
A) I, somente. 
B) II, somente. 
C) III, somente. 
D) I e II, somente. 
E) I e III, somente. 
 
 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
46) A atuação do psicólogo no contexto escolar pode 
implicar a realização de várias atividades 
profissionais. Desse modo, assinale a alternativa que 
não se enquadra no exercício profissional do 
Psicólogo Escolar. 
 
A) Reabilitação de problemas psicoeducacionais. 
B) Avaliação da saúde mental de pais de alunos que 
apresentam dificuldades escolares. 
C) Realização do diagnóstico escolar. 
D) Auxílio na elaboração de procedimentos 
educacionais. 
E) Orientação às famílias de alunos com dificuldades 
escolares. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
47) Você é um Psicólogo Escolar que irá atuar em uma 
instituição escolar que se localiza em um bairro cujo 
índice de violência e tráfico de drogas é alto. Com 
base nessa situação, considere as seguintes 
afirmações sobre o trabalho de atuação. 
 
I. Atuação preventiva com grupos de escolares, 
visando a informar e esclarecer acerca do perigo das 
drogas. 
II. Atuação em projetos de promoção da cidadania, 
ética e valores junto aos alunos, pais e comunidade. 
III. Atuação psicoterapêutica e escolar junto aos 
alunos, visando ao combate à violência dentro da 
escola. 
 
Não está correto o que se afirma em: 
 
A) I, somente. 
B) II, somente. 
C) III, somente. 
D) I e II, somente. 
E) II e III, somente. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
16 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
48) Em qual, das alternativas a seguir, a atuação do 
Psicólogo Escolar em projetos psicoeducacionais não 
está coerente? 
 
A) Auxílio em equipe multidisciplinar que vise à 
construção de projetos pedagógicos. 
B) Elaboração e intervenção em projetos que 
envolvam a orientação profissional/vocacional de 
alunos. 
C) Auxílio em equipe multidisciplinar que vise à 
intervenção em projeto de educação e higiene 
pessoal dos alunos. 
D) Elaboração e intervenção em projeto para 
levantar doenças (como depressão, ansiedade, 
estresse laboral, dentre outras)associadas ao 
trabalho dos professores e equipe pedagógica. 
E) Elaboração e intervenção em projetos que 
envolvam o desenvolvimento artístico e cultural dos 
alunos. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
49) Indique a alternativa com a afirmação correta 
acerca das dificuldades escolares. 
 
A) A dificuldade no processo de aprendizado de 
alunos de escolas públicas é diferente daqueles 
alunos que frequentam escolas privadas. 
B) A dificuldade escolar do aluno se deve à falta de 
apoio de pais ou responsáveis que não dão suporte 
familiar apropriado aos seus filhos. 
C) As famílias menos favorecidas de alunos com 
dificuldades escolares, em alguns casos, são 
discriminadas devido à sua condição social. 
D) A dificuldade escolar aflige, invariavelmente, as 
crianças cujos pais também apresentaram 
dificuldades no processo de aprendizado. 
E) É na escola que a criança com dificuldade escolar 
encontra todo o apoio necessário para que sua 
dificuldade seja superada. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
50) O auxílio do Psicólogo Escolar junto à equipe 
pedagógica é imprescindível na construção de um 
suporte escolar eficaz que vise a atender alunos que 
apresentam necessidades educativas especiais. Com 
base nessa consideração, assinale a alternativa na 
qual a compreensão do papel do Psicólogo Escolar 
está equivocada. 
 
A) O Psicólogo Escolar pode estabelecer parceria com 
o pedagogo, buscando a orientação 
psicoeducacional do aluno que apresenta 
necessidades educativas especiais. 
B) O Psicólogo Escolar pode ensinar o pedagogo, de 
forma responsável, a realizar avaliação com testes 
de inteligência privativos do psicólogo em alunos 
com necessidades educativas especiais. 
C) O Psicólogo Escolar pode ter uma atuação frente 
à comunidade escolar, visando a esclarecer os 
direitos dos alunos que apresentam necessidades 
educativas especiais. 
D) O Psicólogo Escolar pode atuar junto à família do 
aluno que apresenta dificuldades educativas 
especiais, de modo que a mesma possa ser orientada 
a ajudar a criança em suas atividades escolares. 
E) O Psicólogo Escolar pode ter uma atuação na 
construção de projetos psicoeducacionais que visem 
ao desenvolvimento cognitivo do aluno com 
necessidades educativas especiais. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
51) A atuação do Psicólogo Escolar deve ser 
abrangente e articulada com as outras ciências que 
têm atuação nesse contexto. Com base nessa 
consideração, assinale a alternativa correta. 
 
A) Na escola, o papel do Psicólogo Escolar pode ser o 
de mediador. 
B) O Psicólogo Escolar deve ter em vista a 
possibilidade de atuação clínica nesse contexto para 
aqueles que necessitam desse tipo de intervenção. 
C) O Psicólogo Escolar não deve perder de vista uma 
atuação que busque orientar pedagogicamente os 
alunos com dificuldades de modo a remediá-las. 
D) O Psicólogo Escolar deve atuar de forma coerente, 
não devendo expressar suas opiniões e ou ideias. 
E) Para a atuação do Psicólogo Escolar ser 
respeitada por outros profissionais que atuam na 
escola, esta deve ser disciplinadora. 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
17 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
52) Assinale a alternativa na qual o trabalho do 
Psicólogo Escolar junto aos professores/educadores 
apresenta Incoerência com esse tipo de prática 
profissional. 
 
A) O Psicólogo Escolar pode ter um trabalho 
interventivo na escola, focando a orientação de 
professores. 
B) O Psicólogo Escolar pode atuar como mediador 
entre pais/alunos/professores. 
C) O Psicólogo Escolar pode ter uma atuação em 
parceria com os professores, com o objetivo de 
desenvolver práticas de reabilitação das 
dificuldades escolares dos alunos. 
D) O Psicólogo Escolar deve ter uma atuação clínica 
com foco pedagógico, visando a atuar junto à equipe 
de professores. 
E) O Psicólogo Escolar pode atuar de forma 
interventiva com o grupo de professores, visando a 
instalar comportamentos mais assertivos na lida com 
os alunos. 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
53) A atuação no contexto escolar é específica. Há 
que se considerar que se trata de um contexto 
delicado de atuação e, por vezes, dilemas éticos 
podem fazer parte da atuação do psicólogo. Levando 
essa realidade em consideração, assinale a 
alternativa que não apresenta consonância com a 
atuação do Psicólogo Escolar. 
 
A) O código de ética deve ser respeitado; contudo, o 
Psicólogo Escolar pode ponderar e, se for o caso, 
exceções à regra podem ser adotadas. 
B) As normativas devem ser respeitadas, seja por 
meio do respeito ao código de ética profissional ou a 
legislações que permeiam a Educação Brasileira. 
C) O conhecimento da política pedagógica da 
instituição de ensino é de suma importância para o 
fazer profissional do Psicólogo Escolar. 
D) Os dilemas éticos devem ser tratados à luz do 
código de ética profissional do psicólogo. 
E) O Psicólogo Escolar deve buscar, invariavelmente, 
em sua atuação uma conduta ética e correta. 
 
 
VIII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2013) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
54) Considere as seguintes afirmativas acerca da 
atuação do Psicólogo Escolar. 
 
I. Atuação ética e responsável pautada no 
atendimento clínico dos alunos, equipe pedagógica e 
pais. 
II. Atuação englobando sugestões de implementação 
de metodologias de ensino que favoreçam a 
aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. 
III. Atuação psicoterapêutica responsável, visando à 
intervenção com os alunos que apresentam 
dificuldades escolares. 
IV. Atuação com projetos preventivos e 
psicoeducativos junto à comunidade. 
 
Está correto o que se afirma em: 
A) I, somente. 
B) II e III, somente. 
C) I e III, somente. 
D) II, III e IV, somente. 
E) II e IV, somente. 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
55) Com base na contribuição da psicologia escolar 
para a relação entre escola e família, indique se as 
afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) 
e assinale a alternativa que apresenta a sequência 
correta, de cima para baixo. 
( ) A psicologia escolar auxilia na compreensão das 
especificidades e da complementaridade das funções 
sociais da escola e da família. 
( ) A psicologia escolar contribui para a análise dos 
determinantes ambientais e culturais presentes na 
relação família-escola. 
( ) A intervenção do psicólogo escolar permite que a 
relação família-escola esteja amparada no 
movimento de responsabilização compartilhada. 
( ) O psicólogo escolar intervém para responsabilizar 
os familiares do estudante pelas situações de baixo 
rendimento escolar. 
A) F – F – V – V 
B) F – V – F – F 
C) V – V – F – V 
D) V – V – V – F 
E) V – F – V – F 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
18 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
56) Com relação à formação do psicólogo escolar, 
analise as seguintes afirmativas e assinale a 
alternativa correta. 
 
I. A psicologia escolar teve sua origem associada ao 
uso de testes psicológicos no diagnóstico de 
problemas de aprendizagens dos estudantes. 
II. A psicologia escolar é compreendida como um 
campo de produção de conhecimentos, de pesquisa e 
de intervenção junto ao trabalho dos atores 
educativos e às questões relativas aos processos 
educacionais. 
III. A psicologiaescolar, nos últimos vinte anos, tem 
sido priorizada na formação inicial de psicólogos nas 
principais Instituições de Ensino do Brasil. 
IV. A psicologia escolar foi difundida, inicialmente, 
pelo modelo de intervenção individualizada com base 
nas queixas escolares de estudantes. 
 
A) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
B) Somente as afirmativas III e IV estão corretas. 
C) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
D) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
E) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 
OMNI (2021) 
PREFEITURA DE PIRATUBA - SC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
57) A psicologia escolar e a psicologia educacional 
podem promover espaços de diálogo, mediar 
eventuais situações de conflito, contribuir na 
compreensão institucional de fatores presentes no 
processo de ensino e aprendizagem. Com base no 
contexto acima assinale a alternativa que 
corresponde somente a psicologia escolar: 
 
A) Envolve o trabalho com estudantes, professores, 
famílias, funcionários, equipes diretivas e 
comunidade de modo participativo. Pode dar suporte 
à equipe pedagógica, participar da construção do 
plano político pedagógico e do debate curricular da 
Instituição, assim como promover ações individuais 
e/ou coletivas acerca de várias temáticas 
B) Pode ser exercida em todos os espaços e 
instituições onde aconteçam a discussão e o 
desenvolvimento de processos de ensino e 
aprendizagem. 
C) Cabe problematizar, promover consciência e 
reflexão, desconstruir preconceitos, mediar relações, 
coletivizar os saberes, promover diálogo, auxiliar na 
compreensão das singularidades permitindo visão 
integral sobre o desenvolvimento do sujeito, bem 
como a ampliação do olhar acerca dos processos 
educativos. 
D) Pode promover ações que permitam o 
desenvolvimento dos sujeitos e favoreçam a 
comunicação, interface e integração com outros 
serviços da rede de saúde e assistência social, assim 
como outras instituições. 
 
AMEOSC (2022) 
PREFEITURA DE GUARACIABA - SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
58) Considerando a teoria da Psicologia Escolar é 
CORRETO afirmar que: 
 
A) O psicólogo atua como clínico no contexto escolar, 
quando baseia sua intervenção num modelo médico. 
Seu interesse gira em torno da adaptação ao modelo 
escolar e a cura de problemas de comportamento e 
aprendizagem. Mas, há um modelo mais apropriado 
para o profissional que deseja atuar no contexto 
escolar, que é, assumir um papel de educador. Nesse 
sentido, seu objetivo seria o de ajudar a aumentar a 
qualidade e a eficiência do processo de 
aprendizagem através da aplicação dos 
conhecimentos psicológicos. Ele está nas escolas 
para ajudar a planejar programas educacionais para 
as crianças. 
B) O psicólogo escolar é um elo entre o mundo 
acadêmico e o sistema escolar. 
C) A alternativa mais adequada para a intervenção 
do psicólogo no contexto escolar é aquela em que, 
sem excluir as contribuições da psicologia clínica e 
acadêmica, o profissional assuma o papel de agente 
de mudanças dentro da instituição escolar. Ele 
aborda os problemas escolares centrando seu olhar 
sobre os alunos e a instituição, o psicólogo atua 
sobre as relações que se estabelecem neste contexto. 
Ele atua, portanto, sobre os contextos sociais. 
D) Sob a perspectiva da "psicologia escolar clínica", 
o trabalho do psicólogo tem como papel evitar 
desajustes ou desadaptações do aluno. Estes, por sua 
vez, são equacionados em termos de ajustamento x 
desajustamentos, o que, na escola, é retraduzido 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
19 
 
como problemas de comportamento. A escola, como 
instituição, é tomada como adequada, cumpridora 
dos objetivos ideais que foram propostos. De certa 
forma, os problemas que surgem no contexto escolar 
são centrados nos alunos, e investe-se o psicólogo de 
um caráter de onipotência, e seu papel acaba sendo, 
tratar estes 'alunos-problema', devolvendo-os à sala 
de aula 'bem-adaptados'. 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
59) Analise as seguintes afirmativas sobre as 
barreiras na ampliação da formação do psicólogo 
escolar frente à compreensão das queixas escolares 
e assinale a alternativa correta. 
 
I. O uso de testes psicológicos como principal 
abordagem para análise das demandas de ensino e 
aprendizagem. 
II. A ausência de psicólogos em espaços educativos 
formais e informais. 
III. As concepções de desenvolvimento humano 
centradas em perspectivas biologizantes e 
deterministas. 
IV. A oferta de estágios curriculares em psicologia na 
rede de educação básica e superior. 
V. O apoio de psicólogos ao trabalho dos professores 
diante dos problemas de evasão e indisciplina 
escolar. 
 
A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. 
B) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. 
C) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
D) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. 
E) Somente as afirmativas IV e V estão corretas. 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
60) Identifique se as afirmativas abaixo são 
verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à atuação 
do psicólogo escolar e educacional no Brasil e 
assinale a alternativa que apresenta a sequência 
correta, de cima para baixo. 
 
( ) Por se tratar de uma responsabilidade específica 
de técnicos da educação, o psicólogo escolar e 
educacional não deve atuar na elaboração de 
políticas educacionais, no planejamento e avaliação 
de programas de ensino e na capacitação de 
docentes. 
( ) Na década de 1980, relevantes estudiosos da 
atuação do psicólogo escolar e educacional no Brasil 
ressaltaram que sua atuação tendia a ser 
descontextualizada e não crítica. 
( ) Em razão das tradições profissionais consolidadas, 
não são observadas, contemporaneamente, novas 
possibilidades de formação e atuação do psicólogo 
escolar e educacional. 
( ) Práticas realizadas por psicólogos escolares e 
educacionais, historicamente, não enfatizaram a 
utilização da psicometria e valorizaram os contextos 
socioculturais dos estudantes. 
 
A) F – V – F – V 
B) V – F – V – V 
C) V – F – V – F 
D) V – V – F – F 
E) F – V – F – F 
 
CEV-URCA (2021) 
PREFEITURA DE CRATO - CE 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
61) A partir da perspectiva da Psicologia da 
Educação como disciplina-ponte entre os aspectos 
psicológicos e os aspectos educacionais, os espaços 
de atuação do psicólogo escolar podem ser, EXCETO: 
 
A) Serviço de clínica tradicional na escola. 
B) Elaboração de materiais didáticos e curriculares. 
C) Formação de professores. 
D) Serviços de educação inclusiva/especial. 
E) Serviços especializados de orientação 
educacional. 
 
AMEOSC (2021) 
PREFEITURA DE ITAPIRANGA - SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
62) Sobre a atuação do psicólogo escolar é CORRETO 
afirmar que: 
 
A) O psicólogo escolar é um elo entre a clínica e o 
sistema escolar. 
B) O psicólogo escolar é um cientista, um engenheiro 
educacional ou projetista de planos educacionais 
que usa das mais modernas metodologias e técnicas. 
À medida que busca utilizar o sistema educacional 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
20 
 
tão efetivamente quanto possível para cada criança 
ou grupos de crianças, tem muito em comum com o 
administrador educacional e com o professor. Assim 
como os outros educadores, ele daria mais ênfase ao 
crescimento e desenvolvimento da criança do que à 
'patologia'. Mas diferencia-se do administrador e do 
professor conforme visa à aplicação mais consistente 
do método científico na resoluçãoe problemas 
educacionais e psicológicos. 
C) A atual Psicologia Escolar se apresenta sob um 
paradigma unificado. Sua forma emergente é 
multifacetada, porém portadora de expressões 
comuns que a identificam. Ela é reconhecida mais 
pelo discurso dos profissionais. 
D) A Psicologia da Escolar se ocupa tanto das 
dificuldades que se interpõem aos processos de 
aprendizagem quanto das possibilidades de 
intervenção dos educadores neste processo. 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
63) Em relação ao papel do psicólogo na garantia da 
permanência e da acessibilidade de pessoas com 
deficiência na instituição escolar, atribua 
verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e 
assinale a alternativa que apresenta a sequência 
correta, de cima para baixo. 
 
( ) O psicólogo deve contribuir para a promoção de 
práticas anticapacitistas independentemente de 
haver estudantes com deficiência. 
( ) O psicólogo deve manter-se alinhado às práticas 
e processos de diferenciações e determinismos 
biológicos para consolidar o direito das crianças e 
adolescentes com deficiência no contexto escolar. 
( ) O psicólogo deve participar da construção de uma 
escola inclusiva, baseando-se, sobretudo, na 
aplicação de instrumentos psicométricos para 
avaliação dos impedimentos de natureza física. 
( ) O psicólogo deve levantar informações acerca das 
barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas 
que dificultam a participação da pessoa com 
deficiência em iguais condições de aprendizado. 
( ) O psicólogo deve analisar, no âmbito educativo, as 
relações sociais que se estabelecem com os sujeitos 
com deficiência, distanciando-se de processos 
compensatórios. 
 
A) F – V – F – V – F 
B) V – F – F – V – V 
C) V – F – V – V – V 
D) V – F – F – F – F 
E) F – V – V – F – V 
 
OMNI (2021) 
PREFEITURA DE SALESÓPOLIS - SP 
CARGO: PSICÓLOGO – ÁREA EDUCAÇÃO 
 
64) Assinale a alternativa que define a importância 
do Psicólogo na escola. 
 
A) Os psicólogos auxiliam os professores uma forma 
mais didática para atender as crianças que possuem 
demandas psicológicas. 
B) Observam a forma como os professores lidam com 
crianças que precisam de atendimento psicológico. 
C) A importância do psicólogo na escola é identificar 
as crianças que precisam de atendimento psicológico 
e atendê-los ou encaminha-los a outro profissional. 
D) Os psicólogos auxiliam os professores 
identificando pontos que podem ser melhorados no 
processo de aprendizado para que mais alunos 
tenham resultados satisfatório. Além disso, podem 
manter um acompanhamento próximo aos 
professores para ajuda-los a desenvolver novas 
habilidades em sala de aula. 
 
QUADRIX (2021) 
SEDF 
CARGO: PROFESSOR SUBSTITUTO - PSICOLOGIA 
 
65) A psicologia escolar 
 A psicologia escolar passou por uma revisão e, 
atualmente, busca incluir, em suas análises, fatores 
que vão além dos aspectos individuais, familiares e 
psicoafetivos. Dessa forma, a área tem contribuído de 
forma significativa para a melhoria de desempenho 
dos alunos, proporcionando um ambiente escolar 
saudável para estudantes, professores e 
funcionários, além de ser importante no 
desenvolvimento e na aprendizagem. 
Internet: <https://www.educamaisbrasil.com.br/> (com adaptações). 
 
Quanto à atuação do psicólogo na área educacional, 
julgue o item. 
A psicologia dentro da escola deve desenvolver o 
trabalho pedagógico juntamente com o docente, 
além de dar suporte ao trabalho com os demais 
profissionais. 
 
( ) CERTO ( ) ERRADO 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
21 
 
UNOESC (2021) 
PREFEITURA DE MARAVILHA - SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
66) A Psicologia tem importantes contribuições na 
superação de análises individualizantes e 
medicalizantes, pautando reflexões acerca da 
complexidade das relações sociais que incidem nos 
processos de aprendizagem. Ao lidar com os sujeitos 
e suas subjetividades, a(o) psicóloga(o), em trabalho 
conjunto com professores e a comunidade escolar, 
pode possibilitar o reconhecimento das dificuldades 
de aprendizado, evasão escolar, violência nas 
escolas, dentre outros, que são permeados por 
vivências de extrema pobreza, racismo, 
discriminação de gênero e de orientação sexual. 
Conforme as referências técnicas para atuação de 
psicólogas(os) na educação básica, o Conselho 
Federal de Psicologia orienta: 
 
I. Os fundamentos teóricos elaborados na Psicologia, 
ferramenta de trabalho do profissional, servirão 
unicamente de base para pensar formas de superar 
determinismos sociais que impedem o entendimento 
da complexidade que envolve as relações 
estabelecidas na escola na busca de sua função, a de 
levar os alunos a se apropriarem dos conhecimentos 
produzidos pela humanidade. 
II. A Psicologia deve almejar a construção de um 
conhecimento científico crítico, cuja relação teoria e 
prática seja indissociável e que se comprometa e se 
responsabilize, social e politicamente, com a 
democratização da sociedade, visando responder às 
questões que afetam diariamente a vida das pessoas: 
exclusão social, violência, discriminação, 
intolerância, desigualdade, dentre outras. 
III. A(o) psicóloga(o) deve buscar trabalhar a favor 
da saúde mental, da formação e da melhoria de 
condições de trabalho, acolhendo as 
imprevisibilidades. Idealiza-se que o profissional 
possa tentar colocar em análise coletiva o que é 
produzido no cotidiano da sala de aula, da escola, 
favorecendo a experimentação de outro tempo 
menos acelerado, mas talvez mais inventivo, para dar 
conta do que não conhecemos, do que suscita 
problemas porque foge às expectativas e à ordem 
vigente. 
IV. O que possibilita a(o) psicóloga(o) estar no 
cotidiano de uma escola para trabalhar com os 
educadores é o que pode contribuir para manter em 
exercício redes de atenção à vida, redes que foquem 
as potencialidades dos indivíduos, nas ações de 
acompanhamento do desenvolvimento de cada 
criança singular e das ações preventivas. 
As possibilidades de atuação do Psicólogo na 
Educação Básica são as previstas nas assertivas: 
 
A) II e III. 
B) I, III e IV. 
C) II, III e IV. 
D) Todas as assertivas estão corretas. 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
67) Analise as afirmativas abaixo em relação ao que 
o psicólogo escolar deve fazer acerca das questões 
da indisciplina e da violência escolar e assinale a 
alternativa correta. 
 
I. Adotar medidas específicas em cada realidade, 
entendendo os fenômenos de indisciplina e violência 
escolar como algo que engloba os aspectos sociais, 
familiares, escolares e individuais. 
II. Identificar fatores capazes de produzir a 
indisciplina e a violência, entendendo que tais 
fatores são gerados unicamente dentro da 
instituição escolar. 
III. Dar atenção às necessidades dos diferentes 
segmentos escolares, contribuindo para que as 
desigualdades sociais não se convertam em 
desvantagens escolares. 
IV. Definir medidas preventivas que considerem 
aspectos sociais, psicológicos e econômicos, 
estabelecendo uma relação direta e unilateral entre 
a origem social dos sujeitos e as suas formas de 
conduta no ambiente escolar. 
V. Realizar mapeamento institucional para conhecer 
a realidade da escola, bem como as relações 
estabelecidas entre os membros da instituição, as 
famílias e a comunidade. 
 
A) Somente as afirmativas III e V estão corretas. 
B) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas. 
C) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
E) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                      
22 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
68) Sobre as tendências emergentes nas últimas 
décadas em relação à atuação do psicólogo escolar 
e educacional no Brasil, assinale a alternativa 
correta. 
 
A) Atuar tendo como foco os indivíduos e seus 
problemas de aprendizagem. 
B) Atuar como especialista, com base em uma 
perspectiva unidisciplinar. 
C) Atuar fundamentado pelas práticas tradicionais já 
consolidadas pela psicologia. 
D) Atuar em equipes multiprofissionais na mediação 
das relações sociais e institucionais. 
E) Atuar com base nos aspectos clínicos e 
psicométricos da atividade dos psicólogos. 
 
OMNI (2021) 
PREFEITURA DE SALESÓPOLIS - SP 
CARGO: PSICÓLOGO – ÁREA EDUCAÇÃO 
 
69) Analise os contextos abaixo: 
 
I) O psicólogo educacional precisa criar um espaço 
para escutar as demandas da escola e pensar 
maneiras de lidar com situações que são cotidianas. 
Sendo assim 
II) Precisa criar formas de reflexão dentro da escola, 
com os professores para que se possa trabalhar com 
suas relações e paradigmas. Assinale a alternativa 
CORRETA: 
 
A) Os contextos I e II são verdadeiros e o contexto II 
complementa o contexto I. 
B) Os contextos I e II são verdadeiros e o contexto II 
não complementa o contexto I. 
C) Apenas o contexto I está correto. 
D) Apenas o contexto II está correto. 
 
FUNDATEC (2022) 
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE - RS 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
70) As Referências técnicas para atuação de 
psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019) 
afirmam que: “À Psicologia Escolar e Educacional 
almejamos um projeto educacional que vise a 
___________ práticas de formação e de qualidade 
para todos; que lute pela valorização do trabalho do 
professor e constitua relações escolares 
___________, que enfrente os processos de 
medicalização, patologização e judicialização da 
vida de educadores e estudantes; que lute por 
políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento 
de todos e todas, trabalhando na direção da 
superação dos processos de exclusão e ___________ 
social”. 
 
Assinale a alternativa que preencha, correta e 
respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
 
A) coletivizar – democráticas – estigmatização 
B) coletivizar – verticais – estigmatização 
C) individualizar – democráticas – consciência 
D) individualizar – verticais – estigmatização 
E) coletivizar – democráticas – consciência 
 
FUNDATEC (2022) 
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE - RS 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
71) Ainda em consonância com as Referências 
técnicas para atuação de psicólogas/os na educação 
básica (CFP, 2019), analise as assertivas abaixo e 
assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
 
( ) Não se pode compreender a Educação sem inseri-
la no contexto das políticas econômicas, das políticas 
públicas e das políticas sociais. 
( ) Se faz necessário demarcar posicionamentos em 
defesa da não neutralidade da educação e da 
valorização e autonomia docente. 
( ) A escola deve ser considerada como espaço 
privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, 
sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as 
contribuições do trabalho da psicologia nesses 
assuntos. 
( ) Os profissionais da psicologia não devem se 
envolver no controle social das políticas públicas de 
educação como a participação em conselhos 
municipais e estaduais. 
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, 
de cima para baixo, é: 
A) V – V – V – F. 
B) V – F – F – V. 
C) F – V – V – V. 
D) V – F – V – F. 
E) F – V – F – V. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
23 
 
UFSC (2022) 
UFSC 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
72) Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras 
(V) ou falsas (F) em relação à atuação de psicólogos 
na construção de espaços integrados e 
participativos para fortalecer a relação professor-
aluno e assinale a alternativa que apresenta a 
sequência correta, de cima para baixo. 
 
( ) Oferecer escuta clínica para as queixas dos 
professores e para as queixas dos alunos. 
( ) Realizar mapeamento institucional para 
identificar as queixas escolares e os possíveis 
conflitos entre professores e alunos na sala de aula. 
( ) Promover fóruns de práticas pedagógicas com a 
participação conjunta de professores e alunos, a 
partir de temáticas que interessem à comunidade 
escolar. 
( ) Instituir espaços de diálogo para ressignificar 
possíveis queixas escolares e incentivar a construção 
de soluções com a participação de professores e 
estudantes. 
( ) Promover a participação de professores e alunos 
na solução de conflitos e na proposição de melhores 
processos de ensino e aprendizagem no cotidiano 
escolar. 
 
A) F – F – F – V – V 
B) V – V – F – F – F 
C) V – F – V – F – F 
D) F – F – V – V – V 
E) F – V – V – F –V 
 
FUNDATEC (2022) 
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE - RS 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
73) De acordo com as Referências técnicas para 
atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 
2019), analise os trechos abaixo: 
 
I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de 
trabalho, afirma referenciais de normalidade, de 
certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe 
e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. 
Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, 
classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que 
cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o 
que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia 
proposta pelo capital. 
 
II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo 
médico-assistencial que circunscreve as práticas 
da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar 
impossível de habitar, uma vez que, sem mover 
padrões institucionais, não há como mudar relações 
na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as 
demandas existentes, ou seja, de trabalhar no 
sentido da produção de novas demandas, criar novos 
espaços de discussão e compreensão da realidade 
que povoa o espaço intraescolar. 
 
III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no 
cotidiano de uma escola para trabalhar com os 
educadores não é a quantidade de respostas bem-
sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, 
mas sim o que pode contribuir para manter em 
exercício redes de atenção à vida, redes que foquem 
nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de 
acompanhamento do desenvolvimento de cada 
criança singular e das ações preventivas. 
 
IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do 
tempo, o currículo, as relações e histórias que 
aproximam e distanciam escola e comunidade. A 
construção de narrativas abre espaço para a 
produção de conhecimento e aprofundamento 
teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do 
que se faz. 
 
Quais estão corretos? 
 
A) Apenas I e IV. 
B) Apenas II e III. 
C) Apenas I, II e III. 
D) Apenas I, II e IV. 
E) I, II, III e IV. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
74) Julgue os itens a seguir. 
 
I. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar 
orientar a gestão escolar. 
II. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar 
colaborar no planejamento do projeto pedagógico da 
escola. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
24 
 
III. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar 
oferecer orientação psicoeducacional para a 
comunidade escolar. 
IV. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar 
orientar os envolvidos com a educação do estudante, 
como, por exemplo pai, mãe, responsáveis, cuidadores 
e profissionais. 
V. Caracteriza a atuação do psicólogo escolar fazer 
atendimentode psicoterapia breve, na escola, com 
todos os envolvidos. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Apenas os itens I, II e V estão certos. 
B) Apenas os itens I, III e IV estão certos. 
C) Apenas os itens II, III e V estão certos. 
D) Apenas os itens I, II, III e IV estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
75) Assinale a alternativa que apresenta o campo de 
ação da psicologia escolar na versão de Mitsuko 
Aparecida Makino Antunes (2008). 
 
A) A psicologia escolar pode ser definida segundo o 
âmbito profissional e refere-se a um campo de ação 
determinado, isto é, o processo de escolarização. Tem 
por objeto a escola e as relações que aí se 
estabelecem e fundamenta sua atuação nos 
conhecimentos produzidos pela psicologia da 
educação, por outras subáreas da psicologia e por 
outras áreas de conhecimento. 
B) A psicologia escolar não pode ser definida segundo 
o âmbito profissional. Deve ser definida de acordo 
com o âmbito político, pois envolve outras áreas, que 
se imbricam e se excluem ao mesmo tempo, tornando-
se um campo de celeumas teóricas e metodológicas. 
C) A psicologia escolar pode ser entendida como uma 
subárea de conhecimento que tem como vocação a 
produção de saberes relativos ao fenômeno 
psicológico constituinte do processo educativo. 
D) A psicologia escolar pode ser entendida como um 
espaço para fundamentação, sistematização e 
organização da prática educativa.” 
E) A psicologia escolar e a psicologia educacional são 
definidas como áreas idênticas para o catálogo de 
especialidade. A diferenciação entre elas é apenas de 
ordem epistemológica.” 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
76) Considerando a história da psicologia escolar no 
Brasil, julgue os itens seguintes. 
 
I. O ensino formal de psicologia foi ministrado em 
cursos superiores de filosofia e da área de educação, 
entre os quais se registra o curso de pedagogia. 
II. A educação é um dos pilares que sustentou o 
desenvolvimento da psicologia e um dos fundamentos 
para a educação, sobretudo no âmbito pedagógico. 
III. O ensino de psicologia sempre teve espaço 
privilegiado nos currículos das escolas normais e dos 
cursos de pedagogia. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Apenas os itens II e III estão certos. 
B) Apenas o item I está certo. 
C) Apenas os itens I e II estão certos. 
D) Apenas os itens I e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
77) As políticas governamentais sobre a diversidade 
sexual na escola ganharam força no cenário 
brasileiro a partir da década de 1990. Elas surgiram 
com o objetivo de prevenir doenças, promover saúde 
e garantir os direitos sexuais e reprodutivos. A partir 
dessas informações, assinale a alternativa que 
apresenta diploma(s) legal(is) que apoia(m) a 
atuação profissional nesse campo. 
 
A) Política Nacional de Educação Especial na 
perspectiva da educação Inclusiva 
B) Programa Brasil e Homofobia de 2001 
C) Programa Gênero e Diversidade na Escola e 
Parâmetros Curriculares Nacionais 
D) Programa de Educação Sexual na escola 
E) Lei Brasileira de Inclusão (LBI) 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
78) Com relação aos processos de aprendizagem e 
desenvolvimento, assinale a alternativa que 
apresenta o nome do autor segundo o qual a 
educação deve desempenhar o papel central na 
transformação do homem e, nesta estrada de 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
25 
 
formação social consciente de gerações novas, a 
educação deve ser a base para a alteração do tipo 
humano histórico 
 
A) Jean Piaget 
B) Lev Vygotsky 
C) Alexander Luria 
D) Fernando González Rey 
E) Burrhus Frederic Skinner 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
79) Quanto às ações do psicólogo escolar e 
educacional que atua diretamente em escolas ou que 
desenvolve atividades com o objetivo de assessorar 
ou dar algum tipo de suporte para os profissionais 
que trabalham nas escolas, julgue os itens 
subsequentes. 
I. É uma dessas ações contribuir para a construção 
da gestão escolar democrática a partir do trabalho 
coletivo e colaborativo. 
II. É uma dessas ações fortalecer a autonomia do 
professor e do papel dirigente. 
III. É uma dessas ações contribuir para fortalecer a 
ação popular na escola. 
IV. É uma dessas ações participar do planejamento 
da escola e da orientação dos discentes, 
considerando as necessidades e os interesses dos 
estudantes. 
V. É uma dessas ações contribuir para a definição de 
conteúdos e de materiais de ensino que garantam a 
apropriação do saber. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Apenas os itens I, II e V estão certos. 
B) Apenas os itens I, III e IV estão certos. 
C) Apenas os itens II, III e V estão certos. 
D) Apenas os itens I, II, III e IV estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
80) Acerca da orientação aos pais e(ou) responsáveis 
por parte dos psicólogos escolares, julgue os 
próximos itens. 
I. Os psicólogos escolares devem estar atentos ao 
desenvolvimento integral dos estudantes para 
estruturar um trabalho de orientação a alunos e pais, 
seja de forma individualizada, seja de forma grupal, 
que contribua para o desenvolvimento almejado. 
II. É necessário que os psicólogos escolares 
coordenem grupos de orientação de pais, em função 
de suas demandas, no que diz respeito aos aspectos 
psicológicos do desenvolvimento e da educação dos 
filhos. 
III. É necessário que os psicólogos escolares 
proporcionem orientações em relação ao sentido 
atribuído à sexualidade, à responsabilidade para 
com o outro, às dúvidas e inquietações sobre desejos 
e afetos, à contribuição para o desenvolvimento do 
autoconhecimento, à autorreflexão, à capacidade de 
antecipar consequências e à tomada de decisões 
éticas. Essas orientações constituem um objeto 
significativo do trabalho do psicólogo escolar, tanto 
em sua expressão individual quanto na grupal. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Apenas os itens II e III estão certos. 
B) Apenas o item I está certo. 
C) Apenas os itens I e II estão certos. 
D) Apenas os itens I e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
81) Para a avaliação, o diagnóstico, o atendimento e 
o encaminhamento de alunos com dificuldades 
escolares, é importante 
 
A) utilizar apenas testes recomendados pelos 
Conselho Federal de Psicologia. 
B) utilizar variados instrumentos de investigação – 
como a observação dos alunos em situações de 
atividade escolar cotidiana, das conversações com 
eles e com aqueles com quem interagem, de jogos e 
de situações diversas – para a compreensão das 
causas que originam as dificuldades. 
C) encaminhar para os profissionais de saúde todos 
os estudantes que apresentem dificuldades de 
aprendizagem. 
D) não realizar nenhuma intervenção, para não 
discriminar o estudante. 
E) ignorar os encaminhamentos, visto que as 
dificuldades são construídas pelo professor e, 
portanto, deve-se orientar apenas ele. 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
26 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
82) No que concerne ao processode orientação e 
formação de professores, julgue os itens que se 
seguem. 
 
I. A complexidade do processo de aprendizagem e 
desenvolvimento, em suas variadas formas de 
expressão, deve ser considerada. 
II. Os aspectos subjetivos que envolvem os processos 
de aprendizagem devem ser considerados. 
III. As condições históricas e culturais implicadas no 
processo de aprendizagem devem ser consideradas. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Apenas os itens II e III estão certos. 
B) Apenas o item I está certo. 
C) Apenas os itens I e II estão certos. 
D) Apenas os itens I e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
83) Além das práticas tradicionais, o psicólogo pode 
desempenhar outras atividades na escola. Sendo 
assim, julgue os itens a seguir. 
 
I. O psicólogo deverá participar do processo de 
seleção dos membros da equipe pedagógica e do 
processo de avaliação dos resultados do trabalho. 
II. O psicólogo deverá contribuir para a coesão da 
equipe de direção pedagógica e para sua formação 
técnica. 
III. O psicólogo deverá realizar pesquisas diversas, 
com o objetivo de aprimorar o processo educativo. 
 
Assinale a alternativa correta. 
A) Apenas o item I está certo. 
B) Apenas os itens I e II estão certos. 
C) Apenas os itens I e III estão certos. 
D) Apenas os itens II e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
84) Quanto à participação da família no contexto 
escolar, assinale a alternativa correta. 
 
A) Há a necessidade de se estimular a participação 
das famílias por meio de projetos colaborativos. 
B) As famílias carentes têm pouco a contribuir, pois 
não possuem recursos para colaboração. 
C) As famílias atuais são desestruturadas, portanto 
não se pode contar com sua participação na escola. 
D) As famílias podem participar de atividades 
comemorativas. 
E) As famílias não estão preparadas para participar 
da educação escolar de seus filhos. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
85) O bullying ocorre principalmente na escola e 
atinge toda a coletividade de atores sociais 
participantes da comunidade educativa em torno do 
aluno, como, por exemplo, a família, os educadores, 
as equipes técnicas e os pares. Portanto, na 
avaliação desse fenômeno, os profissionais da escola 
 
A) devem ser neutros e não devem se envolver, uma 
vez que essas situações se resolvem 
espontaneamente. 
B) devem se envolver e aprimorar medidas para a 
resolução da situação, identificando a frequência, a 
intencionalidade e o desequilíbrio de poder entre os 
envolvidos e criando estratégias de enfrentamento. 
C) devem denunciar o caso imediatamente para as 
autoridades competentes e deixar que eles tomem 
providências na justiça comum. 
D) devem identificar o agressor e convidá-lo a se 
retirar da escola. 
E) não devem se importar com a situação, pois ela faz 
parte do cotidiano da escola e se resolve 
espontaneamente. 
 
XII CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2020) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
86) De acordo com Levenfus (2016), são aspectos que 
precisam ser considerados para o processo de 
orientação profissional 
 
A) os gostos, as dúvidas, as decisões, as escolhas, a 
interferência financeira, a universidade, o mercado 
de trabalho, as informações, a influência, o 
autoconhecimento, a identificação e o sistema de 
ingresso, entre outros aspectos relacionados à 
formação pessoal e a contextos socioculturais. 
B) a tendência vocacional e o mercado de trabalho. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
27 
 
C) os níveis de inteligência, aptidão e 
autoconhecimento. 
D) a aptidão genuína e a posição socioeconômica da 
família, que influenciam diretamente no 
desenvolvimento vocacional do jovem. 
E) as aptidões, pois, com o potencial para o 
desempenho da atividade profissional, o indivíduo 
conseguirá uma colocação no mercado de trabalho. 
 
FURB (2020) 
PREFEITURA DE MASSARANDUBA – SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
87) A presença profissional do psicólogo no contexto 
escolar já aparece desde a regulamentação da 
profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia 
Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de 
Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as 
expectativas depositadas sobre os psicólogos 
escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, 
analise as afirmativas abaixo e identifique a correta 
quanto às competências importantes para o 
psicólogo escolar: 
 
A) Promoção de eventos e oficinas, estabelecimento 
de parcerias, recrutamento e seleção, realização de 
psicodiagnóstico e intervenção psicoterapêutica. 
B) Atuação interdisciplinar, promoção de espaços de 
diálogo, assessoramento e orientação, análise 
institucional e atuação com os docentes. 
C) Atenção à saúde, compreensão da interrelação 
entre abordagens teóricas e diversidades 
metodológicas. Gestão de projetos e programas, 
submetendo-os às suas decisões e julgamentos 
morais e efetivação de políticas públicas 
educacionais. 
D) Medicalização e inserção de pessoas, grupos, 
organizações e comunidades no mundo do trabalho. 
Avaliação e desenvolvimento de agentes 
educacionais e atuação com os funcionários. 
E) Promoção de esclarecimentos, psicodiagnóstico e 
tratamento dos transtornos que explicam o fracasso 
escolar. Treinamento de lideranças, análise do clima 
e da cultura organizacional e foco no cliente. 
 
 
 
 
 
 
 
EDUCA (2020) 
PREFEITURA DE PASSAGEM - PB 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
88) O âmbito educacional concentra discussões em 
torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do 
direito à educação das pessoas público-alvo da 
Educação Especial na sala comum da escola regular. 
Esse direito foi possível mediante a formulação de 
legislações e de políticas públicas educacionais. A 
atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas 
importância, devido: 
 
I. O psicólogo escolar, profissional atuante em 
ambientes educacionais, também teve de 
redirecionar as suas práticas para as demandas que 
emergiram desse contexto. 
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula 
inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma 
vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar 
notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, 
assim, a relevância dos professores como público-
alvo de atuação do psicólogo escolar. 
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial 
francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira 
metade do século XX foi marcada por um modelo 
clínico de intervenções direcionadas aos problemas 
de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos 
como principal instrumento. 
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a 
colaborar com a adequação nas práticas realizadas 
pelos professores com vista a melhoria no processo 
de ensino e aprendizagem. 
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos 
professores diante da Educação Inclusiva mostra-se 
relevante para a comunidade escolar, sendo 
professores e alunos os principais beneficiados. 
 
Estão CORRETAS: 
 
A) I, II e III apenas. 
B) II, III e IV apenas. 
C) III, IV e V apenas. 
D) I, IV e V apenas. 
E) I, II, III, IV e V. 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
28 
 
CONTEMAX (2020) 
PREFEITURA DE PASSIRA - PE 
CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL 
 
89) De acordo com a Psicologia Escolar, analise as 
proposições: 
 
I. A psicologia escolar, segundo Martinez (2010), 
carrega um amploleque de possibilidades de 
atuação, as necessidades e o contexto social que 
vivenciamos hoje demandam, cada vez mais, um 
trabalho interdisciplinar com a educação. A 
realidade da educação de hoje é um ensino defasado, 
com escolas desestruturadas, sujeitos em sofrimento 
psíquico e com uma instituição que não consegue 
atender suas próprias demandas. A psicologia escolar 
pode contribuir como uma rede de apoio e ações 
direcionadas. Porque II. O saber/fazer do psicólogo 
na instituição de ensino se concentra em duas 
dimensões da escola: a psicoeducativa e a 
psicossocial. A primeira está relacionada a "história 
relativamente consolidada, a função do psicólogo 
que foi determinada desde o princípio", enquanto que 
a segunda apresenta configuração relativamente 
recente, ambas formas de atuação coexistem e 
guardam entre si inter-relações e interdependências 
diversas (MARTINEZ, 2010). 
 
A) As proposições I e II são verdadeiras, porém a 
segunda não justifica a primeira 
B) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda 
justifica a primeira 
C) Só a proposição I é verdadeira 
D) Só a proposição II é verdadeira 
E) A proposição I é verdadeira e II é falsa, logo a 
segunda não justifica a primeira. 
 
IBADE (2020) 
PREFEITURA DE MINISTRO ANDREAZZA - RO 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
90) Em 1990 é criada a ABRAPEE (Associação 
Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com a 
finalidade de: 
 
A) cooptar os professores para um trabalho 
integrado com todas as esferas no sistema 
educacional. 
B) fomentar a realização de congressos no Brasil. 
C) buscar o reconhecimento legal do psicólogo nas 
instituições de ensino, estimular e divulgar pesquisas 
nesta área, reciclar e atualizar os psicólogos e 
incentivar a melhoria dos serviços prestados por 
estes profissionais. 
D) fortalecer o enfoque clínico no contexto 
educativo. 
E) dar atenção aos alunos-problemas. 
 
CESPE/CEBRASPE (2020) 
TJ - PA 
CARGO: ANALISTA JUDICIÁRIO - PSICOLOGIA 
 
91) Antônia, psicóloga em uma escola, recebeu três 
crianças para atendimento psicológico. Sabendo que 
deveria elaborar pareceres para a escola e para os 
pais das crianças, ela utilizou uma entrevista para 
elaborar hipóteses de diagnóstico e uma história 
clínica com indicação terapêutica. 
 
Nessa situação, Antônia adotou a técnica 
denominada 
 
A) entrevista de triagem. 
B) entrevista em profundidade. 
C) entrevista focalizada. 
D) entrevista retrospectiva. 
E) anamnese. 
 
IBADE (2020) 
PREFEITURA DE MINISTRO ANDREAZZA - RO 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
92) Acerca do trabalho do psicólogo escolar, pode-se 
afirmar que: 
 
A) tem o foco na gestão de mediação com a família. 
B) o atendimento é individualizado na escola. 
C) desenvolve, apoia e promove a utilização de 
instrumental adequado para o melhor 
aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que 
este se torne um cidadão que contribua 
produtivamente para a sociedade. 
D) é voltado, prioritariamente, para a orientação 
vocacional, considerando a faixa etária que o 
profissional costuma atender no ensino fundamental. 
E) desenvolve o plano de atividades e conteúdo da 
escola. 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
29 
 
FURB (2020) 
PREFEITURA DE MASSARANDUBA – SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
93) O contexto educacional concentra discussões a 
respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação 
do direito à educação para o público da educação 
especial na sala de aula da escola regular. Nesse 
sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a 
correta quanto aos indicadores que psicólogos e 
psicólogas, que atuam com educação inclusiva, 
utilizam para avaliar seus trabalhos: 
 
A) Evolução do aluno que é público-alvo da educação 
especial; compreensão e sensibilização do professor 
em relação às especificidades de cada aluno; 
segurança e autonomia do professor no 
desenvolvimento de atividades com o aluno. 
B) Priorização em homogeneizar os critérios de 
avaliação e metodologias de ensino, com 
desenvolvimento de atividades similares para todos, 
de modo que a autoestima dos estudantes se baseie 
nas suas capacidades de seguir, conjuntamente, com 
toda a turma. 
C) Realização de integração dos estudantes da 
educação especial, que pressupõe a participação 
com tutela, em atividades nas quais se facilita que o 
estudante se integre às atividades planejadas. 
D) Adequação estrutural da escola, no sentido de 
contemplar que a educação inclusiva possibilite a 
adaptação dos alunos às rotinas pedagógicas 
desenvolvidas para todos. 
E) Aprovação dos pais e familiares de crianças/jovens 
com deficiência, para que percebam que a atuação 
do psicólogo ou da psicóloga reforça suas convicções 
sobre as necessidades dessas crianças e jovens. 
 
ADM&TEC (2020) 
PREFEITURA DE ÁGUA BRANCA - AL 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
94) Leia as afirmativas a seguir: 
I. No ambiente escolar, o psicólogo desenvolve, apoia 
e promove a utilização de instrumental adequado 
para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a 
fim de inibir atitudes que façam com que este se 
torne um cidadão que contribua produtivamente 
para a sociedade. 
II. Estimular a escolha deliberada e conscientemente 
assumida de uma atuação profissional sustentada 
por teorias psicológicas, cuja visão repudie o homem 
em suas múltiplas determinações e relações 
histórico-sociais, é uma das finalidades da psicologia 
escolar. 
Marque a alternativa CORRETA: 
A) As duas afirmativas são verdadeiras. 
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. 
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. 
D) As duas afirmativas são falsas. 
 
FURB (2020) 
PREFEITURA DE MASSARANDUBA – SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
95) Em ambientes escolares, psicólogos têm lidado 
com desafios como descontroles emocionais de 
estudantes e professores, dificuldades de 
aprendizagem, pouco interesse de estudantes e 
professores, pouco envolvimento dos adultos 
responsáveis por estudantes, estresse de docentes, 
sentimento de impotência frente aos alunos em 
inclusão, carências de recursos, inabilidades para 
lidar com as questões de sexualidade manifestadas 
por estudantes, gravidez precoce, consumo de drogas 
e outros mais. Nesse contexto, destaca-se como 
compromisso social da Psicologia na escola: 
 
A) Ser solucionadora dos problemas existentes com 
os estudantes na escola. 
B) Exercer sua ação social, no sentido de contribuir 
às políticas públicas e à transformação. O 
profissional deve fazer um trabalho processual, 
permanente e dialético, que envolva o coletivo da 
escola. 
C) Interferir nas formas como professores lidam com 
estudantes, em especial no momento da ação 
pedagógica. O profissional deve ensinar em conjunto 
com os docentes e abarcá-los para enfrentar aos 
conflitos e os incentivar para que troquem 
experiências com os colegas. 
D) Aplicar a psicoterapia no contexto escolar, com 
vistas à diminuição das queixas de mal-estar 
subjetivo, sofrimento emocional e potencialização 
das condições de saúde mental das pessoas que 
convivem no ambiente escolar. 
E) Trabalhar sempre no sentido de ajustar 
estudantes, principalmente, e professores com 
dificuldades para se adaptarem ao sistema de 
ensino, melhorando suas condições de bem-estar 
subjetivo, assim como identificar ou diagnosticar e 
tratar condições patológicas que culminem em 
dificuldades de aprendizagem. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
30 
 
FURB (2020) 
FURB – SC 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
96) Em relação à vertente conhecida como psicologia 
escolar crítica, registre V, para as verdadeiras,e F, 
para as falsas: 
 
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar 
e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na 
Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um 
pensamento politicamente engajado e implicado aos 
compromissos sociais. 
( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de 
Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso 
social como algo fundamental à práxis psicológica. 
( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a 
queixa escolar fossem olhados de maneira mais 
direta, ou seja, com enfoque nas características de 
cada aluno(a). 
 
Assinale a alternativa com a sequência correta: 
 
A) F – V – F 
B) V – F – F 
C) V – F – V 
D) F – V – V 
E) F – F – F 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
97) À luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
(LDB), assinale a alternativa que não apresenta 
possibilidade de trabalho do psicólogo escolar na 
educação superior. 
 
A) atividades de avaliação, aconselhamento, 
prevenção e remediação de problemas psicológicos 
nas instituições de nível superior 
B) auxílio no processo de seleção, orientação e 
planejamento da carreira dos alunos para que 
possam atender às necessidades do mercado e às 
próprias 
C) atuar como pesquisador e participar de equipe de 
planejamento e avaliação de programas e objetivos 
educacionais 
D) participar do planejamento administrativo e 
pedagógico da instituição, visando a ações que 
reduzam a evasão escolar e forneçam indicadores de 
risco e êxito acadêmico 
E) realizar atividade clínica, na forma de terapia 
individual, com professores e alunos, de modo a 
melhorar a saúde mental na instituição 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
98) Com relação à presença de queixa escolar nos 
encaminhamentos psicológicos, assinale a 
alternativa incorreta. 
 
A) Pode haver uma confusão por parte do professor 
quanto a problemas de aprendizagem e a problemas 
de comportamento, como indisciplina. 
B) Há uma tendência a encaminhar preventivamente 
crianças ingressantes no sistema escolar que, 
quando não cumprem expectativas, podem ser vistas 
como problemas em potencial. 
C) Há uma questão de gênero nos encaminhamentos, 
sendo que os meninos são, em geral, mais 
encaminhados que as meninas. 
D) O que se constata, em geral, é a presença de 
problemas emocionais (devidos à desestruturação 
familiar que se observa a partir deste século) que 
causam as dificuldades escolares. 
E) O uso exclusivo de um modelo psicológico clínico 
ao atendimento das queixas escolares pode ocultar a 
presença de influências institucionais e sociais sobre 
a queixa, isentando a escola. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
99) A cada foco de atuação do psicólogo escolar 
pode corresponder um conjunto de conhecimentos 
necessários para o fazer da prática. Considerando 
essa informação, julgue os próximos itens. 
 
I - As implicações do fazer pedagógico relacionam‐se 
aos conhecimentos sobre as teorias do 
desenvolvimento e da aprendizagem. 
II - Ao envolvimento dos pais na educação dos filhos 
correspondem as teorias sobre a dinâmica e o 
desenvolvimento das famílias. 
III - Às dimensões psicológicas no ensino‐
aprendizagem correspondem as teorias dos 
processos cognitivos e suas alterações. 
IV- Os sistemas de interações nas escolas estão 
relacionados às teorias de grupos, papéis e atitudes 
sociais. 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
31 
 
A quantidade de itens certos é igual a 
 
A) 0. 
B) 1. 
C) 2. 
D) 3. 
E) 4. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
100) 
 
 
Considerando a tabela acima e as questões 
relacionadas à violência no contexto escolar, não é 
uma possível consequência desse quadro o(a) 
A) aumento dos índices de adoecimento mental de 
professores. 
B) falta de preparo pedagógico dos professores. 
C) evasão da profissão, com mudanças para outras 
áreas de atuação. 
D) insatisfação com o trabalho. 
E) quebra de hierarquia na relação professor‐aluno. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
101) Um dos campos de atuação do psicólogo escolar 
é com os adolescentes que cumprem medidas 
socioeducativas. Em relação a esse tema, julgue os 
itens subsequentes. 
I - As estatísticas apontam que os adolescentes que 
cometem atos infracionais estão, em sua maioria, nas 
camadas mais vulneráveis da sociedade, com 
dificuldades de acesso às necessidades e aos direitos 
mais básicos. 
II - O fato de esses adolescentes sofrerem com 
exclusão e marginalização explica e justifica o ato 
infracional. 
III - Qualquer trabalho com o adolescente em 
cumprimento de medidas socioeducativas deve ser 
iniciado em uma relação de confiança, fundamental 
para o diálogo. 
IV - É necessário conhecer a história do direito da 
criança e do adolescente, assim como documentos 
oficiais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente 
(ECA), para a realização do trabalho. 
 
A quantidade de itens certos é igual a 
 
A) 0. 
B) 1. 
C) 2. 
D) 3. 
E) 4. 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
102)Fracasso escolar é mais recorrente entre alunos 
negros 
A porcentagem de alunos negros com mais de dois 
anos de atraso escolar chega a 14% no Brasil. Entre 
alunos brancos, a taxa cai pela metade: 7%. Além 
disso, apenas metade dos estudantes negros, ao 
atingir o 6.º ano do ensino fundamental, tem a idade 
correta para o ano em que estuda. Os números estão 
na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 
(Pnad) 2011. 
Internet: <www.todospelaeducacao.org.br>. 
O texto acima traz algumas informações sobre a 
desigualdade educacional entre brancos e negros no 
Brasil. Considerando esses aspectos, assinale a 
alternativa incorreta. 
 
A) A universalização da educação é um reflexo da 
democracia racial brasileira, que tem feito esforços 
para equiparar negros e brancos no acesso aos 
direitos. 
B) Uma psicologia socialmente comprometida não 
pode ignorar aspectos relevantes da população que 
atende; no caso, efeitos do racismo no acesso à 
educação. 
C) Os dados mostram que as políticas de 
universalização da educação implantadas a partir de 
meados da década de 1990 não foram, ainda, 
suficientes para sanar as diferenças raciais no que 
tange à educação. 
D) Ainda é necessário identificar, compreender e 
reconhecer os processos sociais que produzem as 
desigualdades raciais no campo da educação. 
E) Reconhecer o racismo como fato social é 
necessário para se pensar ações para combatê‐lo. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
32 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
103) A respeito das transformações da psicologia 
como ciência e profissão no Brasil e de suas 
repercussões para a organização do currículo, 
assinale a alternativa incorreta. 
 
A) Nas décadas de 1960 e 1970, os currículos eram 
voltados para o ensino de disciplinas clínicas, como 
psicoterapia e psicodiagnóstico, focadas na 
formação do profissional liberal de consultório. 
B) Nos períodos iniciais da psicologia como profissão 
no Brasil, a psicologia escolar era voltada para o 
diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e 
deficiências intelectuais, com alocação de crianças 
para classes especiais. 
C) A partir da década de 1980, ocorreu uma crítica 
ao enfoque do fracasso escolar no indivíduo, gerando 
a construção de novos modos de pensar a psicologiaescolar no Brasil. 
D) Do final da década de 1990 até o início do ano 
2000, os currículos baseavam‐se em núcleos comuns 
e ênfases, integrados em habilidades e competências 
a serem conquistadas. 
E) A partir do final da primeira década dos anos 
2000, houve uma tentativa de retorno ao currículo 
mínimo, com enfoque na formação do profissional 
generalista. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
104) No que se refere à história da psicologia 
escolar, julgue os itens a seguir. 
 
I - Seu percurso histórico é posterior ao período 
formativo da psicologia, surgindo em meados da 
década de 1980. 
II - Surgiu em um paradigma de quantificação de 
fenômenos psicológicos, com o uso de testes e 
intervenções clínicas. 
III - Com a crítica a seus momentos iniciais, passou a 
se preocupar com os fatores externos (sociais, 
políticos, institucionais etc.) que produzem o fracasso 
escolar. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Nenhum item está certo. 
B) Apenas os itens I e II estão certos. 
C) Apenas os itens I e III estão certos. 
D) Apenas os itens II e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
105) Quanto a aplicações da psicologia escolar ao 
ensino superior, é correto afirmar que 
 
A) o trabalho do psicólogo escolar seja mais restrito 
à área de pesquisa devido às peculiaridades do 
ensino superior em relação aos demais níveis 
educacionais. 
B) se abram, com a democratização do ensino 
superior, novas possibilidades de atuação 
relacionadas à permanência das pessoas 
historicamente excluídas desse espaço. 
C) o espaço da avaliação tenha encolhido nesse 
campo, pois outras formas de conceber a qualidade 
do ensino têm emergido. 
D) a expansão do ensino superior de certa forma 
tenha prejudicado a atuação dos psicólogos 
educacionais, pois os investimentos na educação 
básica, campo tradicional de atuação, diminuíram. 
E) o trabalho do psicólogo escolar no ensino superior 
deva ser focado na análise institucional, pouco se 
relacionando com as políticas públicas em vigência. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
106) Acerca do trabalho com os alunos com altas 
habilidades, julgue os próximos itens. 
 
I - O trabalho com alunos com altas habilidades é 
mais fácil dentro do contexto escolar, uma vez que, 
ao apresentarem desempenho intelectual acima da 
média, não necessitam de cuidados especiais na 
escolarização. 
II - A formação do psicólogo escolar no Brasil tem 
sido considerada por diversos pesquisadores como 
adequada no que tange a lidar com os aspectos 
socioemocionais do aluno com altas habilidades e 
com as práticas para desenvolver suas habilidades 
superiores. 
III - O sistema educacional brasileiro é moldado de 
forma a atender mais as necessidades dos alunos com 
superdotação que as dos alunos com necessidades 
especiais ou as dos alunos com desempenho regular. 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
33 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Nenhum item está certo. 
B) Apenas os itens I e II estão certos. 
C) Apenas os itens I e III estão certos. 
D) Apenas os itens II e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
107) Com base na abordagem teórico‐crítica da 
psicologia escolar, assinale a alternativa correta. 
A) Sua base está no darwinismo social, concebendo 
dons ou aptidões pessoais como formas de expressão 
da aprendizagem, e a origem dos problemas de 
aprendizagem estão no indivíduo e nas questões da 
hereditariedade. 
B) A base ideológica pode ser identificada no 
movimento higienista, dentro de uma abordagem de 
modificação do comportamento, e a origem dos 
problemas de aprendizagem pode ser identificada no 
ambiente familiar desajustado e nos fatores 
emocionais. 
C) Toma como referência o conjunto de elaborações 
do materialismo histórico dialético, vendo a escola 
como um instrumento de emancipação e a 
aprendizagem como um processo dinâmico que 
modifica e movimenta o processo de 
desenvolvimento. 
D) Identifica‐se como abordagem das ideias de 
saúde escolar, em que ocorre uma visão organicista 
na qual a origem dos problemas de aprendizagem se 
encontra em disfunções neurológicas e orgânicas. 
E) Encontra‐se em uma visão pós‐moderna, baseada 
nas visões de inatismo e interacionismo, em que os 
problemas de aprendizagem ocorrem por um 
desenvolvimento inadequado do indivíduo, por 
ausência de um ambiente facilitador ou por 
imaturidade. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
108) Em relação aos estudos brasileiros mais 
recentes sobre os encaminhamentos por queixa 
escolar, assinale a alternativa incorreta. 
 
A) A maioria dos encaminhamentos realizados ocorre 
para crianças que estejam cursando o ensino 
fundamental. 
B) Há um número superior de crianças do sexo 
masculino encaminhadas em relação às do sexo 
feminino. 
C) Apesar de o atendimento ocorrer por queixa 
escolar, podem ser raros os contatos dos psicólogos 
que atendem as crianças com os professores. 
D) Há uma tendência, entre os psicólogos que 
atendem, a responsabilizar as crianças ou as famílias 
pelo fracasso escolar. 
E) A escola tem‐se mostrado um espaço de 
aprendizagem e formação, não estando relacionada 
à reprodução de fracasso escolar. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
109) Acerca da indisciplina escolar, julgue os itens 
que se seguem. 
 
I - Tem ganhando espaço entre as queixas escolares, 
junto às queixas de problemas de aprendizagem. 
II - Restringe‐se às escolas públicas, não sendo um 
problema frequente nas escolas particulares. 
III - É um problema que atinge a infância e a 
juventude, não atingindo o nível superior. 
IV - A motivação pode estar relacionada aos 
problemas de indisciplina. 
 
A quantidade de itens certos é igual a 
 
A) 0. 
B) 1. 
C) 2. 
D) 3. 
E) 4. 
 
XI CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS (2018) 
CFP - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 
 
110) De acordo com os Parâmetros Curriculares 
Nacionais, julgue os seguintes itens. 
 
I - O ensino fundamental objetiva que os alunos 
sejam capazes de compreender a cidadania, 
respeitando o outro e exigindo o respeito de si 
próprio. 
II - O ensino fundamental objetiva que os alunos 
sejam capazes de se perceber como agente e 
integrante do ambiente, contribuindo de forma ativa 
para a melhoria e preservação do meio ambiente. 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
34 
 
III - O ensino fundamental objetiva que os alunos 
sejam capazes de conhecer e cuidar do próprio corpo, 
valorizando e adotando hábitos saudáveis. 
 
Assinale a alternativa correta. 
 
A) Nenhum item está certo. 
B) Apenas o item I está certo. 
C) Apenas o item II está certo. 
D) Apenas o item III está certo. 
E) Todos os itens estão certos. 
 
o Anotações o 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
35 
 
 
GABARITO 
1 D 
2 B3 A 
4 B 
5 E 
6 C 
7 B 
8 D 
9 B 
10 E 
11 C 
12 A 
13 A 
14 D 
15 C 
16 D 
17 E 
18 A 
19 C 
20 E 
21 E 
22 B 
23 B 
24 A 
25 C 
26 D 
27 E 
28 D 
29 E 
30 B 
31 C 
32 A 
33 E 
34 D 
35 A 
36 C 
37 B 
38 C 
39 D 
40 B 
41 B 
42 D 
43 A 
44 D 
45 E 
46 B 
47 C 
48 D 
49 C 
50 B 
51 A 
52 D 
53 A 
54 E 
55 D 
56 E 
57 A 
58 B 
59 A 
60 E 
61 A 
62 B 
63 B 
64 D 
65 ERRADO 
66 C 
67 B 
68 D 
69 C 
70 A 
71 A 
72 D 
73 E 
74 D 
75 A 
76 E 
77 C 
78 B 
79 E 
80 E 
81 B 
82 E 
83 E 
84 A 
85 B 
86 A 
87 B 
88 E 
89 B 
90 C 
91 A 
92 C 
93 A 
94 D 
95 B 
96 B 
97 E 
98 D 
99 E 
100 B 
101 D 
102 A 
103 E 
104 D 
105 B 
106 A 
107 C 
108 E 
109 C 
110 E 
 
Psicologia Escolar 
Gisele Marasini - @mapadapsico 
                       
36 
 
SEU GABARITO 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
26 
27 
28 
29 
30 
31 
32 
33 
34 
35 
36 
37 
38 
39 
40 
41 
42 
43 
44 
45 
46 
47 
48 
49 
50 
51 
52 
53 
54 
55 
56 
57 
58 
59 
60 
61 
62 
63 
64 
65 
66 
67 
68 
69 
70 
71 
72 
73 
74 
75 
76 
77 
78 
79 
80 
81 
82 
83 
84 
85 
86 
87 
88 
89 
90 
91 
92 
93 
94 
95 
96 
97 
98 
99 
100 
101 
102 
103 
104 
105 
106 
107 
108 
109 
110

Mais conteúdos dessa disciplina