A professora Gabrielly trabalha em uma escola municipal como orientadora pedagógica. Na reunião pedagógica do início do ano letivo, apresentou aos professores o objetivo da escola com ênfase na Pedagogia Crítico-social. Durante a reunião, Gabrielly propôs aos professores o desenvolvimento de um projeto pedagógico que envolva toda a escola com a temática Jogos Olímpicos. Nesse projeto, o objetivo principal é as atitudes que um esportista precisa ter durante o evento, enfatizando as emoções durante a realização de uma atividade, sabendo que a Pedagogia Crítico-social relaciona os conteúdos com a realidade dos alunos, possibilitando que a teoria e a prática tenham significado, contribuindo, assim, para a transformação da sociedade.
Elaborado pelo autor.
Partindo desse pressuposto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia Crítico-social:
I. Na Pedagogia Crítico-social, a escola tem como prioridade a formação cultural da disseminação dos conteúdos científicos, transformando-os em saberes escolares, para que o processo de ensino possibilite meios para o desenvolvimento da capacidade dos alunos, contribuindo para que os alunos possam refletir sobre o meio social em que vivem, a fim de contribuir para sua transformação.
II. O papel do professor na Pedagogia Crítico-social é fundamental no processo de ensino, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais durante a aprendizagem, pois o professor fará o papel de orientador das ações que serão desenvolvidas pelos alunos, durante o processo de aprendizagem, por meio das experiências vivenciadas concretamente.
III. Na Pedagogia Crítico-social, o papel dos conteúdos é primordial no processo da aprendizagem, pois devem ser dissociáveis do contexto social do aluno, abstratos para possibilitar a pesquisa e reflexão. Desse modo, a aluno poderá relacionar os conteúdos vivenciados com a teoria estudada, pois ocorre uma aprendizagem individualizada apenas com a mediação do professor.
IV. O papel dos Métodos na Pedagogia Crítico-social valoriza a experiência apresentada pelo aluno e, a partir dessa vivência, faz relação com os conteúdos organizados pela professora. Desse modo, associa-se a realidade dos alunos com os conteúdos universais, possibilitando, assim, que tenham autonomia e motivação na busca pelo seu conhecimento, pois desperta seu interesse na aprendizagem, compreendendo que os conteúdos estudados fazem parte de seu meio social.
É correto o que se afirma em:
Ed
ontem
Vamos analisar cada afirmativa sobre a Pedagogia Crítico-social: I. Na Pedagogia Crítico-social, a escola tem como prioridade a formação cultural da disseminação dos conteúdos científicos, transformando-os em saberes escolares, para que o processo de ensino possibilite meios para o desenvolvimento da capacidade dos alunos, contribuindo para que os alunos possam refletir sobre o meio social em que vivem, a fim de contribuir para sua transformação. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois reflete a proposta da Pedagogia Crítico-social de relacionar o conhecimento à realidade dos alunos. II. O papel do professor na Pedagogia Crítico-social é fundamental no processo de ensino, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais durante a aprendizagem, pois o professor fará o papel de orientador das ações que serão desenvolvidas pelos alunos, durante o processo de aprendizagem, por meio das experiências vivenciadas concretamente. Verdadeiro. Essa afirmativa também está correta, pois destaca a função do professor como mediador e orientador. III. Na Pedagogia Crítico-social, o papel dos conteúdos é primordial no processo da aprendizagem, pois devem ser dissociáveis do contexto social do aluno, abstratos para possibilitar a pesquisa e reflexão. Desse modo, a aluno poderá relacionar os conteúdos vivenciados com a teoria estudada, pois ocorre uma aprendizagem individualizada apenas com a mediação do professor. Falso. Essa afirmativa é incorreta, pois a Pedagogia Crítico-social enfatiza a relação dos conteúdos com o contexto social do aluno, e não a dissociação. IV. O papel dos Métodos na Pedagogia Crítico-social valoriza a experiência apresentada pelo aluno e, a partir dessa vivência, faz relação com os conteúdos organizados pela professora. Desse modo, associa-se a realidade dos alunos com os conteúdos universais, possibilitando, assim, que tenham autonomia e motivação na busca pelo seu conhecimento, pois desperta seu interesse na aprendizagem, compreendendo que os conteúdos estudados fazem parte de seu meio social. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois reflete a proposta de valorização da experiência do aluno. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: C. I, II e IV, apenas.