Buscar

Técnicas para o planejamento de carreira DESAFIOEXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnicas para o planejamento de carreira
Desafio
Julia é uma jovem advogada de 25 anos que atua em uma multinacional, ocupando o cargo de advogada trainee e, brevemente, deseja assumir um cargo de gestão. Ela já está pensando nisso pois ao final do programa de Trainee, a empresa faz uma avaliação dos profissionais e o gestor, juntamente com o RH, dá o feedback para os profissionais.
No entanto, esse feedback é elaborado pensando-se já no plano de carreira habitual da empresa, independente das ambições de seus funcionários. Dessa forma, a expectativa da empresa é preparar Julia conforme os cargos estratégicos que delimitou e que podem ser observados na imagem a seguir:
Considerando os interesses de Julia e a expectativa da empresa, responda:
1. Há conflito de interesses? Justifique.
​​​​​​​2. Como você orientaria a elaboração do plano de carreira para a Julia?
Padrão de resposta esperado
1. Sim, pois Julia deseja ir de trainee para a gestão e a empresa busca preencher suas posições com os candidatos internos conforme seu próprio plano de carreira. Logo, a profissional e a organização têm expectativas diferentes em relação à trajetória de carreira. Para a organização, a trajetória de carreira é importante para o planejamento da necessidade dos seus recursos humanos. A futura força de trabalho da organização depende do projeto de transição dos empregados pelos vários níveis da organização. Para o profissional, a trajetória da carreira é a sequência dos cargos que ele deseja ocupar para atingir suas metas pessoais e profissionais.
2. Neste caso, é importante que haja um alinhamento destas expectativas. Caso a avaliação de Julia seja adequada, é possível à organização avaliar de forma diferenciada, sem a visão tradicional, a partir de uma visão alternativa na análise e trajetória de carreira, como:
- Considerar outras possibilidades além do crescimento natural da carreira.
- Atender às demandas e necessidades organizacionais.
- Ser flexível para atender as qualidades do profissional.
- Analisar a sequência de cargo, considerando: as qualificações, o conhecimento e outros atributos que não contemplem somente a experiência, a idade e a formação.
Enfim, o planejamento de carreira deve considerar um cenário realista e levar em conta o perfil de Julia, que se enquadra na geração Y, que tem anseios bem diferentes da geração anterior. No plano de Julia, pode-se considerar um programa de aconselhamento.
1. 
O planejamento de carreira é uma necessidade tanto para o indivíduo como para as empresas, que precisam criar estratégias para motivar, engajar e reter os seus profissionais. Sobre o planejamento de carreira, marque a alternativa CORRETA:
Resposta correta.
A. 
Visa relacionar os interesses pessoais e organizacionais, de acordo com o que a organização oferta em termos de oportunidades concretas.
A prática do planejamento de carreira organizacional contempla a integração das aspirações profissionais de um empregado com as oportunidades disponíveis na organização.
2. 
O aconselhamento de carreira pode ocorrer em diferentes formas de interações entre profissionais e organizações. São exemplos dessas formas de interações, EXCETO:
Você acertou!
B. 
Processo de desligamento.
O processo de desligamento é um momento que deve ser conduzido de forma respeitosa, acolhendo o profissional, tendo como foco compreender a imagem que ele está levando da empresa e qual sua percepção sobre as práticas de gestão de pessoas.
3. 
O planejamento de carreira envolve a combinação das aspirações pessoais do profissional com as oportunidades existentes. Algumas práticas comuns incluem aconselhamento, seminários e centros de autoavaliação. Um fator crítico para o sucesso do planejamento de carreira consiste em:
Resposta correta.
E. 
Fazer com que a responsabilidade seja compartilhada entre profissional e organização.
A gestão compartilhada de carreira entre empresa e indivíduo contempla uma responsabilidade compartilhada entre ambos, em função da necessidade de comprometer as pessoas com o seu processo de desenvolvimento e o da organização.
4. 
O processo de planejamento de carreira considera algumas etapas. Tais etapas estão relacionadas a momentos de vida do profissional, que contempla experiências e expectativas de carreira. A etapa que identifica CORRETAMENTE em que ponto da carreira o indivíduo se encontra é:
Você acertou!
C. 
Posicionamento na trajetória profissional.
5. 
As organizações utilizam diversas práticas para facilitar o planejamento de carreira pelos empregados. Dentre essas práticas, a tecnologia de sistema de informação é uma das ferramentas mais importantes para o planejamento de carreira. Dentre os principais benefícios dessa ferramenta, pode-se afirmar que ela:
Você acertou!
D. 
alimenta o fluxo de informações entre as vagas disponíveis e a qualificação dos profissionais internos.
A organização deve assegurar a qualquer empregado, potencialmente qualificado, o acesso às vagas disponíveis e aos seus requisitos. Por outro lado, ela precisa identificar quais empregados disponíveis na empresa apresentam as qualificações necessárias para preencher a vaga. Um bom sistema de informação de recursos humanos e um bom programa de divulgação de vagas atendem a essas necessidades, disponibilizando, assim, novas oportunidades de carreira para os profissionais da própria organização, favorecendo o seu crescimento e desenvolvimento.

Continue navegando