Buscar

ESTUDO DE CASO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – AII – SEGUNDA LICENCIATURA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA	Comment by Eliandro: Olá aluna.Abordou muito bem o tema proposto.Aprofundou e articulou as ideias de maneira excelente. 
SOCIO-EDUCAÇÃO E A UNIVERSIDADE: PROJETOS DE REINTEGRAÇÃO DA PESSOA EM CONFLITO COM A LEI
Alguns países preveem a responsabilização criminal em diferentes idades, dependendo do tipo crime cometido e do discernimento apresentado pelo menor infrator. Na Alemanha, oficialmente a idade é de 18 anos. Mas, se um jovem de 14 cometer algum crime grave e for considerado “lúcido” e consciente pelas autoridades, poderá ser julgado pelo sistema tradicional. E até os 21, também dependendo do discernimento do indivíduo, poderá responder através do sistema de justiça juvenil. Ou seja: dos 14 aos 21, ele poderá ser julgado por qualquer um dos dois sistemas. Vai depender de seu estado de discernimento, sendo que a análise costuma ser feito caso a caso pela Justiça do Menor, que visa a reintegração do infrator e punições conformes com a gravidade do crime e com a situação do criminoso.
A Declaração Mundial sobre a Educação para todos traz como objetivo estabelecer compromissos mundiais para garantir a todas as pessoas os conhecimentos básicos necessários a uma vida digna, condição insubstituível para uma sociedade mais justa e humana, onde todas as pessoas tem direito a educação, sendo incluídos os jovens e adultos privados de liberdade, pois a educação básica é para todos ao longo da vida. 
A Educação é a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano, cada pessoa, criança, jovem ou adulto deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
Para fins de expansão da Educação básica, universalizar o acesso à Educação e promover a equidade, concentrar a atenção na aprendizagem, ampliar os meios e o raio de ação da Educação básica, propiciar um ambiente adequado à aprendizagem e fortalecer alianças. 
O que se pode apreender é que a educação deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. Os preconceitos e estereótipos de qualquer natureza devem ser eliminados da educação, não devendo sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais.
Tocantinópolis/TO, é uma cidade do interior do estado Tocantins, com pouco mais de 5 mil habitantes, ainda não existe qualquer tipo de instituição de socioeducação. Com isso o município precisa de medidas que podem garantir ao adolescente infrator a sua superação de excluído e, sobretudo, na condição para participação na vida social. Dessa forma, é preciso garantir os direitos fundamentais do menor, reeducando-o e não excluindo, o caminho mais correto para evitar o quadro de crescimento acelerado de adolescentes infratores, seria a educação, somente se alcançará uma reintegração quando a medida aplicada garantir ao adolescente um projeto de vida que o liberte do submundo do crime e da marginalização, através de educação, os adolescentes mesmo privado da liberdade deve continuar com seus estudos e cursos profissionalizantes, e o estado deveria possibilitar uma forma de trabalho, para que o mesmo termine a sua medida com possibilidades de um emprego, com isso o adolescente irá perceber que o crime não é a solução e sim um problema, e, com o Estado lhe dando a assistência devida, os índices de reintegração aumentarão.

Mais conteúdos dessa disciplina