Buscar

Ações Sustentáveis e Impactos Ambientais no Exercício Profissional

Prévia do material em texto

Ações Sustentáveis e Impactos Ambientais no Exercício Profissional de Química
Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade
Aluno(a): Fernanda Mateus Fernandes
Desenvolvimento sustentável
 É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades de gerações futura. 
Recursos naturais.
Responsabilidade ambiental.
Impacto Ambiental 
“Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”, de acordo com a Resolução 001/86 do CONAMA.
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-Brasil)
69,8% dos municípios brasileiros estão classificados com um nível de desenvolvimento sustentável “baixo” ou “muito baixo“.
No Distrito Federal, a classificação segue como média, com 57,5% de pontuação e com a classificação 311 de um ranking de 5.570 municípios.
O Exercício Profissional do Químico
De acordo com o Conselho Regional de Química (CRQ), as atribuições do químico dependem de sua formação profissional, podendo ser dividida em: 
- Engenheiro Químico;
- Químico Industrial;
- Químico Bacharel e Licenciado;
- Técnico Químico;
O Exercício Profissional do Químico
Atribuições aos Bacharel e Licenciado: 
Direção, Supervisão e Responsabilidade Técnica; 
Assessoria, Consultoria e Comercialização;
Perícia, Serviços Técnicos e Laudos;
Magistério;
Desempenho de Cargos e Funções Técnicas	;
Pesquisa e Desenvolvimento;
Análise Química e Físico-química e Padronização.
O Exercício Profissional do Químico
Podendo o Bacharel, exercer ainda:
Produção, Tratamentos de Resíduos; 
Operação e Manutenção de Equipamentos;
Controle de Operações e Processos;
Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Industriais;
Execução de Projetos de Processamento;
Estudo de Viabilidade Técnico – Econômica.
Projeto Pedagógico do Curso
Perfil do Egresso
Ter o domínio das técnicas básicas de laboratório e equipamentos;
Condição de atuar em atividades socioeconômicas que envolvam sua área, “direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias”
A questão ambiental no exercício Profissional
Química Ambiental – 1994
O Meio Ambiente e a Química possuem uma ligação natural. 
Transformações e Substâncias
A questão ambiental no exercício Profissional
Industria: materiais de construção, cosméticos, sanitária, farmacêutica, defensivos agrícolas, alimentos, bebidas, combustíveis e biocombustíveis, usinas, automotiva, borracha, têxtil, celulosa, cerâmica, construção civil, madeireira, plásticos, metalúrgica, agropecuária e petroquímica.
Consultoria técnica e Consultoria Ambiental;
Análises laboratoriais, Análise de Narcóticos, Análise Toxicológica;
A questão ambiental no exercício Profissional
Pesquisa em Institutos e Centros de Desenvolvimento, Estudo de Viabilidade Técnica e Técnico-Econômica, Prevenção de riscos no trabalho;
Soluções para o Controle de Pragas, Controle de Doping de Atletas, Controle Sanitário, Inspeção e Controle Industrial, Controle de Qualidade;
Auxílio na Armazenagem e Transporte de Produtos Químicos, Tratamento de Água e Resíduos Industriais, Usinas de Reciclagem, Vinícolas e cachaçarias, Energias Alternativas; 
Química Forense (solução de crimes, análise de material orgânico, adulteração de substâncias, etc.)
Requisitos Legais e Técnicos Aplicáveis
Uma das questões que mais envolve a Química e o Meio Ambiente, visando as atividades exercidas, está relacionado as indústrias e seus produtos químicos.
O descarte inadequado dessas substancias podem gerar diversos problemas ao meio ambiente, ou seja, podem acabar causando um impacto ambiental.
Requisitos Legais e Técnicos Aplicáveis
A contaminação de mananciais;
Desequilíbrio do ecossistema aquático;
A poluição da atmosfera através da emissão de gases tóxicos, que se refletem na população local já que colabora para a proliferação de doenças infectocontagiosas.
Requisitos Legais e Técnicos Aplicáveis
A resolução CONAMA 430 de 2011 dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, destacando algumas classes químicas de maior periculosidade;
A adoção de uma classificação abrangente, baseada em diferentes classes químicas, é necessária para evitar que misturas complexas sejam geradas.
Requisitos Legais e Técnicos Aplicáveis
No Brasil, a NBR 10004:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece os critérios para a classificação dos resíduos quanto aos potenciais riscos ao meio ambiente e à saúde da população. Essas classes se dividem entre:
Perigosos (Classe I); 
Não perigosos inertes (Classe II A); 
Não inertes (Classe II B).
Requisitos legais e técnicos aplicáveis 
É necessário contar com as orientações da NBR 12235:1992 , envolvendo as práticas adequadas para o armazenamento de resíduos perigosos;
E a NBR 11174:1990 que dispõe sobre as condições para os resíduos de classes II - não inertes e III - inertes.
Requisitos legais e técnicos aplicáveis 
A legislação ambiental também aborda o processo de transporte terrestre de resíduos, que deve ser adequar as regras e requisitos da NBR 13221:2022.
Essa norma tem por objetivo assegurar que o transporte atenda aos requisitos de proteção ao meio ambiente, à saúde pública e aos padrões desejáveis de segurança.
Requisitos Legais e técnicos aplicáveis 
A NBR 13221:2021 determina que as cargas devem estar adequadamente acondicionadas, garantindo que não haja risco de vazamentos ou quedas que resultem na contaminação do ambiente e da atmosfera.
Os resíduos devem ser transportados com o uso de equipamentos adequados, em bom estado de conservação e obedecendo às regulamentações pertinentes à sua classificação.
Requisitos legais e técnicos aplicáveis
Mesmo após os efluentes terem sido enviados ao destino que realizará o tratamento, as indústrias devem se atentar aos processos e condições da destinação final;
 Responsabilidade solidária prevista na Lei dos crimes ambientais.
Requisitos legais e técnicos aplicáveis
Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
Resolução nº 430 também do CONAMA trata sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, e complementa e altera a Resolução nº 357.
A prática da sustentabilidade
Etapa fundamental na adequação à legislação ambiental nas indústrias químicas é estar em conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), lei federal que estabelece diretrizes e metas relacionadas ao gerenciamento ambiental de órgãos e empresas em todo o Brasil. 
Multas que vão de R$500,00 a R$2 milhões. 
A prática da sustentabilidade
Substituição de produtos químicos perigosos por equivalentes de menor periculosidade;
Aquisição de reagentes apenas na quantidade a ser utilizada;
Minimização do uso de reagentes de alta periculosidade e toxicidade na prática de laboratório;
Desenvolvimento de práticas internas aos laboratórios que evitem a geração de resíduos químicos complexos de difícil tratamento;
A prática da sustentabilidade
Evitar doações de produtos químicos sem que haja previsão de consumo em, no máximo, um ano. Além disso, as doações só poderão ser aceitas se houver um docente que se responsabilize por garantir sua destinação final, caso o produto não seja consumido no prazo previsto;
Diminuição de escala de reações e análises de forma a diminuir o volume de resíduo final.
Referencias
Figura 01. Cidades BrasileirasClassificadas com Nível de Desenvolvimento Sustentável Baixo. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/07/cerca-de-70-das-cidades-brasileiras-estao-classificadas-com-nivel-de-desenvolvimento-sustentavel-baixo) (Acesso em: 19/11/2022)
Figura 02. IDSC Distrito Federal. Disponível em: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/brasilia-DF) (Acesso em: 19/11/2022)
Figura 03. Projeto Pedagógico do Curso 2019. Disponível em : https://ucb.catolica.edu.br/portal/wp-content/uploads/2019/02/PPC-Sint%C3%A9tico-Bacharelado-Qu%C3%ADmica-Tecnol%C3%B3gica.pdf) (Acesso em: 19/11/2022)
Desenvolvimento de Carreira. Disponível em: https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de-carreira/areas-atuacao-quimica
Conselho Regional de Química do Espirito Santo. Disponível em: https://www.crqes.org.br/atribuicoes-do-quimico/
https://pt.dreamstime.com/dia-do-meio-ambiente-nas-m%C3%A3os-de-%C3%A1rvores-plantando-mudas-fundo-verde-boque-m%C3%A3o-f%C3%AAmea-no-campo-da-natureza-m%C3%A3ezinha-erva-image163795636

Continue navegando