Buscar

Logística Internacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA INTERNACIONAL 
 Madson Ferreira Da Silva 
Matrícula: 01527917
Curso: Logística 
O drawback é um benefício fiscal que ajuda os exportadores a reduzir o custo de produção e ter um preço atrativo no comércio internacional. Através dele é possível obter isenção ou suspensão de impostos sobre insumos que são usados no processo de fabricação dos produtos. Esse regime foi criado em 1966 com o objetivo principal de reduzir os gastos de fabricação dos produtos destinados à exportação. Dessa forma, os exportadores podem praticar preços competitivos no comércio internacional e ter uma boa lucratividade. 
A empresa que se beneficia do drawback integrado suspensão assume o compromisso de exportar todos os bens produzidos a partir de insumos adquiridos sob o amparo desse regime especial, estritamente conforme as condições e prazos dispostos na legislação pertinente. O regime permite que a empresa compre com suspensão de impostos, insumos nacionais ou importados que serão usados na fabricação de produtos com destino a exportação, ou seja, a empresa garante o benefício fiscal antes mesmo de exportar os produtos. Isso reduz os custos de fabricação e torna o preço mais competitivo em outros países. Nessa modalidade, são suspensos tributos federais como: Imposto de importação, IPI, PIS, CONFINS, AFRMM, ICMS. A modalidade suspensão aumenta o fluxo de caixa por conta da redução de impostos, abrindo assim um campo para novos investimentos, todo esse processo é acompanhado pela (SECEX) secretaria de comércio exterior.
Drawback Integrado isenção seu foco é na importação de mercadoria para a recomposição de estoque de bens utilizados em produtos que já foram exportados, essa modalidade permite uma redução parcial ou integral dos impostos ou tributos incidentes na importação; Também é aplicável à aquisição no mercado interno ou importação de mercadoria consumidas em reparos, criação, produção, atividade extrativista de produto exportado. O benéfico obtido por esse regime é a isenção dos respectivos tributos: Imposto de importação, imposto sobre os produtos industrializados (IPI), PIS, CONFINS. Se adquiridos na modalidade de importação são cobrados ICMS e AFRMN, no entanto se for comprado internamente haverá apenas a cobrança do ICMS. Essas reduções de impostos possibilitam uma maior lucratividade das empresas, investimentos em novas instalações, assim gerando novos postos de trabalho.
REFERÊNCIA
Drawback suspensão: como funciona e o que muda na modalidade Integrado?, GRUPOSERPA, 2022. Disponível: https://gruposerpa.com.br Acesso em: 07 Out.2022.
O que é drawback e como funciona?, REMESSAONLINE, 2020. Disponível: https://remessaonline.com.br. Acesso em: 08 Out.2022.
Drawback entenda as novas regras do benefício, como obtê-lo e as vantagens para sua empresa, INTERSEAS, 2020. Disponível: https://interseas.com.br Acesso em: 09 Out.2022.

Continue navegando