Buscar

VA2 TRIBUTÁRIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A instituição de um tributo busca muitas vezes busca, além da obtenção de receita a criação de medidas que visam regular ou obstar a prática de determinada conduta. Nesse sentido, disserte sobre progressividade extrafiscal do IPTU justificando o seu objetivo.
A progressividade extrafiscal do IPTU trata-se da majoração do tributo com relação única e direta com o tempo em que a propriedade permanece sem cumprir sua função social.
Seu objetivo, nada mais é do que melhorar a situação do imóvel para que ele cumpra correta e devidamente sua função social.
Determinado investidor realiza investimento em empresa do ramo imobiliário por meio do aporte, nesta empresa, de imóvel de sua propriedade. A empresa investida extrai e sempre extraiu 100% da sua receita a partir de transações imobiliárias. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar, com base na Constituição Federal, que:
incide imposto de competência dos municípios sobre a transferência do imóvel à empresa em realização do seu capital.
Foi editada lei municipal criando IPTU e constava, anexa à lei, a pauta de valores dos imóveis do município. De acordo com essa lei, a secretaria de fazenda estava autorizada a atualizar, com base na valorização imobiliária, a pauta nos exercícios posteriores. 
Sobre a hipótese descrita, assinale CORRETA:
Ao Poder Executivo pode ser delegada a atualização do valor do imposto com base na correção monetária.
Segundo o Art. 63, da Lei 5172/66 (CTN), assinale a alternativa que corresponde a um fato gerador do imposto de competência da União, sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários.
Quanto às operações relativas a títulos e valores mobiliários, a emissão, transmissão, pagamento ou resgate destes, na forma da lei aplicável.
Considerando que um estado da Federação pretenda estabelecer alíquota do imposto sobre a propriedade de veículo automotor (IPVA) para os veículos importados em patamar superior àquela prevista para os veículos nacionais, assinale a opção correta.
O estado em questão não tem competência tributária para estabelecer a diferença tributária entre bens em razão de sua procedência ou destino.
Sobre o ISS - Imposto sobre Serviços de qualquer natureza, analise os itens a seguir: 
I. suas alíquotas máximas e mínimas serão fixadas mediante resolução do Senado Federal.
II. compete ao Distrito Federal a sua instituição, como a dos demais impostos municipais.
 III. medida provisória poderá excluir da sua incidência exportações de serviços para o exterior, a fim de regular a balança comercial.
 IV. lei complementar regulará a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais que poderão vir a ser concedidos e revogados.
 V. competirá à União a receita do referido imposto cobrado pelos municípios situados em Território Federal.
Estão corretos apenas os itens II e IV.
Considerando o que foi apreendido sobre os ISSQN responda: Qual a natureza da lista de serviços tributáveis prevista na LC116/04?
A natureza da lista de serviços tributáveis prevista na LC116/04 é taxativa, mas apesar disso, ela comporta interpretação. A lista pode ser interpretada ampliativamente pelos municípios, o que se torna comum quando a lista se torna antiga ou defasada.
À luz do sistema constitucional tributário, a contribuição de melhoria decorrente de obras públicas compete ser instituída por:
União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Na transmissão causa mortis, o de cujus deixou bens imóveis localizados em diversos municípios do país, em especial em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória e Palmas. O inventário foi processado no lugar da abertura da sucessão, ou seja, em São Paulo. O imposto incidente sobre a transmissão causa mortis - ITCMD, em razão da competência constitucional, é devido ao:
Estado da situação do bem imóvel.
Em relação à Lei do ISSQN (Lei Complementar nº 116/2003), assinale a alternativa correta:
não incide sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação tenha se iniciado no exterior do País.
Paulo Guedes, querendo constituir hipoteca sobre imóvel de sua propriedade em garantia de empréstimo bancário a ser por ele contraído, vai a um tabelionato para lavrar a escritura pública da referida garantia real. Ali, é informado que o Município Contagem, onde se situa o bem, cobra o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) sobre a constituição de direitos reais de garantia:
Não é possível exigir ITBI sobre direitos reais de garantia sobre imóveis;
A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.

Continue navegando