Buscar

Introduçao viscosidade

Prévia do material em texto

INTRODUÇAO
 A densidade é uma propriedade física que nos ajuda a identificar substâncias pois é muito útil na separação de líquidos imiscíveis usando um funil de separação, na qual princípio se baseia na diferença de densidades, ela é definida pela razão entre a massa de um objeto e o seu volume. A densidade varia com a temperatura, por conta da dilatação que um objeto sofre devido a variação de temperatura. A densidade é uma propriedade intensiva da matéria, ou seja, que é independente da quantidade de matéria analisada. (RUSSEL, 1996).
 De maneira geral, a densidade de um material diminui quando aumentamos sua temperatura, por causa do seu aumento de volume. Entretanto, há algumas exceções, como por exemplo, a água, entre 0 e 4 °C, tem sua densidade aumentada com o aumento da sua temperatura. A isso chamamos de: dilatação anômala da água.
 Um fluido pode ser definido como sendo uma substância que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento. Os fluidos podem ser classificados de acordo com a relação entre a tensão de cisalhamento aplicada e a taxa de deformação; seguindo essa classificação os líquidos podem ser newtonianos e não newtonianos. (FOX e MCDONALD,1998).
 Os fluidos newtonianos são os que a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional á taxa de deformação.Podem ser classificados nesse grupo a água,gasolina,óleo e o ar.Os fluidos não newtonianos são os que a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional a taxa de deformação.Neste grupo estão pasta de dente,tinta lucite entre outros. (FOX e MCDONALD,1998; POTTER e WIGGERT,2004).
 A viscosidade é a aderência interna de um fluido ou a resistência de escoamento sofrida por um fluido quando esta submetido à uma força,a viscosidade esta ligada a energia de transporte de fluidos em dutos e canais de tubulação. A deformação de um fluido esta ligada a sua viscosidade, sob uma determinada tensão um fluido muito viscoso deforma-se em uma taxa menor que um fluido com baixa viscosidade. A viscosidade tem um efeito muito importante que é fazer com o que o fluido se apegue a superfícies, resistindo ao deslizamento, a viscosidade depende da temperatura, visto que que a viscosidade de um liquido diminui quando aumentamos sua temperatura, já nos gases esse efeito ocorre ao contrario, pois a viscosidade aumenta quando aumentamos a temperatura do gás.(POTTER e WIGGERT,2004).
 Há diversas formas de medirmos a viscosidade absoluta de líquidos, mas neste relatório será utilizado a água como liquido referencia para se alcançar a viscosidade dos outros líquidos. A viscosidade absoluta (μ) será calculada a partir da Equação 1:
𝝁 =𝝁𝑯𝟐𝑶 𝒙 (𝒕 𝒙 𝝆) / 𝒕𝑯𝟐𝑶 𝒙 𝝆𝑯𝟐𝑶 𝑬𝒒.1
 Sendo t, o tempo de escoamento, ρ, a densidade dos outros líquidos, μH2O e ρH2O, a viscosidade absoluta e densidade da água, respectivamente.

Continue navegando