Buscar

Atividade Contaxtualizada - Contabilidade Intermediária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Contabilidade Intermediária
Nome: João Paulo Diniz 
Curso: Ciências Contábeis
Matrícula: 01461866
Entrevista feita no dia 03 de Novembro de 2022, com o Sr. Pedro Alberto, Contador chefe do Clube Atlético Mineiro, o maior clube de Minas Gerais segundo ele. Comecei a entrevista questionando sua visão sobre a importância da contabilidade e da informação contábil correta e idônea e na sua forma de observar, segundo ele contabilidade é uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pois ele auxilia de forma correta a pessoa ter bons resultados (econômicos - financeiros) e evitar problemas com o governo como um todo, por isso as informações contábeis precisam ser corretas, livre de erros e fraudes, para se ter uma veracidade dos fatos apresentados. 
Sobretudo em um clube de futebol tão visado no Brasil e principalmente no estado de Minas Gerais, com o surgimento das SAF’s o negócio futebol saiu do amadorismo e hoje começa a se profissionalizar, criando regras e compliance Fiscal e Contábil.
Logo após perguntei como ele compreende a importância dos dados contábeis, foi me dito que entende que os dados contábeis são essenciais para alguém que queira tomar uma decisão que afeta seu patrimônio, ou seja, os dados contábeis registram as movimentações dos fatos ocorridos, então, analisando esses dados, o gestor de uma empresa tem a capacidade de tomar uma decisão para o seu negócio, como fazer uma determinada compra de um fornecedor, contrair um empréstimo ou um financiamento. 
Através dos dados contábeis são gerados informações que auxiliam na tomada ee decisões econômicas - financeiras, por isso da importância. 
E pra concluir questionei quais os pontos importantes que ele pode correlacionar com essas informações, e que estejam atingindo aos objetivos da contabilidade (características qualitativas e quantitativas) para os usuários e para o resultado econômico e financeiro da empresa e logo ele respondeu que o ponto importante que pode se correlacionar é o fato de que as informações representam o patrimônio da empresa seja sintético ou analítico, para quem for analisar possa verificar como está a situação da empresa. 
Para os clubes do Brasil o Sr. Pedro, entende que se faz necessário a mudança de política interna, tanto de gestão como de controles contábeis, e essa nova forma de profissionalismo no futebol afetará diretamente como o futebol será nos anos posteriores.

Outros materiais