Buscar

contabilidade e planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o texto a seguir:
O pró-labore só deve ser pago a partir do momento em que há faturamento na empresa. Se você abriu a empresa em janeiro, mas só passou a faturar em junho, o pagamento do pró-labore só deve acontecer a partir de junho apenas.
A lei não determina um valor específico, cabendo aos sócios determinarem o valor do pró-labore, bem como sua redução ou majoração (Art.152 da Lei 6.404/76 
Links to an external site.). A única regra quanto aos valores é que o pró-labore não pode ser inferior ao valor do salário mínimo vigente.
Fonte: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-e-o-pro-labore/? 
Links to an external site. 
Com base nas ideias apresentadas no texto, explique com suas palavras, de forma clara e objetiva, o que é Pro-labore e quais as regras para o sócio de uma empresa receber o pró-labore.
Sua Resposta: 
O pró-labore é o provento que e recebido pelo dono e sócio da empresa, desse beneficio e descontado os contribuintes obrigatórios para a providência social descrito no artigo nº12 da Lei 8.212/91. De forma contábil vale salientar que é registrado com uma despesa administrativa, diferente do salário dos funcionários que é registrado em despesas de folha de pagamento. Sendo assim o pró-labore não é obrigatório o pagamento de 13ª salário, ferias e fundo de garantia.
Com funções definidas de forma clara em ata da reunião inicial, sempre mantido acima de 1 salário mínimo, respeitando a realidade da empresa em relação ao mercado, o pro labore é um beneficio para o sócio administrativo que ocupa demandas na empresa, diferente dos sócios acionista que recebem o percentual do liquido do capital da empresa conforme a sua cota, isento de dividas e obrigações. 
O salário desse profissional é calculado da seguinte forma, (media salarial Clt + 40% = pró-labore e descontado o INSS de 11% e o imposto de renda e retido na fonte podendo ir de 0% ate 27,5%.

Outros materiais