Buscar

Empreendedorismo - AVALIAÇÃO FINAL

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - IndividAlterar modo de visualização
Peso da Avaliação3,00
Qtd. de Questões12
Acertos/Erros10/2
Nota10,00
1Assim como o empreendedor dedica tempo ao plano de negócios, ao desenvolvimento de produtos ou a todas as outras áreas do projeto, deve também investir na sua capacidade de comunicar. No dia a dia, cabe ao empreendedor realizar diversas apresentações, para vender o seu projeto para potenciais investidores. Sobre a importância da comunicação no empreendedorismo, analise as sentenças a seguir: I- Uma boa comunicação passa credibilidade e confiança para os outros, por exemplo no caso de clientes, é importante que eles acreditem e queiram o produto oferecido pelo empreendedor. II- Ser um bom orador é algo que nasce com a pessoa, e o empreendedor não pode praticar para conseguir uma boa comunicação. III- Pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para vender o projeto da sua empresa para potenciais investidores. IV- Os passos essenciais para elaborar apresentações memoráveis são: comunicar com confiança, passar emoção, poder de síntese, e treino. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
2Segundo Dolabela (2008), as oportunidades surgem em função da identificação de desejos, necessidades, insatisfações, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas) para novas descobertas (soluções). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, analisadas e aproveitadas. II- A oportunidade envolve o reconhecimento de que toda ideia é justamente uma oportunidade. III- O empreendedor deve analisar se uma ideia é ou não uma boa oportunidade, para não ter problemas futuros. IV- Para identificar se uma ideia é uma oportunidade, é necessário avaliar alguns fatores como o mercado em que está inserido, o potencial dos produtos/serviços que se deseja ofertas, o público-alvo, entre outros. FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
3No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
B
O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
C
O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
D
O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
4Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) é uma categoria empresarial criada pela Lei 12.441, publicada em 12.07.2011 no Diário Oficial da União. Esta categoria pode ser vantajosa para a micro ou pequenas empresas. Sobre a Eireli, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Surgiu com o propósito de acabar com a figura do sócio "fictício", prática comum em empresas registradas como sociedade limitada. ( ) Permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário. ( ) Permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado, ou seja, caso o negócio contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las, exceto em casos de fraude. ( ) Para sua constituição é exigido um capital mínimo de 10 vezes o valor do salário-mínimo no momento do registro da empresa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - F.
5
É uma das mais importantes, onde é possível descobrir se o negócio é viável financeiramente ou não. Havendo dificuldades e dúvidas, é bom procurar por uma assessoria contábil ou financeira para essa etapa.
A afirmativa se refere a qual etapa no plano de negócio?
A
Plano de marketing.
B
Plano financeiro.
C
Plano operacional.
D
Planejamento estratégico.
6No que diz respeito ao estudo de mercado para viabilidade do empreendimento, este tem como objetivo definir os elementos para determinar os parâmetros da viabilidade do negócio. Com relação ao estudo de mercado para análise estratégica e seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Tem como objetivo a definição de estratégias competitivas e do produto/mercado.
B
Tem como objetivo englobar práticas internacionais.
C
Tem como objetivo promover relações interpessoais.
D
Tem como objetivo definir as estratégias operacionais do negócio.
7Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente. ( ) A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente. ( ) A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos. ( ) A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A
V - F - F - F.
B
V - V - V - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.
8
É um documento que descreve a oportunidade de um negócio: por que a oportunidade existe e por que o empreendedor e sua equipe têm condições de aproveitá-la; como o empreendedor e sua equipe pretendem fazê-lo.
O conceito se refere a quê?
A
Plano de Negócios.
B
Lançamento de um novo produto.
C
Contrato Social.
D
Plano de Marketing.
9A marca é vista como um sinal visualmente perceptível e que difere sua empresa de outras concorrentes. É a marca que garante ao proprietário uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Sobre a marca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A busca prévia de marca não é obrigatória. ( ) A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço. ( ) O registro de marca vigora pelo prazo de vinte anos. ( ) O registro da marca extingue-se somente pela expiração do prazo de vigência. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - F - V.
10Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A
Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
B
Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura hierárquica, com várias redes formais.
C
Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
D
Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lentoe firme.
11(ENADE 2013) Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes. Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações. I- Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. II- O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê- las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar. III- O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios. IV- O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades. É correto apenas o que se afirma em:
A
I, II e IV.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
III e IV.
12(ENADE 2015) O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma "empresa incubada", de sensibilizar parceiros e investidores. Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolher a solução mais imediatista de sucesso aparente. O plano de negócios pode também conduzir à conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento. FONTE: DOLABELA, F. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2008. A partir das informações do texto, conclui-se que, ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que:
A
As estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado.
B
Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
C
O planejamento das necessidades de recursos humanos para o primeiro ano de funcionamento do negócio é suficiente para atender a estratégia de aumento de participação de mercado.
D
A análise estratégica de oportunidades e ameaças será útil para a formulação de estratégias de crescimento a partir do terceiro ano de funcionamento do negócio.

Continue navegando