Buscar

Introdução ao Serviço Social Aula 3 Questionário Avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução ao Serviço Social – Aula 3 – Questionário Avaliativo
1. Como se configura o terceiro setor, campo de atuação do assistente social?
a. Organização estatal de interesse público, destinada a assessorar a implementação da Política Nacional de Assistência Social.
b. Conjunto de atividades privadas, situadas na sociedade civil, que o Estado reconhece ou declara ser de interesse público.
c. Organização de interesse estatal, na qual são realizadas atividades de caráter emergencial junto a populações em situação de vulnerabilidade.
d. Conjunto de ordenamento jurídico, responsável pelo diagnóstico social das famílias em situação de vulnerabilidade social.
e. Grupo de interesse público, responsável pelas ações assistenciais junto à sociedade civil e à sociedade de interesses particulares.
2. “Joana tem 30 anos, é alfabetizada e viúva. Reside em ocupação com cinco filhos. Durante todo o tempo em que conviveu com o companheiro, sofreu violência doméstica. Trabalha em serviços esporádicos, muitas vezes insalubres e informais. Um dos filhos encontra-se em situação de violação de direitos, estando em atividade de trabalho infantil.”
Ao se deparar com essa realidade e pautar o seu trabalho numa perspectiva teórico-crítica, o assistente social atuará:
a. A partir do desenvolvimento de ações pragmáticas que visem ao controle e ao ajustamento dos membros da família à ordem estabelecida, considerando o contexto harmônico e os interesses comuns presentes nas relações sociais capitalistas.
b. A partir dos dados imediatos e como eles se apresentam, pois permitem estabelecer uma classificação e manipulação da realidade social, o que possibilita a mudança de comportamento e de atitudes da família para a superação e o enfrentamento da situação de vulnerabilidade social.
c. Inicialmente identificando a situação, valorizando a dicotomia existente entre teoria e prática que demarca seu campo de intervenção e restringindo-se às demandas do mercado de trabalho.
d. Sob a perspectiva de totalidade, de forma a extrapolar a realidade imediata, compreendendo as complexas determinações sociais, as expressões da vida cotidiana, a análise dialética desta realidade, seu movimento e suas contradições.
e. A partir de uma abordagem parcial da realidade e utilizando suporte técnico elementar para que o atendimento seja focalizado na situação explicitada.
3. Com relação à atuação profissional do assistente social na atualidade, assinale a opção correta:
a. O assistente social goza de total autonomia na condução do exercício profissional, sendo tal autonomia garantida por legislação específica e independente das condições e relações de trabalho.
b. A reafirmação do marxismo como base teórica fundamental do serviço social crítico exige dos profissionais respostas homogêneas em face às transformações sociais.
c. Em virtude da compreensão crítica sobre a dinâmica social na ordem do capital, o assistente social, mesmo sendo um trabalhador assalariado, está imune à alienação do trabalho.
d. Paralelamente a uma ação socioeducativa, tensionada pelas contradições entre os interesses em confronto na sociedade, é um desafio do Serviço Social criar condições de sobrevivência material para as classes desfavorecidas.
e. A realização de pesquisas deve ser restrita à academia, para garantir a isenção do profissional no desenho da intervenção.
4. No que se refere à resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que aborda a temática da atuação dos assistentes sociais como terapeutas, assinale a alternativa correta:
a. A realização de terapia passou a constituir atribuição e competência do assistente social, conforme resolução do CFESS de 2014, haja vista a existência dos trabalhos multidisciplinares, principalmente, em hospitais, clínicas e centros de recuperação.
b. O assistente social deverá ater-se às suas habilidades, competências e atribuições privativas previstas na Lei N° 8.662/1993, no Código de Ética da Profissão e nos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social.
c. É facultado ao assistente social o direito de vincular ou associar o trabalho de terapeuta ao exercício profissional.
d. No exercício profissional com indivíduos, grupos, famílias e/ou comunidades, o assistente social poderá tratar, juntamente com outros profissionais da saúde e afins, os problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, as respectivas causas e os sintomas.
e. Os assistentes sociais que realizam serviço de terapia como prática do exercício profissional terão o prazo de 10 dias para as adequações que se fizerem necessárias, sob pena de multa e perda do registro profissional.
5. Assinale a opção correta com relação ao trabalho do assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais na atualidade:
a. Os assistentes sociais têm priorizado o desenvolvimento de atividades técnico-administrativas nas instâncias públicas de controle democrático para cumprir o projeto ético-político profissional.
b. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas rompe com a perspectiva do serviço social tradicional, preocupado em atuar nas situações que interferem na produtividade
c. De acordo com os princípios da politização da questão social, a ajuda e a solidariedade devem fundamentar o trabalho dos assistentes sociais nas organizações privadas sem fins lucrativos.
d. Os assistentes sociais que atuam nas fundações empresariais rompem com a ideologia do desenvolvimento de comunidade e consideram a dimensão pública dos problemas como única forma de alcance da cidadania plena.
e. O trabalho dos assistentes sociais nas organizações da classe trabalhadora tende a desenvolver-se sob duas perspectivas teóricas: a de superação da sociedade capitalista e a de manutenção da ordem do capital.

Continue navegando