Buscar

METODOLOGIA DE HISTORIA E GEOGRAFIA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O ensino de História no Brasil tem uma história, adquiriu diferentes contornos disciplinares e atendeu a distintos interesses políticos e ideológicos ao longo do tempo. Leia o trecho a seguir, que é uma análise do ensino de história em um desses períodos: “A História pátria surgia como seu apêndice, sem um corpo autônomo e ocupando papel extremamente secundário. Relegada aos anos finais dos ginásios, com número ínfimo de aulas, sem uma estrutura própria, consistia em um repositório de biografias de homens ilustres, de datas e de batalhas" (NADAI, 1993, p. 146). De acordo com a descrição, é possível afirmar que as influências para essa narrativa histórica e esse ensino provinham: 
da nova história.
do positivismo. (Alternativa correta)
do marxismo.
da história cultural.
2. O ambiente escolar e as trocas de experiência realizadas por meio dele podem proporcionar, no que concerne ao ensino e à aprendizagem de História:         
Um campo de pesquisa e produção de conhecimento histórico configurado por especialistas.
A construção da disciplina História como um campo de produção de saber autônomo. (Alternativa correta)
Uma interpretação da história baseada numa concepção cronológica linear e progressiva, que enfatiza datas, nomes de personalidades políticas e fatos interpretados por meio de um esquema de causas e consequências.
Práticas culturais e relações sociais.
3. Leia o trecho a seguir da canção "Voltar para o meu lugar" de Edu Ribeiro. "Quero um sonho: Voltar para o meu lugar e vou Onde eu quero estar Voltei para respirar teu ar Na tua areia caminhar Pra contemplar o teu luar Me diz que o sonho é meu e seu" De acordo com trecho lido, marque a alternativa CORRETA.         
As paisagens sonoras são a representação maior do que é a categoria paisagem
Paisagem é uma fotografia de um lugar com características físicas, ou melhor, naturais.
Quando o autor refere-se a "voltar para o seu lugar", ele, na verdade, queria dizer "voltar para a minha paisagem, pois é aquilo de visível que existe".
O compositor descreve o seu lugar através da paisagem, que está na dimensão do perceptível, e é delimitada pela visão, embora não se reduza a este sentido. (Alternativa correta)
4. A geografia ambiental apresenta um certo avanço em estudos e no pensamento geográfico principalmente na geografia teorética quantitativa. Contudo, no começo da geografia com embasamento dos métodos deterministas positivistas, tivemos a tentativa de contribuição de um geógrafo que na época realizou esforços para contribuir nos estudos da geografia ambiental. Qual foi este geógrafo da corrente tradicional positivista?   
Carl Sauer.
Eliseé Reclus. (Alternativa correta)
Friedrich Ratzel.
Carl Ritter.
5. O ensino de História é influenciado diretamente pelas "escolas" historiográficas na medida em que elas aportam uma concepção de história, uma noção de temporalidade e uma forma de abordar o passado. Pensando nisso, leia as afirmativas a seguir. I. Sob a égide do positivismo, o ensino de História apresentava o conhecimento do passado como um dado, uma "verdade acabada", que deveria ser apenas transmitido pelo professor. II. O marxismo permitiu uma renovação no ensino de História, ao reforçar a postura de neutralidade e objetividade do professor, e um ensino destinado a reproduzir um passado acabado. III. Os Annales e a nova história permitiram que novas abordagens temáticas, que antes não apareciam nos currículos escolares e nos livros didáticos, fossem incorporadas ao cotidiano escolar. Qual(is) está(ão) correta(s)? 
Apenas as afirmativas I e III. (Alternativa correta)
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa III.
Apenas a afirmativa II.
6. De acordo com Geografia: práticas pedagógicas, "É o que Morin (1999) define como a capacidade humana de autoeco-organizar-se, em que a dimensão cognitiva se estabelece pela capacidade de computar, em que o sujeito está aberto ao ambiente, aos desafios (...)". Como esse comentário de Morin relaciona-se à prática de campo?             
O conceito de Morin relaciona-se às práticas de campo, porque permite uma aproximação ao "saber se ver"; e "saber julgar", à medida que observa melhor a realidade.
Quando Morin discorre sobre autoeco-organizar-se, ele refere-se à capacidade humana de , em práticas do campo, organizar seu pensamento de forma ecológica.
O conceito de Morin relaciona-se às práticas de campo porque, com a organização, os alunos ficam menos questionadores e mais cientes da realidade, como ela é.
Quando Morin discorre sobre autoeco-organizar-se, refere-se à capacidade humana de , em práticas do campo, reorganizar-se e complexificar. (Alternativa correta)
7. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) analisou a educação em 70 países. De acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa o 59º lugar em leitura, 63º em ciências e 65º em matemática. Que motivos levam o país a estar nessa posição tão inferior?     
Salários baixos para os professores; número elevado de alunos em sala de aula; falta de infraestrutura e materiais de apoio (vídeos, projetores multmidia, laboratórios, etc.).  (Alternativa correta)
Excesso de alunos em sala de aula; falta de planejamento escolar e falta de comprometimento dos professores quanto ao seu planejamento.
Falta de comprometimento por parte dos professores que não planejam suas aulas e falta de equipamentos como vídeos, projetores multimídia, laboratórios, quadro e giz.
Dificuldade de entendimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
8. Em história, a “transposição didática” consiste em:     
Transmitir o saber produzido no âmbito universitário e transpô-lo para a escola, da maneira mais adequada e apropriada, por meio da hierarquização dos saberes nas disciplinas escolares, que priorizam um conteúdo definido pelo modelo da História quadripartite. (Alternativa correta)
Uma disciplina acadêmica.
Dividir a história da humanidade em períodos ou idades.
Formar o cidadão.
9. Muitas das transformações geradas na educação e, por conseguinte, na geografia brasileira, tem relação com o momento histórico vivido. Sobre esse tema, marque a alternativa CORRETA:   
No período de redemocratização, pós-ditadura militar, havia lutas contra práticas de decoração, tema recém-abordado e ainda hoje carente de atenção.
Na ditadura militar, embora houvesse intencionalidades no ensino, a Geografia é retomada como uma ciência atuante nas escolas.
Delgado de Carvalho baseava seu estudo em referenciais modernos, propondo novas abordagens para os conteúdos e os enfoques, e os escolanovistas centrados nos alunos. (Alternativa correta)
Na década de 90, contexto de fim da Guerra Fria, Heloísa Penteado defendeu o uso de círculos concêntricos, onde os lugares deveriam ser analisados pelo global, estabelecendo relações entre eles.
10. Para o estudo das influências das "escolas" historiográficas no ensino de História, pode-se usar diferentes materiais que fazem parte do cotidiano escolar dos professores. Nesse contexto, leia as afirmativas a seguir. I. O currículo escolar é um espaço privilegiado para aferir as influências das "escolas" historiográficas porque encontra-se ali a estruturação dos conteúdos históricos a partir de determinada abordagem e temporalidade. II. Os livros didáticos evidenciam em suas narrativas as vinculações historiográficas de seus autores, pois a seleção de temas, as abordagens realizadas e as atividades propostas são indícios de certas filiações a determinadas escolas históricas.  III. As práticas dos professores em sala de aula não são um parâmetro para análise das influências historiográficas porque as propostas de atividades, como o trabalho com fontes primárias, não evidenciam práticas epistemológicas da história. Qual(is) está(ão) correta(s)? 
Apenas as afirmativas I e II. (Alternativa correta)
Apenas a afirmativa II.
Apenas a afirmativa I.
Apenas as afirmativas II e III.
  
Tentar Novamente

Continue navegando