Buscar

Economia e Mercado Imobiliário - ATIVIDADE OBJETIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Economia e Mercado Imobiliário
· Questionários
· Atividade Objetiva 2
Leia o texto a seguir, relativo a março/2020, período de pandemia mundial:
A crise e o mercado imobiliário: onde estão as oportunidades e os riscos. Marcelo Hannud, consultor imobiliário, explica as razões da maior resiliência dos FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) e as chances de termos um novo patamar de preços no mercado.
Quais as expectativas dos empresários do setor imobiliário neste momento? Hannud diz que a preocupação entre os empresários do setor é muito grande, especialmente porque o mercado imobiliário estava exatamente em um momento de retomada, após muitos anos de resultados negativos. “No segmento residencial os estoques estavam caindo e novos lançamentos aconteciam. O clima era positivo também nos segmentos de shopping centers, hotéis, prédios corporativos, galpões logísticos”, diz. Em poucas semanas, a sensação passou a ser a de uma guerra. Na sua avaliação, as áreas que mais inspiram cuidados no momento são as que dependem do varejo, do fluxo físico de pessoas, como é o caso dos centros de comércio, hotéis e restaurantes. “Há uma preocupação em tentar compor equações, parte delas arcadas pelos próprios empresários, parte pelos governos. Mas não há definições”, diz o especialista.
Disponível em: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/onde-estao-as-oportunidades-e-os-riscos-no-mercado-imobiliario-consultor-da-xp-responde/ Links to an external site.. Acesso em: 01 de dezembro de 2020.
Segundo o especialista, as áreas que mais dependem do varejo e do fluxo de pessoas sofreram grandes impactos durante a pandemia mundial de 2020. Preocupação também para os empresários do segmento residencial e prédios corporativos. Porém, apesar da crise, a torcida é para que aos poucos haja a retomada da economia. Considerando que os bens e serviços voltarão a ter valor econômico, avalie as afirmações a seguir acerca de premissas para um bem e serviço ter valor econômico neste contexto:
I. Os empresários do setor manterão o exercício do direito de propriedade sobre os bens, mas baixa disponibilidade de estoque.
II. Na retomada, serão utilizados fatores de produção escassos, e o direito à propriedade estará indefinido.
III. Os produtos continuarão a ser demandados, produzidos por fatores de produção escassos e alguém continuará a exercer o direito de propriedade sobre eles.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta correta
  
III.
  
Você respondeu
A afirmação III está correta, pois atende às premissas para um bem ou serviço ter valor econômico, ou seja, ter direito de propriedade, escassez e demanda. RESPOSTA: APENAS A III ESTÁ CORRETA
.....................................................................................................................................
Leia o texto a seguir:
“O valor da taxa de condomínio é um dos principais fatores de descontentamento de quem mora em prédios: sempre há a desconfiança de que os custos são exagerados e mal administrados. No ano passado os valores subiram mais do que o índice utilizado para o reajuste dos aluguéis, apesar de ficarem levemente abaixo da inflação. De acordo com o Índice dos custos condominiais (Icon), estudo mensal feito pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), o reajuste foi de 2,77%. A variação foi bem superior ao Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M, medido pela Fundação Getúlio Vargas, no período, que teve deflação de 0,52%.”
Fonte: MARQUES, C. Custos de condomínios superam IGP-M. O Estado de São Paulo. 11/02/2018. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/custos-de-condominios-superam-igp-m/ Links to an external site.. Acesso em: 01 de dezembro de 2020.
Os dados acima trazem referências utilizadas na elaboração de previsão orçamentária para composição de cotas condominiais. Suponha que seja necessário criar um orçamento condominial e que precise verificar quais índices financeiros seriam pertinentes para a criação deste orçamento condominial. A partir disso, são dispostos alguns possíveis índices:
I. Aplicação de IGP-M para contratos, dissídio coletivo para despesas com funcionários próprios ou terceirizados.
II. Estimativa de ajustes para tarifas de concessionárias (consumo de água, gás, energia elétrica e telefone).
III. Particularidade do empreendimento acerca de ajustes aplicáveis em determinado período, alinhado com o síndico.
Com base nos estudos sobre índices financeiros, é índice financeiro pertinente para a criação do orçamento condominial o que se afirma em:
Resposta correta
  
I e II, apenas.
 
  
III, apenas.
 
Você respondeu
  
I, II e III.
 
  
II, apenas.
 
  
I, apenas.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
 ..............................................................................................................................................................................
 Leia o trecho a seguir:
“A mão invisível é um termo que foi introduzido por Adam Smith em 1759 no livro “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações” para se referir à interferência natural que o mercado exerce na economia.”
Fonte: REIS, T. Mão invisível: entenda o conceito de autorregulação do mercado. Suno. 09/03/2019.
Refletindo sobre o sexto princípio de economia, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. O conceito de “mão invisível” de Adam Smith a respeito da economia é associado ao liberalismo econômico, que acredita na autorregulação econômica.
PORQUE
II. O liberalismo econômico defende que o Estado interfira na economia em determinados casos, já que o mercado se organiza e se regula, impulsionado naturalmente pelos desejos dos indivíduos que possuem liberdade de escolha.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:orreto!
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
A alternativa está correta.
A asserção I é verdadeira, pois a afirmação feita é exata, o conceito de “mão invisível” surgiu com Adam Smith no livro “Riqueza das Nações”, de 1776 e é associado ao liberalismo econômico.
A asserção II é verdadeira, porque o liberalismo econômico acredita na autorregulação, considerando que intencionalmente ou não as empresas se ajudarão nos momentos de dificuldades, e que o Estado deve intervir em casos particulares.
A asserção II é uma justificativa da I, porque o mercado sempre organizado e nos desejos dos indivíduos como reguladores são motivos para o surgimento do conceito de “Mão invisível”.
  
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 ............................................................................................................................
Leia o texto a seguir:
“Maior prazo para pagamento de impostos federais, estaduais e municipais por empresas optantes do Simples Nacional: Realizada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, essa medida, prorrogou o prazo para pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais no âmbito do Simples Nacional. Ela também é válida para os microempreendedores individuais (MEI). Dessa forma, os vencimentos de todos os tributos foram prorrogados. De forma geral, a medida ajudará as micro e pequenas empresas, que são as que terão mais dificuldades em absorver o choque do coronavírus no fluxo de caixa, preservando empresas e empregos.”
Fonte: GUIA analítico +vídeo: 15 medidas do governo e seus impactos no mercado imobiliário. Conecta imobi. 13/05/2020. Disponível em: https://blog.conectaimobi.com.br/guia-analitico-15-medidas-do-governo-e-seus-impactos-no-mercado-imobiliario/ Links to an external site.. Acesso em: 01 de dezembro de 2020. Adaptado.
Ao flexibilizar o prazo para pagamento dos tributos, o governo:
  
ajuda a obter o menor custo com a oportunidade e, maior benefício com a escolha de renegociar dívidas.Correto!
  
ajuda a preservar empresas e empregos, segura o nível de renda além da crise e impulsiona o mercado imobiliário na retomada.
 
A alternativa está correta, pois indica que ao adotar uma política econômica que impulsionará o mercado imobiliário na retomada, o governo cumpre o “Princípio 7 da Economia: as vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados”.
  
ajuda as empresas a contratarem mais mão de obra e aumentarem a quantidade de bens e serviços, aumentando a inflação.
 
  
ajuda a elevar o padrão de vida do país, aumentando a sua produtividade e capacidade de produzir bens e serviços.
 
  
ajuda os empreendedores a pensarem no custo marginal do negócio, ajustando seus planos de ação para alcançarem seus objetivos.
 
Leia o texto a seguir:
O setor imobiliário no interior paulista: “Ao comentar os desdobramentos da Covid-19, o vice-governador relatou as análises feitas em torno das riquezas produzidas no Estado no segundo trimestre, “o pior momento do PIB de São Paulo neste ano”. Segundo ele, a indústria, o comércio e o transporte foram algumas das áreas que mais sofreram neste período, ao contrário da construção civil. “Nem todos os setores sentiram os impactos da pandemia da mesma forma. O ramo da construção civil, por exemplo, foi uma exceção”. Há dois meses, o Estado trabalhava com a projeção de PIB negativo de 7% para este ano e PIB positivo de 2,5% para 2021 em São Paulo. Contudo, as perspectivas foram revistas para um PIB negativo de 5% e positivo de 3%.”
Fonte: O SETOR imobiliário no interior paulista. SECOVI-SP. 27/08/2020. Disponível em: https://www.secovi.com.br/noticias/o-setor-imobiliario-no-interior-paulista/14955 Links to an external site.. Acesso em: 01 de dezembro de 2020. Adaptado.
O PIB representa a soma da produção de bens e serviços num determinado período e o seu resultado equivale ao desenvolvimento da economia. Com base no texto, analise as afirmações a seguir com atitudes de crescimento do setor imobiliário:
I. Gestão do caixa e redução drástica de custos e investimentos por parte de empresas.
II. Disponibilização de programas habitacionais com facilitação dos licenciamentos ambientais.
III. Flexibilidade às restrições legais para funcionamento e operação dos canteiros de obras.
IV. Concessão de baixas taxas de juros e tomada de crédito para realização da compra.
É atitude otimista de crescimento do setor imobiliário, considerando as circunstâncias ocasionadas pela pandemia de COVID-19, o que se afirma em:
  
I, II e IV, apenas.
 
Correto!
  
II, III e IV, apenas.
 
A alternativa está correta.
A afirmação I está incorreta, pois a redução drástica dos custos pode ser uma atitude indicada para gestão do caixa, porém reduzir investimentos traria à empresa dificuldades para alavancar diante de cenário favorável.
A afirmação II está correta, porque o procedimento permitiu que não houvesse interrupção da produção no setor da construção civil, favorecendo as perspectivas de lançamentos a médio e longo prazo, o que aumentaria as vendas após a pandemia e auxiliaria na retomada da economia. Portanto, trata-se de uma atitude otimista que colabora com a retomada do setor.
A afirmação III está correta, porque apesar do isolamento social e as incertezas para o período, a plena operação dos canteiros de obras possibilita a continuidade de produção no setor da construção civil, favorecendo as perspectivas de lançamentos a médio e longo prazo, o que aumentaria as vendas após a pandemia e auxiliaria na retomada da economia. Portanto, trata-se de uma atitude otimista que colabora com a retomada do setor.
A afirmação IV está correta, as baixas taxas são estímulo para contratação de financiamento, o que tem impacto positivo também sobre a intenção de compra. Portanto, trata-se de uma atitude otimista que colabora com a retomada do setor.
  
I, II, III e IV.
 
  
I, II e III, apenas.
 
  
I, III e IV, apenas.

Continue navegando