Buscar

Atividade Adson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE: Uninassau
GRADUAÇÃO: Eng. Da Produção 
POLO: Recife/PE – EAD
DISCIPLINA: Logística e Gestão
da Cadeia de Suprimentos.
PROFESSORA: Anna Cristina.
PROFESSOR: Mateus Henrique
ALUNO: Adson Silva de Araújo
ATIVIDADE
1.Para começar, leia o texto a seguir:
“Uma fábrica de câmaras digitais e outros equipamentos fotográficos vende esses artigos através de uma rede de varejo. Várias plantas espalhadas pelo mundo produzem os artigos, dali despachados para armazéns em que são mantidos como estoque destinado a abastecer os varejistas. O ritmo da produção depende da intensidade dos pedidos oriundos dos armazéns. Os armazéns estocam os produtos com base na antecipação de pedidos dos varejistas. Estes fazem os pedidos para a manutenção dos níveis de estoques amparados nas previsões de vendas da base territorial em que atuam. 
O transporte em caminhões é o modal de deslocamento dos produtos ao longo do canal de suprimentos (fábrica-armazém-loja). As incertezas ocorridas no canal de suprimentos têm origem em previsões não atingidas, atrasos no transporte, alterações no programa de produção, promoções não antecipadas e contagens inexatas de estoques.” 
 
Fonte: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.
 
2.Analisando o texto acima, e diante do contexto exposto ao longo de nossa disciplina, elabore o seu texto dissertativo-argumentativo exemplificando como um hipotético site poderia ser usado na operação de sistema de pedidos e identificando e justificando os pontos abaixo.
· Qual o tipo de informação que cada membro do canal deveria fornecer?
· Como deveriam ser tomadas as decisões sobre os pedidos?
· De que maneira as indefinições deveriam ser enfrentadas?
· Quais seriam as vantagens globais do sistema de pedidos com base na internet em relação ao sistema de pedidos em vigor atualmente na fábrica de câmeras digitais? 
3.Importante:
Seguem algumas dicas:
· https://mundologistica.com.br/
· https://www.abralog.com.br/
· https://tecnologistica.com.br/
B2WINC.com.br
Esse é um assunto que eu vivenciei na prática por aproximadamente 2 anos, na B2W (Grupo das Marcas Americanas, Shoptime e Submarino), eu exercia a função de Coordenador Logístico, responsável por toda parte de recebimento de mercadoria.
E lá a dinâmica do Grupo é muito intensa, enxuta e dinâmica, principalmente em períodos sazonais, como era o caso da Black Friday, Natal e ano novo, todos no final do ano. Quando se questiona sobre quais seriam as vantagens globais do sistema de pedidos com base na internet em relação ao sistema de pedidos em vigor atualmente na fábrica de câmeras digitais, posso dizer que não apenas um site de vendas pode e deve ajudar bem a cadeia de suprimento, mas um site bem feito é sem dúvida uma ferramenta muito importante para a cadeia logística como um todo, pois na B2W, as ferramentas utilizadas são seus próprios sistemas (wms), quanto uma perfeita harmonia com os sites e a intranet, pois é nela que os colaboradores através de login e senha individual, tem acesso as informações necessárias.
Em se tratando de logística, utilizo uma frase que um diretor meu sempre dizia, “A logística é tão imprevisível quanto a previsão do tempo, porém temos sempre que estarmos preparados, para todas as mudanças”.
As indefinições devem ser enfrentadas com planejamento, verificando os possíveis erros, e ajustando conforme a demanda, sempre em conjunto, ou seja, previsões não atingidas, é falta de comunicação entre comercial e produção, esses são uns dos principais setores da cadeia de suprimento, se um vende e o outro não produz a venda não é concluída, e o cliente pode desistir da compra pela falta de comprometimento do fornecedor, atrasos no transporte, pode ser o caso de terceirizar esse serviço, tudo vai depender dos custos, se é vantagem ou não para a empresa, ou a distância entre o CD, a fábrica e o cliente, já em relação a alterações no programa de produção, planejamento é a palavra-chave, promoções não antecipadas é um verdadeiro apagar incêndio, pois tudo requer planejamento para que uma atitude errada, não coloque toda operação em risco, inclusive com quebra de contrato por parte de compradores por fim não menos especial a contagens inexatas de estoques, que é um calo no pé principalmente para a área comercial, para que não ocorra esse tipo de coisa, é necessário um bom controle de estoque, de preferência a cada 3 meses ou antes de uma grande venda, bem como formar equipes para contagem e controle diário.
Um outro fator a ser estudado é o Lead Time, pois sabendo o tempo e execução de cada tarefa, pode-se da uma previsão exata para o cliente, ou fazendo o que eles mais gostam que é receber a mercadoria, antes do prazo previsto.

Outros materiais

Outros materiais