Buscar

O Método Socrático de Busca pela Verdade

Prévia do material em texto

Sócrates 
Deixa os estudos da natureza de lado, focando no ser humano e a sua busca pela verdade, mesmo que não haja uma verdade absoluta. Vive em um momento de grande discussão política em Atenas. 
Não deixou nem uma obra escrita, mas ficou muito conhecido por seu discípulo Platão – que dizia que seu ‘professor’ andava pelas ruas de Atenas fazendo vários questionamentos.
Para conhecer a verdade, é necessário termos autoconhecimento (só sei que nada sei) – conhece-te a ti mesmo e conhecera o mundo. Para Sócrates, a maneira correta de buscar o conhecimento é através do diálogo. 
Método socrático
Ironia: A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as preconcepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).
Maiêutica: A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.

Continue navegando