Buscar

Resenha Jovem Karl Marx

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC
SEMESTRE REMOTO 2020.3
CIÊNCIA POLÍTICA
VINÍCIUS MARIANO RIBEIRO
Resenha Crítica - (O JOVEM KARL MARX)
O Jovem Karl Marx é um filme lançado em 2017 com direção de Raoul Peck. Estrelando August Diehl como Karl Marx, a obra busca mostrar sua bibliografia, trazendo desde a sua luta para expor sua ideologia até o seu casamento.
A princípio, o filme se passa na Europa durante o período da Revolução Industrial. Período esse marcado por um grande avanço tecnológico, industrialização de centros urbanos, ascensão do poder político da burguesia e diversos movimentos revolucionários.
	O filme inicia mostrando um pouco da vida de Marx, mostrando sua vida com sua esposa e as dificuldades enfrentadas por eles devido as dificuldades financeiras. Então, para tentar enfrentar as dificuldades Marx acaba produzindo textos para jornais. Enquanto isso, na Inglaterra, Friedrich Engels escrevia sobre a condição em que se encontrava a classe trabalhadora da Inglaterra, o que entrava em conflito com a sua vida burguesa, visto que seu pai era um grande industrialista. 
	Em um primeiro momento, enquanto estava em Paris, Marx conhece Pierre Joseph em um banquete. Posteriormente, entra em conflito com Pierre porque acaba discordando devido ao fato de Joseph achar que propriedade e roubo são as mesmas coisas. Por fim, possuem como ponto em comum a aversão a exploração da classe trabalhadora. 
Em seguida, reencontra Engels, o qual já havia conhecido em Berlim. Então se tornam mais próximos e Engels, por ter uma boa condição de vida, acaba ajudando financeiramente Marx. Adiante, Karl Marx e Friedrich Engels entram em conflito devido ao fato de Engels fazer parte da burguesia. No fim, acabam percebendo que concordam em diversos pontos e passam a discutir diversas ideias, o que mais na frente origina um livro.
Então, ao decorrer do filme, é exibido a aversão existente em Karl Marx e Engels ao capitalismo, visto que o proletariado é o mais prejudicado. Nesse sistema, o trabalho é visto como mercadoria sendo essa mercadoria vendida ao dono da indústria, o que faz com que os trabalhadores sejam explorados, pois vendem seu trabalho como mercadoria para sobreviver. Por isso, para Marx, a filosofia é de suma importância para livrar o homem de todas as amarras, fazendo com que tenha noção de exploração a qual está submetido.
	Ao decorrer de sua vida segue com sua ideologia e cria diversas obras, sendo o Manifesto Comunista, escrito junto com seu amigo Friedrich Engels, uma das mais famosas. Mas também, torna-se um grande contribuidor para a sociedade trazendo ideias como a luta de classes, mais-valia – que tá presente no estudo sobre o capitalismo, o qual ele critica-, etc.
	Para finalizar, o que mais me chamou a atenção foi a sua idealização de um mundo mais junto e a sua defesa para com a classe trabalhadora.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina