Buscar

DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA enad

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

ENADE – DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA – SERVIÇO SOCIAL – 2° PERÍODO
· HABILIDADES:VII – PLANEJAR E ELABORAR PROJETOS DE AÇÃO E INTERVENÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES, DE FORMA COERENTE, EM DIFERENTES CONTEXTOS
NO BRASIL, O QUE SE TEM É UM GRANDE CONTINGENTE POPULACIONAL QUE SEMPRE ESTEVE À MARGEM DA SOCIEDADE; QUE NUNCA TEVE INSERÇÃO NO TRABALHO FORMAL NEM PARTICIPOU DA SOCIABILIDADE ORDINÁRIA. NÃO SER INCLUÍDO É UMA CONDIÇÃO ESTRUTURAL QUE TEM MARCADO GERAÇÕES APÓS GERAÇÕES. FALAR DE EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL SERIA ADMITIR UMA “PERDA VIRTUAL DE UMA CONDIÇÃO NUNCA ALCANÇADA” (SPOSATI, 1999, P. 133). TEM-SE UMA SOCIEDADE, NO DIZER DE KOWARICK (1999), EXTREMAMENTE MARGINALIZADORA DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E SOCIAL QUE TEM CONSTITUÍDO MASSAS DE TRABALHADORES AUTÔNOMOS OU ASSALARIADOS COM RENDIMENTOS ÍNFIMOS QUE OS LEVAM A UMA VIDA PRECÁRIA E SEM PROTEÇÃO SOCIAL, CONSIDERADOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS.
FONTE: SILVA, MARIA OZANIRA DA SILVA E. POBREZA, DESIGUALDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: CARACTERIZANDO E PROBLEMATIZANDO A REALIDADE BRASILEIRA. REV. KATÁLYSIS,  FLORIANÓPOLIS ,  V. 13, N. 2, P. 155-163, 2010.
CONSIDERANDO ESSE CONTEXTO, AVALIE AS SEGUINTES ASSERÇÕES E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS.
I. No Brasil, a pobreza aprofundou-se como consequência de um desenvolvimento concentrador da riqueza socialmente produzida e dos espaços territoriais, representados pelos grandes latifúndios no meio rural e pela especulação imobiliária no meio urbano.
PORQUE
II. Historicamente, as pessoas não pertencentes às classes dominantes se colocaram à disposição da lógica capitalista, garantindo assim a fundação e manutenção da realidade social vivenciada pelo país.
A RESPEITO DESSAS ASSERÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
Resposta Marcada :
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  0
resposta correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· HABILIDADE: VII – PLANEJAR E ELABORAR PROJETOS DE AÇÃO E INTERVENÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES, DE FORMA COERENTE, EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO: VIOLÊNCIA/TOLERÂNCIA/INTOLERÂNCIA/INCLUSÃO/EXCLUSÃO/SEXUALIDADE/RELAÇÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
AS ANÁLISES SOBRE O CONTEXTO PRODUTIVO CONTEMPORÂNEO APONTAM A AMPLITUDE DAS MUDANÇAS OBSERVADAS DESDE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. MESMO AFIRMANDO ASPECTOS DE CONTINUIDADE PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE, INDICANDO NÃO À RUPTURA, MAS À MANUTENÇÃO DA LÓGICA DO REGIME CAPITALISTA DE ACUMULAÇÃO, NÃO SE PODE NEGAR O SIGNIFICADO DAS TRANSFORMAÇÕES OBSERVADAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AFETANDO TANTO AS RELAÇÕES CONCRETAS, COMO AS FORMAS DE SER DOS SUJEITOS INCLUÍDOS/EXCLUÍDOS NO ATUAL CONTEXTO PRODUTIVO. ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA CHAMADA “CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALISMO”, OBSERVOU-SE UMA INTENSA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, ATRAVÉS DA QUAL BUSCOU-SE SUBSTITUIR OS CLÁSSICOS PADRÕES PRODUTIVOS, ASSOCIADOS PRINCIPALMENTE AO TAYLORISMO-FORDISMO, POR NOVOS PADRÕES DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL.
FONTE: ANTUNES, R. OS SENTIDOS DO TRABALHO: ENSAIO SOBRE A AFIRMAÇÃO E A NEGAÇÃO DO TRABALHO. SÃO PAULO: BOITEMPO, 2000.
COM BASE NAS IDEIAS DO TEXTO E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO, É CORRETO AFIRMAR QUE
Resposta Marcada :
A crise estrutural do capitalismo aponta para o desemprego e o trabalho informal, gerando assim, um desequilíbrio no desenvolvimento do país.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· BASEANDO-SE EM UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA, HISTÓRICA E TEÓRICA, O SIGNIFICADO SÓCIO-HISTÓRICO DO INSTRUMENTAL TÉCNICO-OPERATIVO DO SERVIÇO SOCIAL É COMPREENDIDO COMO PARTE DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS RELAÇÕES SOCIAIS, E NÃO APENAS COMO UM ARSENAL DE INSTRUMENTOS E TÉCNICAS APLICÁVEIS. 
TRINDADE, R. L. P. DESVENDANDO AS DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DO INSTRUMENTAL TÉCNICOOPERATIVO DO SERVIÇO SOCIAL NA ARTICULAÇÃO ENTRE DEMANDAS SOCIAIS E PROJETOS PROFISSIONAIS. REVISTA TEMPORALIS, RIO DE JANEIRO, ANO III, N. 4, P. 26-27, 2002 (ADAPTADO). 
CONSIDERANDO QUE, PARA A EFETIVAÇÃO DE SUA AÇÃO, O/A ASSISTENTE SOCIAL ACIONA UM INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO, AVALIE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
I. A dimensão teórico-metodológica da formação desse profissional tem prioridade sobre a dimensão técnico-operativa, pois fundamenta a prática profissional, seguida pela dimensão ético-política, que analisa e investiga novas demandas.
II. A instrumentalidade do Serviço Social sofre as determinações da dinâmica social, da qual emanam as demandas para as instituições nas quais a/o assistente social atua.
III. OS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PELAS/ PELOS ASSISTENTES SOCIAIS COLABORAM PARA UMA ATUAÇÃO QUE PODE REFORÇAR TANTO AS IDEIAS DOMINANTES DA BURGUESIA, QUANTO O PODER DE REIVINDICAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA, A DEPENDER DE SEUS POSICIONAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS. 
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM
Resposta Marcada :
II e III, apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· HABILIDADES:VIII – BUSCAR SOLUÇÕES VIÁVEIS E INOVADORAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
A ERA DA INFORMAÇÃO, DE MANEIRA GERAL, CONSTITUI O NOVO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE A BASE DE TODAS AS RELAÇÕES SE ESTABELECE ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO E DA SUA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO E DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS. A ESTE FENÔMENO CASTELLS (1999) DENOMINA “SOCIEDADE EM REDE”, QUE TEM COMO LASTRO REVOLUCIONÁRIO A APROPRIAÇÃO DA INTERNET COM SEUS USOS E ASPECTOS INCORPORADOS PELO SISTEMA CAPITALISTA. A SOCIEDADE EM REDE TAMBÉM É ANALISADA POR LÉVY (1999) SOB O CODINOME DE “CIBERCULTURA”, SENDO, POIS, ESTE NOVO ESPAÇO DE INTERAÇÕES PROPICIADO PELA REALIDADE VIRTUAL (CRIADA A PARTIR DE UMA CULTURA INFORMÁTICA). AO EXPLICAR O VIRTUAL, A CULTURA CIBERNÉTICA, EM QUE AS PESSOAS EXPERIENCIAM UMA NOVA RELAÇÃO ESPAÇO-TEMPO, LÉVY (1998) UTILIZA A MESMA ANALOGIA DA “REDE” PARA INDICAR A FORMAÇÃO DE UMA “INTELIGÊNCIA COLETIVA”.
FONTE: SIMÕES, ISABELLA DE ARAÚJO GARCIA. A SOCIEDADE EM REDE E A CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM O PENSAMENTO DE MANUEL CASTELLS E DE PIERRE LÉVY  NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. REVISTA TEMÁTICA. ANO V, N. 05 – MAIO/2009, P. 167.
A CHAMADA “CIBERCULTURA” FUNDOU UMA NOVA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. DE QUE MANEIRA PODEMOS DIZER QUE  A CIBERCULTURA AFETA A VIDA ATUAL DOS INDIVÍDUOS CONECTADOS?
Resposta Marcada :
Valorizando o poder de geração de conhecimentos em detrimento da capacidade de reprodução.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
Total15 / 20