Buscar

Prova de Educação Ambiental

Prévia do material em texto

6
O Direito Ambiental tem como objetivo proteger o meio ambiente, evitando danos a ele e, assim, garantir que ele permaneça saudável para as próximas gerações. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à Educação Ambiental. 
Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Incubir às instituições educativas, promover a Educação de Língua Inglesa de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
B
Incubir ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
C
Apresentar que o objetivo maior da Educação Ambiental não é ousado, por não pressupor um novo olhar do mundo e um pensar diferente, sem considerar uma grande solidariedade planetária.
D
Incubir aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
7
A expressão Educação Ambiental (Environmental Education) é cunhada, pela primeira vez, em 1965, sendo indicada nas escolas como integrante da educação geral e atribuição de todas as disciplinas afins. 
Acerca do país em que a expressão Educação Ambiental é utilizada pela primeira vez, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Brasil.
B
França.
C
Londres.
D
Inglaterra.
8
A Ecopedagogia consiste na formação de um compromisso societário para com a sustentabilidade e para com a solidariedade planetária. A abordagem sugerida para o educador ambiental congrega ideários humanistas e cognitivos de alguns pensadores. 
Acerca desses pensadores, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Paulo Freire e Moacir Gadoti.
B
Moacir Gadoti e Jean Piaget.
C
Jean Piaget e Lev Vygotsky.
D
Pierre Giroux e Jean Piaget.
9
A ecopedagogia está voltada para a reflexão-ação de cidadãos corresponsáveis pela sustentabilidade e a consciência planetária. 
Acerca da definição de ecopedaogia, assinale a alternativa CORRETA:
A
Conduzir pessoas carentes, em situação de risco e vulnerabilidade social na educação formal e não formal.
B
Consiste na formação de um compromisso societário para com a sustentabilidade e para com a solidariedade planetária.
C
Conduzir pessoas carentes para com a solidariedade planetária.
D
Conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar.
10
Conforme as recomendações da Conferência de Tbilisi (1977), a EA busca desenvolver novas formas de conduta a respeito do meio ambiente. Desde a sua proposição, um conjunto de objetivos foi estruturado com a finalidade de constituir uma nova consciência planetária. Para atingir os objetivos propostos, Dias (2001) sugere quatro etapas a serem trabalhadas pelos educadores.
Acerca dessas etapas, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: DIAS, Genebaldo Freire Dias. Educação Ambiental: princípios e práticas. 7. ed. São Paulo: Gaia, 2001. 
A
Ação ambiental, participação e multiplicação: por meio de uma base teórico-conceitual, os grupos e organizações reconhecem a crise ambiental e suas consequências, compreendendo e diagnosticando o ambiente, os modos de apropriação social, suas interações e resultados na dinâmica dos ecossistemas e da biosfera. O educador faz o levantamento (participativo) dos problemas ambientais que fazem parte do contexto dos estudantes e provoca a redefinição do problema na perspectiva da práxis pedagógica (interação dialética teoria/prática).
B
Mobilização e projeção: os cidadãos sensibilizados e com conhecimento do assunto constroem estratégias de organização comunitária que vão dar o direcionamento e a sustentação grupal às ações ambientais. Definem, ainda, prioridades e parcerias para ação ambiental, construindo projetos comuns de intervenção. Nessa etapa, o educando é chamado para ir além do mero domínio do assunto, o apelo pedagógico está dirigido para o desenvolvimento da criatividade, na busca de soluções para os problemas diagnosticados e na habilidade de articulação política.
C
Conhecimento e habilidades: os diversos atores organizam-se, distribuindo papéis e realizando tarefas para a concretização do projeto comunitário, participando ativamente e buscando ampliar o alcance socioambiental das ações realizadas, por meio de novos parceiros. Nessa etapa, o educando desenvolve a habilidade do fazer. Essa é a etapa mais desafiante, pois as escolas não estão habituadas à participação social e as comunidades estão desarticuladas e desmobilizadas.
D
Sensibilização: os cidadãos sensibilizados e com conhecimento do assunto constroem estratégias de organização comunitária que vão dar o direcionamento e a sustentação grupal às ações ambientais. Definem, ainda, prioridades e parcerias para ação ambiental, construindo projetos comuns de intervenção. Nessa etapa, o educando é chamado para ir além do mero domínio do assunto, o apelo pedagógico está dirigido para o desenvolvimento da criatividade, na busca de soluções para os problemas diagnosticados e na habilidade de articulação política.

Continue navegando