Buscar

Prova de Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6Os transtornos psicomotores são alterações neurológicas ou orgânicas que afetam o desenvolvimento motor das pessoas. Há vários transtornos psicomotores que prejudicam o desenvolvimento e podem acarretar consequências psicológicas e emocionais. Sobre os transtornos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Instabilidade psicomotora. II- Inibição psicomotora. III- Debilidade psicomotora. IV- Dispraxia. V- Lateralidade cruzada. ( ) Transtorno em que a pessoa não consegue expressar nem manter os movimentos de forma constante. São crianças dispersas, agitadas, ansiosas e que se mexem o tempo todo. ( ) Transtorno em que a pessoa apresenta uma desordem corporal. É a dificuldade de coordenação motora. ( ) Transtorno em que não há dominância de um lado do cérebro para as funções motoras. Esse transtorno deixa o cérebro confuso, a noção de espaço se altera prejudicando a leitura e a escrita. ( ) Transtorno em que a pessoa apresenta pouca expressão corporal e facial para se comunicar com o mundo. Crianças muito quietas, frágeis e debilitadas. ( ) Transtorno em que a pessoa apresenta paratonia (rigidez muscular) e sincinesia (ativação de um músculo sem necessidade durante a execução de um movimento). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II - V - IV.
B
II - I - III - V - IV.
C
I - V - II - III - IV.
D
I - IV - V - II - III.
7O cérebro é o maior responsável pela aprendizagem. É ele quem organiza e coordena nossos pensamentos e comportamentos. O conhecimento do funcionamento do cérebro leva o professor a identificar os problemas cognitivos e motores. A cognição se forma no cérebro. Quanto à aprendizagem, o que caracteriza o cérebro?
A
O cérebro atua de forma isolada por apresentar um sistema complexo.
B
O cérebro é capaz de se adaptar a novas situações, pois ele é um órgão plástico.
C
Nem sempre a aprendizagem se dá no cérebro.
D
Ele é apenas mais um órgão com funções distintas.
8A cognição nos possibilita executar várias atividades ao longo de nossas vidas. Ela faz parte de muitos processos, incluindo a aprendizagem. Quanto à relação da cognição com a aprendizagem, analise as sentenças a seguir: I- A memória, a atenção, a imaginação e o pensamento estão envolvidos na cognição. II- Cognição significa conhecimento por meio da percepção. III- Nosso cérebro é estático, por isso a partir de uma determinada idade não é mais possível aprender. IV- As interações e a mediação contribuem para o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
9A linguagem pode ser considerada um código para expressar o pensamento e os sentimentos das pessoas. Por meio da linguagem, transmitimos informações e trocamos informações. O objetivo principal da linguagem é transmitir informações e possibilitar a formação da consciência social. A linguagem pode ser verbal e não verbal. A partir dessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A linguagem não verbal apresenta várias funções e pode complementar ou substituir a linguagem verbal. PORQUE II- A linguagem verbal compreende gestos, expressões faciais e postura corporal. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e II é a justificativa correta da I.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
10O córtex cerebral é dividido em áreas, que são denominadas de lobos cerebrais, cada um com funções diferenciadas. Por isso, é importante que os pais e os professores conheçam as funções de cada lobo, pois dessa forma podem desde cedo estimular a inteligência e outras funções cognitivas da criança. Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Lobo frontal. II- Lobo parietal. III- Lobo temporal. IV- Lobo occipital. ( ) Desempenha a função da leitura, imagem espacial, registro tátil e imagem do corpo. ( ) Memória auditiva, integração rítmica, interpretação espaço-temporal e estímulos auditivos. ( ) Estimulação visual, percepção visual, relação espacial e sequencialização visual. ( ) Tem a função da fala, função motora, controle emocional e escrita. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III - IV.
B
IV - I - II - III.
C
II - III - IV - I.
D
III - IV - I - II.

Outros materiais