Buscar

ATIVIDADE 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 5.
A partir do conteúdo da disciplina e aulas referentes à sinalização de emergência, iluminação de emergência, centrais de GLP e sistemas de hidrantes de parede e mangotinhos, responda às seguintes perguntas:
• Sobre sinalização e iluminação de emergência:
1) Qual a importância da sinalização e da iluminação de emergência em uma situação de incêndio em uma edificação ou área de risco?
É importante na identificação onde está um recurso como extintor ou alarme de incêndio ou até mesmo identificar onde se encontra a saída de emergência. E ainda tem o agravante de poder não haver visibilidade, por causa do corte da energia elétrica ou de ela estar comprometida, por causa da presença de fumaça.
2) Como elas podem proporcionar segurança aos ocupantes em situações de emergência? 
Ajudam nas orientações visuais, aumentando as chances de identificação dos recursos disponíveis na edificação e de uma evacuação segura do local.
• Sobre centrais de GLP:
1) O que é uma central de GLP?
Instalações de GLP, ou centrais de GLP, são áreas delimitadas que contêm os recipientes, tubulações e demais acessórios utilizados para armazenar e gás e conduzi-lo até o local de consumo numa edificação.
2) Qual a sua finalidade?
As centrais são obrigatórias em edificações residenciais, comerciais, industriais e outras. Isso porque em caso de incêndio é possível cessar o fornecimento do gás.
3) Quais são principais exigências de uma central de GLP? (Dicas: área mínima de aberturas para ventilação; distância mínima da edificação e de locais como ralos, fontes de ignição, entrada de ar condicionado, necessidade de proteção contra riscos de incêndios/explosões).
Numa central de GLP, os cilindros contendo o gás devem estar protegidos por abrigos, feitos de material não inflamável e que tenha, no mínimo, 2 horas de resistência ao fogo. Os abrigos devem possuir aberturas equivalentes a 10 % de sua área, para possibilitar ventilação natural.
4) Explique o que é o ensaio de estanqueidade, documento exigido pelo corpo de bombeiros para central de GLP e qual sua finalidade?
O ensaio de estanqueidade é uma prática de inspeção que permite, em primeira instância, localizar o vazamento de um fluído, líquido ou gasoso. Tem como finalidade garantir as condições e os períodos para se realizar manutenções preventivas e corretivas nas tubulações das edificações. 
• Sobre hidrantes de parede e mangotinhos:
1) Qual a finalidade do sistema de hidrantes?
É um sistema instalado na edificação e que fornece água em alta quantidade, alta vazão e em pressão suficiente para realizar o combate a incêndios, até mesmo de grandes proporções.
2) Como ocorre o acionamento do sistema? (Dicas: analise se é uma medida de proteção passiva ou ativa, ou seja, se o sistema vai entrar em funcionamento sozinho no caso de um incêndio ou se precisa de acionamento. O acionamento para começar a sair água na mangueira é manual ou automático? Uma vez que começou a ser utilizado, explique como a bomba entra em funcionamento e como ocorre seu desligamento após o uso).
Em suma, a proteção passiva inclui aquelas medidas para retardar a evolução de um incêndio e dar tempo aos ocupantes de um edifício de evacuarem o local sem danos à saúde. Já a proteção ativa são as medidas de combate ao foco do incêndio em si. 
As medidas de proteção ativa são compostas de equipamentos e instalações prediais, sem utilização normal no dia a dia do edifício, que somente serão acionados em caso de emergência.
Esse acionamento pode ser feito de forma manual ou automática. Vale ressaltar que as medidas de proteção devem complementar as de proteção passiva, alguns deles são: 
Sistema de detecção, alarme e combate ao incêndio (SDCI), tem como função detectar o fogo em seu estágio inicial, com o objetivo de possibilitar o abandono rápido e seguro dos ocupantes do edifício e iniciar as ações de combate ao fogo, evitando assim a perda de vidas e do patrimônio. O SDCI é constituído basicamente pelos seguintes componentes: detectores automáticos de incêndio, acionadores manuais, painel de controle e ativação elétrica, meios de aviso (sinalização), fonte de alimentação elétrica e infraestrutura (eletrodutos e circuitos elétricos. Extinção manual e/ou automática de incêndio, sendo; Extintores portáteis; Sistema de hidrantes e de mangotinhos; Chuveiro automático; Iluminação e sinalização de emergência; Controle de movimento de fumaça. A bomba funciona devido a diferença de pressão indicada no pressostato, sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.
3) Qual é a vazão e a pressão mínima exigidas em cada um dos dois hidrantes mais desfavoráveis do sistema, considerando os dois funcionando ao mesmo tempo?
A vazão mínima na válvula do hidrante mais desfavorável (L/min) = 300; Pressão Mínima no hidrante mais desfavorável (M.C. A) 65 ou 30.

Continue navegando

Outros materiais