Buscar

Tarefa 3 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Proteção Contra Incêndios e Explosões
Identificação da tarefa: Tarefa 3.2. Envio de arquivo
Pontuação: 5 pontos
Tarefa 3.2
A partir do conteúdo da disciplina e aulas referentes à sinalização de emergência, iluminação de emergência, centrais de GLP e sistemas de hidrantes de parede e mangotinhos, responda as seguintes perguntas:
· Sobre sinalização e iluminação de emergência:
1) Qual a importância da sinalização e da iluminação de emergência em uma situação de incêndio em uma edificação ou área de risco?
A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio e facilitar a localização dos equipamentos e das rotas de saída.
2) Como elas podem proporcionar segurança aos ocupantes em situações de emergência?
Alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate.
· Sobre centrais de GLP:
1) O que é uma central de GLP?
Também conhecida como central de armazenamento, a central de gás.se configura como o local em que ficam armazenados os cilindros constantes de gás a ser utilizado na alimentação das peças da edificação.
2) Qual a sua finalidade?
o local em que ficam armazenados os cilindros constantes de gás a ser utilizado na alimentação das peças da edificação.
3) Quais são principais exigências de uma central de GLP? (Dicas: área mínima de aberturas para ventilação; distância mínima da edificação e de locais como ralos, fontes de ignição, entrada de ar condicionado, necessidade de proteção contra riscos de incêndios/explosões).
Possuir na frente da edificação fechamento por porta metálica, que propicie área de ventilação permanente, no mínimo 0,32 m², na parte inferior.
Distância mínima da janela para tubos de conexão roscada – 1,5m; tubos com conexão soldada – 0,3m
Distância mínima da mureta para a fachada da edificação – 1,5m
Tomadas de ar condicionado: acima da altura do recipiente – 3,0m; abaixo da altura do recipiente – 6,0m
Distância mínima de fonte de ignição – 3,0m
Distância mínima da mureta ao recipiente – 1,0m
Distância mínima de ralos ao recipiente – 1,5m
4) Explique o que é o ensaio de estanqueidade, documento exigido pelo corpo de bombeiros para central de GLP e qual sua finalidade?
Um teste de estanqueidade em tubulações de gás, tem como objetivo examinar o sistema de forma a garantir que não há nenhum vazamento. Trata-se de um procedimento obrigatório para proporcionar efetividade e segurança ao sistema. Vazamentos de gás podem expor as pessoas a graves consequências.
· Sobre hidrantes de parede e mangotinhos:
1) Qual a finalidade do sistema de hidrantes?
"Hidrante é um equipamento de segurança usado como fonte de água para ajudar no combate de incêndios.” O sistema de hidrantes e de mangotinhos é considerado um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio.
2) Como ocorre o acionamento do sistema? (Dicas: analise se é uma medida de proteção passiva ou ativa, ou seja, se o sistema vai entrar em funcionamento sozinho no caso de um incêndio ou se precisa de acionamento. O acionamento para começar a sair água na mangueira é manual ou automático? Uma vez que começou a ser utilizado, explique como a bomba entra em funcionamento e como ocorre seu desligamento após o uso).
O acionamento do sistema de hidrantes e de mangotinhos pode ser manual, por meio de botoeira de comando do tipo liga e desliga. Mas esse é um sistema considerado antigo. O ideal é o sistema automático, por meio de chave de fluxo ou de pressostato, como o KPI 35 da Danfoss. Este, muito usado em sistemas de rede de hidrantes industriais. A chave de fluxo aciona o sistema automaticamente pelo deslocamento de água na tubulação, quando da abertura de um hidrante, e o pressostato aciona o sistema devido a uma variação de pressão hidráulica na rede. Desta forma, aciona a bomba de incêndio.
A bomba de incêndio é um equipamento utilizado para bombear água com vazão elevada para edificações comerciais, residenciais, industriais entre outros. De acordo com as normas e especificações, a bomba de incêndio é um item importantíssimo para termos sucesso no momento do combate a incêndio. Esta bomba poderá ser de acordo com a ABNT. E neste caso seu painel será do tipo estrela ou triângulo e poderá possuir bomba jockey auxiliar. Isso com os devidos pressostatos para regulagem de start da bomba ou ambas as bombas. Para o perfeito funcionamento do sistema de bomba de incêndio é necessário a instalação de válvula de alívio de pressão ou válvula redutora de pressão.
A bomba pode ser elétrica ou com motor à combustão. Podendo também possuir chave compensadora para no momento do desligamento da energia elétrica passar automaticamente para o gerador de energia.
3) Qual é a vazão e a pressão mínima exigidas em cada um dos dois hidrantes mais desfavoráveis do sistema, considerando os dois funcionando ao mesmo tempo?
A vazão mínima no hidrante mais desfavorável e de 100L/m e dependendo do tipo pode chegar a 600 L/m. Já a pressão mínima exigida é de 80 mca podendo chegar a 60 mca dependendo do tipo.

Continue navegando