Buscar

Sinais De Alerta - Saúde da mulher

Prévia do material em texto

Sinais De Alerta
Saúde da mulher
Na correria do dia-a-dia, as mulheres se dividem entre tantas ocupações que, muitas vezes, acabam negligenciando algo muito importante: a saúde.
O mais preocupante é que muitos sintomas como dor de cabeça, dor abdominal, entre outros, são ignorados, pois acreditamos não ser nada grave. No entanto, se existe um sintoma, há indicação de que algo não vai bem com a saúde. Por essa razão, é primordial estarmos atentas
· Inchaço nas extremidades: o inchaço das extremidades pode ser um sintoma importante da retenção de líquidos, ou edema. Esse transtorno pode ocorrer pelo consumo excessivo de sal;
· Dor Abdominal: A dor abdominal é um problema que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres. No entanto, no caso das mulheres tende a ser mais recorrente, não só por questões digestivas, mas pelo desenvolvimento de problemas como:
✔ Câncer de ovário
✔ Endometriose
✔ Doença inflamatória pélvica
✔ Síndrome pré-menstrual
✔ Cistos nos ovários
✔ Miomas uterinos
· Sangramentos Irregulares: podem se dar em momentos fora do período menstrual e, em menos casos, depois da etapa da menopausa. Os sangramentos irregulares podem se tornar comuns nas mulheres cuja atividade hormonal esteja descontrolada. Em qualquer caso, é muito importante ter cuidado, já que algumas vezes alertam sobre:
✔ Câncer (de endométrio, colo do útero ou vagina)
✔ Infecções vaginais crônicas
✔ Fibromas e pólipos uterinos
✔ Infecções na mucosa uterina
✔ Traumatismo pélvico
✔ Hiperplasia endometrial
· Perda de peso sem motivo aparente: A pessoa não está adotando hábitos específicos para perder peso e, no entanto, dia após dia, nota que seu peso está diminuindo. Ainda que algumas pessoas possam considerar isso um milagre, a verdade é que, por trás, podem estar ocultas doenças graves. Se, somado à perda de peso, a pessoa também perde o apetite, isso pode ser por:
✔ Diabetes
✔ Depressão
✔ Câncer
Além desses fatores, existe as disfunções sexuais são transtornos de natureza física, psicológica ou multifatorial que afetam as relações sexuais e podem diminuir a qualidade devida da mulher. 
Os distúrbios mais comuns são:
· Falta de desejo sexual;
· Incapacidade em obter orgasmo – anorgasmia;
· Dor durante a relação sexual – dispareunia;
· Dor ou dificuldade à penetração – vaginismo.
A falta de desejo sexual feminino, também chamada de perda ou diminuição da libido, é o problema mais frequente e acomete entre 15% e 35% das mulheres. As causas são as mais diversas, como uso de anticoncepcional, estresse, parto, amamentação, menopausa, distúrbios hormonais e uso de antidepressivos, entre outras. É possível ainda estar relacionada ao cotidiano e ao estresse, gerando distanciamento e afetando a vida sexual do casal. 
Porém, muitas mulheres não têm consciência de que as disfunções sexuais são problemas de saúde que tem tratamento. Muitas vezes se culpam pelo seu desinteresse sexual e não procuram ajuda médica.
Lembre-se de que, ainda que nem sempre sejam sintomas de doenças graves, esses sinais devem ser avaliados por um médico, sobretudo se existem antecedentes ou fatores de risco importantes.
Mantenha seus exames de rotina em dia e cuide da sua saúde!

Continue navegando