Buscar

Resumo do Texto - Adultez Emergente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Desenvolvimento ao Longo do Ciclo Vital
Curso: Psicologia 
2° Período 
Resumo do Texto – Adultez Emergente
Desde os tempos antigos o conceito de adultez vem se modificando. Com a emergência de novos problemas, vem também a emergência de novos conceitos, as idades de vida são atualmente consideradas construções sociais, uma vez que alguns acontecimentos podem ser ou não universais, além de estar uma fase cada vez com menos contornos definidos. 
A fase jovem é bastante complexa, já que nem sempre foram impostos limites sobre o que é ser jovem e o que é ser adulto. Um dos textos aborda o conceito de adultez emergente, que pode claramente ser analisada na fala de um dos entrevistados, que fala sobre se tornar auto-suficiente para fazer as coisas, é uma fase de conhecimento, de caráter exploratório e menos transição, o estar entre. 
A fase adulta além de ser bastante abrangente, pode caracterizar um período mais ativo dentro da sociedade, já que essa fase demanda em muitos casos trabalho, estudos e mais construções de relações sociais. Os entrevistados mostram uma visão não tão diferente uma da outra e que condiz com os textos analisados, ambos atribuem as características de responsabilidade à fase adulta, além de considerarem uma fase de extrema importância na vida de todos, já que nessa fase se estabelece mais vínculos sociais, além de mencionarem também a capacidade de lidar com as conseqüências dos próprios erros e a consciência de que suas escolhas afetam os outros. 
O texto que aborda a adultez e suas motivações salientam que o adulto trás à tona a consciência de sua existência e procura dar um significado pessoal a isso, algo que pode ser observado em uma das falas que fala sobre a importância de ter consciência dos seus atos já que afeta outras pessoas. 
REFERÊNCIAS
CARNEIRO, Virgínia Teles; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Adultez emergente: um fenômeno normativo? Revista Saúde e Ciência Online, v.4, n.1, p.32-40, 2015.

Outros materiais