Buscar

AULA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 9
TEORIA DO APEGO
JOHN BOWLBY
· Vão falar sobre a importância da relação logo no início da via, sendo esse um importante momento para nossa personalidade.
· Vínculos são alocados com um sentimento de segurança, de forma que é totalmente necessário na nossa vida que esse vínculo seja forte e bem equiparado, Bowlby dizia especialmente do vínculo entre mãe e filho lá no início da nossa vida; esse primeiro vínculo será totalmente responsável pela nossa personalidade e nossos relacionamentos ao longo da vida, ou seja, a forma como temos o primeiro vínculo, vai influenciar no nosso futuro.
· Fez uma parceria com Mary Ainsworth, do qual fizeram experimento com bebês e estranhos e com isso ressaltam três tipos de apego:
A. APEGO SEGURO: recebe a mãe com alegria, pois tem segurança de que ela vai voltar, tendo uma segurança também no cuidador a ele disposto; aqui a criança tem um maior desapego a ponto de melhorar sua dependência.
B. APEGO INSEGURO-AMBIVALENTE: recebe a mãe com raiva pois sente dela, mas ao mesmo tempo precisa dela [raiva e necessidade]; mesmo sentindo a dependência da mãe, a criança vai sentir uma raiva e um desespero e ele sempre terá o medo da mãe abandoná-lo.
C. APEGO INSEGURO ESQUIVO: o bebê desiste da mãe e passa a ignorar sua presença, pois sente raiva dela ter se ausentado e mede de ser abandonado, criando uma falsa independência; bloqueio do sentimento de sofrimento por “perder” a mãe.
· John disse que “O amor materno na primeira infância é tão importante para a saúde mental quanto vitaminas e proteínas para a saúde física”, assim sendo, 
VÍNCULOS AFETIVOS E APEGO

Continue navegando