Buscar

Desenvolvimento Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 7
· As experiências das quais temos desde o ventre materno vão contribuir para nosso desenvolvimento.
· O ser humano é TOTALMENTE dependente e nascemos em total desamparo, ou seja, dependemos de alguém para continuar viva.
· Não é APENAS o meio que estimula o bebê, mas o bebê também vai estimular o meio [Ex.: bebê chorando vai chamar atenção na sociedade, ou seja, ele já tem o modo de chamar atenção e com isso ele consegue adaptar o maio com ele].
· Para um bom desenvolvimento, devemos ter o contato olho a olho com o bebê e o contado dele diretamente com o meio em que vive.
· As condições da mãe influência no desenvolvimento do bebê.
· Da concepção até o final dos 2 anos, passaram 1.000 dias que chamamos de “janela de oportunidades”.
· Colo é NECESSÁRIO e previnem até mesmo doenças psíquicas!!!
· Mãe precisa de suporte e a falta dele vai acarretar dificuldades na vida dela e do bebê.
· Vigotski é da psicologia histórico-cultural.
· O pensamento da criança é diferente do pensamento do adulto, isso pois, a criança terá como principal função brincar e isso é importante assim como um adulto trabalhando.
· A brincadeira da criança para Freud, é considerado igual o sonho, assim sendo eles utilizam da brincadeira para criar a curiosidades do mundo e assim conseguimos trabalhar a criatividade.
· No primeiro ano, com a alfabetização, a criança vai perder a curiosidade através do mecanismo do qual se cria.
· Para o bebê aprender a dialogar, ele precisa ser estimulado através da conversa de seus superiores experientes.
· Vigotski: 
Prioriza o acesso à cultura e considera que o homem é um ser social, histórica, cultural e economicamente, ou seja, para ele, a criança advém do meio que ela vive e com isso, a criança que tem um meio conturbado, pode ser negativamente conturbado no seu desenvolvimento. 
Relação dialética vai constituir o outro, ou seja, a pessoa se relaciona com o mundo assim como o mundo interage com ele. Psiquismo humano não são inatos, mas sim aprendido com o contato com a cultura. 
O aspecto biológico é ponto de partida do desenvolvimento humano, mas se altera no decorrer do processo de apropriação da cultura pelo sujeito. A criança vai se relacionar com o mundo de maneira reflexiva, ou seja, no automático e sem desenvolvimento ainda, porém depois ele vai interagir com o ambiente de vivência [vai do reflexo até a funções superiores, das quais são aquelas que incorporará através de parceiros mais experientes e se apropria da experiência de maneira a usá-la no futuro]. 
Não vai haver um desenvolvimento natural da criança, mas sim precisamos organizar intencionalmente as condições adequadas de ensino e educação possíveis para o desenvolvimento, provocando experiências de novo tipo. 
O bebê nasce com um psiquismo básico e através da inserção dele na cultura ele vai ter os estímulos para modificar e modificar essa psique. A comunicação social ocorre a medida que ele e a pessoa ao seu redor se relacionam criando assim uma ponte para a inserção na sociedade [ainda não tem a fala como principal fase].
· Piaget:
Ele vai dividir o conhecimento em biológico e em estruturalismo, conhecimento está no próprio ser humano e por isso nasceu gente é inteligente. 
Desenvolvimento é a busca pelo equilíbrio e tem um constante desequilíbrio, ou seja, imaginemos que um bebê está em um berço e a mãe faz um barulho para chamar a atenção com um chocalho, isso vai criar um desequilíbrio na sua vivência e isso fará ele buscar entrar em contato com o meio [chocalho]; tudo que tira a gente de um estado de plenitude causa um desequilíbrio [precisamos conhecer para acabar com esse desequilíbrio].
O desenvolvimento biológico dará para a criança pressupostos físicos e cognitivos para seu desenvolvimento.
Devemos passar por um estágio para conseguir desenvolver-se em outro, ao todo são 4 estágios de comportamento.
· “É preciso uma vila para cuidar de uma criança.” Nessa frase temos a ideia que cuidar de uma criança dá, e muito, trabalho e com isso devemos apoiar a vivência de ambas, ou seja, é de suma importância uma ajuda com essas mãe e pais das quais precisam desse apoio de forma a criar o lado psíquico dessa criança; vemos a palavra vila no sentido de comunidade [rede de apoio], dessas pessoas que vão da família até a sociedade a qual ela está inserida; se o bebê passa situações de faltas condições alimentares, financeiras ou desse tipo, ela pode ser atrapalhada no seu desenvolvimento; com o passar do tempo, perdemos o senso de comunidade [Ex.: morar em um condomínio, seus filhos estudarem na mesma sala que os vizinhos mas ninguém fala de levar em um dia ou buscar e assim ajudar o próximo, ou seja, criação de um INDIVIDUALISMO].

Continue navegando