Buscar

RESUMO SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Prévia do material em texto

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
OBJETIVO: descrever o contexto em que o sistema de saúde (SUS) foi criado, 
SUS- criado em 1988
A política de saúde de uma época reflete um momento histórico no qual ela foi criada.
Por isso no início do século, na primeira república (1889-1930) que ele foi criado havia um intenso período de urbanização e industrialização do Brasil nós tivemos um modelo chamado campanhista da saúde pública, baseado nas campanhas sanitárias, é nessa época por exemplo que ocorre a revolta da vacina no Rio de Janeiro em 1904 e também a época que surgem as C.A.P.S (caixas de aposentadorias e pensões) financiadas com os recursos dos trabalhadores e empregadores das empresas.
Já na Era Vargas que houve centralização do poder no Estado houve a criação dos Institutos de aposentadoria e pensões, os I.A.P.S, organizados por cada categoria profissional, os ferroviários, os empregadores no comércio, os bancários...
Os I.A.P.S continuaram existindo após a Era Vargas e a redemocratização do Brasil (1945-1964), um dos principais avanços na saúde dentro dos IAPS ficaram dentro da luta de sindicatos, os IAPS com maior investimento conseguiram a construção de hospitais próprios, nesse momento se observa maior atendimento na assistência médica hospitalar em detrimento a atenção primária, aos centros de saúde e a medicina preventiva.
O entendimento de equipamentos de maior complexidade e da indústria farmacêutica nasceu nesse contexto e se intensificou durante a ditadura militar (1964-1980). Na época da ditadura o investimento na saúde foi diminuindo e chegou a representar cerca de 1% dos recursos da União, a saúde pública do brasileiro foi portanto aberta a intervenção do capital estrangeiro, investidores de outro país começam a colocar dinheiro nos hospitais do Brasil, isso por sua vez ficou custoso ao brasileiro, que só podia acessar mediante ao pagamento, do caso contrário, o cidadão ficava sem acesso ao serviço de saúde.
A década de 80 foi marcada no Brasil pela luta pela redemocratização, e na área da saúde pelo movimento sanitário.
A constituição federal de 1988, após o término da ditadura, define melhor a saúde, como algo para além de somente ausência de doenças, saúde como direito do cidadão e saúde como dever do Estado através do sistema único de saúde, o SUS.

Continue navegando