Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – 4 INTRODUÇÃO Á PESQUISA CIENTÍFICA
É de fundamental importância que o pesquisador seja capaz de elaborar uma boa coleta de dados seguindo orientações e diretrizes previamente estabelecidas, para que, assim, possa apresentar, de forma clara e objetiva, as informações e as conclusões de sua pesquisa científica. Dessa forma, o pesquisador deve nortear-se por um conjunto de normas e técnicas elaboradas e organizadas por uma instituição que padroniza o seu trabalho.
Trata-se da:
Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Um pesquisador, quando pensa a elaboração de um projeto de pesquisa, deve esboçar características inerentes àquele que se dedica à pesquisa científica. Dessa forma, pode-se pensar que incentivações iniciais são aqueles insights que devem motivar o pesquisador a pensar, a refletir e a elaborar uma pesquisa.
Tais insights, que são de grande importância para o trabalho de pesquisa científica do pesquisador, estão corretamente apresentados em:
Dúvida metódica, espírito de curiosidade, busca por informações, estudo, aplicação da pesquisa, conclusões.
Leia a passagem a seguir, na qual Howard & Sharp (1983, p. 6 apud BELL, 2007, p. 12) discutem a questão da elaboração da pesquisa científica:
"A maioria das pessoas associa a palavra 'pesquisa' com atividades consideravelmente afastadas do cotidiano, realizadas por pessoas extremamente bem dotadas, com um nível incomum de comprometimento. É claro que há muito de verdade neste ponto de vista, mas nós argumentaríamos que o campo não é restrito a este tipo de pessoa e, na verdade, pode vir a se mostrar uma experiência estimulante e satisfatória para muitas pessoas com mentes treinadas e questionadoras." 
Conforme leitura do trecho acima, é correto afirmar que:
O campo da pesquisa não está restrito somente àqueles pesquisadores dotados de um comprometimento incomum com a investigação científica, mas sim uma área aberta a todo aquele que busca dedicar-se à produção de uma boa pesquisa.
Dentre as várias abordagens, pode-se destacar aquela que objetiva a compreensão de determinados aspectos culturais de um povo, sendo que o pesquisador se insere no bojo de sua pesquisa, fazendo parte do levantamento e das análises dos dados constatados, numa verdadeira espécie de observação-participante.
Trata-se da abordagem conhecida como:
etnografia.
Ao averiguarmos as considerações preliminares no tocante ao planejamento de um projeto de pesquisa, foi destacado que o pesquisador deve levantar as seguintes questões no início de sua pesquisa:
Escolher um tema e problematizá-lo, levantando hipóteses que serão endossadas ou refutadas ao longo da pesquisa.

Mais conteúdos dessa disciplina