Buscar

CORPO_HUMANO_SEGUNDO_DR_FRANKENSTEIN

Prévia do material em texto

Um livro que nos apresenta o misterioso funcionamento do corpo humano . Quem aborda o tema é o cientista dr. Frankenstein que em anos dedicados ao estudo da ciência e da natureza pretende numa experiência extraordinária construir um ser humano com sua anatomia, detalhes e as funções de cada órgão. A experiência não será para fracos.
Para a experiência do dr. Frankenstein será necessário um microscópio óptico para aumentar as células e um microscópio elétrico para revelar a estrutura da célula. 
Matérias-primas – Precisamos de átomos para fazer as moléculas que compõem as células, unidades com as quais o corpo será construído.
ATOMOS são necessários trilhões deles, dos 20 diferentes que temos dentro de nos os principais são: oxigênio, carbono,hidrogênio,nitrogênio, cálcio e fósforo. Eles podem existir isolados, mas a maioria se une para formar as MOLÉCULAS como a da água que pode representar ate 60% do corpo humano. 
No núcleo de cada célula estão 46 moléculas de DNA que possuem 25 mil instruções que são os genes para fazermos um corpo humano.
Tecidos para construir um corpo precisa de 10 trilhões de células e existem mais de 200 tipos delas, cada uma com uma forma, tamanho e tarefa. Elas se organizam em grupos chamados tecidos. Eles revestem e protegem os órgãos. 
Tecido nervoso que transmitem os sinais elétricos para controlar tudo o que fazemos. O tecido muscular que nos dá os movimentos. Tecidos conjuntivos, cartilagem, ossos. Tecidos adiposo onde as células armazenam gordura. Tecido fora do corpo a epiderme que forma a camada mais externa da pele e cobre o corpo.
Órgãos são feitos com tecidos; alguns deles: estômago, coração, cérebro, pele, pulmão, intestino entre outros.
Ossos são feitos com uma mistura de células, sais minerais e fibras de colágeno para ficarem vivos, duros e fortes, não quebradiços, eles são compactos e esponjosos o que os torna fortes como aço, mas muito mais leve.
OSSO COMPACTO quase tão duro como o esmalte dos dentes. É feito de cilindros chamados ósteons, são formados por tubos como os anéis de uma arvore.
OSSO ESPONJOSO ossos mais leves, formados hastes fortes. Se fossemos feitos só de ossos compactos seriamos muito pesados.
CELULAS OSSEAS quando o tecido ósseo e feito às células ficam presas a eles os ossos, mas continuam presos as células vizinhas por canais estreitos, o que mantém o tecido ósseo em boa forma.
MEDULA OSSEA VERMELHA os ossos também são fabricados de células sanguíneas, ela produz bilhões de eritrócitos ou hemácias. Todos os dias para substituir as células mortas os eritrócitos são produzidos a uma velocidade de 2 milhões por segundo.
Coluna vertebral e costelas chamada também de espinha dorsal, está cadeia de ossos constitui o eixo do esqueleto. Todo o resto está ligada a ela. O formato em S da coluna ereta lhe dá elasticidade para absorver choques durante o movimento. Com ela no lugar, podemos acrescentar as costelas.
COLUNA formada por 24 ossos, as vértebras, mais o sacro e o cóccix.
DISCO E MOVIMENTO DA COLUNA cada vértebra é separada uma da outra por um disco de cartilagem, com um centro mole, o disco protege as vértebras dos choques e também permitem os movimentos.
CAIXA TORÁCICA é presa às costelas que são presas a coluna e ao osso do peito.
O crânio importante porque protege o cérebro, os olhos, as orelhas, a língua e o nariz. Ele também ajuda a formar a aparência do rosto.
OSSOS DO CRÂNIO são 28 ossos, inclusive os 6 ossinhos da orelha. Ossos frontal, occipital, esfenoide e etmoide, mais os parietais e temporais, formam a abóboda do crânio em torno do cérebro. A moldura do rosto é formada por 14 ossos. DENTRO DO CRANIO FICA O CEREBRO.
O OSSO NÃO É O ÚNICO MATERIAL USADO NO ESQUELETO, TEMOS CARTILAGEM QUE É FIRME MAIS FLEXIVEL, ELAS SÃO ENCONTRADAS NAS PONTAS DOS OSSOS, NAS ORELHAS E NO NARIZ. SEMPRE TEMOS CARTILAGENS NAS PONTAS DOS OSSOS.
 EM ALGUMAS PARTES DO CORPO ELAS SÃO SUBSTITUIDAS POR OSSOS QUE LEVA ANOS PARA SER SUBSTUIDA POR OSSOS DUROS. QUANDO A CRIANÇA ESTA. EM CRESCIMENTO ELA TEM MUITA CARTILAGEM, QUE VAI SENDO SUBSTITUIDA POR OSSOS COM O CRESCIMENTO.
Braços e ombros a escapula se encaixa na parte de trás da caixa torácica, formando uma articulação útil para prender o osso superior do braço (úmero) úmero está ligado aos dois ossos do antebraço (radio e ulma)
ARTICULAÇÃO DO OMBRO E COTOVELO articulação esferoide do ombro permite virar em qualquer direção, a articulação tem que ser mantida no lugar por, ligações, músculos e tendões. A articulação ulna e o radio do cotovelo formam uma dobradiça que permite o braço dobrar e estender.
BRAÇOS FLEXIVEIS graças à combinação de articulações moveis nos ombros, e extremidades do antebraços. Elas permitem os ossos girar em torno de outros, por isso podemos virar a mão.
ARTICULAÇÕES MOVEIS a maioria das articulações são sinoviais flexíveis os sinoviais é um fluido viscoso que corre entre os ossos e lubrifica as articulações. As articulações são capsulas reforsadas por tiras chamadas ligamentos, que mantém a articulação unida.
Mãos feitas com ossos pequenos e articulações flexíveis, ela é unida ao antebraço e realiza muitos movimentos. POLEGAR FLEXIVEL dos 5 dedos ele é o mais flexível, graças à articulação selar, carpometacárpica o polegar pode se mover e tocar todos os dedos.
Existem 27 ossos em cada mão reunidos e 3 grupos. Oito pequenos carpos unidos por ligamentos que formam o pulso. A palma da mão que é formada por 5 longos metacarpos e 14 falanges que compõem os dedos. Existem 14 articulações chamadas juntas.
A bacia liga as pernas à coluna vertebral, por isso quando corremos o resto do corpo nos segue. A bacia da sustentação aos órgãos do abdome. (barriga) e tudo que tem dentro dela. A bacia masculina é mais estreita e profunda e a feminina tem uma cavidade pélvica maior para acomodar o bebê.
OSSO DO QUADRIL, quando somos jovens ele é formado por 3 ossos, ílio, ísquio e púbis. Quando envelhecemos, esses ossos se unem em um só.
OSSOS DA BACIA, juntando os 2 ossos do quadril teremos a cintura pélvica, na frente eles se encontram em uma articulação móvel chamada sínfise púbica, na parte de trás, eles se apoiam no sacro (cóccix) .
Pernas e pés sustentam o corpo e tiram do chão para caminhar ou correr. Quando o corpo fica parado ereto, os joelhos ficam em uma posição travada para poupar energia. Os ossos das pernas carregam peso e por isso são mais longos e mais fortes.
FLAXIBILIDADE DAS PERNAS que dá a grande variedade de movimentos ao nosso corpo, graças a uma combinação de uma articulação ESFEROIDE no quadril e de articulações em dobradiça no joelho e tornozelo.
ARTICULAÇÃO DO JOELHO situada onde o fêmur encontra a tíbia, é uma dobradiça especial que permite a perna se dobrar e esticar, é reforçada por ligamentos dentro e fora e estabilizada por cartilagem no seu interior.
PÉ cada pé é feito de 26 ossos, organizados em 7 tarsos, 5 metatarsos e 14 falanges, com ossos unidos por ligamentos muito fortes. O pé forma base para quando estamos correndo ou em pé. A plataforma do pé é curva para dar flexibilidade durante o movimento.
Esqueleto precisamos de 206 ossos, mais articulações e ligamentos para fazermos um esqueleto completo. As funções do esqueleto no corpo são: das sustentação, proteger os órgãos internos e permitir que o corpo se movimente de várias maneiras diferentes. A parte de cima do corpo se apoia diretamente sobre as pernas pela coluna vertebral e pela bacia, assim pode caminhar sem cair. 
O esqueleto tem duas seções principais: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é dividido em cabeça, coluna vertebral e caixa torácica.
 esqueleto apendicular compreende os membros superiores e inferiores. São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.
Encéfalo observação, aprendizado, memorização e imaginação, todas essas habilidades são fornecidas pelo cérebro. Parte essencial do encéfalo. Sua fina camada externa o córtex, permite que você veja, sinta, pense e reajaao que nos cerca. Ele tem uma consistência de gelatina morna, pode ser facilmente danificado, ele flutua em um liquido que amortece os solavancos, e está cercado por 3 membranas protetoras e pela caixa craniana.
CÉREBRO ocupa 85% do encéfalo e é o centro do controle. Se divide em duas metades ou hemisférios. Hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e está ligado à criatividade. Hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e está ligado à linguagem e à lógica. 
CÉLULAS DO CÉREBRO existem cerca de 86 bilhões de neurônios, ou células nervosas. Cada uma recebe e envia sinais elétricos para milhares de outros neurônios, através de prolongamentos chamados – dendritos e axônios.
TIPOS DE NEURÔNIOS há 3 tipos deles – os sensoriais acionados por estímulos físicos, transmitem mensagens para o sistema nervoso central. Os motores que transmite instruções para os músculos. Os associativos que processam as informações.
ÁREAS DE TRABALHO o córtex cerebral tem áreas que realizam tarefas especificas: as áreas sensoriais recebem mensagens dos receptores da pele e de outros lugares – as áreas motoras enviam instruções para os músculos movimentarem o corpo – as áreas associativas analisam e interpretam as informações.
Sistema nervoso central juntos o encéfalo e a medula espinhal formam o sistema nervoso central, um centro de comando que recebe, analisa e armazena informações e envia instruções. Ele controla e coordena quase tudo o que acontece dentro do corpo, até nossos movimentos para mudar uma pagina de livro. 
MEDULA ESPINHAL começa na base do encéfalo e corre por quase toda a coluna vertebral, através de um túnel que protege a medula e seus bilhões de neurônios . Ela controla muitas reações automáticas, os reflexos. Ex: quando afastamos a mão de um objeto muito quente. 
Nervos são feixes de axônios dos neurônios (célula nervosa) organizadas para levar e trazer sinais elétricos do sistema nervoso central. Existem 12 pares de nervos cranianos que saem do encéfalo e do tronco encefálico, e 31 pares de nervos espinhais que saem da medula espinhal.
NERVOS CRANIANOS abastecem a cabeça e o pescoço.
ESTRUTURA DO NERVO dentro dos nervos tem, feixes de axônios que são agrupados e protegidos por células de gordura. Os nervos são flexíveis e não sofrem danos quando o corpo se movimenta.
Olhos são os órgãos do sentido mais importante do corpo. Mecanismos automáticos garantem que o olho receba quantidade certa de luz e foque a imagem em seus receptores, estes mandam a imagem para o cérebro e vemos o que está à frente. 
MUDANÇA DE FORMA o cristalino altera a forma para criar uma imagem nítida na retina, esteja o objeto próximo ou distante. Um anel de músculos em torno do cristalino controla as mudanças de sua forma.
CONTROLE DAS PUPILAS a pupila é uma abertura no centro a Iris colorida por onde a luz entra no fundo do olho.
NERVOS ÓPTICOS os sinais de cada olho chegam ao cérebro através do nervo óptico. 
RECEPTORES DE LUZ há 2 tipos de receptores, 6 milhões de cones trabalham com luz forte e dão a visão colorida. 120 milhões de bastonetes trabalham com luz fraca e dão a visão preto e branco.
Orelhas a maior parte da orelha fica protegida dentro de um osso temporal do crânio. É ai que as ondas de som são captadas. Dentro da orelha temos 3 zonas. A parte inicial é o canal auditivo. O espaço oco da orelha media tem o tímpano. A parte interna, ou labirinto, tem a cóclea que manda sinais para o cérebro que interpreta como sons e os sensores do equilíbrio. Os três ossos do ouvido são os menores do corpo, o menor de todos é o estribo, é do tamanho de um grão de arroz. Os outros são chamados de martelo e bigorna.
A cera do ouvido é produzida para limpar o canal e impedir que entre insetos.
TIMPANOS Sua função é a de vibrar mediante estímulos sonoros; estas vibrações se transmitem pelo ouvido médio.
 
Sistema de controle 2 sistema de controle mantém nosso corpo em ordem, são eles: sistema nervoso que usa os sinais elétricos de alta velocidade para obter efeitos imediatos, ele leva instruções para os órgãos internos e regula seu funcionamento, exemplo, o aumento da nossa pupila do olho quando a luz fica fraca, o cheiro de um alimento ou a buzina de um carro. Temos ainda o sistema endócrino que libera os hormônios que agem mais lentamente. Localizado na base do encéfalo a hipófise que é uma glândula do tamanho de uma ervilha,considerada a “glândula-mestre” do nosso corpo. Ela produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, com a tireóide, as supra-renais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos). O hormônio do crescimento é um dos hormônios produzidos pela hipófise. O funcionamento do corpo depende do equilíbrio hormonal.
Vasos sanguíneos são os sistemas de abastecimento do corpo. Formado por uma grande rede de vasos sanguíneos, chamados artérias, veias capilares que, esticada, poderia envolver a terra 4 vezes. Os vasos sanguíneos transportam o sangue, que fornece os nutrientes essenciais para as células do corpo.
TUBOS VIVOS vasos sanguíneos são formados de células vivas e têm vários tamanhos, desde grandes artérias e veias com largura do dedão, até minúsculos vasos capilares, vistos somente com microscópios.
VASOS Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sangüíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso.
ARTÉRIAS saem do coração e levam sangue rico em oxigênio para os tecidos. São espessas com camada de tecido muscular, as paredes se expandem e contraem toda vez que o sangue e bombeado pelo coração.
VEIAS entram no coração e levam o sangue pobre em oxigênio dos tecidos. O sangue sofre menos pressão que nas artérias, seu espaço central é maior. As veias têm válvulas que impedem que o sangue volte para trás.
CAPILAR são microscópicos mas formam 98% do total da rede de vasos sanguíneos. Eles ligam as artérias as veias.
Sangue cinco litros de sangue correm pelo corpo, levando oxigênio, alimento e outros nutrientes para as células, além de remover os resíduos desnecessários. O sangue também combate as infecções, destruindo microrganismos chamados agentes patogênicos. 
Se um vaso sanguíneo sofre um corte, um mecanismo de autorreparação impede automaticamente a perda de sangue. Primeiro, as plaquetas de unem para tapar o rombo temporariamente e depois acionam uma proteína sanguínea que cria o coágulo sanguíneo.
Composição do sangue - O sangue é composto por um fluido, o plasma, que contém inúmeras substâncias soltas e transporta em suspensão vários tipos de elementos celulares. Glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
HEMOGLOBINA as células sanguíneas são vermelhas devido a uma proteína vermelha-alaranjada a hemoglobina. Cada molécula dessa substancia pode pegar 4 moléculas de oxigênio nos pulmões e leva-las para as células do corpo. Cada célula tem 250 milhões de moléculas de hemoblobina, isso da 1 bilhão de moléculas de oxigênio transportada em casa célula. São 25 trilhões de células sanguíneas andando pelo nosso corpo.
GLOBULOS VERMELHOS eles não têm núcleo, ao contrario de outras células do corpo humano. Estão cheios de moléculas de hemoglobinas. Eles vivem cerca de 120 dias. São produzidos a razão de 2 milhões por segundo pela medula óssea vermelha. 
GLOBULOS BRANCOS possuem um núcleo e conseguem atravessar as paredes dos capilares para entrar nos tecidos.
Coração o coração que trabalha bombeando sangue para todo o corpo tem 2 lados, cada um com 2 câmeras. Os 2 lados se contraem juntos, uma vez a cada segundo mais ou menos, com o lado direito bombeando sangue para os pulmões e o lado esquerdo para o corpo. O sangue que corre pelo coração não podem fornecer combustível e oxigênio para as células musculares do coração. Um outro suprimento de sangue é fornecido pelas artérias coronárias, que saem da aorta e se ramificam pela parede do coração.
BATIDA DO CORAÇÃO a batida do coração não é uma contração única, mas uma sequência de três estágios, paraque isso aconteça, o lado esquerdo e o direito se enchem de sangue ao mesmo tempo e depois se contraem para forçar o sangue a sair do coração.
MÚSCULO DO CORAÇÃO as fibras, ou células, do músculo cardíaco, que formam as paredes do coração formam uma rede densa. Sob o controle do marcapasso do coração as fibras do músculo se contraem sem se cansar, e sem parar a vida toda.
Vasos linfáticos e linfonodos enquanto faz o serviço de entrega para as células, o sistema cardiovascular vai deixando um liquido nos tecidos. E um sistema de tubos para drenar o excesso de líquido, chamado linfa o devolve para o sangue. No caminho, as células de defesa destroem os organismos patogênicos presentes na linfa. Dois grupos de linfócitos – célula B e célula T são peças importantes do sistema imunológico, ambas atacam agentes patogênicos e guardam lembranças deles, caso voltem para atacar o corpo novamente.
LINFONADOS eles contêm células do sistema imunológico – os macrófagos, que envolvem e engolem os detritos e as bactérias, e os linfócitos, que combatem e destroem inimigos específicos do nosso organismo.
Sistema de transporte uma vez criado o corpo, seus trilhões de células precisam de sistema de transporte de primeira classe. O sistema cardiovascular leva materiais essenciais a cada célula e remove os resíduos desnecessários. O sistema linfático retira o excesso de líquido dos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a defender o corpo dos agentes patogênicos.
SISTEMA CARDIOVASCULAR – ou circulatório é formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue.
SISTEMA LINFÁTICO já vimos – seus capilares retiram dos tecidos do corpo o excesso de liquido – linfa – para que volte para a corrente sanguínea, a linfa flui através dos linfonodos, que filtram os resíduos e agentes patogênicos do sangue.
CIRCULAÇÃO DUPLA é como o sangue é bombeado para circuitos interligados centrados no coração – um circuito leva o sangue para os pulmões, para pegar oxigênio. O outro maior, leva o sangue aos tecidos, para entregar oxigênio.
Rins é importante que a composição do sangue que circula pelo corpo se mantenha constante para que as células tenham estabilidade. Temos 2 rins atrás do abdome, para filtrar o sangue. Os rins removem os resíduos venenosos e o excesso de água, que se combinam para produzir a urina. Depois ela é levada para a bexiga pelo ureter. Os rins recebem um quarto do sangue enviado pelo coração. Isso equivale a 12 banheiras cheias de sangue diariamente, a partir das quais é produzido apenas 1,5 (um litro e meio de urina)
GLÂNDULA SUPRARRENAL acima de cada rim fica uma glândula suprarrenal, que libera vários hormônios, como a adrenalina, na corrente sanguínea. Se o corpo estiver ameaçado, a adrenalina trabalha com o sistema nervoso para ajudar a combater o estresse.
Sistema urinário trabalhando noite e dia, os rins liberam urina constantemente. Sem algum tipo de mecanismo para armazená-la, a vida seria bastante desagradável. O sistema tem outras partes também. A urina é entregue por 2 ureteres a uma bolsa muscular bastante elástica, a bexiga. Ela guarda a urina até você sentir necessidade de eliminá-la pela uretra.
ARMAZENAR E SOLTAR URINA quando a bexiga está se enchendo, um anel de músculos chamado esfíncter se contrai para impedir o vazamento . Quando a bexiga está cheia você sente vontade de urinar e relaxa o esfíncter. A parede da bexiga se contrai para expelir a urina.
URETER a urina é levada do rim para a bexiga por um ureter, que tem papel ativo no processo.
PAREDA DA BEXIGA a parede elástica da bexiga é formada por musculatura. Esse músculo funciona automaticamente sem percebermos, contraindo-se suavemente.
Dentes precisamos deles para cortar e amassar os alimentos em pedaços pequenos. Eles são formados por 32 dentes, 16 em cima e 16 em baixo - 8 incisivos cortantes, 4 caninos pontudos, 8 pré-molares e 12 molares com várias formas para a mastigação. Possui esmalte branco que é o material mais duro do corpo, ele precisa suportar a pressão da mastigação. Na superfície dos dentes ficam bactérias dos alimentos, ao se alimentarem elas liberam ácidos que comem os dentes, por isso precisamos escovar, para não fazer carie. 
As pessoas possuem dois conjuntos de dentes durante a vida. O primeiro e na infância, chamados dentes de leite que são substituídos por dentes permaentes.
DENTINA ela forma o dente e permite que ele aguente a pressão da mastigação, elas são mantidas vivas por suprimento de sangue, ela possue nervos.
Boca, garganta e esôfago antes de colocar a comida na boca, o corpo precisa estar preparado para fazer uso dos nutrientes. Esse processo é chamado de digestão. Ele ocorre quando o alimento passa por um longo tubo, o trato digestório, que começa com a boca, a garganta e o esôfago.
MASTIGAR E ENGOLIR quando o alimento entra na boca e mergulhado na saliva, triturado pelos dentes e misturado pela língua e empurrado para a garganta ai começa a deglutição que vai para o esôfago. O esôfago leva a comida da garganta para o estomago. Glândulas salivares, quando pensamos em alimentos ou sentimos o cheiro ela entra em ação.
LÍNGUA ela é coberta por 3 tipos de receptores chamados papilas gustativas. As circunvaladas e as fungiformes são responsáveis pelo reconhecimento do sabor. E as filiformes percebem a textura e temperatura dos alimentos. 
Estômago ele fica na ponta do esôfago. Onde o alimento engolido será armazenado, liquidificado e liberado em pequenas quantidades para continuar a jornada pelo trato digestório. 
Antes da chegada do alimento no estômago já é liberado o suco gástrico que se mistura aos alimentos e com o acido clorídrico que digere as proteínas. 
O estômago pode ir de 50 ml vazio, até 4 litros, depois de uma grande refeição. Ele se expande devido a grandes dobras de seu revestimento.
Intestino concluindo o trato digestório acrescentamos os intestinos grosso e delgado em um pequeno espaço do abdome. E aqui que se completa a quebra dos principais grupos de alimentos – carboidratos, gorduras e proteínas, em nutrientes limpos e utilizáveis. Os resíduos são eliminados. 
Intestino delgado e a parte mais longa e importante do trato digestório. Dentro dele a digestão é concluída e os nutrientes são absorvidos. O intestino grosso e mais curto, porém mais largo, e especialmente o cólon, formam e eliminam as fezes.
Fígado e pâncreas o fígado ocupa quase todo o espaço no alto do abdome, enquanto o pâncreas se aloja embaixo do estômago. Sem a bile e o suco pancreático que esses dois órgãos liberam, a digestão não funcionaria direito. Pâncreas produz e libera as enzimas digestivas.
CELULAS HEPÁTICAS elas desempenham mais de 500 funções vitais, produzem a bile, mandam nutrientes para o sangue e livram o sangue de substâncias químicas. 
BILE E SUCO produzido pelo fígado é uma mistura de sais essenciais na digestão da gordura e na purificação das toxinas.
VESICULA BILIAR fica pendurado atrás do fígado onde armazena a bile.
Sistema digestório sua função é quebrar as grandes moléculas dos alimentos para que o corpo possa aproveitá-la. Sem as enzimas a digestão seria impossível, são elas que transformam os alimentos em nutrientes. O trato digestório mede cerca de 9 m da boca ao ânus, o alimento leva horas para ser empurrado pelos movimentos musculares. Nosso sistema digestório processa todo os alimentos que ingerimos. O alimento e amassado pelos dentes, e pela parede do estômago e as enzimas na boca, estômago, intestino delgado convertem o alimento em nutrientes.
APÊNDICE é um apêndice que sai da primeira parte do intestino grosso, ele ajuda no combate de doenças.
Cavidade nasal por onde passa o ar, mais precisamente o oxigênio. É um espaço atrás do nariz, uma característica especial dela e sentir todos os cheiros.
As narinas são protegidas por pelos que removem partículas quando inspiramos o ar.
Dentro do nariz – a cavidade nasal é um túnel que leva o ar das narinas para a garganta, no caminho o ar é aquecido, umedecido e filtrado evitando assim a penetração de agentes patogênicos que causariamdanos ao interior do corpo.
SEIOS PARANASAIS servem para deixar o crânio mais leve e ajudam a aquecer e umedecer o ar e dão a nossa voz o timbre.
DO NARIZ PARA O CÈREBRO os receptores do cheiro encontram-se na cavidade nasal no epitélio alfatório cada célula capta o cheiro e manda para o cérebro. O cérebro consegue distinguir cerca de 10 mil odores diferentes.
Laringe, traqueia e brônquios traqueias e brônquios são bem simples.
A laringe liga a garganta e a traqueia é feita de vários pedaços de cartilagem, o ar passa por ela e tem ainda as cordas vocais nela. 
Cordas vocais vibram com a passagem do ar, produzindo sons que se transformam em palavras.
Vias aéreas são tubos que levam o ar para dentro e para fora do peito.
Traqueia formada por anéis de cartilagem em forma de C que impedem que a traqueia se feche quando o ar passa por ela.
Pulmões eles são 2 no centro do sistema respiratório estão os pulmões. Cheios de estruturas saculares e passagens de ar, esses dois órgãos esponjosos são vitais para ajudar a trocar o indesejado dióxido de carbono pelo oxigênio. Ele ocupa quase todo o espaço dentro do peito, eles envolvem o coração. O sangue segue do coração até os pulmões para pegar oxigênio e depois volta para o coração para ser bombeado para as células do corpo.
Brônquios e bronquíolos ajudam na passagem do ar e na sua limpeza.
Sistema respiratório nosso sistema respiratório completo enche o corpo de oxigênio e elimina o gás carbônico. As células precisam de suprimento continuo de oxigênio para liberar a energia que as mantém vivas. Para que tudo isso aconteça, o ar precisa entrar e sair dos pulmões pela respiração.
Inspiração, quando o peito se expande os pulmões o acompanham e absorvem o ar.
Expiração, quando o diafragma relaxa, os pulmões são comprimidos forçando o ar a sair. PARA ENTRADA E SAIDA DO AR PRECISAMOS DO DIAFRAGMA E DOS MUSCULOS INTERCOSTAIS.
Músculos dos braços e mãos os músculos permitem a movimentação dos membros do nosso corpo, eles estão, em todo corpo. Esses músculos podem se contrair e puxar. Eles estão firmemente ligados aos ossos pelos tendões. Esses tendões possuem fibras de colágeno e estão presos à camada externa dos ossos.
Músculos, eles se contraem para puxar os ossos, e para isso precisamos de músculos com ações opostas.
Pulsos e dedos – os movimentos das mãos são feitos pelos músculos do antebraço.
Movimento do braço – usamos os músculos que saem da parte de cima do corpo que atravessam o ombro e puxam o osso do braço, músculos chamados para esse movimento são – úmero, esferoide.
Músculos do quadril e pernas são os grandes músculos, muitos dos músculos dos quadris e coxas são volumosos porque precisam sustentar e movimentar todo o corpo quando caminhamos. Os músculos da parte inferior das pernas também são poderosos, com eles podemos ficar na ponta dos pés. Quando os músculos se contraem liberam calor. Este é distribuído pelo sangue e ajuda o corpo a manter a temperatura de 37 graus.
Quadril e coxa – os músculos da coxa estão ligados aos ossos do quadril em uma ponta e ao fêmur na outra. São os músculos que dobram as pernas – são eles, quadríceps e o isquiotibiais.
Movimento dos pés – os músculos da parte inferior da perna movimentam os pés, que operam por meio dos tendões.

Continue navegando