Buscar

tipos de necrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de necrose:
- Coagulativa: A nível macroscópico a lesão tem aspecto de leite coagulado e apresenta bordas bem definidas, a nível microscópio o contorno celular permanece intacto porém o citoplasma se encontra dissolvido. Apresenta como causas a isquemia, exposição a amplitudes significativas de temperatura e exposição a agentes químicos. Ocorre devido a uma desnaturação das proteínas de células autolíticas, acomete tecidos com característica de parênquima sólido, como baço.
- Liquefativa: Tem aparência amorfa e líquida, geralmente apresenta pus, ocorre no tecido cerebral por isquemia e nos outros epitélios por infecção bacteriana. Após a morte celular ocorre um processo inflamatório rapidamente e elas são digeridas do organismo. 
- Caseosa: Acomete o pulmão, geralmente em casos de tuberculose, a lesão apresenta aspecto de queijo e é uma lesão seca e friável e a nível microscópio a células acometidas se encontram sem núcleo.
- Gordurosa: Apresenta aspecto de gordura, ocorre devido ao vazamento de enzimas lipolíticas. Geralmente ocorre em casos de pancreatites agudas. Há uma inflamação e aumento do órgão a nível macroscópico e a nível macroscópico os adipócitos se encontram mortos. 
- Gangrenosa: Acomete áreas de extremidades e as lesões tem aspecto de múmias, secas e duras. A lesão pode ser encontrada úmida quando em contato com microrganismos que realizam a putrefação da lesão. Ocorre por isquemia e exposição a altas temperaturas ou até mesmo pela ação de microrganismos.

Outros materiais