Buscar

APOL moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Moderna 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O ato de vestir-se vai além do ato simples e mecânico de proteção do corpo, o ser humano veste e adorna sua corporalidade com símbolos que ele sabe que os outros de sua sociedade saberão ler. Ele escolhe o que vestir. É uma seleção da imagem da pessoa como ser social, conformando uma construção visual frente à sociedade, pois fala aos iguais, aos que pertencem ao mesmo grupo e suas diferenças frente aos outros. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANT'ANNA, Patricia. Moda: uma apaixonante história das formas. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 50-53, 2009, p. 50. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre a origem do termo sans-culottes na Revolução Francesa, é correto afirmar que:
A -esse termo foi atribuído à alta burguesia porque seus membros usavam blusões de lã compridos.
B-os sans-culottes ficaram conhecidos por serem um grupo social que trajava camisas de seda laranja.
C-a origem do nome sans-culottes vem da utilização de calças compridas e largas, de algodão, por parte das pequena e média burguesias.
D-as saias de renda que deixavam em evidência os quadris deram origem ao termo sans-culottes.
E-os nobres daquele período vestiam cachecóis de cor azul, sendo por conta disso chamados de sans-cullotes.
Questão 2/5 - História Moderna 
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira acessar a imagem, ela está disponível em: BOTTICELLI, Sandro. A Primavera. Itália: 1478. <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=40&evento=1>. Acesso em 05 de out. 2018 
Com base na imagem acima e no livro-base Percursos da História Moderna, sobre o surgimento do nome do movimento renascentista, é correto afirmar que:
A-os próprios artistas do Renascimento deram esse nome para o movimento durante o século XV.
B-o termo Renascimento foi escolhido para designar o movimento artístico por fazer referência à ideia de ressureição cristã.
C-foi a partir do século XIX que a palavra renascimento começou a ser utilizada para se referir ao movimento iniciado no século XIV.
D-a denominação de Renascimento foi dada pelos medievos que acompanharam o surgimento desse movimento, ainda no século XIII.
E-a ideia de Renascimento, enquanto movimento artístico, surgiu no século XX com a pesquisa de renomados historiadores da arte.
Questão 3/5 - História Moderna 
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Quando os homens descobrem pela experiência que o livre exercício de seu egoísmo e de sua generosidade limitada os torna totalmente incapacitados para a sociedade; e, ao mesmo tempo, observam que a sociedade é necessária para a satisfação dessas próprias paixões, são naturalmente levados a se submeter à restrição de regras que possam tornar seu comércio mais seguro e cômodo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUME, David. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 539. 
Com base no excerto acima e no livro-base Percursos da História Moderna, os ideais iluministas que serviram de inspiração para a Revolução Francesa foram:
	
	A
	Liberdade, civilidade, esperança.
	
	B
	Liberdade, igualdade, fraternidade.
	
	C
	Civilidade, igualdade, fraternidade.
	
	D
	Ética, igualdade, esperança.
	
	E
	Igualdade, esperança, fraternidade.
Questão 4/5 - História Moderna 
Leia o fragmento de texto: 
“Durante todo o século XVIII a França foi o maior rival econômico da Grã-Bretanha. Seu comércio externo, que se multiplicou quatro vezes entre 1720 e 1780, causava ansiedade; seu sistema colonial foi em certas áreas (como nas índias Ocidentais) mais dinâmico que o britânico. Mesmo assim a França não era uma potência como a Grã-Bretanha, cuja política externa já era substancialmente determinada pelos interesses da expansão capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWN, Eric J. A Era das Revoluções 1789 – 1848. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977, p. 73. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, é correto afirmar que:
A-tanto a Revolução Inglesa quanto a Revolução Francesa foram inspiradas por ideais conservadores, cujos líderes eram membros da nobreza.
B-assim como a Revolução Inglesa, a Revolução Francesa foi um movimento feito por uma única parcela da população, a aristocracia.
C-a Revolução Francesa teve como uma de suas principais conquistas a consolidação do regime absolutista monárquico.
D-a Revolução Francesa surgiu em um momento de prosperidade econômica da França, o que favoreceu a eclosão do movimento.
E-ambas as revoluções tiveram influências do liberalismo e foram efetivadas pela burguesia dos respectivos países.
Questão 5/5 - História Moderna
Atente para a seguinte citação: 
“As naus em que observaram as primeiras regiões, ele contava, eram de casco plano. As velas eram construídas com papiros cosidos, vime ou, algumas vezes, com couro. Mais tarde, encontraram cascos acuminados, velas de cânhamo e, finalmente, naus similares às nossas em tudo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORUS [More], Thomas. Utopia: sobre a melhor condição de uma república e sobre a nova ilha Utopia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 14. 
Levando em consideração a citação e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre a obra e o trabalho de Thomas More, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Thomas More e William Shakespeare são dois escritores literários identificados com o Renascimento;
II. ( ) Utopia, de Thomas More, faz referência à sociedade inglesa da época, retratando uma comunidade em guerra, num cenário apocalíptico.
III. ( ) Em Utopia, Thomas More constrói a ideia de um governo centralizado, cuja noção de justiça é baseada na racionalidade.
IV. ( ) Entre as principais características renascentistas presentes na obra de Thomas More, está o humanismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – V
	B	V – F – V – F
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – F – F

Outros materiais