Buscar

Teoria da Historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da História
Pergunta 1: “Deste período, podemos mencionar o historicismo alemão, de Leopold Von Ranke; e a escola metódica francesa, de Gabriel Monod, Langlois e Seignobos, que se notabilizaram pela formulação e aplicação do ... aplicado aos documentos históricos”. Assinale a alternativa que melhor completa a sentença acima:
Resposta: método crítico
Pergunta 2:“Trouxe para os estudos historiográficos a concepção de tempo atrelada aos ritmos distintos das relações sociais, a saber, de curto, médio e longo prazos”. De quem foi esta contribuição?
Resposta: Fernand Braudel.
Pergunta 3: “Com a criação da máquina relógio o tempo distanciou-se da dinâmica natural”. A sentença refere-se:
Resposta::Ao tempo artificial.
Pergunta 4: Marque a única alternativa incorreta a respeito dos modelos de conhecimento apresentados por Adam Schaff:
Resposta: Modelo idealista e ativista.
Pergunta 5: O campo de estudo da história está intimamente relacionado aos estudos da filosofia e distancia-se consideravelmente dos pressupostos das ciências naturais”. Que alternativa melhor define a característica da teoria da história?
Resposta: Complexidade
Pergunta 6: “A consolidação da concepção do tempo histórico, de sua percepção e de sua apropriação se dá no meio social em que se encontra o sujeito da história”. A sentença refere-se:
Resposta: À representação cultural do tempo histórico.
Pergunta 7: “Caracteriza-se pela regularidade, pela repetição, enfim, por uma sequência constante”. A sentença refere-se:
R: Ao tempo natural.
Pergunta 8: É uma representação intelectual, pois é a partir do exercício cognitivo empregado na escrita da história que ele surge, permitindo ser conhecido”. A sentença refere-se:
Resposta: Ao tempo histórico.
Pergunta 9: Marque a alternativa que se relaciona ao critério das dimensões, estabelecida por Barros para a melhor compreensão dos campos históricos:
Resposta: pode ser entendido como “um tipo de enfoque ou um ‘modo de ver’ (ou algo que se pretende ver em primeiro plano na observação de uma sociedade historicamente localizada)”.
Pergunta 10: Consolida-se como a grande contribuição da Filosofia para a ciência História, ainda que algumas correntes historiográficas, dentre elas, as mais tradicionais do século XIX, desprezem tal subsídio”. A sentença refere-se:
Resposta: À epistemologia da História.
Pergunta 11: Marque a alternativa que se relaciona ao critério das abordagens, estabelecida por Barros para a melhor compreensão dos campos históricos:
Resposta: refere-se ao “‘modo de fazer a história’ a partir dos materiais com os quais deve trabalhar o historiador (determinadas fontes, determinados métodos, e determinados campos de observação)”.

Outros materiais