Buscar

ALFABETO DOS RÓTULOS 17-08 A 21-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRICIÚMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CEIM PROFESSORA VANDETE NUNES LIMA
Planejamento de atividades não presenciais na Educação Infantil.
17-08 A 21-08
Tema: ALFABETO DOS RÓTULOS
Campos de Experiência:
o eu, o outro e o nós; 
corpo,gestos e movimentos;
escuta, fala pensamento e imaginação.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
· Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.). 
· Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas. 
· Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Prática pedagógica:
Nessa semana vamos encontrar as letras do alfabeto no nosso dia-a-dia. Para isso vamos utilizar materiais que temos em casa. É muito importante que consigamos identificar as letras. As letras formam as palavras, as quais são essenciais para nossa comunicação. Sendo assim, vamos encontrar palavras que iniciem com as letras do seu nome. Especificamente vamos procurar rótulos/embalagens que possuem os nomes e identificar à letra inicial. Um exemplo é a imagem abaixo, onde a embalagem começa com a mesma inicial da letra escrita. Ou seja, iremos escrever a letra e ao lado dela colar a embalagem encontrada.
Precisaremos para essa atividade folhas (pode ser de caderno ou outra que tiverem em casa) escreva o seu nome e procurem no decorrer dos dias rótulos que contenham a letra inicial igual a que vocês escreveram. Exemplo: FERNANDA vou procurar um rotulo com cada letra do meu nome.
 Para os alunos que já escrevem as letras, podem escrever com o auxílio dos familiares deixando espaço para colar. Para os alunos que tem dificuldades de copiar, pode ser feito pontilhado das letras e auxiliar para que procurem embalagens que tenham o mesmo formato das letras e assim aprendam e identificar as mesmas.
Recursos: papel, caneta ou lápis; rótulos de embalagens; Revistas, Tenaz, Tesoura.
Avaliação: será feita de acordo com a devolutiva dos pais.
Referencias:
 SANTA CATARINA, Secretaria de Educação Municipal de Criciúma. Diretrizes Municipais de Educação Infantil, Criciúma, 2016.
BNCC, Santa Catarina 2017.

Continue navegando