Logo Passei Direto
Buscar

Prova Final - Ética, Política e Sociedade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Entre o fim do século XVIII e o início do século XX, verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia, impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. A chamada Primeira Revolução Industrial trouxe a substituição da produção comandada manualmente pela produção com maquinaria (teares mecânicos para indústria têxtil), usando-se a máquina a vapor na produção de ferro e nos transportes. Isso permitiu o aumento de produtividade.
A partir do exposto, e considerando o conteúdo estudado a respeito da primeira Revolução Industrial, complete as lacuna: A chamada Primeira Revolução Industrial disseminou a ____________ e aumentou a ____________, inundando o mundo de ____________. Seu desenvolvimento levou à segunda fase da Revolução Industrial, que provocou novas transformações sociais e econômicas. Assinale a alternativa que a completa corretamente as lacunas:
manufatura - produção - mercadorias.
indústria - distribuição de renda - operários.
produção - poluição - qualidade de vida.
mercadoria - globalização - tecnologia.
produtividade - greve - revoltas.

No plano cultural, a Igreja exerceu ampla influência, traçando um quadro intelectual em que a fé cristã era o pressuposto da vida espiritual. [...] Assim, toda investigação filosófica ou científica não poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela fé católica.
A partir do exposto e tomando por base os seus conhecimentos a respeito da Filosofia na Idade Média, leia as frases a seguir, buscando estabelecer relação entre elas. I. A Idade Média, apesar de ser chamada de 'idade das trevas';, foi uma época de consideráveis avanços na filosofia, principalmente no que diz respeito ao campo da lógica. PORQUE II. A partir da escolástica e da patrística, a razão assumiu o centro do debate filosófico, impactando para o desenvolvimento da ciência, da arte, da política e da economia. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As duas asserções são falsas.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas não há relação de justificativa entre elas.

A partir de uma moralidade média, lidando muitas vezes com a reivindicação do sentido comum, é que Aristóteles reivindica a politeia como o melhor regime possível do governo, pois para ele converge uma ética prática — formulada pela teoria média desse termo e vinculada, consequentemente à moderação e estabilidade da classe média.
Pensando, portanto, nas proposições de Aristóteles, analise as afirmativas: I – Segundo Aristóteles, a práxis é sempre pensada a partir do ponto de vista econômico e cultural, ou seja, a práxis é, coletiva, e por isso neutra. II – Para Aristóteles, todos os homens são sempre seres políticos, ou seja, pela sua própria natureza política, o homem não consegue viver sozinho. III – De acordo com Aristóteles, só faz sentido que os homens sejam virtuosos se eles tiverem como objetivo compartilhar sua virtuosidade com os próximos. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Está correta a afirmativa I apenas.
Está correta a afirmativa II apenas.
Está correta a afirmativa III apenas.
Estão corretas as afirmativas I e II apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III apenas.

Dessa forma, a liberdade [...] é algo que está em questão em meu ser enquanto o fundamento dos meus objetivos e, está tão intrinsecamente ligada à consciência de modo a podermos afirmar que se circunscrevem reciprocamente, dado que a própria consciência afasta de si qualquer possibilidade de determinismo, sendo que um estudo da liberdade deve sustentar-se numa liberdade originária e ontológica.
Um filósofo contemporâneo importante defende a concepção aristotélica de liberdade, afirmando que “a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo”. Quem é este filófoso?
Platão.
Maquiavel.
Sarte.
Engels.
Agostinho.

Tomando por base o conceito de política, sabe-se que, em relação à sua finalidade, foram diversos os pensadores que se debruçaram sobre o homem e sua relação com a política, e estudaram com afinco essa relação.
Entre esses pensadores que se dedicaram ao estudo da política, podemos citar:
Aristóteles, Bacon e Comte.
Locke, Nietzsche e Habermas.
Platão, Rousseau e Maquiavel.
Foucault, Heidegger e os sofistas.
Tomás de Aquino, Locke e Sócrates.

A ética de Hegel, estuário de todas as correntes de pensamento ético que acompanhamos ao longo dessa nossa visão histórica, representa a última e, talvez a mais ambiciosa tentativa de fundamentar e legitimar numa Razão universal o já multimilenar caminho da ação humana no tempo: sua natureza, suas peripécias e a imensa variedade de suas formas e obras.
Pensando nas proposições de Hegel sobre o assunto, leia as asserções, buscando estabelecer relação entre elas: I – O dever, segundo as proposições de Hegel, pode ser entendido como sendo o acordo entre a nossa vontade e a totalidade ética. PORQUE II – A vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e praticamos espontaneamente seus valores e costumes. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e complementares.
As duas asserções são verdadeiras, porém, sem relação entre elas.
As duas asserções são falsas.

Inicialmente as ideias de Platão eram muito próximas das de Sócrates, mas aos poucos ele se descolou de seu mestre e desenvolveu uma teoria própria, interessado não apenas na ética individual, mas também na política, na prática e em questões mais universais.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir, sobre ética, buscando estabelecer relação entre elas. I – A ética no campo da política não precisa, necessariamente, estar em sintonia com a ética da vida pessoal das pessoas envolvidas nessa atividade. PORQUE II – O político somente precisa revelar, da sua atividade, os interesses específicos da sociedade, que estejam relacionados com os interesses comuns aos seus eleitores. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As duas asserções são falsas.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação de justificativa.

A respeito da filosofia medieval, analise as afirmativas a seguir: I – A filosofia medieval caracterizou-se pelo vigoroso pensamento filosófico e científico. II – Os filósofos medievais foram bastante influenciados pela obra de Aristóteles e Platão. III – A filosofia medieval vivenciou a Escolástica e a Patrística, duas escolas de pensamento.
Sobre a filosofia medieval, estão corretas as afirmativas:
Está correta a afirmativa I apenas.
Está correta a afirmativa II apenas.
Está correta a afirmativa III apenas.
Estão corretas as afirmativas I e II apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III apenas.

O capital é o sangue que flui através do corpo político de todas as sociedades que chamamos de capitalistas, espalhando-se, às vezes, como um filete e, outras vezes, como uma inundação, em cada canto e recanto do mundo habitado.
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, que passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações econômicas internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o imperialismo europeu chegou ao seu ponto de saturação. Nesse contexto, qual, entre os eventos a seguir, foi consequência dessa saturação?
Guerra Fria.
Revolução Russa.
Revolução Industrial.
Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial.

Nos parágrafos iniciais da Política, Aristóteles sustenta que a polis surge naturalmente, ao se desenvolverem e expandirem os vínculos humanos: da cumplicidade 'essencial'; entre macho e fêmea à economia doméstica formada por homens que governam mulheres e escravos, e daí à comunidade que resulta de filhos e netos estabelecerem as próprias famílias e, por fim, 'a associação suprema, resultante de várias comunidades, é a polis [...]'.
Pensando nos conceitos de polis grega e de política, leia as asserções a seguir, buscando estabelecer relação entre elas: I. Para pensar na formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da palavra 'polis'; PORQUE II. A polis é um elemento fundamental da cultura grega, a partir dela passou-se a ver o homem como político. Sobre as asserções I e II, assinale a alternativa correta:
I. Para pensar na formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da palavra 'polis';
II. A polis é um elemento fundamental da cultura grega, a partir dela passou-se a ver o homem como político.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A segunda asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação entre elas.
As duas asserções são falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Entre o fim do século XVIII e o início do século XX, verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia, impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. A chamada Primeira Revolução Industrial trouxe a substituição da produção comandada manualmente pela produção com maquinaria (teares mecânicos para indústria têxtil), usando-se a máquina a vapor na produção de ferro e nos transportes. Isso permitiu o aumento de produtividade.
A partir do exposto, e considerando o conteúdo estudado a respeito da primeira Revolução Industrial, complete as lacuna: A chamada Primeira Revolução Industrial disseminou a ____________ e aumentou a ____________, inundando o mundo de ____________. Seu desenvolvimento levou à segunda fase da Revolução Industrial, que provocou novas transformações sociais e econômicas. Assinale a alternativa que a completa corretamente as lacunas:
manufatura - produção - mercadorias.
indústria - distribuição de renda - operários.
produção - poluição - qualidade de vida.
mercadoria - globalização - tecnologia.
produtividade - greve - revoltas.

No plano cultural, a Igreja exerceu ampla influência, traçando um quadro intelectual em que a fé cristã era o pressuposto da vida espiritual. [...] Assim, toda investigação filosófica ou científica não poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela fé católica.
A partir do exposto e tomando por base os seus conhecimentos a respeito da Filosofia na Idade Média, leia as frases a seguir, buscando estabelecer relação entre elas. I. A Idade Média, apesar de ser chamada de 'idade das trevas';, foi uma época de consideráveis avanços na filosofia, principalmente no que diz respeito ao campo da lógica. PORQUE II. A partir da escolástica e da patrística, a razão assumiu o centro do debate filosófico, impactando para o desenvolvimento da ciência, da arte, da política e da economia. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As duas asserções são falsas.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas não há relação de justificativa entre elas.

A partir de uma moralidade média, lidando muitas vezes com a reivindicação do sentido comum, é que Aristóteles reivindica a politeia como o melhor regime possível do governo, pois para ele converge uma ética prática — formulada pela teoria média desse termo e vinculada, consequentemente à moderação e estabilidade da classe média.
Pensando, portanto, nas proposições de Aristóteles, analise as afirmativas: I – Segundo Aristóteles, a práxis é sempre pensada a partir do ponto de vista econômico e cultural, ou seja, a práxis é, coletiva, e por isso neutra. II – Para Aristóteles, todos os homens são sempre seres políticos, ou seja, pela sua própria natureza política, o homem não consegue viver sozinho. III – De acordo com Aristóteles, só faz sentido que os homens sejam virtuosos se eles tiverem como objetivo compartilhar sua virtuosidade com os próximos. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Está correta a afirmativa I apenas.
Está correta a afirmativa II apenas.
Está correta a afirmativa III apenas.
Estão corretas as afirmativas I e II apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III apenas.

Dessa forma, a liberdade [...] é algo que está em questão em meu ser enquanto o fundamento dos meus objetivos e, está tão intrinsecamente ligada à consciência de modo a podermos afirmar que se circunscrevem reciprocamente, dado que a própria consciência afasta de si qualquer possibilidade de determinismo, sendo que um estudo da liberdade deve sustentar-se numa liberdade originária e ontológica.
Um filósofo contemporâneo importante defende a concepção aristotélica de liberdade, afirmando que “a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo”. Quem é este filófoso?
Platão.
Maquiavel.
Sarte.
Engels.
Agostinho.

Tomando por base o conceito de política, sabe-se que, em relação à sua finalidade, foram diversos os pensadores que se debruçaram sobre o homem e sua relação com a política, e estudaram com afinco essa relação.
Entre esses pensadores que se dedicaram ao estudo da política, podemos citar:
Aristóteles, Bacon e Comte.
Locke, Nietzsche e Habermas.
Platão, Rousseau e Maquiavel.
Foucault, Heidegger e os sofistas.
Tomás de Aquino, Locke e Sócrates.

A ética de Hegel, estuário de todas as correntes de pensamento ético que acompanhamos ao longo dessa nossa visão histórica, representa a última e, talvez a mais ambiciosa tentativa de fundamentar e legitimar numa Razão universal o já multimilenar caminho da ação humana no tempo: sua natureza, suas peripécias e a imensa variedade de suas formas e obras.
Pensando nas proposições de Hegel sobre o assunto, leia as asserções, buscando estabelecer relação entre elas: I – O dever, segundo as proposições de Hegel, pode ser entendido como sendo o acordo entre a nossa vontade e a totalidade ética. PORQUE II – A vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e praticamos espontaneamente seus valores e costumes. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e complementares.
As duas asserções são verdadeiras, porém, sem relação entre elas.
As duas asserções são falsas.

Inicialmente as ideias de Platão eram muito próximas das de Sócrates, mas aos poucos ele se descolou de seu mestre e desenvolveu uma teoria própria, interessado não apenas na ética individual, mas também na política, na prática e em questões mais universais.
A partir do exposto, analise as asserções a seguir, sobre ética, buscando estabelecer relação entre elas. I – A ética no campo da política não precisa, necessariamente, estar em sintonia com a ética da vida pessoal das pessoas envolvidas nessa atividade. PORQUE II – O político somente precisa revelar, da sua atividade, os interesses específicos da sociedade, que estejam relacionados com os interesses comuns aos seus eleitores. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As duas asserções são falsas.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação de justificativa.

A respeito da filosofia medieval, analise as afirmativas a seguir: I – A filosofia medieval caracterizou-se pelo vigoroso pensamento filosófico e científico. II – Os filósofos medievais foram bastante influenciados pela obra de Aristóteles e Platão. III – A filosofia medieval vivenciou a Escolástica e a Patrística, duas escolas de pensamento.
Sobre a filosofia medieval, estão corretas as afirmativas:
Está correta a afirmativa I apenas.
Está correta a afirmativa II apenas.
Está correta a afirmativa III apenas.
Estão corretas as afirmativas I e II apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III apenas.

O capital é o sangue que flui através do corpo político de todas as sociedades que chamamos de capitalistas, espalhando-se, às vezes, como um filete e, outras vezes, como uma inundação, em cada canto e recanto do mundo habitado.
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, que passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações econômicas internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o imperialismo europeu chegou ao seu ponto de saturação. Nesse contexto, qual, entre os eventos a seguir, foi consequência dessa saturação?
Guerra Fria.
Revolução Russa.
Revolução Industrial.
Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial.

Nos parágrafos iniciais da Política, Aristóteles sustenta que a polis surge naturalmente, ao se desenvolverem e expandirem os vínculos humanos: da cumplicidade 'essencial'; entre macho e fêmea à economia doméstica formada por homens que governam mulheres e escravos, e daí à comunidade que resulta de filhos e netos estabelecerem as próprias famílias e, por fim, 'a associação suprema, resultante de várias comunidades, é a polis [...]'.
Pensando nos conceitos de polis grega e de política, leia as asserções a seguir, buscando estabelecer relação entre elas: I. Para pensar na formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da palavra 'polis'; PORQUE II. A polis é um elemento fundamental da cultura grega, a partir dela passou-se a ver o homem como político. Sobre as asserções I e II, assinale a alternativa correta:
I. Para pensar na formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da palavra 'polis';
II. A polis é um elemento fundamental da cultura grega, a partir dela passou-se a ver o homem como político.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A segunda asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação entre elas.
As duas asserções são falsas.

Prévia do material em texto

Prova Final - Ética, Política e Sociedade 
Questão 1 
Respondida 
 http://www.tudodomundo.com.br/wp-
content/uploads/revolucao-industrial-3.jpg Entre o fim do século XVIII e o início do século XX, 
verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia, impulsionada pelas novas 
tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. A chamada Primeira Revolução 
Industrial trouxe a substituição da produção comandada manualmente pela produção com 
maquinaria (teares mecânicos para indústria têxtil), usando-se a máquina a vapor na produção 
de ferro e nos transportes. Isso permitiu o aumento de produtividade. A partir do exposto, e 
considerando o conteúdo estudado a respeito da primeira Revolução Industrial, complete as 
lacuna: A chamada Primeira Revolução Industrial disseminou a ____________ e aumentou a 
____________, inundando o mundo de ____________. Seu desenvolvimento levou à segunda fase da 
Revolução Industrial, que provocou novas transformações sociais e econômicas. 
Assinale a alternativa que a completa corretamente as lacunas: 
 manufatura - produção - mercadorias. 
 indústria - distribuição de renda - operários. 
 produção - poluição - qualidade de vida. 
 mercadoria - globalização - tecnologia. 
 produtividade - greve - revoltas. 
Sua resposta 
manufatura - produção - mercadorias. 
 
De acordo com o conteúdo apresentado na disciplina, “A chamada Primeira Revolução Industrial 
disseminou a MANUFATURA e aumentou a PRODUÇÃO, inundando o mundo de MERCADORIAS. 
Seu desenvolvimento levou à segunda fase da Revolução Industrial, que provocou novas transformações 
sociais e econômicas”. 
 
Questão 2 
Respondida 
No plano cultural, a Igreja exerceu ampla influência, traçando um quadro intelectual em que 
a fé cristã era o pressuposto da vida espiritual. [...] Assim, toda investigação filosófica ou 
científica não poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela fé católica. 
Segundo essa orientação, os filósofos não precisavam se dedicar à busca da verdade, pois ela já 
havia sido revelada por Deus aos homens. [...] A partir do exposto e tomando por base os seus 
conhecimentos a respeito da Filosofia na Idade Média, leia as frases a seguir, buscando 
estabelecer relação entre elas. I. A Idade Média, apesar de ser chamada de 'idade das trevas";, 
foi uma época de consideráveis avanços na filosofia, principalmente no que diz respeito ao 
campo da lógica. PORQUE II. A partir da escolástica e da patrística, a razão assumiu o centro do 
debate filosófico, impactando para o desenvolvimento da ciência, da arte, da política e da 
economia. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
 As duas asserções são falsas. 
 A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. 
 A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. 
 As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 As duas asserções são verdadeiras, mas não há relação de justificativa entre elas. 
Sua resposta 
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. 
 
Questão 3 
Respondida 
 Fonte: Disponível em: 
<https://edukavita.blogspot.com.br/2015/06/biografia-de-aristoteles-quem-e.html> Acesso em: 
21 set. 2016. A partir de uma moralidade média, lidando muitas vezes com a reivindicação do 
sentido comum, é que Aristóteles reivindica a politeia como o melhor regime possível do governo, 
pois para ele converge uma ética prática — formulada pela teoria média desse termo e vinculada, 
consequentemente à moderação e estabilidade da classe média. Pensando, portanto, nas 
proposições de Aristóteles, analise as afirmativas: I – Segundo Aristóteles, a práxis é sempre 
pensada a partir do ponto de vista econômico e cultural, ou seja, a práxis é, coletiva, e por isso 
neutra. II – Para Aristóteles, todos os homens são sempre seres políticos, ou seja, pela sua própria 
natureza política, o homem não consegue viver sozinho. III – De acordo com Aristóteles, só faz 
sentido que os homens sejam virtuosos se eles tiverem como objetivo compartilhar sua 
virtuosidade com os próximos. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
 Está correta a afirmativa I apenas. 
 Está correta a afirmativa II apenas. 
 Está correta a afirmativa III apenas. 
 Estão corretas as afirmativas I e II apenas. 
 Estão corretas as afirmativas II e III apenas. 
Sua resposta 
Estão corretas as afirmativas II e III apenas. 
 
Como resposta, tem-se que estão corretas as afirmativas II e III apenas. A afirmativa I é FALSA na 
medida em que Aristóteles considera que a práxis é, por excelência, política. E, em sendo política, há a 
possibilidade de que a práxis seja descomprometida, neutra. 
 
Questão 4 
Respondida 
Dessa forma, a liberdade [...] é algo que está em questão em meu ser enquanto o fundamento 
dos meus objetivos e, está tão intrinsecamente ligada à consciência de modo a podermos 
afirmar que se circunscrevem reciprocamente, dado que a própria consciência afasta de si 
qualquer possibilidade de determinismo, sendo que um estudo da liberdade deve sustentar-se 
numa liberdade originária e ontológica. 
Um filósofo contemporâneo importante defende a concepção aristotélica de liberdade, 
afirmando que “a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de 
seu mundo”. Quem é este filófoso? 
 Platão. 
 Maquiavel. 
 Sarte. 
 Engels. 
 Agostinho. 
Sua resposta 
Sarte. 
 
O filósofo que nos apresenta importantes reflexões sobre liberdade é Sartre. Esse autor, levando ao 
extremo as concepções de Aristóteles, defendeu que a liberdade é a escolha incondicional que o homem 
faz em relação a si mesmo, e em relação a seu mundo. Para Sartre todos os homens estão condenados à 
liberdade, ou seja, não há como fugir dela. 
 
Questão 5 
Respondida 
 Fonte: Disponível em: 
<http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/39/artigo152459-1.asp>. Tomando por 
base o conceito de política, sabe-se que, em relação à sua finalidade, foram diversos os 
pensadores que se debruçaram sobre o homem e sua relação com a política, e estudaram com 
afinco essa relação. 
Entre esses pensadores que se dedicaram ao estudo da política, podemos citar: 
 Aristóteles, Bacon e Comte. 
 Locke, Nietzsche e Habermas. 
 Platão, Rousseau e Maquiavel. 
 Foucault, Heidegger e os sofistas. 
 Tomás de Aquino, Locke e Sócrates. 
Sua resposta 
Platão, Rousseau e Maquiavel. 
 
De acordo com os conteúdos explanados na disciplina, foram pensadores como os sofistas, Platão, 
Aristóteles, Santo Agostinho, Rousseau, Maquiavel, Locke e Hobbes que se debruçaram sobre o homem e 
suas relações políticas, estudando com afinco tal temática. Desse modo, tem-se como correta a alternativa 
que apresenta os nomes de 'Platão, Rousseau e Maquiavel"; como resposta da questão. 
 
Questão 6 
Sem resposta 
A ética de Hegel, estuário de todas as correntes de pensamento ético que acompanhamos ao 
longo dessa nossa visão histórica, representa a última e, talvez a mais ambiciosa tentativa de 
fundamentar e legitimar numa Razão universal o já multimilenar caminho da ação humana no 
tempo: sua natureza, suas peripécias e a imensa variedade de suas formas e obras. [...] Pensando 
nas proposições de Hegel sobre o assunto, leia as asserções, buscando estabelecer relação entre 
elas: I – O dever, segundo as proposições de Hegel, pode ser entendido como sendo o acordo entre 
a nossa vontade e a totalidade ética. 
PORQUE II – A vida ética pode se realizar de forma plena quando interiorizamos nossa cultura e 
praticamos espontaneamente seus valores e costumes. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
 A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. 
 A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. 
 As duas asserções são verdadeiras e complementares. 
 As duas asserções são verdadeiras, porém,sem relação entre elas. 
 As duas asserções são falsas. 
Sua resposta 
As duas asserções são verdadeiras e complementares. 
 
De acordo com o conteúdo exposto na disciplina, a vida ética, para Hegel, se realiza de forma plena 
quando conseguimos interiorizar a cultura do grupo no qual estamos inseridos e então passamos a agir de 
livre e espontânea vontade em relação aos valores e costumes dessa cultura. Desse modo, o 'dever"; pode 
ser compreendido como um acordo existente entre a nossa vontade (agir livre em relação aos costumes, 
normas, valores, regras culturais) e a totalidade ética. Assim sendo, tem-se que as duas asserções 
apresentam informações corretas, sendo, portanto, verdadeiras. E, como as duas tratam do mesmo 
assunto, dando continuidade à uma ideia exposta por Hegel, são asserções complementares. 
 
Questão 7 
Sem resposta 
 Disponível em: 
<https://natransversaldotempo.wordpress.com/2012/08/12/a-politica-e-a-esquerda-que-a-
direita-gosta/>. Acesso em: 22 set. 2016. Inicialmente as ideias de Platão eram muito próximas 
das de Sócrates, mas aos poucos ele se descolou de seu mestre e desenvolveu uma teoria 
própria, interessado não apena na ética individual, mas também na política, na prática e em 
questões mais universais. A partir do exposto, analise as asserções a seguir, sobre ética, 
buscando estabelecer relação entre elas. I – A ética no campo da política não precisa, 
necessariamente, estar em sintonia com a ética da vida pessoal das pessoas envolvidas nessa 
atividade. 
PORQUE II – O político somente precisa revelar, da sua atividade, os interesses específicos da 
sociedade, que estejam relacionados com os interesses comuns aos seus eleitores. 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
 As duas asserções são falsas. 
 A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. 
 A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. 
 As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação de justificativa. 
Sua resposta 
As duas asserções são falsas. 
 
Tem-se, como resposta, que as duas asserções são FALSAS. A primeira asserção é falsa, pois de acordo 
com o conteúdo abordado na disciplina, a ética no campo da política precisa, estar em total sintonia com a 
ética da vida pessoal dos políticos. Isso porque o político precisa revelar à sociedade sua capacidade de 
defender o bem comum, ou seja, a sua vida social deve ser de tal modo que as pessoas que o elegeram 
reconheçam a sua ética e responsabilidade no sentido de lutar para alcançar os objetivos propostos. Tal 
afirmação torna falso o conteúdo abordado na segunda asserção. 
 
Questão 8 
Sem resposta 
Os medievais produziram uma filosofia diferente. Ela teve seus percalços. Esteve ligada à 
atividade do ensino religioso, não raro voltada para a exegese dos textos de maneira 
reprodutiva e também direcionada à satisfação das 'disputas dialéticas";, às vezes pouco 
razoáveis. No entanto, quando as cidades voltaram a funcionar e as universidades se mostraram 
centros intelectuais, a filosofia medieval soube buscar os grandes trabalhos de Agostinho e 
Boécio para aglutiná-los às 'redescobertas"; de Aristóteles. Com o fim da polis grega, tem-se o 
início do processo de formação de uma Filosofia Medieval. A respeito da filosofia medieval, 
analise as afirmativas a seguir: I – A filosofia medieval caracterizou-se pelo vigoroso pensamento 
filosófico e científico. II – Os filósofos medievais foram bastante influenciados pela obra de 
Aristóteles e Platão. III – A filosofia medieval vivenciou a Escolástica e a Patrística, duas escolas 
de pensamento. 
Sobre a filosofia medieval, estão corretas as afirmativas: 
 Está correta a afirmativa I apenas. 
 Está correta a afirmativa II apenas. 
 Está correta a afirmativa III apenas. 
 Estão corretas as afirmativas I e II apenas. 
 Estão corretas as afirmativas II e III apenas. 
Sua resposta 
Estão corretas as afirmativas II e III apenas. 
 
Tem-se que estão corretas as afirmativas II e III apenas. A afirmativa I é falsa pois a filosofia medieval 
caracterizou-se pelo embate entre fé e razão. O vigor do pensamento filosófico e científico foi somente 
retomado com o Renascimento, ou seja, somente quando o pensamento medieval já estava em declínio. 
 
Questão 9 
Sem resposta 
 Fonte: Disponível em: 
<http://www.abc.es/especiales/guerra-civil/img/foto_index.jpg>. O capital é o sangue que flui 
através do corpo político de todas as sociedades que chamamos de capitalistas, espalhando-se, 
às vezes, como um filete e, outras vezes, como uma inundação, em cada canto e recanto do 
mundo habitado. E graças a esse fluxo que nós, que vivemos no capitalismo, adquirimos nosso 
pão de cada dia, assim como nossas casas, carros, telefones celulares, camisas, sapatos e todos 
os outros bens necessários para garantir nossa vida no dia a dia. A riqueza a partir da qual 
muitos dos serviços que nos apoiam, educam, ressuscitam ou purificam são fornecidos, é criada 
por meio desses fluxos. Ao tributar esse fluxo, os Estados aumentam seu poder, sua força militar 
e sua capacidade de assegurar um padrão de vida adequado aos seus cidadãos. Se 
interrompemos, retardamos ou, pior, suspendemos o fluxo, deparamo-nos com uma crise do 
capitalismo em que o cotidiano não pode mais continuar no estilo a que estamos acostumados. 
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, 
que passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações 
econômicas internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o 
imperialismo europeu chegou ao seu ponto de saturação. Nesse contexto, qual, entre os 
eventos a seguir, foi consequência dessa saturação? 
 Guerra Fria. 
 Revolução Russa. 
 Revolução Industrial. 
 Primeira Guerra Mundial. 
 Segunda Guerra Mundial. 
Sua resposta 
Primeira Guerra Mundial. 
 
A difusão do capitalismo teve como consequência o surgimento de novas potências industriais, que 
passaram a competir com a economia inglesa, transformando, assim, as relações econômicas 
internacionais. Com as tensões econômicas e políticas cada vez mais acirradas, o imperialismo europeu 
chegou ao seu ponto de saturação. A Primeira Guerra Mundial foi consequência dessa saturação. 
 
Questão 10 
Sem resposta 
 Fonte: Disponível em: 
<http://escolaluismadureira7.blogspot.com.br/2015_11_01_archive.html>. Nos parágrafos 
iniciais da Política, Aristóteles sustenta que a polis surge naturalmente, ao se desenvolverem e 
expandirem os vínculos humanos: da cumplicidade 'essencial"; entre macho e fêmea à economia 
doméstica formada por homens que governam mulheres e escravos, e daí à comunidade que 
resulta de filhos e netos estabelecerem as próprias famílias e, por fim, 'a associação suprema, 
resultante de várias comunidades, é a polis [...]". Pensando nos conceitos de polis grega e de 
política, leia as asserções a seguir, buscando estabelecer relação entre elas: I. Para pensar na 
formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da palavra 'polis";. 
PORQUE II. A polis é um elemento fundamental da cultura grega, a partir dela passou-se a ver o 
homem como político. 
Sobre as asserções I e II, assinale a alternativa correta: 
 A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. 
 A segunda asserção é falsa e a segunda é verdadeira. 
 As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 As duas asserções são verdadeiras, entretanto não há relação entre elas. 
 As duas asserções são falsas. 
Sua resposta 
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 
Tem-se como resposta que as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. A primeira 
questão é verdadeira, pois pensar na formação política, faz-se preciso primeiro entender o significado da 
palavra 'polis";.Isso ocorre porque esta palavra tem sua origem na antiguidade grega, que é quando se 
constitui a cultura e a organização das comunidas nas quais os cidadãos gregos eram chamados 
de politikós.

Mais conteúdos dessa disciplina