Buscar

Exercícios A Qualidade como Fator de Competitividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A competitividade está diretamente ligada à eficiência empresarial. A competição é o termômetro para as adaptações das atividades de uma empresa em relação ao seu nicho de mercado. Qual estratégia pode ser utilizada pelas empresas para atraírem a atenção e o interesse dos consumidores?
Diferenciação de seus produtos e/ou serviços.
2) Uma estratégia competitiva efetiva assume uma ação ofensiva ou defensiva de modo a criar uma posição defensável contra as cinco forças competitivas. As cinco principais forças competitivas são:
 
A rivalidade entre concorrentes, o poder de negociação dos clientes, o poder de negociação dos fornecedores, a ameaça de entrada de novos concorrentes e as ameaças de produtos substitutos.
3) Os objetivos de desempenho das empresas devem levar em conta a flexibilidade, a rapidez, a agilidade, os custos e a qualidade. Para isso, a adoção de tecnologias específicas e adequadas deve fazer parte das diversas operações da empresa. Entre essas se encontram: ​​​​​​
A tecnologia básica do processo, a tecnologia dos materiais, a tecnologia envolvida no processo de manuseio de materiais e a tecnologia de projeto/produção.
4) Partindo de uma perspectiva gerencial, manter ou intensificar a satisfação do cliente é essencial. Após o uso e consumo de um produto ou serviço, os clientes passam a desenvolver sentimentos de satisfação ou insatisfação, o que resulta em uma seleção de compra mais crítica e em uma fidelidade do cliente ao produto ou serviço. Essa fidelidade influencia positivamente:
Nos fluxos de caixas futuros.
5) A satisfação do cliente combinada com a qualidade é capaz de validar o sucesso da organização. Nesse sentido, a qualidade e a busca pela satisfação do cliente devem ser vistas não só como fatores estratégicos, mas também:
Como uma condição essencial para a permanência das empresas no mercado.

Continue navegando