Logo Passei Direto
Buscar

Prova Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy - IBADE - 2018 - para Professor - Língua Portuguesa.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na semana passada, um telejornal exibiu uma matéria sobre a "morte" das lâmpadas incandescentes. O (ótimo) texto do repórter começava assim: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais velha do que boa...” . Hábil com as palavras, o repórter desfez a igualdade que a conjunção aditiva “e” estabelece entre “velha” e “boa” e instituiu entre esses dois adjetivos uma relação de comparação de superioridade, que não se dá da forma costumeira, isto é, entre dois elementos (“A rua X é mais velha do que a Y”, por exemplo), mas entre duas qualidades (“velha” e "boa”) de um mesmo elemento (a lâmpada incandescente). Ao dizer “mais velha do que boa”, o repórter quis dizer que a tal lâmpada já não é tão boa assim. Agora suponhamos que a relação entre "velha" e "boa” se invertesse. Como diria o repórter: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais boa do que velha...” ou “A velha lâmpada incandescente, melhor do que velha..."? Quem gosta de seguir os burros “corretores” ortográficos dos computadores pode se dar mal. O meu “corretor”, por exemplo, condena a forma “mais boa do que velha” (o “mestre” grifa o par “mais boa”). Quando escrevo “melhor do que boa”, o iluminado me deixa em paz. E por que ele age assim? Por que, para ele, não existe “mais bom”, “mais boa"; só existe “melhor”.
Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao finalizar seu texto, faz referência à palavra “melhor”, um adjetivo em seu grau de comparação de superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a seguir, assinale a opção em que a palavra em destaque recebe a mesma classificação:
A) Dirceu é meu MELHOR amigo.
B) Este quadro fica MELHOR aqui.
C) Preciso estudar MELHOR.
D) Estudou muito e levou a MELHOR.
E) O MELHOR sempre vence.

De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, o verbo destacado na oração “Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma matéria [...]” é:
A) intransitivo.
B) transitivo direto.
C) transitivo direto e indireto.
D) de ligação.
E) transitivo indireto.

A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que “Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que:
A) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões de seu tempo, modificam-se, seguem tendências.
B) as palavras, como os seres humanos, morrem lentamente por sua perenidade diante das impressões temporais e se modificam de acordo com as tendências de cada época.
C) as palavras, como os seres humanos, simplificam as fases da vida e sofrem as impressões dos sentidos que se estabelecem no contexto social, além de caírem em desuso e morrerem lentamente.
D) as palavras, com os seres humanos, redimensionam os sentidos da existência e se mantêm vivas ao longo do tempo, porque não sofrem influências de significados, mas de significantes.
E) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões do próprio sentido e modificam os significados do tempo.

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras “PUXA-SACO" e “PÉ-NO-SACO”, utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:
A) composição por aglutinação e composição por aglutinação.
B) composição por justaposição e composição por justaposição.
C) derivação parassintética e composição por justaposição.
D) hibridismo e derivação parassintética.
E) derivação regressiva e composição por aglutinação.

Na oração “O agito DAS PALAVRAS traduz as mudanças do mundo a função sintática do termo destacado é:
A) aposto.
B) objeto indireto.
C) objeto direto.
D) adjunto adnominal.
E) complemento nominal.

No fragmento “Cabe indagar: que sociedade é essa Q U E S E P U L T A O C A V A L H E IR IS M O , A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [...]” , em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:
A) explicação
B) generalização
C) caracterização.
D) reformulação.
E) gradação.

No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
A) Antilese.
B) Metonimia.
C) Hipérbole.
D) Prosopopeia.
E) Eufemismo.

Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor semântico é equivalente ao apresentado pela forma verbal destacada na oração “Por que tão alto LUZIA?:
A) Conteirar.
B) Eclipsar.
C) Oscilar.
D) Preilejar.
E) Prefulgurar.

Quanto às variantes linguísticas presentes nas orações a seguir, assinale a alternativa em que a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida.
A) Hoje fazem dez anos que conheci Dirceu.
B) Os Estados Unidos prioriza a educação.
C) Cada um de nós falamos a verdade ao professor.
D) Deve existir muitas maneiras de conquistar um grande amor.
E) Os Estados Unidos mobilizam a economia mundial.

Um administrador de uma máquina que possui o sistema operacional MS Windows 7 em português deseja acessar as informações armazenadas sobre programas instalados, estrutura de diretórios, informações de drivers e de usuários. Para esse caso, ele deve acessar o programa:
A) Aero.
B) Recover
C) Regedit
D) Billocker
E) Readyboost

Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:
A) Painel de Controle.
B) Internet Explorer.
C) Windows Defender.
D) Windows Explorer.
E) Desfragmentador.

Um usuário do MS Word 2010 em português deseja colocar em negrito um texto de um documento usando, para isso, teclas de atalho. As teclas de atalho a serem utilizadas para essa situação são:
A) SHIFT+N.
B) ALT+O.
C) CTRL+SHIFT+N.
D) CTRL+S.
E) ALT + B.

Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 em português. Linha/coluna B C D 2 4 1 6 3 5 2 7 4 6 0 8 A execução da fórmula =SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1) produz como resultado o valor:
A) 15.
B) 14.
C) 20.
D) 11.
E) 17.

Um usuário deseja instalar em sua máquina, que possui um sistema operacional MS Windows 7 em português, um programa antivírus. O programa a ser instalado é o:
A) OnDrive.
B) Dropbox.
C) Bitdefender
D) VMWare.

Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 em português.
A execução da fórmula =SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1) produz como resultado o valor:
A) 15
B) 17
C) 20
D) 14
E) 11

Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, há um no qual o domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio cotidiano.
Esse domínio é denominado aprender a:
A) conviver.
B) dizer
C) ser.
D) fazer
E) conhecer

Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.
2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensohais, e este algo é organização.
3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.
4. A Gestalt é molecular, objetiva, empihsta e comportamentalista.
A) 1 e 2.
B) 2, 3 e 4
C) 3 e 4.
D) 1, 2 e 3.
E) 1 e 3.

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O “currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de “curriculum” às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
A) 1 e 2.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 3 e 4.
D) 2 e 4.
E) 2, 3 e 4.

A Educação Especial é definida, a partir da LDBEN n° 9.394/1996, como uma modalidade de educação escolar que permeia:
A) o aparelhamento de escolas especiais.
B) as séries iniciais do ensino fundamental.
C) a educação infantil.
D) o ensino fundamental.
E) todas as etapas e níveis de ensino.

A Lei n° 10.639/2003 acrescentou à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996) artigos em que:
A) em um deles, fica estabelecido o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
B) desde o início da vigência da lei, a temática se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e optativa no ensino médio.
C) impõe que todas as escolas públicas da educação básica, preferencialmente, devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras.
D) determina que os conteúdos devam ser ministrados no currículo escolar exclusivamente nas aulas de história brasileira.
E) inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de outubro.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na semana passada, um telejornal exibiu uma matéria sobre a "morte" das lâmpadas incandescentes. O (ótimo) texto do repórter começava assim: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais velha do que boa...” . Hábil com as palavras, o repórter desfez a igualdade que a conjunção aditiva “e” estabelece entre “velha” e “boa” e instituiu entre esses dois adjetivos uma relação de comparação de superioridade, que não se dá da forma costumeira, isto é, entre dois elementos (“A rua X é mais velha do que a Y”, por exemplo), mas entre duas qualidades (“velha” e "boa”) de um mesmo elemento (a lâmpada incandescente). Ao dizer “mais velha do que boa”, o repórter quis dizer que a tal lâmpada já não é tão boa assim. Agora suponhamos que a relação entre "velha" e "boa” se invertesse. Como diria o repórter: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais boa do que velha...” ou “A velha lâmpada incandescente, melhor do que velha..."? Quem gosta de seguir os burros “corretores” ortográficos dos computadores pode se dar mal. O meu “corretor”, por exemplo, condena a forma “mais boa do que velha” (o “mestre” grifa o par “mais boa”). Quando escrevo “melhor do que boa”, o iluminado me deixa em paz. E por que ele age assim? Por que, para ele, não existe “mais bom”, “mais boa"; só existe “melhor”.
Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao finalizar seu texto, faz referência à palavra “melhor”, um adjetivo em seu grau de comparação de superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a seguir, assinale a opção em que a palavra em destaque recebe a mesma classificação:
A) Dirceu é meu MELHOR amigo.
B) Este quadro fica MELHOR aqui.
C) Preciso estudar MELHOR.
D) Estudou muito e levou a MELHOR.
E) O MELHOR sempre vence.

De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, o verbo destacado na oração “Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma matéria [...]” é:
A) intransitivo.
B) transitivo direto.
C) transitivo direto e indireto.
D) de ligação.
E) transitivo indireto.

A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que “Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que:
A) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões de seu tempo, modificam-se, seguem tendências.
B) as palavras, como os seres humanos, morrem lentamente por sua perenidade diante das impressões temporais e se modificam de acordo com as tendências de cada época.
C) as palavras, como os seres humanos, simplificam as fases da vida e sofrem as impressões dos sentidos que se estabelecem no contexto social, além de caírem em desuso e morrerem lentamente.
D) as palavras, com os seres humanos, redimensionam os sentidos da existência e se mantêm vivas ao longo do tempo, porque não sofrem influências de significados, mas de significantes.
E) as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões do próprio sentido e modificam os significados do tempo.

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras “PUXA-SACO" e “PÉ-NO-SACO”, utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:
A) composição por aglutinação e composição por aglutinação.
B) composição por justaposição e composição por justaposição.
C) derivação parassintética e composição por justaposição.
D) hibridismo e derivação parassintética.
E) derivação regressiva e composição por aglutinação.

Na oração “O agito DAS PALAVRAS traduz as mudanças do mundo a função sintática do termo destacado é:
A) aposto.
B) objeto indireto.
C) objeto direto.
D) adjunto adnominal.
E) complemento nominal.

No fragmento “Cabe indagar: que sociedade é essa Q U E S E P U L T A O C A V A L H E IR IS M O , A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [...]” , em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:
A) explicação
B) generalização
C) caracterização.
D) reformulação.
E) gradação.

No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
A) Antilese.
B) Metonimia.
C) Hipérbole.
D) Prosopopeia.
E) Eufemismo.

Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor semântico é equivalente ao apresentado pela forma verbal destacada na oração “Por que tão alto LUZIA?:
A) Conteirar.
B) Eclipsar.
C) Oscilar.
D) Preilejar.
E) Prefulgurar.

Quanto às variantes linguísticas presentes nas orações a seguir, assinale a alternativa em que a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida.
A) Hoje fazem dez anos que conheci Dirceu.
B) Os Estados Unidos prioriza a educação.
C) Cada um de nós falamos a verdade ao professor.
D) Deve existir muitas maneiras de conquistar um grande amor.
E) Os Estados Unidos mobilizam a economia mundial.

Um administrador de uma máquina que possui o sistema operacional MS Windows 7 em português deseja acessar as informações armazenadas sobre programas instalados, estrutura de diretórios, informações de drivers e de usuários. Para esse caso, ele deve acessar o programa:
A) Aero.
B) Recover
C) Regedit
D) Billocker
E) Readyboost

Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:
A) Painel de Controle.
B) Internet Explorer.
C) Windows Defender.
D) Windows Explorer.
E) Desfragmentador.

Um usuário do MS Word 2010 em português deseja colocar em negrito um texto de um documento usando, para isso, teclas de atalho. As teclas de atalho a serem utilizadas para essa situação são:
A) SHIFT+N.
B) ALT+O.
C) CTRL+SHIFT+N.
D) CTRL+S.
E) ALT + B.

Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 em português. Linha/coluna B C D 2 4 1 6 3 5 2 7 4 6 0 8 A execução da fórmula =SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1) produz como resultado o valor:
A) 15.
B) 14.
C) 20.
D) 11.
E) 17.

Um usuário deseja instalar em sua máquina, que possui um sistema operacional MS Windows 7 em português, um programa antivírus. O programa a ser instalado é o:
A) OnDrive.
B) Dropbox.
C) Bitdefender
D) VMWare.

Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 em português.
A execução da fórmula =SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1) produz como resultado o valor:
A) 15
B) 17
C) 20
D) 14
E) 11

Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, há um no qual o domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio cotidiano.
Esse domínio é denominado aprender a:
A) conviver.
B) dizer
C) ser.
D) fazer
E) conhecer

Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.
2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensohais, e este algo é organização.
3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.
4. A Gestalt é molecular, objetiva, empihsta e comportamentalista.
A) 1 e 2.
B) 2, 3 e 4
C) 3 e 4.
D) 1, 2 e 3.
E) 1 e 3.

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O “currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de “curriculum” às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
A) 1 e 2.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 3 e 4.
D) 2 e 4.
E) 2, 3 e 4.

A Educação Especial é definida, a partir da LDBEN n° 9.394/1996, como uma modalidade de educação escolar que permeia:
A) o aparelhamento de escolas especiais.
B) as séries iniciais do ensino fundamental.
C) a educação infantil.
D) o ensino fundamental.
E) todas as etapas e níveis de ensino.

A Lei n° 10.639/2003 acrescentou à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996) artigos em que:
A) em um deles, fica estabelecido o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
B) desde o início da vigência da lei, a temática se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e optativa no ensino médio.
C) impõe que todas as escolas públicas da educação básica, preferencialmente, devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras.
D) determina que os conteúdos devam ser ministrados no currículo escolar exclusivamente nas aulas de história brasileira.
E) inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de outubro.

Prévia do material em texto

I B A D E - I N S T I T U T O B R A S I L E I R O D E 
A P O I O E D E S E N V O L V I M E N T O E X E C U T I V O
CONCURSO PÚBLICO
EDITAL N° 001/2018/PK/ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY - ES
PROFESSOR MAMPB - LÍNGUA PORTUGUESA
■ CÓDIGO DA PROVA —
P11T Verifique se o código da Prova é o 
mesmo do seu cartão de respostas.
TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE 
RESPOSTAS, A FRASE DE PAULO FREIRE PARA EXAME GRAFOTÉCNICO
"O educador se eterniza em cada ser que educa."
ATENÇÃO:
Duração da prova:4 horas.
Este caderno contém 50 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas de resposta — A, B, C, D e E — conforme disposição abaixo
e Redação.
Disciplinas Quantidade de questões
Valor da 
questão
Línqua Portuquesa 10 2
Informática Básica 5 2
Conhecimentos Pedaqóqicos 15 2
Conhecimentos Específicos 20 2
Verifique se este material está em ordem, caso contrário, notifique imediatamente o fiscal. 
O tempo de duração da prova inclui o preenchimento do Cartão de Respostas.
LEIAAS INSTRUÇÕES ABAIXO:
Siga, atentamente, a forma correta de preenchimento do Cartão de Respostas, conforme estabelecido no próprio.
Não haverá substituição do Cartão de Respostas e/ou da Folha da Redação por erro do candidato.
Por motivo de segurança:
• O candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala após 1 (uma) hora do inicio efetivo da prova.
• Somente faltando 1 (uma) hora para o término da prova, o candidato poderá retirar-se levando o seu Caderno de Questões.
• O candidato que optar por se retirar sem levar o seu Caderno de Questões não poderá copiar suas respostas por qualquer meio.
• O descumprimento dessa determinação será registrado em ata e acarretará a eliminação do candidato.
• Ao terminar a prova, o candidato deverá se retirar imediatamente do local, não sendo possível nem mesmo a utilização dos 
banheiros e/ou bebedouros.
Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Cartão de Respostas assinado e a Folha da Prova de Redação. Não se 
esqueça dos seus pertences.
A Redação deverá ser desenvolvida na Folha de Resposta, personalizada e desidentifícada pelo candidato, que deverá destacar o canhoto 
que contém seus dados cadastrais. A Folha da Prova de Redação é o único documento válido para a correção.
O preenchimento da Folha da Prova de Redação será de sua inteira responsabilidade.
Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o Cartão de Respostas e a Folha da Prova de 
Redação.
O fiscal de sala não está autorizado a alterarquaisquer dessas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local.
BOA PROVA!
C____________LÍNGUA PORTUGUESA____________ )
Texto 01
Na semana passada, um telejomal exibiu uma 
m a té r ia so b re a "m o r te ” das lâ m p a d a s 
incandescentes. O (ótimo) texto do repórter 
começava assim: “A velha e boa lâmpada 
incandescente, mais velha do que boa...” . Hábil com 
as palavras, o repórter desfez a igualdade que a 
conjunção aditiva “e” estabelece entre “velha” e “boa” 
e instituiu entre esses dois adjetivos uma relação de 
comparação de superioridade, que não se dá da 
forma costumeira, isto é, entre dois elementos (“A rua 
X é mais velha do que a Y”, por exemplo), mas entre 
duas qualidades (“velha” e "boa”) de um mesmo 
elemento (a lâmpada incandescente). Ao dizer “mais 
velha do que boa”, o repórter quis dizer que a tal 
lâmpada já não é tão boa assim. Agora suponhamos 
que a relação entre "velha" e "boa” se invertesse. 
Como diria o repórter: “A velha e boa lâmpada 
incandescente, mais boa do que velha...” ou “A velha 
lâmpada incandescente, melhor do que velha..."? 
Quem gosta de seguir os burros “corretores” 
ortográficos dos computadores pode se dar mal. O 
meu “corretor” , por exemplo, condena a forma “mais 
boa do que velha” (o “mestre” grifa o par “mais boa”). 
Quando escrevo “melhor do que boa”, o iluminado me 
deixa em paz. E por que ele age assim? Por que, para 
ele, não existe “mais bom”, “mais boa"; só existe 
“melhor”.
NETO, Pasquale Cipro. Folha de S. Paulo, 11 jul. 2013
(Questão 01 )---------------------------------------------------------
Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a 
relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha 
e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à 
palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao 
finalizar seu texto, faz referência à palavra “melhor”, 
um adjetivo em seu grau de comparação de 
superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a 
seguir, assinale a opção em que a palavra em 
destaque recebe a mesma classificação:
A) Estudou muito e levou a MELHOR
B) Este quadro fica MELHOR aqui
C) O MELHOR sempre vence
D) Dirceu é meu MELHOR amigo.
E) Preciso estudar MELHOR
De acordo com os estudos de regência verbal e com o 
padrão culto da língua, o verbo destacado na oração 
“Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma 
matéria [...]” é:
A) transitivo direto
B) intransitivo.
C) transitivo indireto.
D) transitivo direto e indireto 
Ei de ligação.
(Questão 02 )---------------------------------------------------------
Texto 02
Palavras, palavras, palavras
Criadas pelos humanos, as palavras são 
suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas 
mudam de significado, outras vão desbotando aos 
poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. 
Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante 
de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar 
na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata 
e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as 
que lá descansavam em paz. Em seus lugares 
brotam novas, frescas e saltitantes, com significado 
igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação 
coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das 
palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência 
e tecnologia, na economia e política, nas leis e 
religiões, no comércio e publicidade, no esporte e 
comunicação, nos costumes e valores.
[...]
Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. 
Parece que a igualdade de direitos das mulheres 
botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se 
foram também delicadeza e cordialidade: louvadas 
no passado, antes de sumir viraram sinônimo de 
perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, 
cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia 
não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, 
boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é 
rara a cumplicidade entre casais.
[...]
Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os 
gestos, intenções e atitudes que designam também 
morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que 
sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a 
delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente 
é essa que enterra a honra? Que país é esse que 
esvazia valores como educação e ética e faz da 
cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito 
e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o 
dever e o sacrifício?
Criadas pelos homens, palavras são do humano. 
Intriga sejam justamente as que dizem o mais
©
humano do humano a perderem o sentido ou 
morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer 
da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...
ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de 
Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. 
Adaptado.
(Questão 03 )---------------------------------------------------------
A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua 
análise, que “Criadas pelos humanos, as palavras 
são suscetíveis ao tempo, como os humanos. 
Algumas mudam de significado, outras vão 
desbotando aos poucos, e há as que morrem na 
inanição do silêncio." A comparação estabelecida 
pela autora indica que:
A) as palavras, como os seres humanos, sofrem as 
impressões de seu tempo, modificam-se, 
seguem tendências.
B) as palavras, como os seres humanos, morrem 
lentamente por sua perenidade diante das 
impressões temporais e se modificam de acordo 
com as tendências de cada época.
C) as palavras, como os seres humanos,simplificam as fases da vida e sofrem as 
impressões dos sentidos que se estabelecem no 
contexto social, além de caírem em desuso e 
morrerem lentamente.
D) as palavras, com o os seres hum anos,
redimensionam os sentidos da existência e se 
mantém vivas ao longo do tempo, porque não 
sofrem influências de significados, mas de 
significantes.
E) as palavras, como os seres humanos, sofrem as 
impressões do próprio sentido e modificam os 
significados do tempo.
(Questão 04 )---------------------------------------------------------
A classe gramatical a que pertence a palavra 
destacada em “Criadas pelos homens, palavras são 
do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o 
mais humano do humano a perderem o sentido ou 
morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer 
da convivência? [...]” é:
A) preposição.
B) conjunção
O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das 
palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se 
constantemente o sentido da palavra, a figuração de 
linguagem, a relação semântica dos vocábulos. 
Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os 
processos de formação das palavras, não são 
apontados pela autora. Para isso, tomemos como 
objeto as palavras “PUXA-SACO" e “PÉ-NO-SACO”, 
utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a 
alternativa que corresponde, respectivamente, ao 
processo de formação das palavras destacadas:
A) composição por aglutinação e composição por 
aglutinação
B) derivação parassintética e composição por 
justaposição
C) composição por justaposição e composição por 
justaposição
D) derivação regressiva e composição por 
aglutinação
E) hibridismo e derivação parassintética
(Questão 06 )---------------------------------------------------------
Na oração “O agito DAS PALAVRAS traduz as 
mudanças do mundo a função sintática do
termo destacado é:
A) aposto.
B) complemento nominal.
C) objeto direto.
D) adjunto adnominal 
Ei objeto indireto.
(Questão 07 )---------------------------------------------------------
No fragmento “Cabe indagar: que sociedade é essa 
Q U E S E P U L T A O C A V A L H E IR IS M O , A 
DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO 
[...]” , em relação à forma pronominal ESSA, a 
sequência em destaque apresenta valor de:
A) explicação
B) generalização
C) caracterização.
D) reformulação.
E) gradação.
(Questão 05 )---------------------------------------------------------
C) advérbio.
D) adjetivo
E) interjeição
------------------------------------------------------------------------------ ©
Texto 03 
A Estrela
Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo 
Na minha vida vazia.
Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha 
Luzindo no fim do dia.
Porque da sua distância 
Para a minha companhia 
Não baixava aquela estrela?
Porque tão alto luzia?
E ouvi-a na sombra funda 
Responder que assim fazia 
Para dar uma esperança 
Mais triste ao fim do meu dia.
BANDEIRA, Manuel. Melhores poemas de Manoel Bandeira 
Seleção de Francisco de Assis Barbosa. 15. ed. São Paulo: 
Global, 2003.
(Questão 08 )---------------------------------------------------------
No poema de Manuel Bandeira, observa-se a 
presença de uma figura de linguagem recorrente em 
sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode 
sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira 
explora um universo melancólico em seu poema e, 
por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela 
nos últimos versos, configurando, assim, a utilização 
de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
A) Metonimia.
B) Eufemismo.
C) Prosopopeia
D) Antilese.
E) Hipérbole.
(Questão 09 )---------------------------------------------------------
Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor 
semântico é equivalente ao apresentado pela forma 
verbal destacada na oração “Por que tão alto 
LUZIA?":
A) Oscilar.
B) Eclipsar.
C) Preilejar.
D) Prefulgurar
E) Conteirar.
(Questão 10 }
Quanto às variantes linguísticas presentes nas 
orações a seguir, assinale a alternativa em que a 
norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente 
obedecida.
A) Os Estados Unidos mobilizam a economia 
mundial.
B) Os Estados Unidos prioriza a educação.
C) Deve existir muitas maneiras de conquistar um 
grande amor.
D) Cada um de nós falamos a verdade ao professor.
Ei Hoje fazem dez anos que conheci Dirceu
C____________INFORMÁTICA BÁSICA____________ )
(Questão 11 )---------------------------------------------------------
Um administrador de uma máquina que possui o 
sistema operacional MS Windows 7 em português 
deseja acessar as informações armazenadas sobre 
programas instalados, estrutura de diretórios, 
informações de drivers e de usuários. Para esse 
caso, ele deve acessar o programa:
A) Aero.
B) Recover
C) Regedit
D) Billocker
E) Readyboost
(Questão 12 )---------------------------------------------------------
Um usuário do MS Windows 7 em português deseja 
utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e 
movimentar todas as pastas e arquivos que estão na 
máquina desse usuário. O programa adequado para 
essa operação é o:
A)
B)
C)
D)
E)
Windows Explorer. 
Painel de Controle. 
Internet Explorer 
Desfragmentador. 
Windows Defender.
©
Um usuário do MS Word 2010 em português deseja 
colocar em negrito um texto de um documento 
usando, para isso, teclas de atalho. As teclas de 
atalho a serem utilizadas para essa situação são:
(Questão 13 )---------------------------------------------------------
A) ALT+O
B) CTRL+SHIFT+N
C) ALT + B
D) SHIFT+N
E) CTRL+S
(Questão 14 )---------------------------------------------------------
Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 
em português.
Linha/coluna B C D
2 4 1 6
3 5 2 7
4 6 0 8
Aexecução da fórmula
=SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1)
produz como resultado o valor:
A) 15
B) 17
C) 20
D) 14
E) 11
(Questão 15 )---------------------------------------------------------
Um usuário deseja instalar em sua máquina, que 
possui um sistema operacional MS Windows 7 em 
português, um programa antivírus. O programa a ser 
instalado é o:
A) OnDrive.
B) Dropbox.
C) Bitdefender
D) VMWare.
C_______CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS_______ )
(Questão 16 )---------------------------------------------------------
Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, 
há um no qual o domínio da aprendizagem atua no 
campo das atitudes e dos valores e envolve uma 
consciência e ações contra o preconceito e as 
rivalidades diárias que se apresentam no desafio 
cotidiano. Esse domínio é denominado aprender a:
A) conhecer
B) conviver.
C) dizer
D) ser.
E) fazer
(Questão 17 )---------------------------------------------------------
Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt,
teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o
Cognitivismo, leia as afirmativas.
1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e 
cognitiva.
2. O organismo agrega algo à experiência que não 
está contido nos dados sensohais, e este algo é 
organização.
3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais 
do que a soma de suas partes.
4. A Gestalt é molecular, objetiva, empihsta e 
comportamentalista.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ai 1 e2.
B) 2: 3 e 4
C) i s 3.
Dl i, 2e 3.
Ei 3e4.
E) Packel Tracer
Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente 
educacional conhecida como socioconstrutivismo ou 
sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o 
processo de aprendizagem está mais ligado:
A) a questões biológicas, decorrentes da herança 
genética do indivíduo.
B) ao inatismo. que afirma que o indivíduo já nasce 
com o conhecimento potencial.
C) às relações sociais estabelecidas pela pessoa.
D) ao nivel individual da aprendizagem no qual o 
que importa é a criança como centro.
E) ao comportamentalismo e ao empirismo, os 
quais pregam o desenvolvimento estimulado.
(Questão 18 )---------------------------------------------------------
(Questão 19 )---------------------------------------------------------
Sobre currículo,leia as seguintes afirmativas.
I. O “currículo como fato" precisa ser considerado 
não como mera ilusão, camada superficial da 
prática escolar de alunos e professores, mas 
como uma realidade social, historicamente 
específica, expressando relações de produção 
particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se 
constituir em um elemento que favorece a 
distorção da realidade, uma vez que: reduz a 
realidade social de “curriculum” às intervenções 
e ações subjetivas de docentes e discentes, 
im pedindo de entender o surgim ento e 
pers is tência h is tó ricos de determ inados 
conceitos, conhecimento e convenções (como, 
porexemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente 
elaboração, que necessita ser renegociado e 
reconceitualizado em conformidade com as 
necessidades exclusivas da escola a qual está 
submetido, nos conduz à compreensão de que a 
composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
Para se promover uma ação interdisciplinar escolar,
pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:
1. manter viva a ideia de que a interdisciplina é 
etapa superior das disciplinas e não negação 
supostamente superadora delas.
2. definir os temas socialmente mais relevantes em 
que o interdisciplinar possa operar e buscar vias 
institucionais para colocá-las em prática.
3. criar uma mistura de conteúdos ou métodos de 
diferentes disciplinas a fim de embasar 
procedimentos que favorecem a aprendizagem.
4. promover transposição de métodos de análise, 
permanecendo circunscrita à condição de 
pesquisa disciplinar.
Estão corretos apenas os itens:
A) 1 e2.
B) 2e4 .
C) 2 : 3 e 4
D) i,3 e 4 .
E) 1 ,2e4.
(Questão 21 )---------------------------------------------------------
A Educação Especial é definida, a partir da
LDBEN n° 9.394/1996, como uma modalidade de
educação escolar que permeia:
A) o aparelhamento de escolas especiais.
B) as séries iniciais do ensino fundamental
C) o ensino fundamental
D) a educação infantil.
E) todas as etapas e níveis de ensino
(Questão 20 )---------------------------------------------------------
A) I e II.
B) II.
C)
D) I e III
E) I e III
É um princípio norteador das Políticas Públicas
Inclusivas de educação:
A) ampliar a meia constitucional de estatização das
políticas públicas.
B) retirar s discussão da tradicional polarização 
entre “estratégias clínicas”, ao encargo da saúde 
versus “estratégias pedagógicas" ao encargo da 
educação.
C) estabelecer enfrentamento da exclusão social de 
pessoas com deficiência através de saberes, 
fo rm ações e es tru tu ras das ins tânc ias 
administrativas para uma gestão colaborativa 
que exige uma implementação de escolas 
especiais.
D) sustentar a política de inclusão que inclua a 
dimensão segmentada de disciplinaridade em 
seus fundamentos metodológicos.
E) repensar a função da escola e da saúde no
processo de aprendizagem e socialização para 
além dos limites instituídos, em que à primeira 
cabe o tratamento de doenças e à segunda a 
informação.
(Questão 22 )---------------------------------------------------------
(Questão 23 )---------------------------------------------------------
A Lei n° 10.639/2003 acrescentou à LDB (Lei de
D ire trizes e Bases da Educação Nacional
n° 9.394/1996 artigos em que:
A) em um deles, fica estabelecido o ensino sobre 
cultura e história afro-brasileiras e especifica que 
o ensino deve privilegiar o estudo da história da 
África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, 
a cultura negra brasileira e o negro na formação 
da sociedade nacional.
B) impõe que todas as escolas públicas da 
educação básica, preferencialmente, devem 
ensinar aos alunos conteúdos relacionados à 
história e à cultura afro-brasileiras.
C) determina que os conteúdos devam ser 
ministrados no currículo escolar exclusivamente 
nas aulas de história brasileira.
D) desde o início da vigência da lei, a temática se 
tornou obrigatória nos currículos do ensino 
fundamental e optativa no ensino médio.
E) inclui no calendário escolar o Dia Nacional da 
Consciência Negra, comemorado em 20 de 
outubro.
A concepção de protagonismo infanto-juvenil
pressupõe:
A) urna possib ilidade acadêm ico-teórica do 
desenvolvimento e exercício da cidadania, a fim 
de intensificar a formação da identidade, 
autoconceito e autoestima.
B) auaçãc dos educandos corno personagens 
secundários, mas importantes, de uma iniciativa 
de ação voltada para a solução de problemas 
reais de sua comunidade que se traduzem num 
ganho de autonomia coletiva.
C) ações juvenis individuais, centradas nos 
in te re s s e s p a r t ic u la re s , b a se a d a s na 
participação passiva e receptiva dojovem na vida 
da escola, da comunidade ou da sociedade mais 
ampla.
D) propiciar sii jações especiais na construção de 
sua autonomia, propiciando sua participação 
criativa, construtiva e solidária na solução de 
problemas na escola, comunidade e na vida 
social mais ampla.
E) uma re la çã o te ó r ic a e n tre fo rm a çã o , 
conhecimento, participação, responsabilização e 
criatividade como mecanismo de fortalecimento 
da perspectiva de educar para a cidadania.
(Questão 24 )---------------------------------------------------------
Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas 
de ações governamentais para a garantia dos direitos 
humanos de determinados grupos, especificamente 
voltadas à educação, referentes à Diversidade e 
Sexualidade nas escolas.
I. Estimular a formulação, no âmbito federal, 
e s ta d u a l e m u n ic ip a l, de p ro g ra m a s 
governamentais destinados a assegurar a 
igualdade de direitos em todos os níveis, 
incluindo saúde, educação e treinamento 
pro fiss iona l, trabalho, segurança socia l, 
propriedade e crédito rural, cultura, política e 
justiça.
II. Incentivar a capacitação dos professores do 
ensino fundamental e médio para a aplicação dos 
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no 
que se refere às questões de promoção da 
igua ldade de gênero e de com bate à 
discriminação contra a mulher.
III. A p o ia r p rog ram as de c a p a c ita ç ã o de 
profissionais de educação, policiais, juízes e 
operadores do direito em geral para promover a 
compreensão e a consciência ética sobre as 
diferenças individuais e a eliminação dos 
estereótipos depreciativos com relação aos 
LGBT.
IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar 
para a resolução de conflitos relacionados à livre 
orientação sexual, a fim de não interferir no 
projeto educativo e ideológico das famílias.
Está correto apenas o que se afirma em:
(Questão 25 )---------------------------------------------------------
A) 1. Ile IV
B) II. III e IV
C) 1 e III.
D) II e III.
E) 1. II e III.
Na relação entre professores e alunos, cabe ao
docente:
A) ancorar a ação educativa em um ensino 
conteudístico, em um programa, de forma a 
forta lecer o desenvolvim ento acadêmico, 
priorizando a valorização quantitativa de 
conteúdos.
B) colocar-se como centro do processo, como 
sujeito que pensa, toma as decisões, define os 
conteúdos e formas, mantendo os discentes em 
uma posição passiva nesse processo.
C) exercer seu papel de educador, de mediador da 
aprendizagem, principalmente no que tange a 
inter-relação de teoria e prática, além de manter o 
foco na transmissão de conhecimento e em sua 
autoridade.
D) facilitar ao aluno o entendimento do que é fazer
parte de um grupo ou de uma comunidade, 
ajudando-o a conhecer as normas que regem a 
conduta aceita nos mais variados âmbitos, como 
o social, o cultural e o político.
E) manter o trabalho de forma unidirecional a fim de 
que as respostas e opiniões mostrem como 
devem responder à atuação do professor, às 
dificuldades que encontram na assimilação dos 
conhecimentos.
(Questão 26 )---------------------------------------------------------
(Questão 27 )---------------------------------------------------------
A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se
por considerar comoelementos prioritários na
análise dos processos de organização:
A) os significados subjetivos, as intenções e a 
interação das pessoas.
B) a visão burocrática e tecnicista de escola
C) a responsabilidade coletiva e na ausência de 
direção centralizada.
D) a centralização em uma pessoa e as decisões 
hierárquicas.
E) o exercício de autoridade e a sistematização de 
organização.
Para organizar o projeto político-pedagógico da 
escola, faz-se necessário pensar nas finalidades 
cultural, política, social, profissional e humanística 
que a escola se propõe, como alcançá-las e quais 
ações devem ser priorizadas. A fina lidade 
humanística tem como objetivo:
A) preparar culturalmente para compreender
melhor a sociedade em que vivem.
B) formaro estudante integralmente.
C) contribuir para a democratização das instituições 
e às práticas sociais.
D) definir coletivamente a unidade escolar e seu 
comprometimento com o social.
E) organizar e sistematizar o trabalho educativo no 
ambiente escolar.
(Questão 28 )---------------------------------------------------------
(Questão 29 )---------------------------------------------------------
São diretrizes do Plano Nacional de Educação:
1. criar mecanismos para o acompanhamento 
individualizado dos{as) alunos(as) do ensino 
fundamental.
2. universalização do atendimento escolar.
3. superação das desigualdades educacionais, 
com ênfase na promoção da cidadania e na 
erradicação de todas as formas de discriminação,
4. melhoria da qualidade da educação.
5. valorização dos(as) profissionais da educação.
Estão corretos apenas os itens:
A) 1 ,2e5.
B) 2,3,4 e5
C) i,3 ,4 e 5 .
D) 2 e 3
E) 1.2, 3 e 4
É dever da família, da comunidade, da sociedade em 
geral e do poder público assegurar, com absoluta 
prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, 
à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao 
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao 
respeito, à liberdade e à convivência familiar e 
comunitária. (Art. 4o do ECA)
Agarantia de prioridade compreende:
A) primazia de receber proteção e socorro em 
algumas circunstâncias.
B) participar, seletivamente da vida familiar e 
comunitária.
C) preferência na formulação e na execução das 
políticas sociais públicas.
D) subsequente atendimento nos serviços públicos 
ou de relevância pública.
E) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços 
comunitários, ressalvadas as restrições legais.
(Questão 30 )---------------------------------------------------------
Texto 04
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas 
importantes revelamos o que pensamos merecer. 
Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos 
cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a 
família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda 
a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou 
sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe 
atribuo uma importância tão grande, para o bem e 
para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu 
trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem 
gostaríamos de conviver, somos parcialmente 
moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as 
memórias ternas, o necessário otim ismo, a 
segurança - ou a baixa autoestima e os processos 
destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo 
de treinamento como seres humanos. Misto de amor 
e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e 
os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não 
gosto do termo "normal"), deixemos de lado os 
estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e 
raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo 
sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, 
carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e 
amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é 
aquela que, até quando não nos compreende, 
quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo 
ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde 
sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.
LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44, 
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.
C_______ CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS________)
Sobre o uso do operador argumentativo MAS, no
primeiro parágrafo do texto, é correto afirmar que o
conector provoca:
A) incoerência argumentativa. já que se confirma o 
fato de ser a família o resultado do que pensamos 
merecer.
B) ruptura da linearidade do texto, por introduzir a
ideia de que, embora as nossas escolhas 
revelem o que pensamos merecer, a família não é 
uma instituição moldada de acordo com a nossa 
vontade.
C) consistência textue , tendo em vista a 
fundamentação dos argumentos apresentados 
nos períodos an te rio re s , por m eio de 
exemplificação.
D) dialética, uma vez que dialoga com outras 
possibilidades de tratamento temático, como a 
confirmação, por meio de exemplos, de que a 
família é uma instituição baseada na escolha de 
cada um, como fora apresentado nos primeiros 
parágrafos.
E) desvio argumentativo, embora o texto interrompa 
a sequência para realçar outros aspectos 
relacionados ao tema, como os conceitos de 
família citados nos dois últimos parágrafos.
(Questão 31 )---------------------------------------------------------
(Questão 32 )---------------------------------------------------------
No frag m en to “ Pela fa m ília , com a qual 
eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos 
parcialmente moldados, condenados OU salvos", o 
conector OU apresenta o mesmo valor semântico que 
os conectores destacados nos fragmentos abaixo, 
EXCETO em:
A) “Misto de amor E conflito, ela é que nos dá os 
verdadeiros amigos e os melhores amores”
B) “ ...destinado a trabalhar pelo sustento da família, 
SEM espaço para ter, ele próprio, carinho e 
escuta"
Cj "Mas a família, esse chão sobre o qual 
caminhamos portoda a vida, seja ele esburacado 
OU plano”
Dl "É onde sempre somos queridos E onde sempre 
temos lugar”
E) “A boa família, na verdade, é aquela que, até 
quando não nos compreende, QUANDO 
desaprova alguma escolha nossa, mesmo assim 
nos faz sentir aceitos e respeitados”
Observe o fragmento e responda às questões 33 e 
34:
“A boa família, na verdade, é aquela que, até 
quando não nos com preende, quando 
desaprova alguma escolha nossa, MESMO 
assim nos faz sentir aceitos e respeitados”
(Questão 33 )---------------------------------------------------------
A palavra em destaque no trecho acima apresenta
classificação gramatical idêntica à de:
A) MESMO talvez sendo rigorosa, creio que a 
família é uma das instituições mais importantes 
da sociedade.
B) Talvez sendo rigorosa, creio MESMO que a 
família é uma das instituições mais importantes 
da sociedade.
C) A familia é. MESMO, a mais importante 
instituição social.
D) A familia é. ela MESMA, a mais importante 
instituição social.
Ei Talvez sendo rigorosa MESMO, creio que a 
família é uma das instituições mais importantes 
da sociedade.
(Questão 34 )---------------------------------------------------------
Sobre a função coesiva da palavra ASSIM, no
fragmento destacado do Texto 04, pode-se afirmar
que:
A) atua como um encapsulador textual, visto que 
remete anaforicamente a uma sequência anterior 
de ideias, resumindo-a.
B) trata-se de um termo dsiticc, já que, na superfície 
textual, não ocorre um elemento ao qual se faça 
referência por meio do termo destacado.
C) é um termo catafórico, visto que contribui para a 
inclusão de informações no texto, mantendo a 
progressão das ideias.
D) trata-se de um elemento anafórico. cujo referente 
é "escolha”, anteriormente mencionado no texto.
E) fu n c io n a com o e le m e n to c o e s iv o de 
referenciação, uma vez que faz a remissão a uma 
informação a ser mencionada no texto.
Aponte a alternativa em que NÃO se observa uma
relação hipotética no trecho destacado.
A) ‘ TALVEZ SENDO RíGOROSA, creio que nas 
esco lhas im portan tes revelam os o que 
pensamos merecer”
B.) "A boa familia. na verdade, é aquela que. ATÉ 
QUANDO NÃO NOS COMPREENDE, quando 
desaprova alguma escolha nossa”
C) ‘PARASABER O QUE SERIA UMA FAMÍLIA 
P O S IT IV A (NÃO G O STO DO TERM O 
"NORMAL"), deixemos de lado os estereótipos 
damãevitim izada”
□ ) “Pela família. COM A QUAL EVENTUALMENTE 
NEM GOSTARÍAMOS DE CONVIVER, somos 
parcialmente moldados, condenados ou salvos"
E) “Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos 
cuidados ou nos descuidos - NÃO IMPORTA”
(Questão 35 )---------------------------------------------------------
Texto 05
' im*w
F o n te ; h ttp ://w w w 1 .fo lh a .u o l.c o m .b r / i lu s tra d a /c a r tu m /
cartunsdiarios/#24/10/2015
(Questão 36 )---------------------------------------------------------
Os textos 04 e 05 apresentam uma relação
intertextual por:
A) Organizar-se a partir do mesmo tipo de estilo e 
de registro.
B) A p re s e n ta r as m e s m a s e s t ra té g ia s 
argumentativas.
C) Tratar temas distintos, mesmo que em 
perspectiva idêntica.
D) Admitir uma relação de diálogo temático.
E) Assemelhar-se quanto ao envolvimento do 
enunciador no texto.
©
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/
No texto 05, a relação dialógica com o leitor do texto é 
estabelecida por meio de um recurso linguístico, 
materializado, no discurso, por meio de:
A) frases curtas
B) a palavra “filhos”, com intenção de remeter aos 
filhos do leitor.
C) o pronome possessivo seus '.
□ ) a forma negativa da primeira frase, em confronto 
com a ideia de que existe um modelo único de 
criação de filhos.
E) o adjetivo importante no inicio do periodo
(Questão 38 )---------------------------------------------------------
Na sentença “Não tem jeito CERTO de criar filhos”, a 
anteposição do item destacado, em relação ao núcleo 
nominal, implicaria:
A) alteração da função sintática
B) manutenção do valor semântico e alteração de 
classe gramatical.
C) alteração semântica e mudança de classe 
gramatical.
D) alteração semântica, sem alteração de classe 
gramatical.
Ei manutenção de valor semântico e de classe 
gramatical.
(Questão 37 )---------------------------------------------------------
No verso 6, a oração em destaque, em relação ao 
termo antecedente “a mulher”, ao qual se relaciona, 
apresenta o valor semântico de;
A) particularização.
B) universalização
C) explicação.
D) ênfase
E) exemplificação.
(Questão 40 )---------------------------------------------------------
O segundo verso do poema veicula uma informação 
que constitui:
A) paráfrase.
B) descrição.
C) observação.
D) ressalva
E) reformulação.
(Questão 39 )---------------------------------------------------------
Texto 06 
FAMÍLIA
Três meninos e duas meninas, 
sendo uma ainda de colo.
Acozinheira preta, a copeira mulata, 
o papagaio, o gato, o cachorro, 
as galinhas gordas no palmo de horta 
e a mulher que trata de tudo.
Aespreguiçadeira, a cama, a gangorra, 
o cigarro, o trabalho, a reza, 
a goiabada na sobremesa de domingo, 
o palito nos dentes contentes, 
o gramofone rouco toda a noite 
e a mulher QUE TRATA DE TUDO.
O agiota, o leiteiro, o turco, 
o médico uma vez por mês, 
o bilhete todas as semanas 
branco! mas a esperança sempre verde.
Amulher que trata de tudo 
e a felicidade.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia.
©
(Questão 41 )-
Fonte: h ttp ://m u n d o e d u ca ca o .b o l.u o l.co m .b r/g ra m a tica /
alugamse-ou-alugase.htm
Sobre o que pressupõe a gramática normativa, pode-
se afirmarque:
A) O verbo deve ser Flexionado no singular, pois SE 
não é partícula apassivadora, o que não 
possibilita a concordância com o sujeito.
B) O verbo deve ser flexionado no singular ou nc 
plural, já que a partícula SE é pronome reflexivo, 
o que possibilita concordância com o termo 
"casas", no plural, ou com o termo “praia”, no 
singular.
C) O verbo deve ser Flexionado no plural, já que c 
pronome SE é partícula apassivadora e deve 
haver concordância com o sujeito posposto.
D) O verbo deve ser Flexionado no plural, já que a 
partícula SE é partícula expletiva e a oração não 
tem sujeito.
Ei O verbo deve ser flexionado no singular, já que a 
partícula SE é índice de indeterminação do 
sujeito.
Zygmunt Bauman, o pensador da 
modernidade liquida
Na época atual, o ritmo incessante das 
transformações gera angústias e incertezas e dá 
lugar a uma nova lógica, pautada pelo 
individualismo e pelo consumo
“Fluidez é a qualidade de líquidos e gases. (...) Os 
líquidos, diferentemente dos sólidos, não mantêm 
sua forma com facilidade. (...) Os fluidos se movem 
facilmente. Eles “fluem", “escorrem", “ esvaem-se”, 
“respingam”, “transbordam", “vazam”, “inundam" (...) 
Essas são razões para considerar “fluidez" ou 
“liquidez” como metáforas adequadas quando 
queremos captar a natureza da presente fase (...) na 
história da humanidade. ’’
O trecho acima faz parte do prefácio de 
Modernidade Líquida, uma das principais obras do 
polonês Zygmunt Bauman (1925-), professor emérito 
das universidades de Leeds (Inglaterra) e Varsóvia 
(Polônia) e um dos mais importantes sociólogos da 
atualidade. Com um olhar simples e crítico, Bauman 
lança um olhar crítico para as transformações sociais 
e econômicas trazidas pelo capitalismo globalizado.
Conceito central do pensamento do autor, a 
"modernidade líquida” seria o momento histórico que 
vivemos atualmente, em que as instituições, as ideias 
e as relações estabelecidas entre as pessoas se 
transformam de maneira muito rápida e imprevisível: 
“Tudo é temporário, a modernidade ( . . .) - tal como os 
líquidos - caracteriza-se pela incapacidade de 
manter a forma".
Para melhor compreender a modernidade 
líquida, é preciso voltar ao período que a antecedeu, 
chamado por Bauman de modernidade sólida, que 
está associada aos conceitos de comunidade e laços 
de identificação entre as pessoas, que trazem a ideia 
de perenidade e a sensação de segurança. Na era 
sólida, os valores se transformavam em ritmo lento e 
previsível. Assim, tínhamos algumas certezas e a 
sensação de controle sobre o mundo - sobre a 
natureza, a tecnologia, a economia, por exemplo.
Alguns acontecimentos da segunda metade do 
século XX, como a instabilidade econômica mundial, 
o surgimento de novas tecnologias e a globalização, 
contribuíram para a perda da ideia de controle sobre 
os processos do mundo, trazendo incertezas quanto 
a nossa capacidade de nos adequar aos novos 
padrões sociais, que se liquefazem e mudam 
constantemente. Nessa passagem do mundo sólido 
ao líquido, Bauman chama atenção para a liquefação 
das formas sociais: o trabalho, a família, o 
engajamento político, o amor, a amizade e, por fim, a 
própria identidade. Essa situação produz angústia, 
ansiedade constante e o medo líquido: temor do 
desemprego, da violência, do terrorismo, de ficar para
Texto 07
©
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/
trás, de não se encaixar nesse novo mundo, que 
muda num ritmo hiperveloz.
Assim, duas das características da modernidade 
líquida são a substituição da ideia de coletividade e de 
solidariedade pelo individualismo; e a transformação 
do cidadão em consumidor. Nesse contexto, as 
relações afetivas se dão por meio de laços 
momentâneos e volúveis e se tornam superficiais e 
pouco seguras (amor líquido). No lugar da vida em 
comunidade e do contato próximo e pessoal 
privilegiam-se as chamadas conexões, relações 
interpessoais que podem ser desfeitas com a mesma 
facilidade com que são estabelecidas, assim como 
m ercadorias que podem ser adqu iridas e 
d e s c a rta d a s . E xe m p lo s d is s o se riam os 
relacionamentos virtuais em redes.
A modernidade líquida, no entanto, não se confunde 
com a pós-modernidade, conceito do qual Bauman é 
crítico. De acordo com ele, não há pós-modernidade 
(no sentido de ruptura ou separação), mas sim uma 
continuação da modernidade (o núcleo capitalista se 
mantém) com uma lógica diferente - a fixidez da 
época anterior é substituída pela volatilidade, sob o 
domínio do imediato, do individualismo e do 
consumo.
Fonte: Revista Guia do Estudante, Atualidades, ed.23, Editora 
Abril. 1 “semestre2016
(Questão 42 )---------------------------------------------------------
“Conceito central do pensamento do autor, a 
'modernidade líquida’ seria o momento histórico que 
vivemos atualmente, EM QUE as instituições, as 
ideias e as relações estabelecidas entre as pessoas 
se transformam de maneira muito rápida e 
imprevisível.”
Sobre o termo em destaque, pode-se afirmar que 
exerce;
A) função anafórica, porque faz referência ao termo
subsequente, especificando-o.
B) função referencial e sequencial, porque, tem 
natureza pronominal, substitui um termo anterior; 
no entanto, não insere uma informação nova no 
texto.
C) função coesiva, porque relaciona partes do texto, 
mesmo não sugerindo progressão temática.
D) função referencial e sequencial, porque tanto 
remete a uma ideia mencionada quanto insere 
outra, na sequência.
E) função catafórica, porque faz referência ao termo 
anterior, na sequência em que ocorre.
"Para melhor compreender a modernidade líquida, é 
preciso voltar ao período QUE A ANTECEDEU, 
chamado por Bauman de modernidade sólida, QUE 
ESTÁ A S S O C IA D A AOS C O N C EITO S DE 
COMUNIDADE E LAÇOS DE IDENTIFICAÇÃO 
ENTRE AS PESSOAS, que trazem a ideia de 
perenidade e a sensação de segurança.”
Na sequência em destaque, o autor busca atribuir um 
sentido para a palavra história por meio dos trechos 
destacados. Esses trechos apresentam, em relação 
ao termo antecedente, na sequência textual, uma 
formulação do seguinte tipo:
Ai particularização e explicação.
B) indução e dedução.
C) exempliFicaçãoejustificativa.
D) modalização e pressuposição.
E) dedução e reformulação.
(Questão 44 )---------------------------------------------------------
A colocação pronominal proclítica é, em alguns 
casos, motivada; em outros, pode ser considerada 
opcional. A partir da análise do pronome nos 
fragmentos a seguir, assinale a alternativa correta:
1. “Essa situação produz angústia, ansiedade 
constante e o medo líquido: tem or do 
desemprego, da violência, do terrorismo, de ficar 
para trás, de não SE encaixar nesse novo 
mundo, que muda num ritmo hiperveloz.”
2. “Na era sólida, os valores SE transformavam em 
ritmo lento e previsível."
3. “Tudo é temporário, a modernidade (...) - tal 
como os líquidos - caracteriza-SE pela 
incapacidade de manter a forma”.
A) A norma padrão prevê nue palavras negativas 
atraem o pronome dítico, salvo nos casos em 
que não funcionem como advérbios.
Bi A colocação proclítica do pronome oblíquo, em i , 
e enclítica, em 3, são obrigatórias, ao se 
considerarem as regras que regem a norma 
padrão culta da língua.
C) A colocação enclítica do pronome, em 3, 
configura um caso de uso padrão, embora o sinal 
gráfico funcione como um determinante para a 
posição proclítica.
D) A posição proclítica do pronome em 1 e em 2 é 
obrigatória e determinada pela mesma regra de 
uso normativo.
E) Em 2 e em 3, têm-se casos de colocação 
pronominal facultativa, no discurso informal.
(Questão 43 )---------------------------------------------------------
©
Era cômico, mas eficiente: A VENDA DE CARROS 
AUMENTAVA.
As redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter 
e Tumblr só querem uma única coisa de nós: QUE AS 
U T IL IZE M O S CADA VEZ M AIS, QUE AS 
TORNEMOS UMA PARTE INDISPENSÁVEL DE 
NOSSAVIDA.
Os trechos destacados acima apresentam um traço 
comum: o fato de ocorrerem após o mesmo sinal 
gráfico. No entanto, veiculam ideias distintas, o que 
permite a afirmação de que, nos trechos:
A) Aprimeira funciona como explicação: a segunda, 
como um aposto.
B) A primeira funciona como aposto; a segunda, 
como uma reformulação.
C) A primeira funciona como conclusão: a segunda, 
como uma explicação.
D) A primeira funciona como explicação: a segunda, 
como uma reformulação.
Ei A primeira funciona como aposto; a segunda, 
como uma exemplificação.
(Questão 46 )---------------------------------------------------------
A realidade humana é QUE talvez seja meio 
engraçada.
A partir de 1960, o movimento da contracultura 
ensinou às grandes multinacionais e agências de 
publicidade QUE dava lucro desenvolver e 
d issem inar entre as pessoas a noção de 
individualismo como um estilo de vida.
Sobre a partícula QUE, em destaque nos dois 
trechos, pode-se afirmar que:
A) não tem função pronominal, mas sequencial, nos
dois casos, por ser conjunção integrante.
B) tem função sequencial apenas no primeiro caso. 
visto que ocorre como conjunção integrante.
C) tem função pronominal apenas no segundo caso. 
visto que substitui o núcleo da expressão 
“agências de publicidade”.
D) tem função pronominal apenas no primeiro caso, 
visto que substitui o núcleo da expressão "a 
realidade humana".
E) tem função sequencial apenas no segundo caso, 
visto que ocorre como conjunção integrante.
(Questão 45 )---------------------------------------------------------
Os vocábulos destacados nas expressões “um 
DOUTOR smartphone” e “uma espécie de DOUTOR 
digital” pertencem a distintas classes de palavras. 
R e s p e c tiv a m e n te , p od e -se a p o n ta r com o 
característica dessas classes de palavras:
A) termo núcleo do sintagma - termo modificador do 
nome.
B) termo gerador de nomes próprios - termo 
caracterizador de advérbio.
C) flexão de número - invariabilidade mõrfica
D) termo derivado de substantivos - termo derivado 
de verbos.
E) termo de valor nocional - termo de valor 
gramatical.
(Questão 48 )---------------------------------------------------------
“O resultado SERIAum aplicativo”, diz Jó Ueyama, da 
USP. “Entre outras coisas, AJUDARIA a prevenir 
doenças ligadas ao estresse.”
A forma verbal em destaque, nos dois casos, 
apresenta a noção aspectual de ação:
(Questão 47 )---------------------------------------------------------
A) durativa
B) habitual
C) finalizada.
D) hipotética.
E) sem retorno
(Questão 49 )---------------------------------------------------------
O difícil é TRANSFORMAR esse potencial em algo 
prático, um produto útil e simples de usar.
Quanto à predicação do verbo em destaque, assinale 
a alternativa que NÃO corresponde à sua 
classificação correta:
Ai verbo de ação.
Bi impessoal.
C) predicador.
D) nocional.
E) transitivo direto e indireto.
©
(Questão 50 }
Na frase, O trecho acima faz parte do PREFÁCIO de 
Modernidade Líquida, uma das principais obras do 
polonês Zygmunt Bauman (1925-), professor emérito 
das universidades de Leeds (Inglaterra) e Varsóvia 
(Polônia) e um dos mais importantes sociólogos da 
atualidade [...]
O termo destacado pode ser substituído, sem 
alteração de sentido, por:
A) Perfazimenlo
B) Peroração
C) Epíiogo
D) Posfácio
E) Prolusão
C__________________ REDAÇÃO__________________ )
Leia os fragmentos de textos abaixo.
Texto I
"A Copa da Rússia já tem a sua primeira polêmica 
em terras tupiniquins. Vídeo que viralizou nas redes 
sociais nas últimas semanas mostra torcedores 
brasileiros em volta de uma jovem russa, entoando 
palavras de baixo calão.
O ato foi apontado como uma demonstração de 
machismo, e os torcedores foram acusados de 
assédio e até mesmo de racismo."
Marcelo Gouveia, Jornal Opção, Ed.2240. 
Fonte: https://w w w .jorna lopcao.com .br/u ltim as-notic ias/ex- 
secretario-do-psb-e-outros-brasileiros-assediam-mulher-russa- 
na-copa-e-video-viraliza-128409/
Texto II
" [.. .] Ins ta la ram -se , ped iram com ida e 
refrigerantes e então um deles sacou de uma bolsa 
uma caixa de som parecida com um rocambole. 
Colocou aquilo sobre a mesa. E ligou a música em 
alto volume. Bem alto. A melodia de alguma 
composição sertaneja encheu o ambiente como uma 
nuvem de gafanhotos.
Os brasileiros começaram a cantar. Por Deus, 
cantavam. Os clientes das outras mesas olhavam, 
perplexos. Havia mais brasileiros ali adiante. Esses 
estavam gostando da coisa. Mas os estrangeiros, 
perceptivelmente, não.
O restaurante já tinha música ambiente. Alguém 
aumentou o volume da música do restaurante, 
decerto para constranger os brasileiros. Mas a maior 
qualidade do chato é ser inconstrangível— ele 
sempre acha que está agradando. Como reação, os 
brasileiros inconstrangíveis aumentaram ainda mais 
o volume da música sertaneja, e quem ficou 
constrangido foi o pessoal do restaurante, que 
desligou o som ambiente. Agora os brasileiros 
sentiam-se donos do lugar. Começaram a cantar as 
músicas da torcida, "ôôôô, cinquenta e oito foi 
Pelé...". E aí... Subiram nas cadeiras! Um tirou a 
camisa e começou a pular. E algumas brasileiras que 
estavam em mesas próximas levantaram-se e 
cantaram e pularam também. As garçonetes não 
sabiam o que fazer. [...]"
Fonte: h ttp s ://g a u ch a zh .c lic rb s .co m .b r/co lu n is ta s /d a v id - 
c o im b ra /n o t ic ia /2 0 1 8 /0 7 /o - b ra s ile ir o -p e r fe ito - id io ta - 
C j j 9 6 8 l v w 0 n 1 n 0 1 q o c 2 e q i l d 4 . h t m l 
David C oim bra, Zero Hora de dom ingo, 08.07.2018.
Texto III
"A Sociologia é a disciplina que se ocupa de 
estudar a vida social humana, analisando as 
dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos 
singulares que a compõem. Utilizando de suas 
ferramentas específicas, é o campo do conhecimento 
que investiga as relações sociais entre diferentes 
grupos humanos, seus conflitos e conexões. Assim 
como o psicólogo se dedica a conhecer os elementos 
que regem o comportamento de um indivíduo, os 
sociólogos têm como missão compreender o 
funcionamento do comportamento coletivo. Por que a 
sociedade é como a conhecemos? Por que é tão 
diferente de como era há poucos séculos atrás? 
Essas são algumas questões centrais que animam o 
debate sociológico."
F onte : h ttp s ://w w w .in fo e s c o la .c o m /s o c io lo g ia /o -q u e -e - 
sociologia/Camila Betoni
Redação:
O que os fatos apresentados nos textos I e II 
dizem sobre a nossa sociedade? Somos um povo 
extrovertido ou mal-educado? Vivemos uma crise de 
valores? Que luzes a ciência tem dado para uma 
maior compreensão dos nossos conflitos? Como a 
educação doméstica e a escolar participam desse 
debate?
Reflita sobre essas questões e redija uma 
dissertação argumentativa, de 25 a 30 linhas, 
posicionando-se sobre o tema: O comportamento 
social do brasileiro hoje. Dê um título ao seu texto.
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ex-secretario-do-psb-e-outros-brasileiros-assediam-mulher-russa-na-copa-e-video-viraliza-128409/
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ex-secretario-do-psb-e-outros-brasileiros-assediam-mulher-russa-na-copa-e-video-viraliza-128409/
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/ex-secretario-do-psb-e-outros-brasileiros-assediam-mulher-russa-na-copa-e-video-viraliza-128409/
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/david-coimbra/noticia/2018/07/o-brasileiro-perfeito-idiota-Cjj968lvw0n1n01qoc2eqild4.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/david-coimbra/noticia/2018/07/o-brasileiro-perfeito-idiota-Cjj968lvw0n1n01qoc2eqild4.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/david-coimbra/noticia/2018/07/o-brasileiro-perfeito-idiota-Cjj968lvw0n1n01qoc2eqild4.html
https://www.infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/Camiia
https://www.infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/Camiia
Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A D A C B A C E E D
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B A C C E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B C E A B C B C D C D A E D C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C D D C D A C E E D D C B C * D C E B B
Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B C E D B D B D E C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C D A B B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B A D D C E D A E D E A D B E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D D B A A B D B E D A A D C * A D D C C
Cargo: P01 - PROFESSOR MAMPA-SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B C E C C D E B C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A D A C D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B D D C E D A E C C C E A B B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D D B A B B A A B C A E E D * D E D C C
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 1 de 12 
Cargo: P02 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (25 HORAS)
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A C B B D B C A D E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D E E B D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A D A B E D D A B E B A D C B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D D D D A A D C C B D A D D E B A E C B
Cargo: P02 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (25 HORAS)
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D C A D E D E C C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E B E A B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A C D B A E D B D A C C D B B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
E D D D C E A E A D D D E C C D D D C D
Cargo: P02 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (25 HORAS)
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E A B E D B C E C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C B D E B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E E C C A C E C D A E E E B C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D C C B B C A B D B C C E A C D A E D E
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 2 de 12 
Cargo: P03 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (40 HORAS)
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D D D E D C D C C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D E C C E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D D A A C C C A D E D C E B D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
E C B D A A B A D D B B E D D A B D E B
Cargo: P03 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (40 HORAS)
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
C B C A A E D E D A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E A E D A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D A C B C E D E D E A A B B D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
A A D E D B D A C D B A A E C B D A D D
Cargo: P03 - PROFESSOR MAMPA-EDUCAÇÃO INFANTIL – (40 HORAS)
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D A B E D C D C D D
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D B B C D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D C C C D A C E D A C D E C D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D E E D B D D D A A D A B B B B B A E A
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 3 de 12 
Cargo: P04 - PROFESSOR MAMPP-PEDAGOGO
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A E C A A B B A A D
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B C B A E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A C A C B D E A C C B A E E C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C C D E D E A A E E C D E D D E E C D A
Cargo: P04 - PROFESSOR MAMPP-PEDAGOGO
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A A C E D C C E D B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A C A E B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A E A A D D B C D B E E A A A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C D E C B B A B A D B B E D E D B A C B
Cargo: P04 - PROFESSOR MAMPP-PEDAGOGO
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B B E C C C A B E B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B E C B B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B B C C A A C B E A C D D B E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D B D B D A D D B B A B C C E A B E D C
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 4 de 12 
Cargo: P05 - PROFESSOR MAMPB-ARTES 
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A B C D B D D D E E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D D C E E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A D E A D D C E B B D D B C E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D E B D E A C C A B C D D D D C D D A C
Cargo: P05 - PROFESSOR MAMPB-ARTES 
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B D D C D E B E E A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B D C C A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B C C A B E C C E E C C A A B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C C A C A C C A E B B A E A E E B D A B
Cargo: P05 - PROFESSOR MAMPB-ARTES 
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B A E D B D C B C B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D B A E B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A D C A A C D D C E B C E B A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
B D B B D D C B B A E D E A E E E C A D
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 5 de 12 
Cargo: P06 - PROFESSOR MAMPB- CIÊNCIAS 
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B E B E D E D D E B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A B B E D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E C B E B A E C C A E E B D D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C B A A D B E A B D A A D A B E E D D C
Cargo: P06 - PROFESSOR MAMPB- CIÊNCIAS 
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D A E C B D E E C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A B A C C
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E A A E D B B E C B E A A A B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D C D A E A D E C C D C D B D A C B E D
Cargo: P06 - PROFESSOR MAMPB- CIÊNCIAS 
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D E A D E A C C D A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B D D B A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D A B B E D D A C B D C A A A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C D A A E A D D E C B B B E C A E D C B
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 6 de 12 
Cargo: P07 - PROFESSOR MAMPB- EDUCAÇÃO FÍSICA 
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A C C A B E D A A C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C C D D B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E C D A B D B C C D A E D A A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
E D B D D A C B * E E D B E C B A A E B
Cargo: P07 - PROFESSOR MAMPB- EDUCAÇÃO FÍSICA 
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D D B D A C C A A D
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E A E C B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E D D D A B C D D D D D D D C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
E A C A D C E A * C C C B D A A B D D A
Cargo: P07 - PROFESSOR MAMPB- EDUCAÇÃO FÍSICA 
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A B A C D E E A D E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A C C E A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C E D E A B D D E B C A B D B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
E C C A E D E A * B B B E D D B A A B C
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 7 de 12 
Cargo: P08 - PROFESSOR MAMPB-GEOGRAFIA
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D A D C C C C D E A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B A B B C
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E C D A A C E E C B D A B C D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C C B C D A B D D E E A C B A C D C C B
Cargo: P08 - PROFESSOR MAMPB-GEOGRAFIA
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A D C A D A C B E A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E A E D A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C A E D B C D C B D A A B D C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
B B B C A D D D A A C D A D C D A B B B
Cargo: P08 - PROFESSOR MAMPB-GEOGRAFIA
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D B D E B C D B C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A B A B B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C B A B E D E D E C C A B A B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
A B D C E C B D B B B E A D E C A C B E
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 8 de 12 
Cargo: P09 - PROFESSOR MAMPB-HISTÓRIA
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E D E D D C D B B A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
B B E B E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B E E A B E B A D E D A C D C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C A C E A C D A C C E A C E E E A D D D
Cargo: P09 - PROFESSOR MAMPB-HISTÓRIA
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E D A B E E C B C B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A B A B E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D C A C C C E C E E D D B E C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C E C B A C B C E D A E E C D D A D A D
Cargo: P09 - PROFESSOR MAMPB-HISTÓRIA
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E A B B E D C B B C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C E E A B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E C C E A D C D D C D D B C C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D E C D A A B B D D A C D A C D A C D C
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 9 de 12 
Cargo: P10 - PROFESSOR MAMPB-INGLÊS 
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A E B A AE A A A C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D D B E A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B D C D B A E E D B E A D C B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C C B C C C B C E E B A C E D A E E D B
Cargo: P10 - PROFESSOR MAMPB-INGLÊS 
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B C C E A B B E E E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D A D E C
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E E B D B A A C C A B B D D E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C C D E A E D D D A C D D D B A D E A E
Cargo: P10 - PROFESSOR MAMPB-INGLÊS 
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
B A C C C B B C E B
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C B E C B
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
E D D D A C B D B B B D C C D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D A E C E D E C E E B A C C A C B A B B
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 10 de 12 
Cargo: P11 - PROFESSOR MAMPB-LÍNGUA PORTUGUESA
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D A A B C D C C D A
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C A B B C
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B D C A E E B A D E D A B B C
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
B B A A E D C C A * C D A B A A A D B E
Cargo: P11 - PROFESSOR MAMPB-LÍNGUA PORTUGUESA
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
C C E E B D A D C C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E E E C D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D E E D A B C E C D B B A A B
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
B D D C C D C E C * E E C D E C C C E D
Cargo: P11 - PROFESSOR MAMPB-LÍNGUA PORTUGUESA
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A D A E B D D B C E
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
A B A E E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D A D B C E D B E E A A E B E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
A A E A B B B C A * E D D B C E D B A B
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 11 de 12 
Cargo: P12 - PROFESSOR MAMPB-MATEMÁTICA 
Prova: T (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
C C C E C E C C E D
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
C D D E A
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B C B B A E B C D B C B D C E
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
C E C C C A E E E E E E A E D E * C A D
Cargo: P12 - PROFESSOR MAMPB-MATEMÁTICA 
Prova: V (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
C A C D B E D D D C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
E D E A D
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
A D C A E C B B C C B C A E A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D B A C C A B B A B D E B A A A * C A D
Cargo: P12 - PROFESSOR MAMPB-MATEMÁTICA 
Prova: W (Data da Prova: 19/8/2018)
LÍNGUA PORTUGUESA
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E D D B A D E A D C
INFORMÁTICA BÁSICA
11 12 13 14 15
D A B E E
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B B C D A D B B D B B C A C A
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
A E A C C A A E A E D D C C A A * E B A
Legenda: Questão Anulada - Questão Alterada
PREFEITURA PRES. KENNEDY/ES - EDUCAÇÃO
Gabarito Final da Prova Objetiva
Página 12 de 12

Mais conteúdos dessa disciplina