Buscar

Gabarito de Caso Concreto - Penal IV - 2013.1 - SEMANA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito de Caso Concreto – Penal IV – Prof. Leonardo Paradela – 2013.1 – SEMANA 02
Avaliação
A avaliação terá como premissa a resolução dos casos concretos constantes no plano de aula, ou seja, sua entrega tempestiva, participação no debate acerca do tema em sala de aula e, posterior aperfeiçoamento mediante a correção apresentada em sala pelo docente e, necessariamente, citações de doutrina e/ou jurisprudência pertinentes aos casos. 
   Seguem, abaixo, sugestões de temas/respostas a serem abordados pelo discente ao solucionar os casos concretos propostos.
 
Questão n.1.
 Sugestão de gabarito: A questão versa sobre a caracterização do delito de corrupção passiva, sua distinção do delito de concussão, bem como da (des)necessidade do recebimento da vantagem indevida solicitada para fins de consumação do delito. 
       Prevalece o entendimento no sentido de que o delito de corrupção passiva configura-se como delito formal na modalidade de “solicitar”, pois sua consumação não depende do efetivo recebimento da vantagem indevida (Cezar Roberto Bitencourt, op.cit. p.91).
        Cabe salientar que Luiz Regis Prado sustenta ter o referido delito natureza de “mera atividade” haja vista consumar-se “com a solicitação ou recebimento da vantagem indevida bem como com a aceitação da promessa ... não sendo imprescindível que o agente venha a praticar ato funcional” (op.cit. p. 443)
 
 Acerca do tema cabe transcrever ementa de decisão proferida pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça em sede de habeas corpus:
EMENTA. HABEAS CORPUS – CRIME DE CORRUPÇÃO PASSIVA – DELITO QUE SE CONSUMA
TÃO SÓ COM O PEDIDO DE VANTAGEM INDEVIDA OU ACEITAÇÃO DE SUA OFERTA
- INDÍCIOS DE AUTORIA - CONDUTA TÍPICA -TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL –
IMPOSSIBILIDADE DE APROFUNDAMENTO NO EXAME DE PROVAS – ORDEM
DENEGADA.
1- O crime de corrupção passiva se consuma tão-só com a exigência da vantagem indevida ou a sua aceitação, independente do resultado pretendido.
2- O trancamento de uma ação penal exige que a ausência de justa causa, a atipicidade da conduta ou uma causa extintiva da punibilidade estejam evidentes, independente de investigação probatória, incompatível com a estreita via do habeas corpus.
3- Se a denúncia descreve conduta típica, presumidamente atribuída ao réu, contendo elementos que lhe proporcionam ampla defesa, a ação penal deve prosseguir.
4- Ordem denegada.(STJ, HC 89119/PE, Quinta Turma, Rel. Min.Jane Silva, julgado em 25/10/2007)
 
 
Questão n.2
Assertiva correta: Letra E.
 
Questão n.3
Assertiva correta: Letra A.

Continue navegando