Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Direito Interncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIOS DA Declaração Universal dos Direitos Humanos, FRENTE A APOLOGIA DO CRIME SIBERNÉTICO
Julice Costa Pimentel
17024999 
Direito
A Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH, enquanto documento proclamado pelas Nações Unidas durante Assembleia Geral no dia 10 de dezembro em Paris de 1948, através da Resolução 217 A (III), balizou normas ordinárias de proteção dos direitos da pessoa humana a serem seguidas por todos os povos e todas as nações cujas referências jurídicas e culturais foram constituídas por representantes de diferentes países após o conhecimento dos horrores de crimes praticados durante da segunda Guerra mundial contra a pessoa humana, uma verdadeira barbárie motivada pela ideologia de supremacia branca e imperialista que massacrou milhões de vidas de etnias conjecturadas pelo regime nazifascista, mas que somente veio ao conhecimento público mundial após o termino da guerra em 1945.
Tal regulamento internacional inspirou outras Convenções do Direito Internacional, tais como: a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio (1948), a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965), a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (1979), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).
Na atual conjuntura internacional verifica-se uma tendência a regimes impostos a população que tem sua origem quase sempre numa eleição Democrática. Paralelo a essa tendência inquietante, encontra-se outra modalidade, a dos crimes cibernéticos que são promovidos pelos simpatizantes de regimes nazifascistas, pedófilos, hackers, grupos ou indivíduos que tem alvo assertivos para praticarem delitos, o que tende a desafiar os Pactos promovidos pelas das Nações Unidas e a aplicação efetiva da DUDH. Como promover as modalidades do Direito constituído para proteger e garantir os indivíduos e ou grupos contra ações e abandonos dos governos que intervêm no desfrute dos direitos a dignidade humana? E que usam meios tecnológicos para promover e convencionar ideologias e fake News com teor racista, homofóbico, misógino, machista, contra vulneráveis e que incitam a perseguição e o ódio? Esse é o grande desafio da atualidade, promover o equilíbrio, a equidade e a promoção de uma sociedade mais humana. Segue-se o tema desafiador na contemporaneidade, para coibir o crescimento da ilicitude e suas práticas desumanas, tão necessário para a manutenção da ordem social e mundial frente a fluente mobilidade do mundo globalizado. 
LIMA JR, Jayme B. Manual de Direitos Humanos Internacionais: Acesso aos Sistemas globais e Regional de Proteção dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Loyola, 2002

Continue navegando